WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

editorias





itao




QUEM TERÁ A PREFERÊNCIA?

Do Política Etc

Na última carreata da campanha de Dilma Rousseff em Itabuna, um interessante registro fotográfico do carro que conduzia o deputado federal reeleito Geraldo Simões (PT). O veículo levava o próprio, o vereador Wenceslau Júnior (PCdoB), o ex-vereador Luís Sena (mesmo partido) e, atrás, a esposa de GS e ex-candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa.

O blog Políticos do Sul da Bahia observou bem que naquela caminhonete estavam alguns dos que possivelmente formarão a chapa de esquerda nas eleições municipais de 2012. E o posicionamento dos ocupantes no veículo serviu como um símbolo de que o clima político não favorece uma nova candidatura de Juçara Feitosa.

Geraldo, que – apesar de vitorioso- , reduziu seu cacife eleitoral nas últimas eleições, ainda é uma liderança forte. Mas perdeu a condição política de deter com exclusividade a batuta com a qual determinava o rumo da esquerda em Itabuna. Agora, terá que negociar e, naturalmente, ceder.

Nesse novo cenário, uma candidatura de Juçara é improvável. A de Geraldo, por ser de qualquer forma uma liderança autêntica, talvez, mas o PCdoB surge revigorado com a excelente votação obtida no município por Wenceslau Júnior, na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa (ficou somente com a primeira suplência do PCdoB, mas foi o mais votado em Itabuna).

Os comunistas querem ocupar espaços mais destacados, e não é somente na caminhonete de Geraldo Simões. Nos bastidores, os principais líderes do PCdoB já deixaram claro que não estão dispostos a ceder a caprichos nem imposições. A conversa terá que ser respeitosa, franca, de igual para igual. E somente assim a esquerda grapiúna poderá recuperar um vigor que vinha perdendo em virtude de projetos de caráter personalista.

HORA DE REFLETIR

O quase empate entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra em Itabuna, neste segundo turno, sugere ao PT local um momento de reflexão. Como dizia aquele antigo comercial, é hora de “rever conceitos”.

Há muito tempo, o PT itabunense orbita num sistema “geraldocêntrico” (referência ao deputado federal Geraldo Simões, que controla o diretório municipal com mão de ferro). Não expande, não oxigena e, o que é pior, não muda. Fica na mesmice e, nesse ritmo, o partido tem se descaracterizado. Não é mais o PT que estimulava o debate, em que todos tinham direito a fazer valer suas opiniões. Virou partido de um grupinho ou, se preferir, de uma panelinha.

Leia mais

23 respostas para “QUEM TERÁ A PREFERÊNCIA?”

  • Ricardo Kruschewsky says:

    SINAL DE ALERTA para ITABUNA!

    Todos falam que Geraldo Simões (PT) não fez um bom governo municipal quando passou pela prefeiturs nos dois mandatos, mas poucos lembram que no primeito ele não teve APOIO nem do governo Federal, nem Estadual!

    No segundo mandado, ele ficou à frente da prefeitura apenas 02 anos depois que LULA foi eleito presidente!

    Geraldo Simões (PT) não teve tempo hábil para administrar ITABUNA, nem APOIO real nos dois mandatos! Mesmo assim, durante os 02 anos restantes ao seu mandato com LULA presidente, ITABUNA se trasformou numa referência NACIONAL na saúde e ganhou prêmio INTERNACIONAL na área de educação!

    Com LULA se tornando um homem FORTE e conseguindo eleger seus governadores, inclusive Wagner na BAHIA, ITABUNA conseguiu atrasar seu desenvolvimento e crescimento, elegendo Fernando Gomes e Azevedo, opositores, com governos recheados de escândalos administrativos e desvios de VERBAS públicas!

    Esses fatos negativos fez ITABUNA mergulhar num caos indesejável e incontrolável…

    O SINAL DE ALERTA nessas eleições é saber que ITABUNA corre sério risco de manter os mesmos homens públicos no poder municipal, contra mais uma vez o governo Federal e Estadual, e provavelmente com os mesmo escândalos e CAOS!
    ITABUNA precisa raciocinar politicamente para sonhar com um crescimento e desenvolvimento abundante e racional!
    ELEGER um candidato da BASE do governo Federal e Estadual é tentar retirar ITABUNA das mãos das pessoas que ATRASAM nossa cidade!!!!

    ITABUNA tem que ser maior a interesses de poucos, de um grupo fechado que se favorece ilicitamente!!!

    Lembrando que WAGNER venceu em ITABUNA com mais de 60% dos votos!

    Lembrando que DILMA venceu nos dois turnos em ITABUNA!!

    Então precisamos focar nesse mesmo raciocínio LÓGICO para ITABUNA sobreviver, CRESCER e se desenvolver!!!

    Ou mudamos o raciocínio irracional pelo lógico, ou seremos cada vez mais um cidade sem ESPERANÇA!!!!

  • marcos paulo says:

    Com disse o blogueiro.. ta na hora do PT se oxigenar, novas ideias, novas pessoas..
    ou então vai ficar de fora do poder municipal..

    precisamos de alternativas..o wenceslau, luis sena e ate o davidson são nomes fortes para concorrer e quem sabe reestruturar a cidade..

    temos que aproveitar a conjuntura, estado e federação..

    não da mais pra ficar no eixo bipolar Geraldo e Fernando..temos que ter uma terceira via..

  • CINDY SOUZA says:

    OU O PT LOCAL DESPERTA DESSE SONO QUE NAO ENVOLVE A MAIORIA DOS MILITANTES QUE DE FATO FIZERAM A HISTORIA DSO PARTIDO E DERAM A ESTE O BRILHO QUE AINDA TEM, OU ACABARÁ REDUZIDOÁ UM GRUPO AINDA MENOR COMPOSTO PELA ELITE NEO PETISTA E QUE POUCO AGRADA AO POVÃO POIS NAO FAZEM PARTE DESTE.
    ABRAÇO FRATERNO

  • joséserra says:

    O PT DE ITABUNA PRECISA COLOCAR UMA CANDIDATO FORTE PARA NÃO PERDER AS ELEIÇÕES NADA DESSAS FIGURINHAS SATURADAS. A QUAL MUITAS JÁ PASSARAM E PERDERAM, É HORA DECOLOCAR UM NOME FORTE NOVO.

    o POVO NÃO TÁ COMENDO NADA DE GOVERNADOR E PRESIDENTE ISSO JÁ FOI PROVADO. SE NÃO A GENTE VAI PERDER DE NOVO DESSA VEZ PARA FERNANDO GOMES!

  • carla jf says:

    Devemos eleger pessoas novas de nome limpo e com capacidade de administrar a nossa cidade,o nome de WENCESLAU como candidato atrai novos aliados nesta conjuntura.
    chega de geraldo,fernando e azevedo queremos pessoas novas.

  • jayro lucio says:

    foram meus dois cadidatos a deputado, mas acho que está na hora de sangue novo na prefeitura de Itabuna. e hoje o cara e Wenceslau.
    para não ocorrer o que ocorreu nas últimas duas eleições onde saimos derrotados para um grupo que não tem competência para administrar Itabuna.
    o PT local vai ter que ceder espaço para o PC do B, se não poderemos repitir o erro do passado.

  • Sérgio Oliveira says:

    Uma ausência que eu notei ao assistir o discurso da nova Presidente do Brasil foi a do Governador da Bahia, o JW, …!!!

    Assim como foi notado, também, a ausência (assim como alguma citação) do Aécio Neves no discurso do candidato derrotado, José Serra, …!!!

    No caso do Governador reeleito da Bahia, o que foi que houve, …?!?!?!

  • LEITORA CRÍTICA says:

    Ricardo Kruschewsky, acho muito engraçado vc dizer que “minha pedinha” não teve tempo hábil, só governou 2 anos com apoio do governo federal, etc.. etc… Todos esses “blá blá blás” para justificar o injustificável! GERALDO NÃO TROUXE OBRAS PARA O NOSSO MUNICÍPIO, ISSO É FATO. AZEVEDO TAMBÉM NÃO TEM APOIO DOS GOVERNOS ESTADUAL E NEM FEDERAL. O ESTADUAL ALIÁS, TEM RETALHADO MUITO O NOSSO MUNICÍPIO E NADA TEM FEITO EM PROL DA NOSSA CIDADE, (NÃO ENTENDO COMO CONSEGUIU VOTAÇÃO EXPRESSIVA POR AQUI)! OU MELHOR, ENTENDO: FALTA DE VERGONHA NA CARA DOS ELEITORES E INVESTIMENTOS DO GOVERNO NAS ÚNICAS COISAS QUE ELE SABE INVESTIR: “O BOLSA VOTO NA ELEIÇÃO, QUE É = AO BOLSA FAMÍLIA”, POIS PARA QUEM NÃO SABE, A BAHIA É O ESTADO BRASILEIRO QUE MAIS POSSUE INVESTIMENTOS NO “BOLSA VOTO” E EM PROPAGANDA.
    obs: nem de longe faço aqui nenhuma defesa do governo Azevedo, que também tem feito uma administração pífia: não possui apoio externo (governos federal e estadul) e nem tão pouco sabe pra que rumo segue, está perdidinho!!!!

  • heraldo says:

    Com disse o blogueiro.. ta na hora do PT se oxigenar, novas ideias, novas pessoas..
    ou então vai ficar de fora do poder municipal..

  • Tonha Magalhães says:

    Itabuna, pode ser considerada a quarta maior cidade do Estado da Bahia, tem uma importacia bastante significativa para os municipios circunvizinhos na area de educação, saude e comercio, sendo que este ultimo, tem sido fomentado atraves da instalação de novas redes de supermercado, como podemos observar temos um ambiente extremamente favoravel desde que tenhamos a frente do municipio um governante que esteja comprometido com o desenvolvimento da região. Geraldo, tentou fazer isto no seu segundo mandato a frente da Prefeitura de Itabuna, se olharmos para tras observaremos que foi nesse periodo em que se instalou novas Universidades na cidade a saude apesar de todas as criticas funcionava, nos postos de saude não faltava medicos para atender e ao mesmo tempo tinha o medicamento ou o material hospitalar para realizar os procedimentos, mas para isso tinha um grande profissional a frente da Saude(Dr. Paulo Bicalho), o mesmo era exigente, cobrador fatos estes que levaram a fazer um grande trabalho, já na Educação tinha o prof. Adeum, que revulucionou as escolas municipais, mas hoje quando veemos as criticas acima(“Hora de Refletir”) e observamos o que acabei de escrever, passamos a acreditar que a referida reportagem esta coberta de razão. O PT Itabunense,hoje se resume a este esquema Geraldocentrico, em que o Sr. do Engenho é que manda. Podemos inclusive citar varios filiados(de peso), que se afastaram por conta desta politica centralizadora, relamente perdemos a essencia do debate e da exposição de ideias, para vivermos ao modo antigo no regime do chicote do Coronezinho, volto a escrever ACM deve esta no ceu ou inferno, soltando garagalhadas, passo até a acreditar que a birra que o mesmo tem com ACM neto deva ser ciumes, pois Neto é o sucessor legitimo do velho ACM, mas na pratica o nosso Geraldinho parece que aprendeu todas as artimanhas de ACM. O que Itabuna necessita é de um candidato que resgate a etica na politica Itabunenses e que seja serio e cumpridor do que apresente como projeto para a cidade, os que estão ai a cima não irão fazer nada mais e sim advogar em causa propia. Dentro do PT tem um bom nome que se chama Vane do Renascer, mas certamente devera ser rifado por esta turma, pois a politica que prevalece é que “farinha pouca, meu pirão primeiro”, infelizmente espero que os cidadãos Itabunense acorde pois so atraves do voto é que podemos mudar esta realidade.

  • MAIQUE says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,parem em itabuna o pt acabou,um recado pra Ricardo.Vc fala q GS não teve apoio do governo estadual nem federal, a mesma coisa acontece com Azevedo e vcs ficam criticando,se for parar pra analisar ja tem mais obras do q GS.

  • maria says:

    A CAMINHADA DE GERALDO ACABOU… DEPOIS DESSA ELEIÇAO DE DILMA O PT TA MAIS DO QUE VIRADO COM ELE…A RELAÇAO DELE COM O GOVERNADOR JA N ERA BOA E IMAGINE AGORA? E AGORA GERALDO? ACABOU HEIM???
    CAI FORA FICHA SUJA

  • PAPAGAIO says:

    QUEM DEFENDER AZEVEDO AQUI, COME OU TEM RABO PRESO A ELE, O PIOR ADMINISTRADOR QUE SE TEM OUVIDO CONSEGUIU SER PIOR QUE A ÚLTIMA GESTÃO DE FERNANDO GOMES,AZEVEDO SE EU FOSSE VOCÊ NEM APARECIA NAS RUAS DE ITABUNA VOCÊ É HORRÍVEL EM TODOS OS ASPECTOS E SEUS SECRETÁRIOS ESTÃO SE QUEIMANDO TAMBÉM E OS VEREADORES.
    FORA AZEVEDO OU A CIDADE VAI PRO RALO, CADÊ OS CARAS PINTADAS FROUXOS DE ITABUNA , IMPEACHEMENT JÁ DESSE CIDADÃO, MENTIROSO E LADRÃO..FORAAAAAAAAAAAA…FORAAAAAAAAAAAAAAA.

  • Itabuna tem pressa do Novo!! says:

    Chega dá náuseas, Fernando Gomes, Geraldo Simões, Cap. Azevedo. Chega Itabunenses!!! acorda para vida!!! Temos que aprender votar e acompanhar os mandatos. Exemplo: A câmara de Vereadores chega dá nojooo!!! Olha o que os itabunenses elegeram Rose Castro , que nasceu com a língua Castrada, porque não fala nada só fica balançado a cadeira, QUE VERGONHA!!! Loiola que não sabe diferenciar CORUM DE CLORO, E SÓ VIVE EM BAIXARIA NAS SESSÕES, SEM CONTAR QUE RICARDO BACELAR QUE NIMGUÉM VER MAIS FALAR,DIDI DO INPS QUE SÓ VAI RECEBER O DIM DIM,E SOME NEM DÁ AS CARAS,Solon Pinheiro achou que sua beleza fosse dar uma vaga de Deputado Estadual, É isso que Itabuna quer? ACORDA PRA VIDA!!!!

  • Zelão says:

    Zelão diz: – É preciso mais que uma eleição…

    É prematuro e açodado se fazer um julgamento ou análise dos resultados colhidos das urnas,quando as mesmas bem mal acabaram de ser totalizadas, para apontar o surgimento de novas forças políticas ou até mesmo da morte de outras.

    No caso específico de Itabuna, em uma eleição pulverizada entre vários cargos, nomes e siglas levam vantagem, justamente os nomes mais conhecidos e que possuem um trabalho político. Isto, no entanto, pouco ou nada pode representar em termos de uma consolidação para a disputa em eleições quase sempre tendentes à polarização entre dois nomes.

    Em 2012, quando das eleições municipais em Itabuna, ainda veremos, direta ou indiretamente, a disputa acontecer em torno das lideranças de Fernando Gomes e Geraldo Simões – dois anos é pouco tempo para se forjar uma nova e independente liderança. Até lá, nomes ou projetos novos, deverão orbitar em torno das mesmas, questionadas, lideranças existentes. Tudo o mais é derivado da empolgação das urnas com resultados efêmeros. Até 2012, todos terão, forçosamente, descido do palanque eleitoral montado para as eleições de 2010, para escalarem ou não; um novo palanque ao lado; nos braços; sobre os ombros ou atrás dos grandes líderes.

  • Papajaca says:

    Todo mundo tem razão e está todo mundo errado.

    Itabuna, hoje, é o resultado da Itabuna de ontem.

    Portanto, nada de defender Geraldo ou Fernando ou outros, até.

    Andando pela Cinquentenário às 19 h, lixo pra todo lado, sujeira, mau cheiro;

    Passeando pela Beira-Rio, lixo pra todo lado, sujeira, mau cheiro;

    Observando a Amélia Amado, lixo pra todo lado, sujeira, mau cheiro;

    E nos bairros periféricos? Lixo pra todo lado, sujeira, mau cheiro.

    Não vou culpar ou inocentar ninguém.

    Quero olhar para o futuro e encontrar fé que o mesmo povo que deixou Itabuna tão feia e suja, terá capacidade de soerguer nossa centenária cidade e mostrar que somos capazes de começar o segundo centenário de forma digna.

    Perdoe-nos, Itabuna. Somos todos culpados. Somos geraldos, fernandos, niltons, ubaldos…

  • Bokita Severo says:

    Muito feliz essa reflexão do blogger politca e etc…

    Acredito que Geraldo Simões e sua panelinha(Miralva, eco, etc) vão ter que ceder espaço sim para o PC do B. Ou eles se unem ou nossa Itabuna corre o risco de voltar as mãos de Fernando Cuma novamente e ficar mais destruida do que já está. Azevedo já sabemos que está MORTO ! Wenceslau,Davison ou Sena são bons nomes

  • Pimentinha says:

    Acho bom que as pessoas estejam espertas para o fato que nossa região está crescendo e que nossa cidade precisa realmente de um SUPER-HEROI, alguém que com obras e boa administração, apague da memória do povo as mazelas que Itabuna vive nos ultimos tempos…. Se tiver um vice com moral a altura WENCESLAU é um ótimo nome para o cargo…eu voto!

  • Tony... BA says:

    Maique, entenda. O discurso proferido pelo Sr. Ricardo é embasado em paixões partidárias, convicções políticas fracas. O mesmo não se dar a oportunidade de entender o quanto Itabuna tem recebido melhorias com o Governo de AZEVEDO. Pra mim ele não tem feito nada, mas pra aqueles que foram esquecidos pelos dois governos (FG E GS) durante cerca de 16 anos, acho que foi mais, o que ele (Prefeito) tem feito por Itabuna em 1 e 11 meses, principalmente, pela periferia,nossa é de aplaudir.

    Ele, o então Prefeito tirou do papel uma obra que estava pra ser aprovada em ambos os governos (GS e FG) e nunca acontecera (canal lava pés). Só promessas. Hoje, a situação política partidária do Brasil é assim, Vermelho, vermelho e vermelho, de norte a sul, de leste a oeste. Itabuna, enche o olhos de muitos políticos ‘petista’ esta se perde no imenso contrates Vermelho. É um minúsculo ponto AZUL.

    Ah, Azevedo também governa sem o apoio do Governo Federal e Estadual. Isso deverá se prolongar, pelo menos no Brasil, por mais 8 anos, devido ao fanatismo petista.
    O que acontecerá em 2012, só Deus sabe.

  • Ayki Pinto says:

    O engraçado é lançarem a candidatura de Wenceslau, Jussara, Geraldo, Fernando, Azevedo a dois dias em que terminou as eleições, por que não vamos cobrar dos veriadores atuais mais dinamismo, respeito e trabalho. E dos Deputados eleitos e reeleitos a mesma coisa. Itabuna precisa de respeito da primeira via da segunda e da terceira. DILMAvez por todas é hora de pararmos com esse modo viralata de fazer politica, vamos parar de olhar pro bolso, Geraldista, Fernandista e outros oportunisas.

  • Gilmar says:

    A política de Itabuna precisa de uma reforma, uma renovação. Wenceslau é um excelente nome para o pleito municipal de 2012…

    Por falar nisso, Seu pimenta, será que sai amanhã a tal Reforma Administrativa proposta pelo capitão Azevedo, Joelma e soldado Pinheiro ?

  • erisvaldo says:

    Primeiro precisamos pensar cada eleição como uma realização e não como um ponto de partida a uma nova eleição, sejamos sinceros, destes 20 comentarios aposto que a maioria já é ligado a grupos politicos da cidade e ficam disputando espaço; o proprio Blog tem sua preferencia e penso que é legitimo ter, mas não podemos é provocar uma discussão antes de vermos ao menos os frutos de nossos votos para cada eleito.

    Temos nós mesmos de construir nossa cidade!

    forte abraço,

  • Ricardo Kruschewsky says:

    Tony… BA,

    Nem sei de que “buraco negro” você saiu, nem de onde essa sua “intelectualidade política” apaixonante pela raiz dos derrotados carlistas, cardosistas ou serristas surgiu!!!

    Mas não venha usar mais esse tipo de raciocínio perseguidor e estúpido contra um partido (PT) que conseguiu melhorar milhões de vidas “populares” e “populistas”!!

    Chega desse discurso hipócrita, irracional e conservador, tentanto, através dessa “inteligência retógrada” disfarçada também por uma paixão incondicional por um poder de atraso e desigualdade!!!

    Não vem você me dizer que meu interesse pela política e por ITABUNA é apenas nas eleições. Não use sua “telapatia errônea” para tentar descobrir minhas ideologias e meus interesses!!

    Garanto que minha preocupação por ITABUNA foge de interesses pessoais e se for possível MORRO e MATO para defender essa cidade e esse povo, infelizmente despreparado e manipulado por tipos irresponsáveis, descrentes e demagogos como você!!!!

    Você faz parte de uma “elite podre” que desmerece e desfavorece uma legião de sofridos e abandonados por essa política do passado que, graças a Deus, foi derrotada!!

    Você não sabe o que é FOME, você não sabe o que é SEDE, então não me venha com essas comparações partidárias ridículas e injustas!!!

    Os seus interesses fogem aos meus interesses, por isso minha coerência e sensatez supera a sua arrogância e prepotência!!!!

    Então meu caro Tony… BA, volte pro seu buraco, antes que sua hipocrisia tome ainda mais conta da sua irracionalidade!!!!!

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia