Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Política Etc:

Amanhã é o “Dia D” para a Câmara de Vereadores de Itabuna. Nas mãos do respeitado vereador Claudevane Leite (PT), está o relatório da Comissão Especial de Inquérito que apurou uma série de desmandos cometidos no legislativo municipal. E, se há desmandos, é preciso que se apontem os responsáveis por eles. Quem são?
O vereador-relator já admitiu ter recebido pressões para aliviar o parecer, mas a um jornalista amigo deste blogueiro ele assegurou que agirá corretamente. Sendo assim, o relatório promete…
Ao punir aqueles que têm usado o dinheiro público para se locupletar e dado enorme contribuição para desmoralizar a política,  a CEI do chamado “Loiolagate” ajudará a reverter esse processo de deterioração moral que atinge a Câmara de Vereadores de Itabuna. Mas talvez a comissão de inquérito não vá tão longe, pois já se falou que ela apenas entregará suas conclusões ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios, sem condenar ninguém.
Serão outras instâncias, novas batalhas e talvez alguma frustração. Mas que ao menos a divulgação do relatório, sendo este correto e preciso, permita carimbar os larápios para que a sociedade os identifique e não os perca de vista. Livra-nos, assim, de estar como inocentes próximos a gatunos.
Que o relatório também possua um valor didático para mostrar que a política não deve ser caminho de enriquecimento e benefício próprio, mas de serviço à coletividade. E aqueles que assim não pensam devem ser banidos da vida pública, o que certamente não ocorrerá de uma hora para outra, mas haverá de acontecer com um processo de depuração lento e paciente, no qual a própria sociedade – com sua consciência e capacidade de vigilância cada vez maiores – será protagonista.

13 respostas

  1. A POPULAÇÃO TEM QUE SER RESPONSÁBILIZADA PELO QUE ESSES VEREADORES ESTÃO APRONTANDO, O COSTUME DE SE VOTAR EM CANDIDATOS QUE POR UM PEQUENO FAVOR PRESTADO, TRANSFORMA ELES EM POLITICOS ELEITOS PARA ENRRIQUECIMENTO PRÓPRIO, SENDO ASSIM NÓS TEMOS QUE COMEÇAR A VOTAR NAQUELES QUE TEM SERVIÇOS PRESTADOS E NÃO FAVORES DE INTERESSE PRÓPRIO. VAMOS DAR UM BASTA EM CANDIDATOS A VEREADORES DO TIPO MILTON GRAMACHO, LOIOLA, RUY PORQUINHO, ROBERTO DE SOUSA, RICARDO BACELAR, GERSON NASCIMENTO, ROSE CASTRO E OUTROS TANTOS QUE SÓ ENCHERGA A PONTA DO PRÓPRIO NARIZ.

  2. A sociedade Itabunense não sabe em quem mais acreditar, hoje só em pensar entrar no Legislativo e ver o está acontecendo com inúmeras de falcatruas, é de sentir nojo, quanto mais aqueles que frequentam esse local. Espero que o vereador Claudevane pessoas cristão não proteja ninguém, porque a comunidade já sabe que não só é o vereador Loiola, nem Kleber, Alinho, tem mais vereadores envolvidos. Que isso seja esclarecido. Que a população de Itabuna dê a resposta a esses malandros da politica que envergonha nossa cidade, nas próximas eleições, mudando de candidatos.

  3. Claudevane. Estamos aguardando seu relatório, você sabe, que o caminho da verdade, da obediencia e da justiça, é o caminho que leva a DEUS PAI TODO PODEROSO; não se cale, olhe quanta falta de alimentos para os pobres de todas as cidades, você pode ver os que estão com fome em nossa cidade. E esses que não tem TEMOR a DEUS; estão esbanjando dinheiro para todos os lados. Dinheiro não pertençe a eles; que deve ser direcionado para os pobres. PREPARE SEU RELATÓRIO PEDINDO QUE DEVOLVAM O QUE FOI TIRADO OU ESBANJADO DA COMUNIDADE E QUE O MINISTÉRIO PUBLICO TOME AS PROVIDENCIA PARA PUNIR-LOS. CERTA QUE MEUS COMENTÁRIOS CHEGUE AO SEU CONHECIMENTO.

  4. Acredito que mais uma vez assuntos de corrupção e desvios de verba pública acabará em uma bela PIZZA, ou melhor, se estamos próximos ao natal…acabará em PANETONE… Loiola vai contratar Cleber para se vestir de Papai Noel e distribuir os PANETONES junto aos seus…Fazer o que se não tem justiça…

  5. Nada se tem ouvido dizer do Vane, portanto, tudo leva a crer que ele é uma pessoa idônea, mas tornou-se prática corrente, as pessoas erradas receberem apoio das outras. Creio que ele não vá expor todas a situação, de forma que a sociedade perderá de vista os gatunos, tão logo o fato deixe de ser comentado pela imprensa.
    Por causa do apoio moral aos errados, é que cada vez mais, o crime recrudesce. Quem não tem zelo pela própria moral, não tem mais motivo para bem proceder. Leis passíveis de interpretação, intérpretes da lei preocupados com quem faz o mal, o dinheiro que compra tudo, logo o mal fica cada vez mais forte, afrontando a tudo e a todos… Pobre sociedade que caminha para o caos, celeremente.

  6. Espero verdadeiramente que o vereador Vane não se iguale aos demais edis, todos em Itabuna conhece a história parlamentar de cada um dos atuais vereadores e categoricamente podemos comentar ou fazer avaliações.
    Quero acreditar que pelo menos um ou dois entre os 13 vereadores são pessoas honestas, acho até que um desses seja o Vane, mas prefiro aguardar para ler o relatório final da CEI, haja vista todos os itabunenses sabe o tamanho das falcatruas praticadas dentro daquela Casa, e estamos na expectativa que Vane faça valer o seu nome e a sua credibilidade.
    Itabuna sabe que no minimo dez ou onze vereadores estão envolvidos em coisas erradas na Câmara, principalmente o Loiola, Rui Machado, Milton Gramacho, Roberto de Souza, Gerson, Didi, Rose e Milton Cerqueira, chamando a atenção para o mais sujo de todos o vereador Milton Gramacho, já que este tem ficha suja e das mais sujas do legislativo itabunense.
    Vane, faça valer a sua credibilidade, não se curve transferindo a responsabilidade de penalização para outrens, a sua consciência sabe o que poderá acontecer se fizer isto. Fique com DEUS!

  7. CAROS LEITORES DO PIMENTA NA MUQUECA,
    SAIBAM QUE O VEREADOR CLAUDEVANE É O ÚNICO VEREADOR DE ITABUNA QUE EU POSSO DIZER QUE COLOCO A MÃO NO FOGO POR ELE.
    ESTE RELATÓRIO TERÁ A MESMA FIDEDIGNIDADE QUE O VEREADOR VANE SEMPRE TEVE EM TODA A SUA CARREIRA POLÍTICA E EM SUA VIDA COMO CRISTÃO.

  8. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

  9. Espero que voces publiquem. Pois acho que quando as coisas são ditas de forma precisa, voces simplesmente omitem. Porque não abre uma CPI em Ilhéus para averiguar a Camara de Vereadores dos tempos de Raimundo Veloso até o atual? Podem ter certeza que muitas coisas vão aparecer de forma totalmente escandalosa e absurda.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *