WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

editorias





itao




QUAL A CULPA DOS NORDESTINOS?

Ailton Silva

Os que acham que somos um bando de analfabetos esquecem que temos mestres, pesquisadores, doutores, grandes empresas e estamos na terra do jurista Ruy Barbosa (…).

A campanha eleitoral deste ano foi marcada mais pela troca de agressões entre os candidatos do que por debates sobre temas como reforma tributária e investimentos em infraestrutura. Outra constatação foi que, em muitos momentos, a mídia deixou de fazer o bom jornalismo, prestar um serviço ao cidadão, independente da opção eleitoral, para fazer panfletagem.

Uma vergonha para quem diz que faz jornalismo independente. O enquadramento “a gosto” ocorreu, muitas vezes, nos pequenos e grandes veículos. Mas não vou entrar neste mérito, pois os leitores, telespectadores e ouvintes perceberam isso claramente.

Talvez o que muita gente não percebeu foi o preconceito de algumas pessoas do Sul e Sudeste (muitos de São Paulo) contra o nordestino e nortista. Os comentários nas redes sociais, revistas, jornais foram muitos. E vergonhosos. Os mais leves foram: burros, imbecis, idiotas, dependentes de “bolsa esmola”.

Tantos “adjetivos” porque o Nordeste e o Norte foram duas das três regiões do Brasil nas quais a maioria dos eleitores preferiu Dilma Rousseff (PT) a José Serra (PSDB). É verdade que essas duas regiões têm alto índice de analfabetismo, são carentes de saúde pública de qualidade, esgoto tratado, mais moradia, segurança pública e salários melhores. As consideradas regiões ricas não sofrem com nada disso?

Tentar separar o Brasil entre regiões ricas e pobres não é nada inteligente. Somos todos brasileiros, filhos de uma só nação e sonhamos com melhoria em todos os setores, com mais pessoas ascendendo de classe social. O Nordeste e o Norte merecem respeito.

Para Mayara, xenofobia pouca é bobagem.

Não venham argumentar que não há preconceito. Ele, infelizmente, vai existir por algum tempo, enquanto as pessoas acreditarem que as manifestações durante o período eleitoral e logos após resultado da eleição são fatos isolados. Não são. Existem, sim, muitos preconceituosos, entre eles a estudante de direito Mayara Petruso, que chegou a postar, na sua página, frase como “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”,

A estudante paulista escreveu ainda: “Dêem direito de voto pros (sic) nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171”.

Sei que esse, felizmente, não é o sentimento da maioria do povo de São Paulo nem de outros estados das regiões Sudeste e Sul, mas que há muita gente que pensa como essa patricinha, como tem!

Para nós, nordestinos com muito orgulho, o que importa é que estamos em processo de desenvolvimento e caminhando para um dia termos estados com mais qualidade de vida.

Os que acham que somos um bando de analfabetos esquecem que temos mestres, pesquisadores, doutores, universitários, veículos de comunicação fortes, grandes empresas, artistas da música, do teatro, da televisão e estamos na terra do jurista Ruy Barbosa, o Águia de Haia, que foi para a Inglaterra ensinar inglês. Além de tudo, temos gente que trabalha, vive com dignidade e que ajuda a manter esse país.

No mais, qualquer pessoa sensata sabe que não foram apenas o Nordeste e Norte que asseguraram a eleição da candidata do PT. José Serra, também, perdeu em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Perdeu na região Sudeste. E mais: a petista se elegeria mesmo se, como querem alguns, o Nordeste fosse riscado do mapa.

O pior: o candidato venceu em São Paulo por menos de dois milhões de votos (12.308.038 dele contra 10.462.010 dela). Como um excelente administrador como apregoam alguns veículos de comunicação, ele deveria vencer de goleada no próprio estado. Ou Não?

Então, seguindo a lógica dos que estão revoltados com os nordestinos e nortistas, o eleitor de São Paulo, que preteriu o candidato do PSDB, é burro, é imbecil? Tenho certeza que não. Como homem perfeito como se vendeu e foi repassado por parte da mídia, ele poderia ter saído do estado como pelo menos 15 milhões de votos. Não saiu.

Poderia muito bem ter vencido em Minas Gerais, estado em que o ex-governador Aécio Neves, seu aliado, teve mais de sete milhões e meio de votos para o Senado. Agora, culpar o nordestino e nortista, porque muitos preferiram a continuidade, é coisa de quem não tem classe para perder.

O preconceito não é o melhor caminho em um país democrático e cheio de contrastes que precisam ser resolvidos. Somos um só povo e quem votou em Dilma merece respeito e quem optou por Serra também. O resto é torcer para que os nossos problemas econômicos e sociais sejam resolvidos nos próximos anos.

Ailton Silva é jornalista, editor do Jornal das 7 (Morena FM) e repórter d´A Região.

43 respostas para “QUAL A CULPA DOS NORDESTINOS?”

  • Georgia says:

    ” O Nordestino é,antes de tudo,um forte.”

  • Logo quando esta atitude preconceituosa da referida estudante e de outros tantos foram difundidas no tuiter, fui um dos primeiros a denunciar. Apesar de ganhar apoio de diversos tuiteiros e de alguns veículos de imprensa, houve resistência quanto ao manifesto em favor dos nordestinos. Inclusive cheguei a ser expulso da comunidade jurídica do orkut “Direito – Oficial” por colocar a questão em pauta.
    Observa-se que a publicação feita pela jovem demonstra apenas a ponta do grande preconceito existente contra nordestinos em nosso país. Nos julgam inferiores em todos os ramos, como no trabalho e no estudo. Não votei na Dilma, mas respeito a democracia existente no Brasil que através do voto do povo a elegeu. Ademais, mesmo sem os votos dos nordestinos, Dilma seria eleita presidente. Tudo não passou de apenas uma desculpa para atacar o nosso povo.

  • wallace says:

    O melhor presidente que o país ja teve é um nordestino ,trabalhador e sem formação acadêmica,é adorado por mais de 80% da população.(será que são todos nordestinos?).

  • marcia celestino says:

    Esta estudante que escreveu isso, esqueceu que São Paulo foi construida por nordestino, ela que deveria morrer afogada.
    Vai conhecer a historia primeiro.

  • Márcio says:

    É isso aí… Nordestino se vende pela barriga !! Somos uma região atrasada e pobre, o que proporciona, a ignorância. Se Ruy Barbosa é citado… Não esqueça que só teve um ! O Nordeste não vai se desenvolver tão cedo, vejamos os nossos políticos (prefeitos, vereadores, deputados… Governador), nenhum deles, tem interesse desenvolvimentista. Temos como exemplo o prefeito de Itabuna, que é uma cidade que tem tudo para crescer… E continua derrapando !

  • Carismático says:

    Parabéns Ailton Silva ! Repasse seu texto para essa estudante medíocre; esta sim, não tem assunto. Nós somos do Nordeste e mostramos que somos politizados e sabemos escolher o melhor para conduzir os destinos do nosso país.

  • MASCARADO says:

    ESSE JOGO É CULPA DO LULA E DE SEU DISCURSO: POBRE CONTRA RICO E NORTE CONTRA SUL!!!!!!!!
    O PRECONCEITO SEMPRE EXISTIU E ASSIM COMO QUALQUER PRECONCEITO TRATA-SE DE UMA ABERRAÇÃO!!!!!!!!
    PORÉM NÃO SE PODE JULGAR UM ESTADO OU UMA REGIÃO POR CONTA DE ALGUNS ABOBALHADOS!!!!!!!
    QUANTO A POLITICA É NOTORIO QUE AS ESCOLHAS DO NORTE E DO NORDESTE SÃO RESPONSAVEIS PELO ATRASO DA REGIÃO, POR EXEMPLO:
    1- NA BAHIA O CLÃ ACM DOMINOU O ESTADO POR DECADAS E AINDA HOJE OS SEUS HERDEIROS POLITICOS EXERCEM INFLUENCIA!!!
    2- EM ALAGOAS O COLLOR DE MELLO E A FAMILIA CALHEIROS ASSOMBRAM O ESTADO A MUITO TEMPO!!!
    3- NA PARAIBA OS CUNHA LIMA NÃO DEVEM NADA AOS OUTRO!!
    4- NO NORE TEMOS SARNEY, ROMERO JUCÁ ENTRE OUTRAS ABERRAÇÕES!!!!!!
    E SEM DUVIDA ESSAS ESCOLHAS ATRASAM O PAÍS E SE COMPARARMOS O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL , SUDESTE E ATÉ CENTRO OESTE COM O NOSSO VEREMOS O ABISMO GIGANTESCO QUE SEPARAM AS REGIÕES!!!!!
    QUANTO A VEICULOS QUE SERVIRAM DE PANFLETO….!!!!NORMAL

  • Souza Neto says:

    Pelo perfil dos eleitores tucanos estima-se o risco que o Brasil correu…

    Se o Serra fosse eleito, estávamos fodidos!

    Estranheza me causou o grande número de eleitores que o tucanato teve em V. da Conquista e Itabuna.

    Nada disso pra mim é novidade. Falo do preconceito. Conheço-o bem de perto desde os tempos da adolescência.

    Fui morar no Rio ainda adolescente e voltei à Bahia com 48 anos…

    Entretanto, quando recentemente fiz críticas neste blog ao “nosso” gosto pelos clubes de futebol dos cariocas e citei exemplos do significado de ser bahiano no Rio e em São Paulo, quase fui xingado.

    Acrescento que o caso não se caracteriza xenofobia. Xenofobia é o preconceito, intolerância e antipatia contra estrangeiros. Esse não é o caso. Somos da mesma nacionalidade. O que está caracterizado é crime!

    Aliás, acabo de ler na Web que a OAB de Pernambuco já entrou com açao (na 2a feira) contra a estudante paulista de direito Mayara Petruso, acusada de publicar mensagens intolerantes na Internet.

  • Anderson says:

    Gostaria aqui de parabenizar o autor do texto Ailton Silva, parabéns meu amigo, você falou tudo e exatamente o que estou vivendo na minha atual morada, Curitiba – PR
    A grande parte da população aqui na cidade e de maneira geral os chamados Sulista, eles acreditam que os Nordestinos e Nortistas é tudo vagabundo e preguiçoso que não trabalha e não faz nada além de descansar e viver à custa deles, pois acham que só eles pagam impostos, acredito que pensam que são melhores que os nordestinos e nortistas alguns setores da população aqui na cidade se dependesse deles se separavam do restante do Brasil.
    Infelizmente na minha cidade natal que é Itabuna, eu não tinha, mas perspectiva no futuro e vejo o quanto Itabuna deixou de crescer junto com o Brasil e a própria Bahia, a cidade esta se arrastando e parada no tempo, espero um dia volta a morar na cidade novamente e que der perspectiva aos mais jovens no futuro.

  • Souza Neto says:

    Caro Jornalista Ailton Silva

    Você escreveu:

    “Tantos “adjetivos” porque o Nordeste e o Norte foram duas das três regiões do Brasil nas quais a maioria dos eleitores preferiu Dilma Rousseff (PT) a José Serra (PSDB). É verdade que essas duas regiões têm alto índice de analfabetismo, são carentes de saúde pública de qualidade, esgoto tratado, mais moradia, segurança pública e salários melhores. As consideradas regiões ricas não sofrem com nada disso?”

    ***************************

    Perfeito!

    Basta ir aos bairros periféricos cariocas e em a algumas cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, para encontar as mesmas mazelas que temos no Nordeste. Inclusive o analfabetismo.

    Como você disse, nem todos os paulistas e cariocas pensam dessa forma, mas este é o pensamento predominante no eleitorado “branco” e elitista que votou no Serra.

    Nem precisa ir muito longe… Aqui mesmo neste Blog tem um visitante que demonstra ser partidário desse pensamento. Não vou citar o nome… Alguns que antagonizam com ele chamam-no de professor. Não sei se verdadeiramente é! Mas sei que suas opiniões tem enorme carga de preconceito contra os nordestinos. Que somos burros… não sabemos votar… etc.

    ADSUMUS!

    Acho que vocês sabem de quem falo!

  • Cida Montargil says:

    É muito triste ver que tem gente que pensa e escreve tanta besteira como essa moça, que se julga como estudante, de estudante ela ñ tem nada, infelizmente ela ñ teve ainda o ensinamento principal que é o da vida do qual, todos somos iguais, somos constituindos dos meus órgãos, e que para feder ñ precisa nem morre fedemos vivos mesmo, por que todos somos carne, e quando morremos vamos para mesmo local e sairemos do mesmo lugar que é o mundo,ñ tenho nem mais o que escrever só peço a Deus a misericórdia de uma pessoa como essa, sem um pingo de respeito a ela mesmo!!

  • Bianca says:

    Tenho orgulho de ser nordestina e essa garota foi muito infeliz nas suas palavras, porém o que tenho visto em diversos sites, inclusive nêste, são pessôas criticando essa jovem e praticando os mesmos preconceitos. Infelismente, para muitos o “ser humano” não merece respeito, vejo uns atacando outros com palavras de baixo nível, é lamentável!
    Se nós conterrâneos não nos respeitamos porque exigimos respeito
    dos demais? então quem somos nós para condená-la? Vamos primeiro tirar a trava dos nossos olhos e aí veremos como somos hipócritas!

  • Maria I says:

    Parabens Ailton Silva! Repasse este artigo para outros meios de comunicação, para que tipo de pessoas como esta cida possam refletir e procurar a ler mais e se informar das qualidade que tem o povo Nordestino. Somos um povo que a cada dia vem aproveitando as oportunidades que o mercado oferece. E é por isso que o Nordeste tem crescido economicamente. E como todos os estados do Brasil, ainda é preciso melhorar e muito.
    E como explicaria a decadencia de qualidade de vida que São Paulo vem oferecendo? Um Estado construindo por este meu povo Nordestino.
    Temos que nos orgulharmos da nossa cultura e da nossa gente!

  • Exupério says:

    Como brasileiro, sinto vergonha de ver o absurdo que encontramos no mundo acadêmico. Outro dia uma colega de graduação em enfermagem deixou escapar que achava que auditoria só seria necesário em hospital particular.
    Essa estudante paulista na verdade é vítima deste país de “brasileiros” ignorantes, egoístas, e acima de tudo hipócritas. Pessoas que se acham especiais por muito pouco. Pessoas que não gostam de filas, que não respeitam o sinal vermelho, que quando chegam em um hospital público acham-se especiais porque têm convênio, esquecem que muitas vezes seu convênio não lhes assiste.
    É assim que somos um povo desassistido, pelos governantes e até mesmo pelo nosso próprio povo que na ignorância e no afã de querer tomar partido numa eleição consegue finalmente enxergar que o brasil não se resume a rio-são paulo.
    Só tenho medo que a próxima guerra seja corinthianos contra flamenguistas… possivelmente esta moça deve achar as brigas de torcida absolutamente normal.

  • Gesil Amarante says:

    Prezado Mascarado,
    Maluf, Pita, Quércia e atual PSDB em São Paulo.
    Clã Amin e Bornhausen em Santa Catarina.
    Yeda Crusius no RS, Arruda e Roriz em BSB.
    Só para mostrar alguns poucos exemplos recentes. Brasília, Sul e Sudeste não podem nos ensinar nada. Às vezes até os salvamos deles mesmos.
    Nada é mais nocivo a um ser humano ou sociedade do que a imbecil soberba.
    E se o Lula (e não foi só ele), que fez carreira política em São Paulo, criticou a falta de sensibilidade da grande maioria da classe média alta (e pirâmide acima) brasileira para com o nosso passivo social, não fez mais do que a constatação do óbvio. Algumas pessoas identificaram isso como jogar “rico contra pobre”, como se o conflito social no Brasil fosse inaugurado ali, por palavras sem sentido. Durante a ditadura, falar sobre isso era ser subversivo e comunista. Hoje é ser “contra a unidade da nação”.
    Não se corrige erros que não se vê e sobre os quais não se pode falar.

  • Luana says:

    A ignorância é um dos grandes pilares do preconceito. Afirmar que apenas no NE existe oligarquia é, no mínimo não conhecer e não admitir que ela existe em todas as regiões do país. Agora o Lula é o culpado pelo preconceito pelo nordestino. Era só o que faltava! Me poupe, viu?

    Pimenta, por que você fica postando os comentários fascistas e preconceituoso desse mascarado, hein? Uma pessoa que sequer se identifica. Aliás, tenho até dúvida de que ele seja baiano.

  • cleide leandro says:

    Fomos nós que elegemos “Tiririca”, e Maluf?
    Que qualificação terá essa estudante de direito para agir com a ética que sua profissão requer? Talvez seja a próxima a armar um esquema na licitação do metrô pra vir curtir as férias nas praias do nordeste.

  • cleide leandro says:

    Fomos nós que elegemos “Tiririca”, e Maluf?
    Que qualificação terá essa estudante de direito para agir com a ética que sua profissão requer? Talvez seja a próxima a armar um esquema na licitação do metrô pra vir curtir as férias nas praias do nordeste. Mayara mooooooooooooorra

  • Coisas que eu sei... says:

    Bairrismo idiota! Ou melhor: “regionalismo” (poucos sabem o significado desse termo)!
    Nordeste x Sudeste? A questão é mais profunda, mas os “rasos” não entendem…
    Preconceito é o protótipo da ignorância!

  • Enquanto perdurarem opinioes jocosas a respeito dos nordestinos como se fosse apenas uma “brincadeirinha”(argumento assim, porque quando o cerco fechar, ela vai utilizar esse recurso) isso ainda vai continuar machucando e muito!.é preciso punir na forma da lei quem se atreva a menosprezar qualquer classe, religião,raça ou povo! somos todos irmãos ou nao entenderam isso ainda? valeu Ailton pela indignação!!!

  • Gostei muito do seu artigo.Entretanto,não se trata de separar rico de pobre nem pensar em superioridade ou preconceito seja
    lá como for.todavia em se tratando de Brasil,país de dimensão
    continental e rico na sua diversidade cultural, convenhamos
    que: Ex O Rio G.do Sul, Santa Catarina,Curitiba são Estados que
    possuem os melhores (IDH)do País.Os Estados do Nordestes,têm os
    piores (IDH)índice de desenvolvimento humano,isto é a verdade.
    Contudo,nós temos Gilberto Freyre,Goncalves Dias,Nina Rodrigues
    tantos outros monstros sagrados da literatura.Quero citar que
    Dom PedroII, na segunda metade do século XIX, ofereçeu uma grande festa no palácio Imperial para homenagear grandes Fazen-
    deiros,comerciantes,artístas,poetas,escritores,etc,dentre os
    quais o maranhese,Gonçalves Dias estava convidado,pois o mesmo
    declinou do convite,dizendo que não se misturava com trafican-
    tes,nesta festa muitos traficantes de escravos,o que já era /
    proibido o tráfico no Brasil,estes individuos foram decorados
    pelo o Iperador. Hora o que eu defendo é a educaçao é o único
    intrumento transformador da sociedade,como podemos fazer essa tranformação se no nordeste o analfabetismo é campeão no País,
    nestes últimos oito anos de governo Lula o que foi feito? hove
    investimento em educação? não,por quê ia ensinar as pessoas a
    pensar.Na bahia um professor ocupante de um alto cargo na rei-
    toria da (UFBA)Universidade federal da bahia,disse,que “baiano
    só toca biribal porque é um instumento de uma corda só” acres-
    centando que a grande maioria dos nordestinos se dê um texto de
    três linhas não sabe interpretar.Salve Gonçalves Dias,Salve Rui
    Barbosa,Salve Paulo Freyre,Salve Anisio Teixeira,Salve Gilberto
    Freyre,pois seus ossos estão tremendo no mousoléu com a eleição
    da candidata do Lula.

  • Mestre Bimba says:

    Para Mayara.

    Vão-se os anéis ficam os dedos, vão-se os cabaços ficam as mágoas.

  • Ricardo Seixas says:

    O que estes idiotas repetem é exatamente a tentativa que os veículos de comunicações oligárquicos sempre propagaram, numa clara tentativa de desqualificar o voto dado ao Lula e agora a Dilma Rousseff.

    Tentativa frustrada, o que só agrava a crise é leva pessoas como essa demente a falar essas tolices, que só contribuem para aumentar o nível de preconceitos. Só diotas recorrem a preconceitos para entender o mundo em que vivem.

    Esse tipo de incitação é criminosa, portanto, passsível de punição.

  • Espião Legislativo says:

    Esse estado de coisas é fruto da política irresponsável e anti-cidadania feita pelo tucano José Serra com a conivência de parte da grande imprensa brasileira,o manto dos ricos irresponsáveis e dos pobres elitistas. Não sabem eles que o reconhecimento das regiões mais pobres ao projeto desenvolvimentísta (Governo Lula) está ligado ao fato destas regiões terem sidas inseridas no mapa econômico do Brasil, diferentemente de outrora, quando éramos inseridos apenas no mapa eleitoral, como aliás, tentou fazer novamente o núcleo neoliberal paulistano (PSDB). Viva a vitória de Dilma, viva o povo sábio brasileiro!

  • mascarado says:

    SR GESIL E SRA LUANA, EM NENHUM MOMENTO FUI AFAVOR DE PRECONCEITOS OU DESCRIMINAÇÃO!!!!!!!!!!
    SR GESIL EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE MAUS POLITICOS E OLIGARQUIAS!!! QUERCIA, MALUF SÃO PESSIMOS POLITICOS DIFERENTEMENTE DAS OLIGARQUIAS DO NORTE E NORDESTE!!!!!
    ACM FOI GOVERNADOR, ACM JUNIOR FOI SENADOR, LUIZ EDUARDO FOI DEPUTADO E ACM NETTO TAMBEM FOI DEPUTADO E HJ É FORTE CANDIDATO A PREFEITO!!!!ENTENDEU A DIFERENÇA???????
    ISSO NÃO FAZ DO SUL E SUDESTE UM PARAISO DA HONESTIDADE!!!!!
    POREM VOLTO A DIZER QUE NÃO TEM COMO COMPARAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS REGIÕES COM O NORTE E O NORDESTE!!!!
    QUEM CONHECE MINAS, SÃO PAULO, PARANÁ E SANTA CATARINA VISUALIZA COM BSTANTE CLAREZA ESSE ABISMO!!!!!!!!
    QUANTO A SRA LUANA, RECOMENDO QUE VA ESTUDAR O QUE FOI O FASSISMO ANTES DE ACUSAR ALGUEM DE O PRATICAR!!!!!!!!
    O SEU COMENTARIO PARTE DO AUTORITARISMO MESQUINHO DA MESMA FORMA QUE SE ORIGINAM OS CONSELHOS DE JORNALISMO QUE O PT TENTA IMPLANTAR!!!!!!!!!É SIMPLESMENTE DOMESTICAR AS OPINIÕES!!!!
    A SRA DEVE SER ADEPTA DO COMUNISMO ESSE REGIME FORMIDAVÉL RESPONSAVÉL PELO DESENVOLVIMENTO DE CUBA, VENEZUELA E BOLIVIA!!!!

  • mascarado says:

    PS… COMO A LUANA NÃO PODE SIMPLESMENTE CENSURAR ELA “RECOMENDA” QUE OS COMENTARIOS DESCORDANTES NÃO SEJAM PUBLICADOS!!!!
    ASSIM COMO NAS DITADURAS ESSA SRA QUE O “BEM COMUM”!!!!
    A LIBERDADE VIGIADA!!!!!!!!!!!

  • mascarado says:

    CORREÇÃO: ESSA SRA QUER O “BEM COMUM”
    QUE BONITINHO!!!

  • Zelão says:

    Zelão diz: – “A necessidade faz o ladrão!”

    “… Seo doutor não dê esmola, a um homem que é são, pois ou mata de vergonha ou vicia o cidadão…” (trecho de música cantada por Luiz Gonzaga.)

    Negar que ao longo dos séculos o nordestino tem sido vítima das “políticas de favores” é querer reescrever a própria história do povo nordestino. No início a “política escravocrata” dos senhores de engenho. Depois, a política da “indústria da seca” dirigida pelos coronéis. No presente, vigora a “política de favores” coordenada pelo Estado Nação.

    Com o mais baixo nível de escolaridade do país; sem terras e sem apoios técnicos para plantar, o nordestino migra para as grandes cidades das Regiões Sul e Sudeste, onde vão engrossar a massa subumana das periferias, tornando-se fonte “quase inesgotável” do caudal do crime e da violência, para muitos, a última esperança de sobrevivência.

  • Emanoel Guimaraes says:

    “É isso aí… Nordestino se vende pela barriga !!”

    Serra ofereceu R$600,00 – o nordestino rejeitou;
    Serra ofereceu 13 bolsa família – o nordestino rejeitou;
    Serra ofereceu 10% para os aposentados – o nordestino rejeitou;

    Pelo resultado da eleição o nordestino não tem mais barriga para vender!

    Lembrar aos educados e pensadores de plantão, que teem de riscar do mapa para alguns e educar para outros, os mais de 180 municípios paulistas que votaram como o nordeste: + de 65% em Dilma13.

  • Ricardo Seixas says:

    o “mascarado” é um ignorante epedernido. Deixa ele falar, Só abre a boca pra falar tonteira.

    Ele fica citando Cuba, venezuela, Bolívia, países estes que não querem mais ser quintal dos EUA. Isso, é bom esclarecer, não é opinião dele, uma vez que ele não tem cérebro, e sim o lixo que ele recolhe dos vassalos comissionados que vivem atacando a política de independência que estes paises hoje praticam contra o império norte-americano.

    O golpe de Honduras, por exemplo, só vingou porque o governo golpista prometeu ao Pentágono que a Base de Manta, localizada no Equador, instalada lá desde 1999, e que não tem mais a permissão do presidente Rafael Correa de continuar operando sob domínio dos EUA, seria instalado no país da America Central, depois da destituição de Manuel Zelaya.

    Mas, ele, o “mascarado, é um estulto que só ler sujeitinhos colonizados, recalcados, como Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Diogo Mainard, etc… que jogam o lixo no terreno baldio que gente como o “mascarado” tem onde deveria existir um cérebro.

    Eu só respondo-o, porque o lixo contamina, e outros acéfalos podem catar as porcarias que ele derrama aqui. É um demente, só isso.

  • leidiqueiti says:

    Como estudante de direito esssa moça é uma bela criminosa. E não pensem os senhores que não há em nosso meio centenas desses estudantes e até profissionais que comungam com o pensamento dela. A proposta de matar nordestino afogado faria jus à prática de muitos causídicos, já pensaram quanto dinheiro rolaria pros bolsos?! Vai ver ela pensou nisso também…

    Parabéns, Ailton, pelo texto bem posto e bem comentado. Divulgue-o no A tarde e no Estadão, para esse povo veja que não somos os “bobos da corte” como querem…

  • Souza Neto says:

    “MASCARADO”, não aguentamos mais os seus gritos!

    Você sabia que escrever em caixa alta (maiúsculas) tem o significado de gritar, esturrar!?

    Pare de gritar, cara!

  • MASCARADO says:

    CALMA SR SEIXAS!!!!!RSRS
    DIZER QUE VENEZUELA, CUBA E IRÃ SÃO RUINS POR CONTA DA IMPRENSA GOLPISTA JA MOSTRA O SEU NORTE MORAL!!!!
    OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO CONTAM PARA O SENHOR RICARDO!!!!!!
    EM CUBA EXISTEM PRESOS POLITICOS MORRENDO EM CADEIAS PODRES E FALTA TODOS OS TIPOS DE INSUMOS BASICOS COMO POR EXEMPLO PAPEL HIGIENICO E BARBEADOR!!!!!
    NO IRÃ UMA MULHER SERA ENTERRADA ATÉ O PESCOÇO E DEPOIS APEDREJADA!!!!!!
    NA VENEZUELA HUGO CHAVES MANDA PRENDER JUIZES, O SISTEMA DE ENERGIA ENTROU EM COLAPSO E ECONOMIA DESACELERA VERTIGINOSAMENTE!!!
    ESSE É O MUNDO NOVO DO SR RICARDO E SEU PARTIDO!!!
    A VENEZUELA FINANCIA AS FARCS E AS FORNECE ARMAS!!!
    O IRÃ AMEAÇA O VIZINHO DE EXTERMINIO E FINANCIA TERRORISTAS EM TODO O MUNDO!!!!
    A BOLIVIA INCENTIVA A PRODUÇÃO DA FOLHA DE COCA!!!!!
    PARABENS SENHOR RICARDO O SEU NOVO MUNDO JA ESTÁ EVOLUINDO: EM CUBA NÃO É MAIS CRIME PRODUZIR DOCE DE LEITE!!!!!!!!!

  • maria de lourdes says:

    o povo paulista é tão ¨”inteligente”, que elegeu um palhaço, analfabeto, com mais de um milhão de votos!!!!!!esta energúmena, que se diz estudante de direito, será uma advogadazinha de porta de cadeia, que defenderá os bandidos do pcc, grupo de traficantes que o infalícel serra, não combateu!!!!!vá estudar numa universidade pública periguete!!!e pára de falar bobagens!!!!antônio conselheiro já dizia: o sertão vai virar mar…eu profetizo: onordeste vai virar sul e o sul vai virar nordeste!!!!!!é 13, ´´e 13, 13 13 13 13 13 13 1

  • mascarado says:

    desculpe sr netto, meu interesse nunca foi ofender ou gritar com quem quer que seja!!!!
    debatemos ideias e democraticamente divergimos!!!!!
    não interprete como ofensa até porque não nos conhecemos!!!
    vamos fazer o seguinte: eu vou continuar escrevendo o que penso e em caixa alta, porém sem intenção de esturrar ou gritar com os outros debatedores!!!!!!!
    boa sorte!

  • José Strauss says:

    “QUANTO A SRA LUANA, RECOMENDO QUE VA ESTUDAR O QUE FOI O FASSISMO ANTES DE ACUSAR ALGUEM DE O PRATICAR!!!!!!!!”
    Mascarado, mandar a garota estudar um assunto que você nem sabe escrever direito??? Toma vergonha nessa cara criatura e se instrua antes de falar qualquer m*.

  • Augusto says:

    Caramba ,quanta baixaria dessas pessôas que estão comentando!!
    E ainda se acham “juízes” para condenar a infeliz de São Paulo!
    Como nordestino, sinto vergonha!

  • MASCARADO says:

    O SR JOSÉ STRAUS TA CERTO!!!!
    ERRAR A GRAMATICA É TÃO IMPORTANTE PRA ELE COMO ERRAR O CONTEUDO!!!!!!!
    FAZER O QUÊ??? ELE ME CORRIGE CORRETAMENTE E DEPOIS APOIA AS IDEIAS BIZARRAS DO OURO COMENTARIO!!!
    SE O SR JOSÉ VOTOU EM DILMA PRA PRESIDENTE EU ACHO MELHOR ELE SE CONCENTRAR PORQUE VAI TER COISA PRA CORRIGIR(GRAMATICALMENTE)POR QUE ASSIM COMO O SENHOR, IDEOLOGICAMENTE OS DOIS ESTÃO PERDIDOS!!!!!

  • Antonio says:

    Cruz credo quanta cretinice, não resta nenhuma dúvida de que o comentário da Mayara foi de uma infelicidade tremenda, o Lula também já despejou cretinices piores que essa da Mayara, só que o Lula é o Lula e todos acham graça e aplaude as suas barbaridades, essa mesma oab e outras entidades e que querem apedrejar a Mayara, são os mesmos nojentos aproveitadores de momentos que defedem a boa vida para estupradores e assassinos de crianças, com os tais dos indultos e as diminuições de penas por bom comportamento. Concordo plenamente que a Mayara seja responsabilizada por sua burrice, só não concordo é com o cinismo dessas mesmas pessoas que acham justo o terrorista sanguinário battisti levar vida boa aqui no Brasil enquanto querem fazer com a Mayara o que o amiguinho do LULA/DILMA quer fazer com a viuva iraniana. Pelos absurdos citados acima, até hoje não houve nenhuma mobilização por parte dessas tão conceituadas entidades que tanto defendem os direitos humanos.

  • Colírio says:

    SERÁ QUE POSSO LUANA?

    FASCISMO, COMUNISMO E NAZISMO COMEÇARAM TAMBÉM COMO ESSE POPULISMO NOJENTO QUE O LULA IMPLEMENTOU NO PAÍS DESDE 2003,
    TALVEZ OS ILUSTRES PROFESSORES NÃO SAIBAM, MAS: DESSAS TRÊS DESGRAÇAS A QUE MAIS MATOU TORTUROU E MATA E TORTURA ATÉ HOJE É O FAMIGERADO COMUNISMO, AH! JÁ IA ME ESQUECENDO, OS TRÊS CHEFÕES SATÂNICOS (hitler, stalin e mussolini) ERAM BEM ÍNTIMOS, AO PONTO DO hitler MANDAR SEUS ASSECLAS COPIAREM OS DIABÓLICOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO RUSSOS, A MAIORIA SITUADOS NA GELADA E TERRÍVEL SIBÉRIA.

  • Mateus says:

    O Nordeste tem história, lá foi onde houve o primeiro contato dos nativos com habitantes do velho mundo. As contribuições dos nordestinos são incontáveis, tanto na construção civil, como exemplo nossa atual capital Brasília, quanto na produção cultural, apesar de não gostar muito de Forró e Axé reconheço que são ritmos alucinantes. Do lado cultural podemos citar ainda Jorge Amado, José de Alencar e muitos outros. O nordestino Lula termina um mandato de 8 anos com 80% de aprovação, nesses últimos anos garantiu ao Brasil crescimento econômico, social, o direito de sediar a Copa de 2014 e de forma inédita em 2016 o rio de Janeiro entrará para história ao sediar os Jogos Olímpicos Mundiais.
    Acho que ou essa moça estava numa caverna com olhos e ouvidos fechados ou só lê a Veja e Folha de SP (o que dá na mesma), para ter uma opinião tão ridícula quanto ao processo democrático das eleições.
    Aliás não é culpa dos nordestinos a vitória da Dilma, foi o desejo da maioria de nós brasileiros. E se SP realmente queria eleger o Serra, a culpa e de ele ter perdido é da incompetência de vocês, por se acharem arrogantes e melhores que os outros, aliás aparentemente como o Serra.

  • Capiroto says:

    Povo macabro, malicioso, vagabundo e desonesto.
    Gente desqualificada que povoa as grandes capitais emporcalhando tudo o que tocam.

    São traças da sociedade.
    Estão aos montes no transporte público.
    Vandalizam nossos parques, depredam monumentos.

    Sem controle de natalidade, procriam como ratos em bailes de 5 categoria.
    Malditos.

    E infelismente vivemos em um país de massa ignorante manipulada.
    Aqui tudo é carnaval.
    Tudo é festa.

    País hipocrita.
    Pobre negro pode ter cota em faculdade
    Mas Pobre branco, japonês, alemão, portugês e todo o resto não tem. Porque?
    Porque o Brasil não sabe como contornar um erro histórico e caga no pau à 200 anos em leis de merda.

    Eo negro também é preconceituoso.
    Camiseta 100% negro pode.
    Camiseta 100% branco é racismo?
    Vai te fuder então seu negro racista !
    Tenho o direito de lembrar de ícones históricos brancos.
    Não somente os negros tem valor oras !

    E é a mesma coisa com o feminismo.
    Mulher, 30 anos é pega no flagra com rapaz de 17 anos.
    Justiça julga mulher como “carente”, com “problemas no casamento” e bla bla bla.
    Enfim, acaba não dando em nada.
    Mas e se fosse homem?
    – Julgado como tarado, pedófilo, aliciador de menores, estuprador e até demente mental.
    Feministas do caralho !

    Mulher barraqueira, gentalha e gorda quebra uma garrafa na cabeça do marido em discussão
    Julgamento: O marido que causou Stress na mulher..
    Se fosse o homem..
    Lei maria da penha e prisão.
    Então quer dizer que no Brasil se uma mulher estapeia um homem na cara este não poderá meter-lhe uma na fuça? Deverá ele apanhar gentilmente para dirigir-se depois à uma delegacia e ser maltratado pela polícia que com tom de chacota expulsa à rodo o mesmo de lá?
    AAAA vai se foder Brasil!
    Direitos iguais CARALHO !

    Mas não para os homossexuais!
    Que parada gay o que caralho !
    Cada vez mais estão impondo indiretamente seja em novela, tv, esporte que ser GAY é cool.
    Vai te foder porra !!!
    Hoje eu não tenho nem o direito de não querer contratar um gay, porque se assim faço, sou penalisado.
    Cacete, liberdade para que então?
    Tenho que ser condicionado à entender que o gay está superior à minha crença e religião?

    E religião.
    Brasileiros cordeirinhos de igrejas universais da vida.
    Bando de “zumbis”.
    Lavagem cerebral em massa.
    Junto com o conceito de impostos.
    Quem disse que eu quero sustesntar vagabundo de 7 filhos com bolsa família, bolsa gás, bolsa escola, bolsa luz, bolsa água, bolsa sapato..
    É um direito do cidaão NÃO pagar pelas merdas dos outros.
    Se o estado é incopetente e corrupto foda-se o povo.
    Eu não quero pagar para esse bando de gentalha.
    Saco.
    Odeio esse país.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia