Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, mobilizou sua bancada na Câmara de Vereadores para impedir a qualquer custo a posse do vereador Roberto de Souza (PR) como novo presidente da casa. Souza foi eleito em 2009, após uma mudança no regimento interno, e assumiria o posto no início do ano que vem.
A estratégia encontrada pelo governo foi a de promover nova mudança no regimento. Na tarde desta quinta-feira, 11, começaram a tramitar diversas emendas que mudam os artigos relacionados à eleição da mesa diretora. Um dos projetos determina que a eleição da mesa ocorra entre os dias 15 e 30 de novembro do ano anterior à posse.
Outro projeto de emenda anula a escolha realizada no ano passado, o que atinge diretamente Roberto de Souza, atual primeiro-secretário do legislativo. O relator da emenda é o vereador Ruy Machado (PRP).
A sessão das comissões técnicas em que os projetos começaram a tramitar foi presidida por Milton Gramacho (PRTB), líder do governo na Câmara. A oposição, que parece ter sido pega de surpresa, compareceu apenas com Ricardo Bacelar (PSB).
Um advogado ouvido pelo Pimenta afirmou que o projeto de emenda pode alterar a data da eleição da mesa, mas é inconstitucional legislar para o passado. Esse entendimento torna questionável a possibilidade de derrubar a mesa já eleita.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *