Tempo de leitura: < 1 minuto

A criação de consórcios municipais é, para a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), a melhor maneira de enfrentar problemas como a destinação do lixo. A entidade já firmou parceria com as secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Planejamento (Seplan) com o objetivo de implantar o Consórcio Intermunicipal do Território Litoral Sul.
Esse consórcio reunirá 26 municípios, cujas Câmaras de Vereadores deverão autorizar sua formação. De acordo com o presidente da Amurc, Moacyr Leite, a gestão consorciada de aterros sanitários é uma recomendação contida no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Um dos municípios sul-baianos que enfrentam maior problema com a destinação dos resíduos é Ibicaraí. Recentemente, matéria do jornal A Tarde mostrou que o lixão da cidade já está saturado, com lixo e chorume sendo despejados no Rio Salgado e ao longo de uma estrada que dá acesso à BR-415.
Leite acredita que o problema de Ibicaraí poderá ser resolvido com a criação de um subconsórcio, reunindo, além daquele município,  Barro Preto, Floresta Azul, Itapé e Almadina.

Foto de Luiz Tito, publicada em A Tarde, revelou a absurda estrada de lixo em Ibicaraí

7 respostas

  1. O título da foto seria: A passarela do lixo, …!!!
    A propósito, Ibicaraí é administrada pelo PT. Onde estaria a “parceria” com governo do estado, …?!?!?!
    Vão lá socorrer o aliado, …!!!

  2. Esse Moacyr nem está ai pra nada… Ele vive nas farras em Salvador, curindo, bancando tudo com o dinheiro público! A AMURC está falida, os prefeitos concientes, caíram fora dessa associação de “fachada”. Pra que a AMURC, se a UPB, atende com honestidade todas as prefeituras?

  3. A AMURC, EX-ASSOCIAÇÃO DOS PREFEITOS, HJ É ESCRITÓRIO PARTICULAR DE MOACYR E JOSIAS MIGUEL. ANTES DE MOACYR ASSUMIR A PRESIDêNCIA, A AMURC TINHA 46 PREFEITURAS ASSOCIADAS. HOJE, SÃO APENS 14. ISSO FOI CONSEQUÊNCIA DOS DESMANDOS, DESACORDOS E TRAIÇÕES COM OS PREFEITOS QUE LHE DERAM CRÉDITO! MAS AINDA BEM QUE 2011 ESTÁ CHEGANDO E MOACYR ESTARÁ FORA DA AMURC, PARA SEMPRE!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *