Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense
Qual o melhor nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a prefeitura de Itabuna na sucessão de 2012, Geraldo Simões ou Juçara Feitosa?
Como existe um equilíbrio nas opiniões, com argumentos favoráveis a Geraldo e Juçara, a pertinente pergunta, mais cedo ou mais tarde, vai tomar conta do diretório municipal da legenda, presidido pela professora Miralva Moutinho.
A favor do macho, como diria o irreverente jornalista Eduardo Anunciação, um melhor jogo de cintura para buscar alianças com outras agremiações partidárias. A favor da fêmea, o argumento de que a eleição de Dilma Rousseff vai influenciar o voto feminino.
Certeza mesmo, sem nenhuma pontinha de dúvida, é que o PT terá candidatura própria e fará todo o esforço para ter um comunista – Wenceslau Júnior ou Luis Sena – como vice na chapa encabeçada por Geraldo ou Juçara.
O plano B do PT, depois de esgotadas todas as possibilidades de coligação com o PCdoB, é uma chapa com Juçara Feitosa e o Capitão Fábio. Uma chapa puro-sangue, tendo o vereador Vane como vice, não está descartada. O PT-PT é o plano C.
PARLAMENTO
A derrota de Josias Gomes, ex-presidente estadual do PT, para a Câmara Federal, iria provocar um natural relaxamento na atuação parlamentar do reeleito deputado Geraldo Simões.
Com a eleição de Josias Gomes, adversário de Geraldo nas hostes internas do petismo, o ex-prefeito de Itabuna vai ter que mostrar serviço como deputado, já que sua atuação será, inevitavelmente, comparada com a do “companheiro” de partido.
Josias e Geraldo, ambos prefeituráveis, respectivamente de Ilhéus e Itabuna, sabem que ser bom deputado fortalece a legítima e democrática pretensão de suceder Newton Lima (PSB) e o Capitão Azevedo (DEM).
Josias versus Geraldo. Um bom duelo. A sabedoria popular costuma dizer que é “briga de cachorro grande”. Como os protagonistas são políticos civilizados, não há motivos para preocupações.
PDT
O Partido Democrático Trabalhista, presidido aqui na Bahia pelo bom gaúcho Alexandre Brust, pode abrigar duas ilustres figuras do cenário político de Itabuna: Leninha Alcântara e Acácia Pinho.
Leninha e Acácia estão insatisfeitas com seus partidos políticos, respectivamente o PPS e o PMDB.  Para o ex-vereador Otávio Menezes, pedetista histórico, “o PDT só tem a crescer com filiações de pessoas de bem”.
PSDB VERSUS PSDB
2006. O PSDB mineiro concorda com a candidatura de Geraldo Alckmin à presidência da República. Alckmin representa o tucanato da Avenida Paulista.
2010. O PSDB mineiro abre mão da pré-candidatura de Aécio Neves e aceita, mesmo contrariado, a candidatura de José Serra, então governador de São Paulo.
Novembro de 2010. José Serra quer ser presidente nacional do PSDB para impedir a pré-candidatura de Aécio Neves. O ex-governador de São Paulo pretende disputar pela terceira vez o Palácio do Planalto.
2014. Se o insistente José Serra sair novamente candidato, o povo mineiro, com toda razão, promete triturá-lo nas urnas, linchá-lo eleitoralmente.
Serra versus Aécio. Os tucanos, com as bicadas entre eles, ficam cada vez mais depenados.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

12 respostas

  1. Sr. Pimenta:
    Analisando o comentário de Wense e diante de um governo anterior péssimo que esta cidade teve e de um governo medíocre, o atual (ambos do DEM), creio que um novo governo do PT seria, (talvez) menos ruim para Itabuna. Podem falar o que quiserem de G.S. mas, foi no seu governo que a cidade teve os maiores programas sociais. (O PT só precisa se ajustar, se aproximar e ou reaproximar dos seus antigos aliados).
    Sugiro que faça neste blog uma pequena enquete: “Em quem do PT Você votaria na próxima Eleição para Prefeito de Itabuna”
    Geraldo ( ) Juçara ( ) Claudivane ( ).
    Teremos tempo, sim para outras pesquisas incluindo outros nomese de outros partidos.
    Que tal?
    Itabuna não pode deixar passar a oportunidade de ter um prefeito vinculado ao governo estadual e federal.

  2. Deus nos livre!!!que tal uma chapa com Fernando e Geraldo????já chega né gente!!!acorda Itabuna!!!esse povo nunca mais,precisamos sair desse buraco que esse politicos nos colocaram.RENOVAÇÃO!!!Principalmente na Camara! que não se salva ninguém!!

  3. Pronto, já me decepcionei com Wenceslau.
    Já comecei a pensar em Leninha e acácia Pinho, ai meu
    Deus, eu quero mesmo é ir embora deste lugar…
    Vixe que coisa!!!

  4. É URGENTE OLHARMOSNO TÚNEO DO TEMPO PARA AS ÁREAS POPULARES DE ITABUNA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS.
    QUEM NASCEU NESSE PERÍODO SÓ OUVIRAM DO IPIRANGA OS NOMES DE CUMA E SIMÕES ASSENTADOS NA PREFEITURA.
    NESSE PERÍODO, DEZENAS DE BAIRROS POPULARES NUNCA VIRAM SEQUER UM PARALEPIPEDO, NADA DE SANEAMENTO BÁSICO.
    SÓ MAQUEIAM ALGUMAS RUAS DE BAIRROS PRÓXIMOS ÀS ÁREAS CRÍTICAS.
    GOVERNARAM PARA O CENTRO E BAIRROS CNTRAIS COMANDADOS PELA BURGUESIA MENDICANTE DO PODER PÚBLICO.
    ALGUNS PROGRAMAS SOCIAIS DE ÓDEM CONJUNTURAL SEM MECHER NA ESTRUTURA DA CIDADE É SÓ PROPAGANDA ENGANOSA.
    FORA OS CORONÉ!!!

  5. Espero que o Davidson + Sena entrem com uma chapa propria..para termos nomes diferentes na prefeitura..
    Chega de GS, FG e Azevedo..Chega da mesmice..
    Precisamos de uma visão nova para a cidade crescer..

  6. O primeiro comentarista está certo. Analisem que quando Fernando pegou a prefeitura teve inicio a decadência da cidade e aumentaram esse sofrimento com o atual “prefeito”. Eu tenho quase certeza absoluta que se alguém do PT estivesse na prefeitura a situação da cidade seria de boa para ótima. Boa porque o PT sempre trabalha bem, vide outros municípios da Bahia, e ótima pelo atual momento que vivemos, tanto com um governador que olha até pelos mau agradecidos, quanto pelo governo federal de Lula e agora Dilma. Enfim, teríamos tudo na mão, mas infelizmente uma parte da população itabunense prefere insistir no que não presta.
    Ao comentarista “HISTÓRIA DA PERIFERIA”: cara você não deve ser de Itabuna, a cidade atualmente está parecendo a lua, buraco pra todo lado, e foi na última gestão de Geraldo Simões que eu vi tanto asfalto ser colocado pela cidade, incluindo a periferia. Lembre-se da parceria prefeitura x Petrobrás, e não tapavam buraco, colocavam era toda uma camada nas ruas. Algumas partes de minha rua passaram a gestão de Fernando e vieram estourar na atual. Tem buraco aqui que vai completar 3 anos, o tempo que Azevedo tem paralisado.
    Sobre a briga PSDB VERSUS PSDB eu me recordo muito bem que o Lula sempre afirmava que a oposição se envolveria numa briga entre eles, sem precedentes e sem dia certo para acabar. Acertou em cheio.

  7. Se entrar Wenceslau, o compadrio com Azevedo, Rui porquinho, Gilson, Suzana, outros e outros vai continuar, e aí é cargo daqui, cargo dali pros mesmos, e a cidade fica no caos. Esse povo precisa de muito dinheiro pra gastar, de preferência que não seja deles, mas do contribuinte…

  8. Fico com o Geraldo ou a Juçara.
    O alinhamento com os governos estadual e federal tem uma importância capital para Itabuna ou qualquer outra cidade da nossa região!
    Não se trata de nome, mas de programa…
    Pensem nisso!

  9. A grande surpresa nessa corrida a Prefeitura de Itabuna será com certeza Augusto Castro. Bom articulados que e mostrara que não veio para brincar. Muitos já falam em sua aproximação com o Governo Federal e Estadual, o que facilitara sua candidatura a Prefeitura. O rapaz tem visão e pensa grande. Primeiro, elegeu a Irma como vereadora – primeira mulher vereadora em Itabuna. Depois, se elegeu Deputado. Já esta sentando com o PT estadual para negociar seu apoio. E em 2012, será eleito Prefeito de Itabuna. Um nome que inspira credibilidade: AUGUSTO CASTRO!!!

  10. Em 2012 vamos dar uma oportunidade do PT trabalhar junto com o gov.federal e estadual se nao prestar agente tira pois pior que ta não fica!!!
    Sugiro que faça neste blog uma pequena enquete: “Em quem do PT Você votaria na próxima Eleição para Prefeito de Itabuna”
    Geraldo ( ) Juçara ( ) Claudivane ( ).
    Teremos tempo, sim para outras pesquisas incluindo outros nomese de outros partidos.
    Que tal? [2]

  11. EU VOTARIA EM JUÇARA.
    VANE É EVANGELICO , TEM Q+UE IR PRA IGREJA
    REZA E NAO FAZER COISA ERRADA.
    GERALDO TEM Q+UE RECONQ+UISTAR A MILITANCIA
    GOSTO DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO,
    Q+UANDO ESTAO DESFILANDO
    O DESFILEDO ANO PROXIMO
    JA ESTA SENDO IDEALIZADO,
    ACHO Q+UE A ELEIÇAO , TEM Q+UE SER VISTO ASSIM.
    GANHANDO OU PERDENDO A ELEIÇAO, TEM Q+UE TER CONTINUIDADE
    PARA Q+UE A MILITANCIA E OS ELEITORES NAOSE SINTAM USADOS COMO BICHOS ELEITOREIROS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *