Tempo de leitura: < 1 minuto

Disputa territorial: Ilhéus e Itabuna querem Makro (Foto Pimenta).

Mais uma polêmica deve envolver Ilhéus e Itabuna nos próximos meses. Os dois municípios brigam, nos bastidores, pelo limite territorial e um negócio que pode render mais de R$ 400 mil mensais em impostos.

Para a Prefeitura de Ilhéus, a loja da rede Makro, inaugurada recentemente às margens da rodovia Jorge Amado, na saída de Itabuna, está situada em seu território.
Já a Prefeitura de Itabuna acredita que o empreendimento está dentro de seus limites e aguarda confirmação pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), do governo do estado.
Segundo a União das Prefeituras da Bahia, diversos conflitos surgiram recentemente com a decisão do IBGE de reorganizar os limites territoriais dos municípios baianos com uso do GPS.
Povoados e distritos que antes, com medição imprecisa, pertenciam a um município, passaram para outro. No caso de Itabuna e Ilhéus, a disputa é pelo trecho que vem recebendo investimentos privados nos últimos meses. Informações d´A Região.

5 respostas

  1. Se os burocratas de ambas as cidades tiverem interesse basta recorrer aos arquivos de jornais publicados em Ilhéus e Itabuna ou ao Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Cedoc/Uesc) que guarda publicações do final da década de 1980 e noticiaram o acordo feito entre os então gestores Jabes Ribeiro e Ubaldo Dantas em relação ao limite territorial. Pelo que a velhaca memória ainda retorna o Atacadão, na Ilha dos Quiricós, estaria em Itabuna, enquanto o território onde se situa o Makro em Ilhéus…
    Mas como os xarás são iguais em tudo, fica essa guerra surda da incompetência administrativa e política a que assistimos, nós, pobres cidadãos indefesos das duas mais importantes cidades sul baians. Tenham dó!!!!

  2. Infelizmente Ilhéus é uma cidade sem atrativos e descobriu que pegar carona no progresso da vizinha Itabuna tornou-se um negócio bastante lucrativo.

  3. Tadinha de Ilhéus, mesmo com todo esse grande município que possui ainda corre o risco de perder uma das lojas. Realmente o velho ditado tem razão: “quem muito almeja termina ficando sem nada”. 😀

  4. Está mais do que óbvio que o limite de Itabuna vai bem mais além daqueles atacadões,ainda mais agora que Itabuna se tornou o municipio mais populoso da região.

  5. Moro em Itabuna pouco mais 3 anos e meio e ainda não me acostumei aos hábitos das cidades sul-baianas, principalmente na chamada capital do sul (Itabuna). Honestamente, e com todo respeito aos itabunenses, vocês estão muito distantes de conhecerem o que é progresso de fato. Infelizmente, a herança maldita histórica, deixou a pobreza proliferar na região. Contudo e, felizmente, agora o nordeste começa a receber investimentos. Essa briga entre Itabuna e Ilhéus é histórica. Os Itabunenses [não todos, é claro], tentam diminuir Ilhéus a todo custo, alguns escrevem bobagens [Infelizmente Ilhéus é uma cidade sem atrativos e descobriu que pegar carona no progresso da vizinha Itabuna tornou-se um negócio bastante lucrativo.]; mas se esquecem de outras vantagens de ter Ilhéus por perto (UESC,IFBA,AEROPORTO,CONSUMIDORES/COMPRADORES,CENTRO DE CONVENÇÕES, PRAIAS e outras coisas. As duas cidades se ajudam. Acho que faltou esperteza ou inteligência ao prefeito de Itabuna em não arranjar um local dentro dos limites itabunense; também por outro lado, o prefeito de Ilhéus não foi esperto para puxar o empreendimento para um local longe dessa região de fronteira, evitando essa briga por território. O problema de Itabuna é a falta de terrenos em locais valorizados. Infelizmente, a cidade não oferece condições para manterem os bairros valorizados. A cidade cresce desorganizadamente, o progresso mistura-se com miséria; o luxo mistura-se ao lixo; as mansões com os barracos. Faltam vias, faltam grandes avenidas, falta um plano “diretor urbano” e tantas outras coisas. É só esperar. O bom mesmo é que a região sul começa a conhecer algo novo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *