Tempo de leitura: < 1 minuto

Juiz acusa governo baiano de omissão com a segurança em Buerarema

O repórter Fábio Roberto, do PIMENTA, entrevistou neste sábado, 04, o juiz da Comarca de Buerarema, Antônio Hygino. Ele falou sobre a crise de segurança enfrentada por aquela cidade, situada a 18 quilômetros de Itabuna.
A entrevista se deu após o registro de dois homicídios, que podem ter relação com a liberação em massa dos presos que ocupavam a cadeia pública de Buerarema. A carceragem foi interditada pelo juiz, que deu provimento a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público contra o Governo da Bahia.
Hygino não poupa críticas ao governo, sustentando que este se omitiu quando chamado a resolver a situação da cadeia pública. O magistrado também voltou a afirmar que não tomou isoladamente a decisão de liberar os presos.
Clique abaixo para ouvir:

7 respostas

  1. Um absurdo o que esse juiz fez. Já que a cadeia não comportava o número de detentos, que deslocassem eles para outras penitenciárias até a entrega do presídio reformado de Buerarema. Essa medida do juiz foi muito inresponsável, quantos presos que cometeram homicídios, mataram pais, filhos, mulheres, pessoas de bem, agora estão a solto!! E qnt a segurança pública da localidade??? Se é que existe segurança. E qnt o trabalho dos policiais, pois eles ‘ralam’ para pegar esses bandidos, e pra um juiz solta – los?? Isso também acaba desmerecendo o trabalho dos policias locais. E quanto a população de Buerarema e regiões circunvizinhas, onde esta a segurança?? é né, porque, se um detento desse mata ou furta, pra que policial prender?? já que não tem cadeia, já que o próprio Juiz está contra a segurança pública. Concordo com o juiz em uma coisa, o governo do estado da Bahia está péssimo no quesito SEGURANÇA PÚBLICA. Eu quero ve um governador ‘retado’ capaz de investir na melhoria das infra – estruturas das cadeias, programa de recuperação de ex- detentos, mais policiamento, mais concursos públicos para o cargo de policiais, mais equipamentos para a equipe de segurança pública [guardas municipais, policiais civis e militares]. Mas, a Bahia continua linda [ ironicamente, usando o bordão de Caetano Veloso]. Minhas ‘sapatadas’ ou ‘bengaladas’ vão também para os políticos desse país, sem ser a socialista ou comunista, dá pra se fazer ‘avançar’ realmente esse país: melhoria na educação, saúde, emprego, segurança, lazer… enfim, essas tais melhorias serão possíveis, quando políticos pararem de vergonhosamente, roubarem o dinheiro público e depositarem em cuecas, calçinhas ..
    enfim …
    eu só lamento …

  2. Por mais que a cadeia estivesse super, super lotada, o papel do defensor da lei e dos cidadãos, deve ser de conciliação, cautela, previdência, sabedoria, pois este é um ato muitissimo delicado. Se de um lado estão os seres que não conseguem compartilhar a liberdade com os demais sem ameaças, do outro lado, estão milhares de pessoas indefesas, pois todas elas juntas não dão conta de um marginal na base do diálogo. Portanto, para mim – e quem sou eu para julgar o juiz – com todo o respeito lhe digo, sou um ser que sente dor, frio e calor da mesma forma que ele; que compartilhamos o dever do respeito à alteridade.
    Aí entra o argumento da lei. Entretanto, reitero em nome dos que não tem voz: o dever do juiz é proteger e cuidar da vida de todos. Se os bandidos estão em apuros, ao juiz cabe comer, beber, pernoitar no local onde cabe o diálogo, jamais tomar decisão imediata, como a expor as vidas dos concidadãos à vingança por não ter sido atendido de imediato. O bem estar dos presidiários é de responsabilidade do estado, mas a segurança da população não pode estar ameaçada. Já é moda as dores de quem comete injustiças serem tomadas em dimensão maior que a dor do agredido (a). desse jeito não vai ter cadeia que chegue… Eles não tem dó de si mesmos…
    Afinal, ninguém de cá os empurra para lá; ninguém de lá os chama para lá… Nunca vão abrir os olhos para o bem…

  3. NÓS HOMENS DE BEM, TEMOS DE APOIAR ESSA DECISÃO DO GRANDE MAGISTRADO DR HYGINO. JUIZ DE CARÁTER, DE PERSONALIDADE FORTE, MEU GRANDE AMIGO PESSOAL. HYGINO TO COM VC E NAO ABRO. EU E PATURY GOSTAMOS MUITO DE VC.

  4. É o mal do ser humano parcial. Se é meu amigo eu apoio toda e qualquer coisa que ele faça, ainda que seja a pior coisa; se não é meu amigo, pode fazer tudo de bom e eu vou estar sempre contra. O juiz deve ser uma pessoa magnífica, mas desconsiderou a maioria. Por isso temos leis que só fazem crescer os índices do crime e os outros que se cuidem…
    Pobre, ignorante, estúpida humanidade!

  5. Os que criticam a decisão do Juiz são aqueles que só conhece seus direitos ~e prucuram ignorar os seus deveres. Essas pessoas moram na propaganda do Governo Wagner tapando o sol com a peneira. são dirigidos pelo diretor do Filme MATRIX, gostam de viver de ilusão, precisam tomar aquela pilula da realizade. Ta na hora de mostrar quais são as atgribuiçoes do Estado, e Estado da Bahia é o verdadeiro culpadp dessas mazelas. Parabens Dr, Hygino e Dr. Mauricio vcs são nossas pilulas do incomformismo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *