Tempo de leitura: < 1 minuto

O artigo escrito pelo jornalista Elio Gaspari,, e publicado neste domingo n’O Globo, esclarece bastante porque a diplomacia brasileira tem enfrentado severo bombardeio da grande imprensa e da direitona conservadora.
Os americanos, cujos interesses têm no Brasil ferrenhos e engajados defensores, vêm há muito tempo procurando minar a supremacia do Itamaraty nas negociações internacionais. Aos olhos dos “donos do mundo”, os diplomatas tupiniquins agem com excessiva independência.
Clique aqui para ler o artigo.

14 respostas

  1. O que é que é isso, …?!?!?!
    A diplomacia brasileira, ultimamente, tem substituído os trapalhões, os três patetas, ou qualquer outro programa de comédia pastelão, com muita competência, isso sim, …!!!
    Tendo à frente, o improvisador “inter fêmures”, Celso Amorim “glúteos flácidos”, …!!!
    O Brasil não tem levado a melhor nem com os vizinhos nanicos, tais como Bolívia, Paraguai e outros bichos, …!!!
    Melhor rever certas atitudes, …!!!

  2. S.O., vc é claramente um admirador do conservadorismo nefasto e do vendilhismo pátrio. Não espanta seu posicionamento, já que nos acostumamos a ler aqui suas posturas antiquadas de borra-botas quadrúpede (no sentido do bípede que aprecia ficar de quatro). Quem precisa rever conceitos é o senhor, que é dono de uma mentalidade tacanha e ultrapassada, e que deve escrever sandices vestido de verde-oliva. Ao final, ainda se levanta, bate continência e grita: Anauê!
    E eu digo: me poupe!

  3. O que e isso!? eu nao consegui entender nada q ele falou.tanto sinais de pontuaçao repetido ta mas parecendo texto de redaçao do fundamental I, tambem nao entendi nada dessas palavras de duplo sentido, ta lendo demais viu.

  4. Acho que o Sérgio Oliveira está precisando “sair da caixa” e ler um pouco mais.
    Ségio, que tal você se matricular no curso de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra!?

  5. O Sérgio Oliveira paspalhão reproduz todas as tentativas de menoscabar o grande diplomata Celso amorim. Certamente ele ler com bastante atenção Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Diogo Mainard e outros vassalos.
    Com certeza eles devem admirar a subserviência do ridículo ex-chanceler de Fernado Henrique Cardoso, Luiz Felipe Lampreia, aquele que tirou os sapatos no aeroporto dos Estados Unidos da América, e que ficaria de quatro se os gringos mandassem.
    O paspalhão confunde diplomacia com subserviência e gritaria. Deixa de ser colonizado, Sérgio.

  6. o obamo botou no lula o otario se achando que era o caro como chamou obamo mais e ocara de pau ou o cara de otario deu um a zero na indicaçao para membro

  7. “Supremacia” brasileira?
    Pera lá. Dizer que nossos itamaratecas agem com independência, tudo bem, ainda que independência, no nosso caso, não venha acompanhada de sensatez.
    Mas qual a substância da “Supremacia” brasileira? Levamos uma tungada do Evo, tratamos as FARC como uma categoria política séria, ajudamos o Sudão a barrar as tentativas de impedir o genocídio de Darfur, ajudamos a China a entrar na OMC e, em troca, a China não nos ajudou a entrar no Conselho de Segurança da ONU, fingimos que o apedrejamento de Sakineh não era nada de mais, ajudamos o Hamas a continuar oprimindo os Palestinos em Gaza, quase conseguimos provocar uma Guerra Civil em Honduras, deportamos os pugilistas Cubanos antes que eles pudessem pedir asilo (um conseguiu fugir depois da Ilha-Prisão dos irmãos Castro)…..
    Se nossos itamaratecas são supremos, é na suprema patetice!

  8. Caríssimo Edgard, respeitamos sua opinião, mas esclarecemos que não nos referimos à “supremacia brasileira”, mas sim à “supremacia do Itamaraty” nas negociações internacionais. Essa supremacia, como deixa claro o texto do Elio Gaspari, é do Itamaraty com relação a outras esferas do Governo Federal, como os ministérios da Defesa, da Fazenda etc.

  9. Seu Pimenta
    Não se preocupe que não me referi a vcs, e sim à opinião do articulista, por que ele fala na tal “Supremacia”.
    Só a propósito, “Supremacia Brasileira” e “Supremacia do Itamaraty” acabam redundando na mesma coisa, por que em suas manifestações oficiais o Itamaraty representa a posição oficial do Brasil. Se o Itamaraty tem posição “Suprema” em alguma negociação internacional é o Brasil quem tem essa posição “Suprema”, por via de consequência.
    abraços!

  10. Os idiotas colonizados se aborrecem com a política que “naõ fala fino com Washington, e não fala grosso grosso com a Bolívia e o Paraguai”, coisa que os medíocres não admitem, tão acostumados estavam em adorar impérios. São uns tontos colonizados. Patetas!

  11. Os entusiastas do Império Megalonanico que me perdoem, mas precisamos nos lembrar que a diplomacia internacional é lugar para conveniência, não amizade. Sem dúvida o Brasil goza de um prestígio mundial maior do que nos tempos de FHC (mérito do Lula), só que ainda come poeira perto dos países industrializados e já quebrou a cara nessa mania de parecer maior do que é (visto o pé na bunda que levou da Bolívia na questão das refinarias da Petrobrás naquele país e o fato de a China ser frontalmente contra a presença tupiniquim no Conselho de Segurança da ONU mesmo depois de termos apoiado a entrada dos asiáticos na OMC, como bem lembrou Edgard).

  12. “Os idiotas colonizados se aborrecem com a política que “naõ fala fino com Washington, e não fala grosso grosso com a Bolívia e o Paraguai”,”
    > Sob a batuta da petralhada, o Brasil só fala grosso com Washington pq os americanos têm como líder o embananado Obama. E não fala grosso com Bolívia e Paraguai (países economicamente menos desenvolvidos que o nosso, diga-se de passagem) porque Evo e Lugo não são frouxos como a “companherada” lotada no Itamaraty.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *