Tempo de leitura: 2 minutos

O advogado Clébio Fragoso, que reside na Rua Teófilo Coelho, Vila Zara, em Itabuna, entrou em desespero após a chegada da igreja “Nova Revelação” naquele logradouro. Instalado em uma pequena casa, o culto acontece diariamente e, não obstante a presença de apenas meia dúzia de fiéis, é amplificado por um potente microfone, que tirou a paz da vizinhança.
Fragoso, que diz respeitar a liberdade religiosa, tentou conversar com os responsáveis pelo culto, mas deles ouviu que seu louvor é assim mesmo. O jeito foi chamar a polícia, que já esteve no local algumas vezes, mas não conseguiu impedir a barulheira. Segundo o advogado, os fiéis da Nova Revelação já escalaram um olheiro para avisar quando a viatura se aproxima. Aí é só baixar o volume… E aumentar depois que o policiais vão embora.
O advogado passou a ouvir que sua resistência ao culto do barulho é “coisa do capeta”. Sem acordo, ele provocou o Ministério Público e sustenta que sua intenção não é acabar com o culto. “O que se espera é que parem com a gritaria e o uso do microfone”.
A carta encaminhada ao MP tem assinaturas de outros vizinhos, igualmente incomodados com a zuada. Moradores idosos reclamam de que estão tendo problemas de saúde e todos que residem perto da Nova Revelação asseguram que, mesmo com as portas fechadas, o barulho invade as casas.
A reclamação foi protocolada no MP no dia 21 de setembro, mas até o momento não houve resposta.

41 respostas

  1. É pra isso que servem essas igrejas. Tudo bem que esses fiés precisam de uma válvula de escape pra tanta pressão que eles não entendem de onde vem. É realmente doloroso viver em um mundo onde imperam relações imcompreensíveis, mas recorrer ao capeta pra justificar as reclamações de quem está incomodado é demais.
    Que façam suas sessões de catarse longe de residências. Vão pertubar onde não incomodem outras pessoas. Do mesmo modo que esses idiotas que têm carros com sons potentes, esses crentes precisam respeitar o silêncio.

  2. Senhor Redator,
    Algumas considerações a cerca do fato e da fotografia, hora expostos:
    A pessoa que picha ou grafita qualquer edificação urbana, comete crime ambiental, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de multa. Lei 9.605/98 – Art. 65
    Dano
    Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:
    Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
    Dano Qualificado
    Parágrafo único – Se o crime é cometido:
    IV – por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima:
    A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
    O templo religioso e as pessoas que dele participam sofreram lesão dos seus direitos, estando evidenciado na exposição desta fotografia.
    Pergunto então, a pratica de um (a meu ver, foram três.) crime poderá amenizar, ou, alterar os efeitos de outro possível crime?
    Não.
    Não podemos nos permitir o retrocesso.

  3. A Música na Adoração a Deus
    Deus sempre quis ser adorado por meio da música. Mas há uma diferença significativa entre o tipo de música que Deus desejava no Antigo Testamento e o tipo que ele autoriza no Novo. O objetivo deste estudo é descobrir nas Escrituras que tipo de música Deus deseja que usemos no culto cristão.
    A lei de Moisés
    A música que agradava a Deus no Antigo Testamento envolvia o uso de vários instrumentos. Logo após a travessia do mar Vermelho, Miriã e as mulheres de Israel adoraram a Deus com cânticos acompanhados de danças e tamborins (Êxodo 15:20-21). Os profetas dos tempos de Samuel usavam saltérios, tambores, flautas e harpas (1 Samuel 10:5). No período de Davi, Deus era adorado com cânticos acompanhados “com instru-mentos músicos” (1 Crônicas 15:16, 28). 1 Crônicas 16 menciona o uso de alaúdes, harpas, címbalos, trombetas e instrumentos de música (1 Crônicas 16:5, 42). Davi deu instruções específicas para o uso desses instrumentos (veja 1 Crônicas 23 e 25, em que a adoração é descrita detalhadamente). A adoração nos dias de Salomão era semelhante: “e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas; e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem . . . Assim, o rei e todo o povo consagraram a Casa de Deus. Os sacerdotes estavam nos seus devidos lugares, como também os levitas com os instrumentos músicos do Senhor, que o rei Davi tinha feito para deles se utilizar nas ações de graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre. Os sacerdotes que tocavam as trombetas estavam defronte deles, e todo o Israel e mantinha em pé” (2 Crônicas 5:12-13; 7:6). Clarins e trombetas acompanhavam os cânticos de louvor a Deus na época de Asa (2 Crônicas 15:14). Atente para o fato de que nada disso era mera invenção humana; Deus tinha exigido esse tipo de adoração: “Também estabeleceu os levitas na Casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por intermédio de seus profetas” (2 Crônicas 29:25). Após a volta do cativeiro, a adoração foi conduzida de modo semelhante: “Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o Senhor, segundo as determinações de Davi, rei de Israel” (Esdras 3:10). Na cerimônia da dedicação pelos muros de Jerusalém havia címbalos, alaúdes, harpas e trombetas (Neemias 12:27-36). Como disse Isaías: “O Senhor veio salvar-me; pelo que, tangendo os instrumentos de cordas, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida, na Casa do Senhor” (Isaías 38:20).
    O Saltério (Salmos) era o cancioneiro de Israel. Os salmos dão muito destaque ao uso de instrumentos musicais na adoração a Deus. “Celebrai o Senhor com harpa, louvai-o com cânticos no saltério de dez cordas. Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilio” (Salmo 33:2-3). “Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu” (Salmo 43:4). “Salmodiai e fazei soar tamboril, a suave harpa com o saltério. Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa festa. É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó” (Salmo 81:2-4). Passagens semelhantes encontram-se espalhadas pelos Salmos. O salmo 92 menciona o uso de “instrumentos de dez cordas” junto com o saltério e a harpa (Salmo 92:1-3). “Celebrai com júbilio ao Senhor, todos os confins da terra; aclamai, regozijai-vos e cantai louvores. Cantai com harpa louvores ao Senhor, com harpa e voz de canto; com trombetas e ao som de buzinas, exultai perante o Senhor, que é rei” (Salmo 98:4-6). Embora de nenhum modo tenhamos citado todos os textos relacionados à questão, ficou mais que claro que Deus era adorado por instrumentos musicais no Antigo Testamento. As referências são bem freqüentes e não dão margem para dúvida. “Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmos 150:3-6). Veja também Salmos 147:7 e 149:3.
    O evangelho de Cristo
    A música no Novo Testamento apresenta um forte contraste com a do Antigo Testamento. Não se fazem referências ao uso da música instrumental na adoração do Novo Testamento! Após ler tantos textos que mencionam o uso dos instrumentos musicais no Antigo Testamento, a diferença é marcante e importante. Observe os seguintes textos: “Por volta de meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam” (Atos 16:25). “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (1 Coríntios 14:15). “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguem alegre? Cante louvores” (Tiago 5:13). O louvor que oferecemos deve ser aquele em que aconselhamos e instruímos uns aos outros: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16). Deve estar claro que nenhuma harpa nem flauta tem condições de instruir. “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:19). Esse texto de Efésios é interessante porque especifica claramente qual instrumento deve ser usado: o coração. Jamais se menciona nenhum instrumento mecânico em relação à adoração de Deus no Novo Testamento. O escritor de Hebreus resume: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15). O nosso sacrifício de louvor deve ser o “fruto dos lábios”.
    Isso não significa que os instrumentos musicais não existissem no período do Novo Testamento. Aliás, eles são mencionados diversas vezes, ligados a acontecimentos sem relação com o culto (Mateus 9:23; 11:17; Lucas 15:25, etc.). Mas jamais são mencionados em referência à adoração. Isso se assemelha ao uso do sacrifício de animais no culto. No Antigo Testamento, é difícil encontrar uma só página que não mencione o sacrifício de animais. No evangelho de Cristo, entretanto, não há nenhuma menção do sacrifício de um único animal. Isso, obviamente, não significa que não se cozinhavam nem comiam animais nos lares dos cristãos do Novo Testamento, mas sim que jamais eram usados para adorar a Deus.
    Dois princípios fundamentais
    É importante entender que não nos achamos mais debaixo da lei do Antigo Testamento. Vários textos insistem nesse ponto: Romanos 7:2-4; Efésios 2:14-15; Colossenses 2:14-17; Hebreus 8, etc.. Observe as palavras de Gálatas 3:24-25: “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” Mais adiante no mesmo livro, Paulo afirmou que quem se voltar para o Antigo Testamento e obedecer a uma parte dele o obrigava a cumprí-lo todo: “Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes” (Galátas 5:2-4). A lei do Antigo Testamento não é a autoridade para nós hoje. Às vezes, as pessoas afirmam que isso não se aplica aos salmos. Mas em João 10:34, Jesus se refiriu a Salmo 82:6 como “lei”. Isso não é de surpreender. Os que recorrem a Davi como a autoridade para o uso de instrumentos no culto a Deus jamais se voltam para ele para autorizar a poligamia, o sacrifício de animais, a observância do sábado e das festas judaicas, mas ele fazia tudo isso. Nenhuma parte do Antigo Testamento, a não ser a que se repete no Novo, nos vale como autoridade.
    Devemos também reconhecer a necessidade da autoridade da Bíblia em tudo o que fazemos. Uma vez que as Escrituras nos tornam completos para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17), então, se alguma coisa não se encontra no Novo Testamento, não é boa obra. O que ultrapassa a doutrina de Cristo é errado (2 João 9). Toda adoração procede ou da autoridade de Deus ou das ordenanças humanas. Se for proveniente da autoridade de Deus, existe a Escritura para comprová-la. Se não se acha no Novo Testamento, então a adoração procede do homem, e Deus a eliminará (veja Mateus 15:8-9, 13-14). Vários exemplos da forma em que Deus tratou o homem no passado exemplificam esse conceito. Quando Deus ordenou que o fogo para o altar do incenso fosse trazido de uma determinada fonte, e Nadabe e Abiú o trouxeram de uma fonte a respeito da qual Deus nada tinha dito, eles foram queimados com fogo do céu (Levítico 10:1-3). Quando Deus mandou que a arca da aliança fosse transportada nos ombros dos levitas, mas Davi a transportou de um modo não mandado por Deus, o Senhor o puniu.
    A questão básica é esta: o Novo Testamento não contém a autorização do uso de instrumentos musicais na adoração a Deus. Sem dúvida não se trata de um descuido acidental de Deus, porque, quando ele quis que os instrumentos musicais fossem usados durante a época do Velho Testamento, ele o declarou muitas vezes. Já que não há base no Novo Testamento para o uso do instrumento musical na adoração, o homem que respeita à autorização divina não tocará instrumentos em adoração a Deus, assim como não oferecerá sacrifício de animais. A pessoa que hoje deseja justificar o sacrifício de animais na adoração, deve citar um texto no Novo Testamento que o confirme; o homem que hoje fizer questão do uso de instrumentos musicais no culto deve apresentar um texto no Novo Testamento que o autorize. Se não se puder achar nenhum, respeitemos o silêncio de Deus.
    Apêndice: argumentos usados para fundamentar o uso de instrumentos musicais
    Usados no céu
    Alguns tentam justificar o uso de instrumentos musicais no culto pelo fato deles serem mencionados em Apocalipse como algo existente no céu (veja Apocalipse 5:8; 14:2). De fato, é improvável que se trate de instrumentos físicos, dada a natureza espiritual do céu e a natureza simbólica de Apocalipse. Mas, mesmo que fossem instrumentos musicais, isso não autorizaria o uso deles hoje no culto cristão. Haverá crianças no céu (já que não têm pecado), mas isso não autoriza que sejam batizadas hoje. A Bíblia fala de haver um altar de incenso no céu, mas isso sem dúvida não sustenta o uso dele no culto. Não há casamentos no céu (Mateus 22:30), mas não podemos usar isso para fundamentar uma ordem de celibato (1 Timóteo 4:1-3). Os que hoje desejam usar harpas, flautas ou outros instrumentos no culto, devem mostrar a autorização para usá-los como adoração. Se conseguissem fazê-lo, não haveria necessidade alguma de recorrer ao Antigo Testamento ou ao céu para fundamentar o uso.
    Os salmos
    Alguns se utilizam do fato de que devemos entoar salmos (Colossenses 3:16), a fim de tentarem fundamentar o uso do instrumento musical. O raciocínio deles segue mais ou menos assim: temos a ordem de louvar a Deus com salmos; os salmos se referem a instrumentos musicais; portanto, podemos usar instrumentos musicais. Colossenses 3 nos diz o que devemos fazer com os salmos — cantá-los! Colossenses 3 não nos autoriza a fazer tudo o que os salmos mencionam. Por exemplo, os salmos ordenam os sacrifícios de animais (Salmos 20:3; 51:18-19; 66:13-15) e a dança para o Senhor (Salmos 150:4). O fato de cantarmos os salmos certamente não nos autoriza a sacrificar animais, nem a praticar a dança religiosa.
    A palavra grega
    De vez em quando você ouvirá alguém ensinar que a palavra grega traduzida por “louvando” em Efésios 5:19 significa cantar acompanhado de instrumento. Isso não é verdade. Mil anos antes do Novo Testamento ser escrito, a palavra (psallo) significava “dedilhar”. Naquela época era então usada em referência ao instrumento musical. Mas, no período em que o Novo Testamento foi escrito, a palavra simplesmente significava “cantar”. É por isso que quase todas as traduções da Bíblia, tanto em inglês, quanto em português, traduzem a palavra por cantar, louvar ou coisa semelhante. Os melhores e mais confiáveis dicionários gregos também deixam claro que a palavra significava cantar no período do Novo Testamento. Mesmo no antigo grego, na época em que a palavra significava “tocar um instrumento”, o instrumento era sempre citado especificamente no contexto (mesmo naquela época não significava tocar se não houvesse menção a nenhum instrumento no contexto). No contexto de Efésios 5, o único “instrumento” é o coração! Podemos dedilhar as cordas de nosso coração enquanto cantamos, mas a palavra psallo não dá autoridade para tocar instrumentos.
    Auxílios e acréscimos
    Às vezes há quem afirme que o instrumento musical é meramente uma ajuda ao cântico, mas não de fato um acréscimo à adoração. No Antigo Testamento, no entanto, o instrumento era usado especificamente para louvar a Deus, e não apenas para ajudar a cantar. O fato é que estamos tratando de dois tipos de música: a vocal e a instrumental. O Antigo Testamento autorizava ambos; o Novo Testamento só autoriza a música vocal.
    ­por Gary Fisher

  4. GUERREIROS DO LOUVOR
    Wagner Luiz Teruel dos Santos
    É bem possível que você tenha escutado ou estudado na Bíblia que ao tocar um instrumento ou cantar para Deus, o mais importante é à disposição do teu coração e a consagração de tua vida a Deus, porque:
    · “…Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus…” (Sl.51:17).
    · “…Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem…” (Jô.4:23).
    Certamente Deus está mais interessado em tua vida do que naquilo que você pode fazer, porém, a Bíblia também nos insta a usarmos nossa inteligência:
    · “…Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento…” (1Co.14:15).
    · “…Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência…” (Sl.47:7).
    E falando aos músicos diretamente somos instruídos a:
    · “…Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo…”(Sl.33:3).
    Quero por alguns instantes despertar em nossos músicos e cantores a necessidade de fazer o melhor para Deus.
    Temos visto que nossos músicos não são ruins.
    Sabem tocar.
    Sabem cantar.
    A pergunta então é a seguinte:
    Porque não podemos fazer um louvor envolvente, assim como Davi tocava e dançava?
    Será que é pecado motivarmos os irmãos a entrar em uma verdadeira adoração?
    Não, é nossa responsabilidade, eu e você como músicos devemos ser guerreiros de louvor e adoração, lá fora as pessoas, os amigos, os inimigos e até mesmo o inferno devem saber que nós somos guerreiros de louvor, foi com um enorme louvor que as muralhas de Jericó caíram (Js.6:5) Temos a grande incumbência de derrubarmos o muro da indiferença da Igreja e despertá-los para o verdadeiro louvor. Não um louvor imitando o mundo, ou um louvor para agradar a outros, mais sim um louvor para despertar, cantemos de novo “DESPERTA, DESPERTA, LEVANTA SACODE O PÓ ERGUE A CABEÇA”
    Agora esta grande incumbência deve ser dividida em 2 partes: Cantores e Músicos:
    Cantores:
    Aos cantores o Salmo 33:3 nos da a ordem de Cantarmos um cântico novo: Todas as canções deveriam ser da mais pura expressão de louvor ao ponto que o Senhor recebesse todas as nossas canções. Se cantarmos por cantar não causará nenhum valor; nós temos que levar nosso tributo ao Rei, e não fazermos isto para os ventos. Será que a maioria dos adoradores presta atenção a isto? Nossas faculdades deveriam ser exercitadas quando nós estamos louvando a Deus, para não correr em um erro sem precedentes (1Co.14:15; Sl.47:7); nós deveríamos fazer de todo hino de louvor uma nova canção. Manter o frescor de adoração é uma grande coisa, e em privado é indispensável.
    Não podemos deixar que o presente seja o nosso passado (ou que hoje seja igual o que foi ontem); quando cantamos sem louvar, antes porém, somos incumbidos de colocarmos vida, e alma, e coração, em toda canção.
    Desde que nós tenhamos disposição de louvarmos melhor ao Senhor a cada dia, aí então veremos as belezas no trabalho e na Palavra de nosso Deus.
    Podemos seguir um pouquinho mais entendendo o cântico;
    I. Cantar é a música da natureza:. A Bíblia nos fala que as montanhas cantam #Is. 55:12; os vales cantam #Sl. 65:13; as árvores da madeira cantam #1Cr.16:33; o ar é a sala musical dos pássaros, eles cantam as notas musicais que eles conhecem.
    II. Cantar é a música de ordenações: Augustine informa, que quando ele veio para Milão e ouviu as pessoas cantarem, ele lamentou por não haver esta alegria na igreja, e não poder ouvir aquela melodia agradável. E Beza confessa isso a primeira vez que entrou na congregação, e os ouvindo cantarem o Salmo noventa e um, ele sentia excessivamente a necessidade de unir a maravilhosa letra do Salmo com uma canção magnífica que tocaria o coração dos homens e de Deus. Os Rabinos nos falam que, depois do banquete da Páscoa célebre, cantavam o Salmo cento e onze e também os cinco Salmos seguintes; e nosso Salvador e os apóstolos cantaram um hino imediatamente depois da Ceia santificada. #Mt 26:30.
    III. Cantar é a música dos santos:
    (1.) Eles executaram este dever na maioria das vezes. #Ps 149:1-2.
    (2.) Nos maiores dilemas. #Isa 26:19.
    (3.) No maior vôo. #Isa 42:10-11.
    (4.) Nas maiores libertações.
    (5.) Nas maiores abundâncias. #Isa 65:14.
    Em todas estas mudanças que cantaram foi declarado o dever de louvar e deliciar- se em Deus. E realmente é se encontrar que os santos e criaturas de Deus, deveriam cantar as alegrias que sentem diante de Deus. Almighty disse: todo atributo a Ele deve transformar a canção dos santos e a melodia em verdadeiro louvor.
    IV. Cantar é a música de anjos: Jó nos fala que as estrelas cantaram junto,” #Jó 38:7. Agora estas” estrelas d’alva,” como Pineda nos fala, é os anjos; quando este anjo divino foi enviado proclamar o nascimento de nosso querido Jesus, eles entregaram a mensagem em forma de louvor. #Lu 2:13. Eles eram anjos, entregando as mensagens. Um cantando laudatório, e a companhia inteira de anjos que faziam um coro musical. No céu existe a música jovial dos anjos; eles cantam aleluias lá no mais alto som, para o Cordeiro que esta assentado no trono, #Ap.5:11.
    V. Cantar é a música de céu: Os santos gloriosos e anjos acentuam os louvores deste modo, e faz uma harmonia no estado de bem-aventurança; e esta é a música da câmara da Noiva. “…Nós os santos estamos afinando nossas vozes e instrumentos aqui para cantarmos os Salmos,ali naquele glorioso lugar agora em um tom mais alto, e articulando as alegrias que aqui não pudermos expressar à satisfação perfeita; aqui nós labutamos com corações sonolentos, e hesitando línguas; mas em glória estes impedimentos são afastados, e nada é ocasião para chocalhar a celebração jovial…” John Wells, em” “Exercícios de Manhã.
    Músicos:
    Não é uma questão fácil louvar a Deus corretamente com instrumentos; mais deve ser feito; ensaios, disposição, tempo, interesse, devem ser as ferramentas de um bom músico, esta canção que estamos aprendendo deve ser nosso lema: “FAÇO MELHOR PARA DEUS”.
    É triste vermos músicos que não se preparam para louvar a Deus, como se o que eu sei, ou o que eu tenho para oferecer fosse o melhor, e em vez de aprimorarmo-nos, preferimos olhar para o resto do mundo tocando com excelência e supremacia, e dizemos isto simplesmente não é louvor, devemos lembrar queridos onde Deus habita? (Sl.22:3). Então se Ele habita no meio dos louvores que tipo de habitação você músico tem feito para Deus?
    Ele merece o melhor que nós temos. Todo cristão deve endividar-se com a arte de tocar e cantar de acordo com as regras, de forma que ele possa manter tempo e possa ensaiar com a congregação. As mais doces melodias e as mais doces vozes, com as mais doces palavras, e os mais qualificados músicos, é tudo muito simples para Deus, não ofereça músicas pobres, não empobreça o campo harmônico, desgaste-se com as dissonâncias, entorte os dedos, quebre as cordas da guitarra, fure o couro da bateria. Porém, não ofereça rimas mancas, nem melodias severas, ou músicas que nos faz rosnar através de vozes discordantes; com um barulho alto.
    Amabilidade deveria ser obrigação na adoração divina. Sussurros bem criados são desacreditados aqui. Não é que Deus não nos possa ouvir, mas que é natural em uma grande exultação se expressar da maneira alta. Homens gritam à vista dos reis: diante dos nossos times de futebol, ou de uma grande marca conquistada, nós porém, não ofereceremos nenhum louvor alto ao Senhor da Gloria? E, se depois de tudo isto você receber um elogio diga: ESTOU APENAS FAZENDO O MELHOR PARA DEUS.
    A grande preocupação de todos os músicos deve ser:
    · Será que estou agradando a Deus?
    · Será que estou agradando a Igreja?
    · Será que as notas que estou fazendo está de acordo com a música?
    · Estou colocando vida na minha voz?
    · Estou tocando com Júbilo conforme Salmos 33:3?
    · Como posso melhorar ainda mais a qualidade musical do meu grupo de louvor?
    Pense nisto: “…Se os Cristãos louvassem mais a Deus o mundo duvidaria menos dEle…” Charles G. Jefferson
    Comentar Texto Comentar Nenhum ComentarioPublique Aqui

  5. KD QUE NINGUEM RECLAMA DA BARULHEIRA DAS FESTAS QUE FASEM COM SOM E SEUS CARROS COM VOLUMES POTENTES?PROCURE O QUE FASER SR,ADVOGADO E DEIXE O POVO ORAR EM PAZ MELHOR O SENHOR OUVIR GRITOS DE CLAMOR AO SENHOR DO QUE OUVIR GRITOS DE SOCORRO,OU DE OUTRAS COISAS….PQ O SENHOR COMO ADVOGADO NAO PROCURA O MP PARA DENUNCIAR O QUE VEM ACONTECENDO NA NOSSA CIDADE??OS ROUBOS E A FALTA DE ASISSTENCIA AO POVO ITABUNENSE AI SIM O SENHOR ESTARIA FASENDO ALGO EM PROL DE ALGUEM …..

  6. Cuidado!!!
    O Pastor pode pedir uma audiência com Jaques Wagner já que agora virou moda.
    1ª – A MÃE DE SANTO
    2º – O PASTOR
    3º – O RABINO
    4º – …
    100000000000000000000000000000º – O POVO
    VAI ENTENDER………………………

  7. A religião musical que atrapalha a paz do próximo é, isso sim, coisa do capeta. Se você quer gritar, meu irmão, vá para a casa do…!
    Se fosse perto da minha casa, já tinha dado m…! Ah tinha…

  8. O louvor a Deus é uma coisa, mas a “batucada” desses neo-pentescostais, é outra coisa. É irritante!” Aviltante! E a gente ter !”ser obrigado!” a ouvir, o tempo todo nas maiores alturas, esses berros, é dose!!!
    A mesma coisa acontece com essas músicas bregas, que “os caras” usam em seus carros de som!
    Estive na Europa, a lei do silêncio (de não,incomodar) o visinho, impera. Lá, qualquer pessoa que se sentir incomodada, pode recorrer à justiça!
    Existe muito abuso em nome da liberdade de culto. Meus irmãos, vamos respeitar uns aos outros! O direito dos outros.
    A filosofia de Jesus é: Mateus 7:12.

  9. A fisolofia de Jesus está em Mt. 7:12: “Aquilo, que você não quer para si, não imponha aos outros! CTraduzindo: “se vc não quer ser incomodado, não incomode os outros”!

  10. VAMO BAIXAR O SOM AÍ,MINHA GENTE.SE FOSSE PRÓXIMO A MINHA CASA,O PAU IA COMER…!…CHEGA DE HIPOCRISIA;DEUS É PELA ORDEM…!…TÁ NA BÍBLIA;”ORDEM E DECÊNCIA”.

  11. Alefe jurisconsulto: Se o senhor for muito bem informado, saberia que essa ilustração circula a anos na internet. Então, o redator do site não cometeu crime algum.
    E que a lei protege tudo e todos nós sabemos. Mas existe uma grande diferença entre orar e gritar. O que essas pessoas fazem são louvores aos berros, como se todos fossem obrigados a ouvir o que estão clamando. Sou de outra religião e não sou obrigada a ouvir o que esse povo grita, então que diminuam o barulho. E são mais pecadores ainda por descumprirem a lei do silencio e por incitarem a desordem publica. Isso não é crime? Pois pra mim é. E pior que isso é colocarem olheiros pra avisarem quando a viatura se aproxima!
    OREM BAIXO! JESUS NÃO É SURDO! NÃO É SÓ PORQUE ESTÃO GRITANDO, QUE JESUS VAI ATENDER OS PEDIDOS DE VOCÊS PRIMEIRO!

  12. o mal eh falar demais…
    a foto pode ser encontrada aqui http://www.candidonobrega.com.br/justica-suspende-atividades-de-igreja-ate-que-instale-isolamento-acustico/
    trata-se de um caso que aconteceu em cachoeira do Sul em 2008. O google mostra em uma de suas primeiras imagens.
    Outra coisa, nao se deve justificar um erro com outro. Acredito que a vizinhança tb deveria se incomodar se um trio elétrico parasse ali. Brincadeira falar que ninguém reclama das festas e do carro de som…Ai já é ignorancia.
    enfim…o falso moralismo impera
    e o advogado, tem todo o direito de reclamar. Tentou o diálogo e não conseguiu. Agora eu quero ir pro inferno, pq o silêncio é do capeta e a zuada é de deus.

  13. Estimados, votos de Paz!
    Importante salientar que não sou contra a liberdade de crença. Sei que a liberdade de culto é protegida pela constituição. Até acredito que não se consegue paz sem procurar a Deus.
    Não estou criticando a Igreja, pois respeitos todas as religiões, estou criticando a forma e o exaltação exagerada que vem acontecendo, inclusive, atingindo a saúde de Meus pais e de meus sogros. Acho que antes de criticar, deveríamos, analisar a posição de cada um, ou a só liberdade de um lado.
    Por outro lado, também sei que há sons de carros exagerados, crimes que estão acontecendo em toda cidade por falta de amor. Se as pessoas se respeitassem, ou se usassem o diálogo como forma de expressão nada disso aconteceria. Preferem impor seus pontos de vista e o resto é que se dane.
    Meus sogros são da Igreja Cristã do Brasil, e, me relatou que já por diversas vezes tentou argumentar o exagero no momento do culto sem resultado.
    Espero que a partir desse episódio eles possam ser mais moderados, pois, não somos apenas os incomodados, há uma lista de 20 pessoas. Será que estamos todos errados e não acreditamos em Deus, pacificador e onipotente?
    Quero dizer, que são os vizinhos, pessoas

  14. O advogado está mais do que certo, já que citaram nos comentários acima o art 5º da constituição, lá meso tem escrito, nos incisos X e XI, que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador.
    Será que esses locais, que dizem-se templos, não estão violando mais a constituição do que o advogado que reclamou no Ministério Público, já que seu direito está sendo violado pelo barulho efetuado por esta igreja?

  15. Caros senhores, e senhoras, evangélicos ou de outras religiões. Quero explicar que vocês querem colocar moral em todos mais não tem nada haver. Falta de respeito ?
    QUAL É MINHA GENTE OCES MORAM NESSA RUA PRA FALR ALGUMA COISA E TER MORAL ?
    puts. não é falta de respeito coisa nenhuma , e nenhuma pessoa nem ninguem vai se catar não. Esse Sr. advogado só teve essa atitude ´porque não tinha mais jeito… Ele já tinha conversado com os senhores, já tinha dialogado com tdos, porém, essas pessoas que faziam o culta se diziam superiores e os certos e não podiam se quer abaixar um pouquinho A MERDA DO MICROFONE.
    Existem idosos com mais de 60 anos,que tem vários problemas, e a casa está locazida em um lugar muito prejudicial a todas as pessoas que residem nesse local. Devemos nos preucupar com o carnaval e etc sim. mais me digam, se vocês acham o carnaval tão ruim assim porque vocês mesmo que se acham extremamente inteligentes e superiores a todos não denunciam ? Acho Que esse adv está , pois eu conheço bem ele, e sei que ele não teria tal atitude se não estivesse realmente incomodado. ” Alefe jurisconsulto”, “verdadeiro e cruel”, “ITABUNA”, entendo que ambos tem as suas própias opiniões, porém, quero esclarecer tb, que todos da família desse advogado tem muito respeio as outras eligoes até porque não gostariam que fossem contra a deles, porém, não é porque eles temum tipo de religião diferente dos nossos vizinhos, que eles e todos da rua são obrigados a escutar coisas sobre Deus e coisas que prejudicam TODOS OS TIPOS DE RELIGIAO , porque ninguem pode falar nada, se nãaaaaao…. é coisa do diabo, é coisa do capeta, todos estao errados, só eles estam certos.. Temos respeito sim, temos paciencia sim, mais se sabemos que nao vale a pena dizer as mesmas coias sempre sendo que não resolve, vamos ter que agir de alguma maneira. TODOS NA RUA ESTAO INCOMODADOS, NAO É SÓ UMA PESSOA!

  16. Vejam isso de Shopenhouer:
    “Há séculos o som de grande intensidade vem sendo utilizado como arma de guerra. A preferência pelo ruído encontra-se na razão inversa da inteligência humana.”
    Todos sentem o impacto negativo do ruido, sim. A questão maior é mesmo a vaidade, a arrogância, e o grau de bobismo dessas pessoas que querem se aparecer a todo custo. Tem gente que se ufana em dizer que congrega nesses locais; que tem carro pra ostentar um som mais caro que o próprio. Ainda mais, tem gente que se sente bem em ser reconhecido pela baixaria que produz.
    Com todo respeito às crenças alheias, podemos observar nesta insistência em se expressar por meio de gritos, de sons altos, do ruido em alta intensidade, a precáriedade da consciência dessas pessoas em relação à compreensão do que Deus espera de nós, cujos princípios estão ratificados, corroborados e vivenciados por Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.” Ou seja, só faça aos outros o que deseja que façam a você.
    Diante disso, como os religiosos justificam seu comportamento aos pés de Jesus, se não conseguem manter o diálogo, não conseguem entender a queixa do próximo, antes recrudescem e utilizam estratégias mentirosas para desmentir a verdade? O que será que esses filhos de Deus pensam que são? Protegidos de Deus para perseguir o próximo? Como bem falou o comentarista, toda conduta humana, deve ser fundamentada no Evangelho de Jesus e ele não louvou a Deus com sons, mas recomendou oração em intimidade mental, espiritual, prática da fé por meio de ações.
    A Constituição Federal diz que todos tem direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado; em Itabuna existe a lei do silêncio constantemente desrespeitada e quando alguém recorre à Lei, ela geralmente faz “corpo mole” demonstrando estar “na razão inversa da inteligência.” Outro comentarista citou a Europa, porque lá, toda queixa deste natureza é imediatamente considerada pela justiça que não pergunta se o queixoso tem razão. Aqui, o queixoso fica à mercê do infrator que passa a fazer ameaças e continua fazendo o que quer.
    Penso que o advogado deve reunir todos os que tem queixa desse tipo e entrar com um processo contra o município e o Estado em estância superior, já que o MP não consegue dar conta dessas situações; citá-lo como descuidadoso dos direitos dos cidadãos e por permitir este tipo de afronta que pode desencadear em graves prejuizos de toda ordem.

  17. Quanto fanatismo!!! Se isso fosse junto da minha casa, primeiro eu colocaria tambem um som bem alto , talvez mais alto do que o desses imbecis dessa tal igreja fanatica e burra… se não desse jeito eu tocaria fogo na casa onde funciona a palhaçada…

  18. Parabéns, sr. advogado. Essas igrejas há muito vem perturbando o sossego alheio. Aqui em Buerarema há uma “Assembléia de Deus” que mais parece um culto satânico, que faz o maior barulho. Um sistema de som, um “pastor” gritando, e pessoas “endemoniadas” rolando pelo chão.
    Parece um circo.

  19. As igrejas atualmente, tem muitos instrumentos, grupos de dança,comemoram muitas datas e na verdade, fazem muito barulho, sou totalmente a favor da liberdade religiosa, porém é preciso ter cautela no volume do som e orações, pois Deus nos ouve até numa oração silenciosa, não é preciso gritar, se há punição para carros com som alto, coisa que eu concordo plenamente,é preciso ter punição para som alto em igrejas também, que incomodam muito…..

  20. Li ontem… Voltei hoje pra verificar se alguém fez comentário a favor dessa baboseira de crenças fajutas.
    Um bando de espertalhões usando máximas religiosas para explorar um outro bando de bobocas.
    “Religare” não tem esse significado!

  21. TUDO TEMOS QUE RESPEITAR E TEMOS QUE SER RESPEITADO.
    VAMOS VÉ SE O MP APURA O CASO.
    POIS O CAOS DA PREFEITURA E DA CAMARA
    ATE AGORA NAO TIVEMOS NEHUMA NOTICIA, PARECE ATE QUE NEM ITABUNA NAO TEMOS MP.
    COMO FOI UMADVOGADO QUE DENUNCIOU A IGREJA VAI SER ENQUQDRADA . ATE MESMO MUDAR O HORARIO, OU DIMINUIR O TOM ORATIVO.
    POREM OS PREFEITOE A OS VEREADORES NAO ESTAO NEM AICOMA RUINA DA CIDADE DE ITABUNA. PRAÇA CAMACAN FOI RECUPERADA PELO FERNANDO E AZEVEDO ,, CADE A “FONTE LUMINOSA?. ISTO TAMBEM E UMA AGRESSAO AOS COFRES PUBLICOS?
    ESTA MAGINALIDADE NIMGUEM DENUNCIA NEM FAZ PROTESTO. TALVEZ TENHAM SIDO ELEITORES DESTES MAMOES.

  22. Boaaaaa… Gosteei da atitude do advogado… JESUS NÃO É SURDO!! ORE BAIXO … para se falar com Deus não é preciso gritar, atravez do pensamento é possivel se ter uma boa conversa com o senhor… vamos respeitar os que vivem por perto de nós PAREMM DE GRITAR cambada de escandalosos…

  23. Amores, eu sou filha desse advogado, e concordo plenamente com tudo que ele disse. Nós não somos contra a religião de ninguém, muito pelo contrário,nós aceitamos todas as religiões, sem preconceito algum. Ambos querem louvar ao nosso Deus querido, porém, nada se resume ao fato de tanta gritaria! “O nosso culto é assim mesmo, quando se trata de Deus a gente tem que louvar mesmo” foi a resposta deles. Nem digo nada viu, quando as pessoas não respeitam as outras , é porque não querem receber também. Tentamos resolver com o diálogo, com não teve jeito, algo mais sério teve que ser feito, e esse foi o resultado.

  24. O problema é que a lei não leva em conta as recomendações da OMS, que lembra a necessidade de repouso das pessoas e do mal que o ruido causa à saúde. A lei tem que explicar isso aos desinformados, para que eles compreendam que o que fazem é crime contra o maior patrimônio da pessoa humana: sua saúde. Um dia eles saberão que os crimes não ficam impunes, diante da lei verdadeira.

  25. Hoje a TV Santa Cruz veio fazer uma reportagem aqui na rua. Interessante como os vizinhos ficaram contra nós. Os próprios integrantes ficaram rindo dizendo que estavmos fazendo propraganda de graça. Leve engano, todos, pois verão na reportagem que não estamos contra a igreja, mas ratificamos que queremos apenas moderação no volume, no barulho. Não somos como a maioria que deseja o mal às pessoas, que se sentem felizes quando fazem o mal. Acreditamos que ninguém pode ser feliz com a infelicidade dos outros. Um problema tão simples de se resolver, sem brigas, sem inimizades, apenas moderando o volume. Como ainda somos orgulhosos onde nos achamos certos sem considerar a opinião dos outros. Julgando pelas aparencias, pelo o que ouviu dizer…
    Que está igreja realmente se torne repleta, mas que seus integrantes saibam compreender que Deus não é surdo.

  26. Conheço o Dr. Clebio e bem sei que ele não iria se movimentar para qualquer tipo de desrespeito ou algo desse tipo contra ninguém, muito menos em relação às questões de natureza religiosa, pois bem sei o quanto ele preza a religiosidade e as crenças em nosso Pai para com sua família e amigos. A ideia é justamente querer trazer à tona um pouco de serenidade e paz à todos que detém convivência em um spaço comum, como é um bairro, rua, logradouro, etc. A questão de incomodo a qual se fez referência desde o início é um assunto de ordem pública e de política de “boa vizinhança” entre semelhantes, coisa que nada tem a ver com crenças em um Ser superior ou não, ou mesmo desrespeito à quem crê em algo (ou alguém) maior que nós. Entendamos um pouco de Direito, como é a profissão do Dr. Clebio e sejamos humanos e íntegros. Que Deus abençoe a todos, porém, cada qual com um nível de decibéis adequado ao espaço que se encontra! Meu amigo Clebio… estou vontigo! Tem meu apoio. Com respeito e cordialidade tudo se resolve… sejamos conciliadores…

  27. A igreja asenbléia de deus que é situada na rua francisco ferreira da silva n°449faz muito barulho que não deixa ninguem assistir tv nem durmir.fica uma mulher cantando muito alto,principalmente na cemana e no domingo.

  28. A Familia Fragoso,nós dirigentes da Igreja,desejamos a vocês um Feliz Natal e um 2011 repleto de alegrias,paz, conquistas, saúde e muito amor.
    E dizer que o nosso amor por vocês não mudou…
    Gostaríamos que meditassem em Efésios 6 de 10 á 18.

  29. Quero ver esss advogado que infelismente no Brasil temos q chamar de doutor sem nem ter feito doutorado denunciaar um terreiro de candoblé quando estão fazendo barulho.. OPS… desculpa não pode é cultara né ?

  30. A música deve ser usada inteligentemente
    Ivone Boechat
    O cérebro humano está cansado e agredido pelo excesso de informações. A tv se encarregou de saturar, incessantemente, com sons irritantes; nas ruas, os motoristas buzinam estridentemente, e aceleram forte, produzindo barulho excessivo; os ruídos internos empurram o ser humano para o universo interior das cobranças sociais, e assim estressado pelo trabalho, ele se dirige aos templos para buscar a Palavra, a quietude, a reflexão. Quem não gostaria de orar silenciosamente ao entrar no santuário, ao som de uma musica suave? Quem não gostaria de ouvir um coral, ou cantar com a congregação um hino inspirativo, sem necessidade de tentar superar o barulho do que mais parece um “trio elétrico” de 90 decibéis, prejudicando a audição e a saúde?
    Ainda há tempo de reverter o horror que se instalou nos templos durante o culto. Autoridades especializadas no estudo dos efeitos do som indicam que ruídos em níveis elevados alteram o comportamento humano e não preparam o cérebro para ouvir a mensagem, pelo contrário, interferem na química cerebral, que fica muito alterada. Com toda essa adrenalina a pessoa torna-se incapaz de gravar a mensagem.
    A música é um poderoso fixador da memória: sensibiliza; emotiza (cria entusiasmo); prepara o cérebro para arquivar as mensagens; consola; tranqüiliza; desperta a atenção; estimula a produção dos hormônios que formam o padrão químico das inteligências.
    A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David:
    “ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *