Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo de índios da tribo tupinambá de Olivença ocupou hoje (14) o escritório da Funai em Ilhéus. A principal reivindicação é a posse de um representante da etnia como coordenador-técnico do órgão federal na cidade.
Outra reivindicação tem a ver com a polêmica demarcação de terras na região de Olivença, abrangendo partes dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. A questão é delicada e põe em confronto índios e os atuais proprietários das terras, incluindo pequenos produtores rurais e empresários do setor hoteleiro.
Apesar do transtorno causado, a ocupação é pacífica e não houve danos ao patrimônio público. Funcionários do escritório também puderam entrar e sair do local sem impedimentos.
No início da noite, os tupinambás conseguiram fazer contato por telefone com um assessor da presidência da Funai em Brasília e aguardavam algum posicionamento do presidente da fundação, Márcio Meira.

12 respostas

  1. exonerar WALTER MIRANDA DE CARVALHO do cargo de Inspetor da Rede Física, símbolo DAI-4, da Diretoria Regional de Educação de Itabuna – DIREC 7, da Secretaria da Educação.
    exonerar JORGE LUIZ ARAÚJO DANTAS do cargo de Inspetor da Rede Física, símbolo DAI-4, da Diretoria Regional de Educação de Juazeiro – DIREC 15, da Secretaria da Educação.
    nomear JOSÉ VINICIUS SILVA DE SANTANA para o cargo de Coordenador II, símbolo DAS-3, da Coordenação de Organização e Atendimento da Rede Escolar, da Diretoria Regional de Educação de Ribeira do Pombal – DIREC 11, da Secretaria da Educação.
    nomear MARIA HELENA DE LIMA ALMEIDA para o cargo de Inspetor da Rede Física, símbolo DAI-4, da Diretoria Regional de Educação de Juazeiro – DIREC 15, da Secretaria da Educação.
    nomear DOMIRES BORGES DIAS para o cargo de Inspetor da Rede Física, símbolo DAI-4, da Diretoria Regional de Educação de Itabuna – DIREC 7, da Secretaria da Educação.
    nomear JÚLIA DE FÁTIMA COUTINHO para o cargo de Coordenador III símbolo DAI-4, do Centro de Referência de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, da Secretaria da Saúde.
    nomear MARIA DAS GRAÇAS VELANES DE FARIA para o cargo de Coordenador

  2. Bota esses vagabundos para fora. Os fazenderos sao cordeiros, ja deviam ter resolvido isto por conta propria, pois nossas autoridades estao omissa.

  3. Exonerar todos os que estão se passando por indios e conduzi-los a cadeia, esse é o resultado. Na foto apresentada deveriam estar fazendo protestos de movimento negro, não de indios.

  4. Amigo Eduardo Carvalho;
    Vivemos em um regime democrático não em uma anarquia.Os poderes constituidos estam aí pra isso.Agora se votamos ERRADO !! e os “caras” estam lá de forma omissa,negligente… ou se não sabemos como recorrer a Justiça de forma eficaz é uma outra questão.Saiba que nem os Índios nem os Fazendeiros são santo nessa história.

  5. Meter essa marginália que se dizem índios em presídios agrícolas e colocar o mais rápido possivel!È muita ousadia ter que abrir um blog e ver as fotos desses tupinambostas paraguais invadindo péquenas propriedades agricolas que os seu verdadeiros proprietáris vivem do que plantam e do que colhem! Acorda Sen Lídice!!!! Acorda PC do B!Eleiçoes outras eleiçoes virao e estaremos de olhos aberto para todos vc!

  6. ESSES ÍNDIOS FORAM INVENTADOS POR QUEM MESMO? DESDE OS IDOS DE 1975 QUE ANDO POR OLIVENÇA E NUNCA VIA ÍDIOS POR LÁ. ÊTA BRASIL DE GENTE ESPERTA!!!

  7. Cara preta, você disse tudo.
    Começando pelo fato de que não há caciques mulheres nas tribos, só no povo Tupiniquim-Tupinambá-Praiano-de-Olivença… vergonha…
    Usam a nobre causa indígena para chafurdar na terra e no patrimônio alheios!!

  8. Os indios estao certos em reivindicar, afinal sabemos que se nao houver pressao suas reinvidicacoes nunca serao sequer lembradas, basta ver que os fazendeiros receberao uma gorda recompensa por nao terem pagos seus debitos junto as instituicoes financeiras, aqueles que venderam patrimonios para pagar serao taxadas de bobos. Apos a liberacao do dinheiro as concessionarias de carros vao vender muito.
    Este e o Brasil, quem nao comunica se trumbica , dizia o sabio Chacrinha
    Nao sei porque tanto preconceito de leitores do Pimenta, o MST a CUT a UNE , ONGs todas sao sustentadas com dinheiro publico porque os indios teriam que ficar de fora?

  9. Será que estes comentaristas que defendem os fazendeiros conhece estas fazendas? a verdadeira situação das mesmas?deveria! quase todas abandonadas. E as que não estão, devem aos bancos furtunas, se venderem, não terão a condição de pagar nem um terço do débito. pergunte a eles se não é verdade! Então antes de falar dos Índios, “SAI DAS BARRACAS DA PRAIA DO SUL, E VÁ CONHECER A VERDADEIRA REALIDADE DE OLIVENÇA”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *