Tempo de leitura: 2 minutos

Na ação em que pede o afastamento de vereadores da Câmara de Itabuna (reveja aqui), a promotora pública Thiara Rusciolelli também requer a indisponibilidade dos bens de Clovis Loiola (PPS), Roberto de Souza (PR) e Ricardo Bacelar (PSB).
O pedido de indisponibilidade atinge os ex-diretores da Câmara Kleber Ferreira, Alisson Cerqueira e Eduardo Freire, além dos sócios-diretores das empresas Mozaico – Fábrica de Resultados, Wilma Suely Monteiro Gomes, DMS-Serviços de Portaria e Robson Nascimento da Silva.
Todos os nomes foram investigados pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta para apurar esquema de corrupção na Câmara de Itabuna. O relatório da CEI recomendou a cassação do mandato do vereador e presidente da Casa, Clovis Loiola, e citou Roberto de Souza como omisso na fiscalização dos atos da presidência.
Roberto é primeiro-secretário da Câmara. Bacelar é segundo secretário e foi um dos nomes apontados como envolvidos no esquema de desvio de dinheiro na Casa, segundo Loiola. Tanto Roberto como Bacelar negaram que tivessem participação nas empresas fantasmas que ganharam contratos suspeitos e com licitação realizada somente após contratação e pagamento de serviços às mesmas.
Das empresas citadas, a Mozaico – Fábrica de Resultados teria sido, conforme investigações, a que mais foi utilizada nos desvios de recursos. Ela era dona da conta de publicidade da Casa e recebia R$ 47 mil mensais, valor que seria para cobrir anúncios institucionais e comissão da agência.
De acordo com o ex-diretor administrativo da Câmara, Eduardo Freire, a agência assegurava uma mesada de, pelo menos, R$ 10 mil ao presidente Clovis Loiola.

O relatório foi entregue ao Ministério Público na semana passada, dias após o Grupo de Ação Comunitária (GAC) e a OAB-Itabuna irem à promotoria reforçar as denúncias e pedir punição contra os envolvidos no esquema milionário de desvio de dinheiro público.
“O Ministério Público foi ágil nesse momento muito triste para Itabuna”, diz o coordenador do GAC, Cléber Moreira Lima. “Agora, ficamos na expectativa do despacho do juiz [Gláucio Klipel]”, disse.
Às 16h30min – Por meio da Assessoria do MP, a promotora aponta que os desvios ocorriam utilizando-se de mecanismos como licitação fraudulenta, empréstimos consignados e contratação indevida de servidores. A promotora também acrescenta que pessoas estranhas ao quadro funcional recebiam diárias da Câmara, como é o caso de Poliana Nascimento, esposa do presidente Clovis Loiola.

17 respostas

  1. É ISSO AI, O CERCO VAI AUMENTANDO E A CASA CAINDO.
    Ontem o Bacelar passeava (ainda) pelo Shopping Jequitibá com um celular no ouvido. A coisa tá ficando preta. Vamos ver se vai dar em pizza ou não.

  2. Essas crianças…aprederam rápido ein! mais quando o doutor delegado perguntar vocês dizem assim: Eu Negô, Eu Negô..
    Até hoje não deu nada pra titio Maluf porque vai acontecer alguma coisa pra vocês, o máximo que pode acontecer e pegar uma cadeia, mas vocês tiram isso de letra.

  3. Nós Itapeenses esperamos ansiosos que Dra.Thyara adote as mesmas providencias com pedido de afastamento para apurar as denuncias comprovadas de desvio do dinheiro público pelo Prefeito de Itapé Jackson Resende, protocoladas em junho pela Vereadora Presidente da Camara Luza.

  4. Agora confio na justiça. Os representantes tem sobrenomes de fora, eles não tem relação afetiva nem “padroeira”. Cuidado, promotora e juizes, o assédio vai ser de toda forma…

  5. Ricardo Bacelar comprou carro novo logo após a posse e construiu uma casa em cima da lage da casa da mae dele numa rapidez incrível.Sou vizinho dele aqui no bairro de fátima e via que não era possivel se comprar carro zero e construir em tao pouco tempo. que vergonha em ricardinho. valeu a pena? de que adianta o vil metal com o nome todo enterrado na LAMA.

  6. ENQUANTO DINHEIRO TA DANDO EM ARVORE NA CAMARA, MINHA ESPOSA QUE TRABALHA NO HBLEM NAO RECEBEU NEM O SALARIO DE NOVEMBRO E NEM O DECIMO E NAO TEM PREVISAO DE RECEBER O MES DE DEZEMBRO. MAIS UM NATAL DA FOME PARA AS FAMILIAS DO BASE!!!!!!!!!!

  7. Quem diria!
    Ricardo Barcelar antigamente em seu programa de TV, Alerta Total, descia a madeira nos lalaus e agora só foi se juntar com os mesmos que logo achou de tirar uma lasquinha tb.
    Esses apresentadores fajutos, bando de hipócritas são todos parasitas, além de corroer os cofres públicos destrói a esperanças dos mais humildes que acreditaram em suas asneiras televisivas!
    Justiça Já!

  8. PARABENS A PROMOTORA
    TENHO PENA DESTAS PESSOAS AMBICIOSSOS DESGOVERNADAS, ESQUECEM COMPROMISSOS, ETICA CIVISMO, MORAL.
    QUE O JUIZ BUSQUE A VERDADE, NESTE MANGUE TEM MUITO CARAGUEJO GRAUDO. “JUIZ , NAO TEMAS POIS DEUS ESTA CONTIGO”
    A UNICA COISA CERTA QUE TODOS NOS SERES HUMANOS TEMOS E O MOMENTO DO AGORA, DESTE MINUTO .
    QUE O JUIZ QUANDO FOR ANALISAR TODOS ESTES CASOS DA CAMARA ITABUNESE ELE , LEMBRESSE TODO SEU ESTUDO DESDE O PRIMARIO ATE CHEEGAR O GRANDE DIA DA FORMATURA, O MOMENTO SUBLIME DO JURAMENTO, A ALEGRIA DE SER NOMEADO JUIZ. DEIXE-SE SER USADO POR DEUS . E QUE SEJA FEITA SOMENTE A VERDADEIRA JUSTIÇA. PENSEI QUE ITABUNA NAO TINHA MAIS GEITO.
    HA O TEMPO DE PREPARAR A TERRA.
    HA O TEMPO DE PLANTAR E
    HA O TEMPO DA COLEITA.
    A PACIENCIA É UM DOM DE DEUS.

  9. A gente se sente asfixiado, sem poder respirar, acético diante de tanta corrupção com o dinheiro público.
    Será que todos esses escândalos vão se transformar em pizza, em sujeira debaixo do tapete?
    Ou teremos promotores e juízes justos, punindo conforme a lei, esses aloprados indignos das funções que exercem, com o rigor da justiça?
    Esperemos os resultados.

  10. Para alguns céticos do sistema justiciário aí está a promotora pública Thiara Rusciolelli mostrando competência. O trâmite da justiça é assim mesmo: lento.
    Mas desta vez com certeza estes elementos serão presos, porque todas as evidências são muito fortes além das confissões do estelionatário Eduardo Freire e do corrupto Loiola (réus confessos).
    Por enquanto é o Ministério Público, mas em breve a Polícia Federal e Receita Federal entrarão no páreo. São muitos os crimes que irão responder: PECULATO, ESTELIONATO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, CONCUSSÃO, CORRUPÇÃO, IMPROBIDADE, TRÁFICO DE INFLUÊNCIA e outros que me falham a memória no momento.
    Eduardo que reside no Zildolândia reformou sua mansão e comprou um carro zerinho dentro de um ano de trabalho e Loiola que mora no Santa Inês comprou uma fazenda, quitou todas as prestações de sua casa, comprou uma casa de praia e um carro zero. Os dois são de alta periculosidade, só não vê quem não quer enxergar.
    O Ministério Público deveria além de tornar indisponível os bens destes meliantes, também exigir o ressarcimento do dinheiro público que eles nos roubaram.
    Estes criminosos já deveriam estar presos há muito tempo. A Penitenciária daqui não basta, teria que ser a Lemos de Brito em Salvador (bem longe da gente) ou daquelas de segurança máxima!
    A sociedade deve ajudar ficando de olho para que Eduardo Freire e Loiola não fujam!
    LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA!
    CADEIA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS!!

  11. O CORO DOS CONTENTES ESTÁ ANIMADO!!!!!!!!!
    PARABENS PROMOTORA, PARABENS JUIZ FULANO. SÓ NÃO VI O AGRADECIMENTO AO GAC(GRUPO DE AÇÃO COMUNITARIA)QUE É SURRADO DIA E NOITE PELA IMPRENSA E POR MEIA DUZIA DE “ESPERTOS”!!!!!
    NINGUEM PERCEBEU QUE ESSAS FALCATRUAS SÃO ANTIGAS E QUE AS DENUNCIAS JA FORAM FEITAS A MAIS DE TRES MESES???
    PELO AMOR DE DEUS, O QUE ESTAVA ACONTECENDO ERA UMA OPERAÇÃO ABAFA COORDENADA POR ALGUEM BASTANTE GRAUDO E INFLUENTE NO GOVERNO FEDERAL!!!!!
    ENQUANTO A JUSTIÇA CAMINHAVA LENTAMENTE A SOCIEDADE ASSISTIA A TUDO SEM ESBOÇAR REAÇÃO!!!!!!!!!! CADE OS HOMENS DESSA CIDADE???
    GRAÇAS AO GAC E O ESFORÇO(QUE NÃO É REMUNERADO, LEMBREM-SE)DOS SEUS MEMBROS E DIRIGENTES, AS DENUNCIAS CHEGARAM AO MP E PLANEJA-SE UMA GRANDEOSA AÇÃO POPULAR CONTRA ESSES ELEMENTOS QUE OCUPARAM A CAMARA DE VEREADORES!!!!!!
    AGORA SRS COMENTARISTAS É A HORA DA VERDADE, NÃO ADIANTA RECLAMAR NO ESPAÇO DO PIMENTA!!! TEM QUE SE ENGAJAR E PARTICIPAR DAS MANIFESTAÇÕES!!!!!!!!!!!!

  12. Esta deve ser a sentença: bens devolvidos, multa para pagar a prestação, perda dos empregos anteriores, começar do zero. Quero ver quem quer confiar seu trabalho a pessoas assim. Não precisa prender, não há espaço nas cadeias, precisa é dar uma boa reprimenda…

  13. Parabéns a vocês que escreveram as critIcas, isso demonstra que itabuna ainda sobrevivem poucos pobres mortais de opinião, Parabéns sincerametne, especialmente a Ralé, uso do meu pensamento suas palavras no comentário, seria bom que a impressa televisiva da região (TV SANTA e CABRÁLIA) desse merecida dimensão a essa denúncia do Ministério Público, e a você RICARDO BARCELAR, (com certeza você vai ter conhecimento e ler o comentário) você é a demontração da pobreza política do município de Itabuna, e também é o atestado de como um programazinho sensacionalista, pode elevar um mal caráter como você, você nunca enganou velho, e não enrrole as pessoas sob o meu comentário, dizendo: “As críticas nos faz crescer” essa aqui é pra te derrubar CORRUPTO, você é um projeto de FERNANDOS, GERALDOS, AZEVEDOS, MARIA ALICES. E só pra encerrar não pertenço a partido político algum, mas sou sim um ser politico, todos nós somos, até por que O “ESTADO SOMOS NÓS” e a o azar do Estado é ter individuos jovens, formados, informados, mais a o pior CRÁPULAS como você começando uma história política, e a velada democracia que da oportunidade a individuos como você seguirem com condições de ainda assim continuarem na disputa politica, SE OLHA NO ESPELHO VELHO, lógico depois de ler meu comentário.
    Ah! sim Feliz Natal a Você e Família.

  14. caro eleitor eu so tenho que lamentar quem vende seu voto nao merece o que ganhou mas tem uma empresa fantasma ainda na camera que nao foi sitada onde o dono e rodrigo pois a firma de limpeza tem o nome de josiana lima reis a propia esposa de rodrigo o capanga de klebe

  15. O ministério público de Ilheus deveria se espelhar na promotora Drª THIARA RUSCIOLELLI, e fazer uma grande investigação na camara; secretaria e prefeitura de Ilhéus, aí sim, penitenciária só as de segurança maxima.
    A corrupção de Itabuna é fichinha comparada com a de ILhéus.

  16. Como dizia Ricardinho Bacelar – O VENTO SOPROU E O BARRACO DESABOU….Loiolinha vai voltar a fazer LIGADURA DE TROMPAS e o Robertinho radialista vai aguentar o povo ligando para a RADIO…kkk eu acho é pouco…..Por outro lado, conhecendo o Brasil dos jeitinhos….é bem provável que seja apenas uma nuvem passageira… logo, logo os vereadores serão candidatos de novo e uma boa parte do POVO vota nesses caras…. Aguardem

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *