Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
O ex-prefeito Fernando Gomes, até mesmo como manda-chuva do PMDB de Itabuna, partido que dispõe de quase oito minutos de tempo no horário eleitoral, vai fazer parte do seleto grupo dos protagonistas da sucessão de 2012.
O ex-mandatário de Itabuna, que já governou a cidade por quatro vezes, não descarta a possibilidade de disputar o Centro Administrativo Firmino Alves na primeira eleição do pós-centenário.
O incrível é que Fernando Gomes de Oliveira, que muitos acreditavam que estaria politicamente sucumbido, principalmente em decorrência do desastroso último governo, ainda é motivo de preocupação entre os que lhe fazem oposição.
A viabilidade eleitoral de sua candidatura depende de um desentendimento entre o PT de Geraldo Simões e o PCdoB dos “meninos” Davidson Magalhães, Luiz Sena e o vereador Wenceslau Júnior, todos prefeituráveis pela legenda comunista.
O pega-pega entre os vermelhinhos fica cada vez mais acirrado com as declarações de petistas, membros do diretório municipal, de que o PCdoB não terá candidatura própria, que o partido está blefando, que a finalidade é a candidatura de vice-prefeito.
Essa posição do PT de Itabuna, debochando e tratando uma possível candidatura própria do PCdoB com desdém, achando que o partido é um eterno aliado e coadjuvante, só faz piorar – e muito – o relacionamento entre os “companheiros”.
O “morto” Fernando Gomes, agora mais vivo do que nunca, espera contar com o apoio dos deputados Augusto Castro (estadual-PSDB), Coronel Santana (estadual -PTN) e Félix Mendonça Júnior (federal-PDT).
Sobre o Capitão José Nilton Azevedo, Fernando Gomes, depois de uma enxurrada de críticas, diz que o chefe do Executivo não será candidato à reeleição, seja por desistência voluntária ou impedimento legal.
Em relação a Geraldo Simões, o “morto” acha que seu maior adversário terá as mesmas dificuldades suas. Ou seja, uma campanha cheia de constrangimentos e com um alto índice de rejeição.
A candidatura de Fernando Gomes exclui automaticamente a da petista Juçara Feitosa. Aliás, o governador Jaques Wagner não abre mão do nome de Geraldo para a sucessão de 2012. Não quer correr o risco de mais uma derrota.
Fernando Gomes versus Geraldo Simões. O retorno do duelo e das velhas armas. “Cuma” buscando o quinto mandato. “Minha pedinha” atrás do terceiro.
PS (1) – O deputado estadual Coronel Santana, também na lista dos prefeituráves, está preocupado com o governo Azevedo. Como é colega de farda do prefeito, Santana teme que o fracasso administrativo termine respingando na sua pré-candidatura.
PS (2) – Vai ficar gravado no imaginário do povo que prefeito-militar não sabe governar, que é melhor ficar no quartel fazendo o que sabe fazer. Santana também não quer o sucesso de Azevedo a ponto de credenciá-lo para um segundo mandato (via reeleição).
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

12 respostas

  1. fernando gomes não é paréo para o favorito geraldo simões hoje,ele não tem mais acm que lhe dava a metade de seus votos e uma candidatura dele só favorecia ainda mais a vitória certa de geraldo .

  2. Fico imaginando o porque ninguém da imprensa alimenta um outro nome que não seja os tres mosqueteiros da politica itabunense, mas quando um deles está no poder são os mesmos a lançar criticas e ofensas pelo descaso governamental, pelo desrespeito ao povo, criticam pela corrupção, pela incompetência, enfim, falam de tudo menos da parte que lhe ´pe devida, já que são responsáveis também pelo mandato do tal que as vezes é até aliado politico ou amigo intimo.
    Preciusamos acabar com as brincadeiras na politica de Itabuna, a nossa cidade clama, pede socorro, urge por um mandatário sério, que assuma de fato e de direito o poder itabunense, que governe com honradez, que faça da sua equipe um instrumento de avanços, de crescimento, que desperte no cidadão e cidadã a esperança, mas a esperança de dias melhores, a esperança de que serão respeitados, a esperança de uma cidade limpa, com ações dignas da nossa história.
    Hoje penso se tudo que estamos passando não é fruto do qe plantamos quando abusamos da riqueza, do dinheiro fácil que tanto o cacau nos proporcionou e nós jogamos fora, quando nós brincamos comprando tudo e todos com cedulas da imoralidade, pois era normal ter tudo e todos aos nossos pés, já que eramos os reis do cacau, o fruto de ouro reconhecidamente os poperosos da Bahia, os poderosos do Brasil.
    O preço está muito alto, pagamos muito caro pelas inconsequências dos nossos antepassados, estamos pagando muitissimo caro pelas vaidades dos nossos avós e dos nossos pais, e hoje infelizmente não sabemos o que fazer nem a quem recorrer.
    Espero que o tempo já tenha sido suficiente para o castigo, e por assim ser quero pedir encarecidamente ao Marcos Wense que nos ajude evitando falar nos nomes mencionados por ele, já que estes são os verdadeiros e principais personagens que nos fazem sofrer tanto pelas suas ilicitudes e pelo desrespeito que tanto está nos maltratando.
    Entenda querido Marcos, nenhum politico de mandato executivo depois do seu primeiro mandato permaneceu no cargo movido pela honestidade, mas ao contrário, se mantem pelo vicio da coisa fácil, pelo aprendizado do desvio do erário público, que após o cumprimento das coisas certas se acha no direito de apropriar-se do bem público como se fôsse uma compensação ao que fez no exercicio, achando que é um direito adquirido e que ninguém poderá incriminá-lo, e exemplos é que não nos faltam pois temos a nossa frente tres mosqueteiros experientes e capazes de ensinarem aos seus suditos como se fazer a coisa com o sentimento da impunidade que mormente sempre demonstrou ser verdadeira.
    Nos ajude querido Marcos, vamos falar noutros nomes, ainda há tempo para que isto aconteça, pelo amor de DEUS!!

  3. Marcos, penso que o estrago para Geraldo Simões já foi feito, apesar da sua reeileição para Deputado. Aquela estratégia de colocar a sua mulher _ sem qualquer capaciddade polítca _ para prefeita entrerrou, por completo, suas pretensões. Quanto ao Fernando Gomes, do mesmo modo, já está cansado, o povo não quer ver a mesmice. Adicione a isso, o fato de que a sua última gestão foi um desastre.
    Azevedo também decepcionou. O povo agora quer gente nova, sangue novo. E que não sejam os mesmos de sempre !

  4. Tenha, meu caro escriba, a mais absoluta certeza que se o Cel. Santana não apoiar o Capitão (rebaixado a soldado) Azevedo, com certeza apoiará a candidatura de Geraldo Simões a Prefeito. Afinal o Deputado Cel. Santana não quer ficar mal na fita com nosso Governador, até porque Wagner já demonstrou interesse em ter Santana em sua base de sustentação.
    p.s. Fernando Cuma … TÁ MORTO… não sei porque vocês insistem em resucitá-lo…

  5. Fui embora de Itabuna há algum tempo. Hoje moro no estado de São Paulo. Moro em uma cidade do interior paulista… bem administrada e organizada.
    Leio algo sobre Itabuna … e fico estarrecido com esta notícia: Fernando x Geraldo… mais uma vez… Quando será que Itabuna se livrará dessas figuras terríveis? … e mas ainda.. boto mesmo saco Luis Sena e Davidson…
    Quando surgirá algo novo no horizonte de Itabuna?

  6. Gostaria de ver ou ouvir algum vídeo ou áudio com a voz e imagem do governador Jaques Wagner declarando que “não abre mão” da candidatura do coronel Geraldo Simões.
    Essa tática de plantar notas nos blogs do PT nao funciona mais.

  7. Eu ainda tenho esperança que um dia a nossa política mude!! Comparando a nossa cidade com Vitória da Conquista, Eunápolis, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, entre outras, podemos oservar que estamos parado no tempo, quisá, regredindo.
    Os nossos hospitais pedem socorro, o Centro de Convensões está abandonado, uma reforma ridícula na av. do Cinquentenário, outra no Canal que eu nem sei se vai ser concluída, inclusive nem vai ser mais coberto!!! (segundo os próprios trabalhadores local).
    Nossas ruas estão esburacadas, nossas escolas nem comento…
    Fica a pergunta, será que não podemos fazer nada diante desta situação? Vamos eleger os mesmos que fazem as mesmas coisas (ou não fazem nada!!!) Quem será essa nova cara??
    Estamos sofrendo por ter medo de mudar. Nasci em 1980 e eu só conheci Fernando e Geraldo como prefeito. Vem Azevedo e comprova que mudanças são difíceis. Devemos escolher melhor nossos governantes, mas precisamos também de boas opções.

  8. SE O POVO DE ITABUNA TOPAR, eu queria ser prefeito desta cidade; mas o sistema partidário e de coligação não deixa um cidadão bem intencionado, sair candidato. Vou aqui dar um exemplo:
    Se eu estiver filiado a um parido (digamos, “PQR”) e desejar sair candidato, posso correr o risco da legenda ou do presidente dessa filial ser comprada, por um partido maior (veja o caso Ciro Gomes, o PSB e o governo)!!!
    Talvez até a legenda local aceite a idéia de ter seu candidato local, mas, também corre o risco de ser “manobrada” lá pelas bandas de Salvador ou Brasilia em favor de algum candidato “poderoso!!! As legendas hoje são balcão de negociços, sempre em favor do presidente que está à frente!!! Entende?
    Voltando ao meu devaneio:
    Penso sim, também, sair candidato, mas sair para ganhar! E não é tão difícil (apesar dos esquemas).
    Creio que se houver um candidato que ASSUMA COPROMISSO COM A POPULAÇA, AJUIZADO EM CARTÓRIO, do que vai fazer pela cidade e fizer, é possível, sim.
    O que penso para Itabuna? Dar a ela, NO MÍNIMO, UM MÍNIMO de DIGNIDADE ao seu povo. É desolador e revoltante até, você andar palas ruas dos bairros periféricos da cidade e ver o matagal tomando conta das ruas os esgotos escorrendo por elas e as criancinhas de Deus, brincando de Gude ou de bola, dentro desses esgotaos (e esses caras só pensam em roubar!!!).
    CARAS: voces que roubam, voces não tem barriga para comer nem 0,1% do que roubam, caras! Pensem nisso! No máximo o que voces fazem é fabricar filhos e netos que não saberão jamais o que é trabalho, pois, já nascem ricos com o dinheiro público roubado pelo PAI ou pelo AVÔ. Vocês QUE ROUBAM, PENSAM QUE VÃO FICAR COM O DINHEIRO ROUBADO? NÃO FICA, NÃO SENHOR, POIS VOCÊS VÃO MORRER E LEVAR APENAS 3 PALMOS DE TERRA, NA CARA!
    Um governante que tenha vergonha na cara e SENTIMENTO HUMANO se fizer, saneamento básico para os seus munícipes, já dá um mínimo de dignidade aos moradores dessas ruas e bairros. Vão lá nos altos da Califórnia! Vão lá na Nova Califórnia; no Sta. Inês e nos dezenas e centenas de baiiros da cidade; é uma vergonha, senhores. ALI ESTÁ A CARA DO SEU GESTOR !!!
    EU PREFEITO DA CIDADE, fazia 1o. as ruas dos bairros periféricos, numa parceria Prefeitura X Comunidade (através de mutirão). (Dar um mínimo de dignidade aos moradores)! O restante do “possível” programa de governo, o farei em ocasião oportuna.
    Os prefeitos que já passaram por Itabuna, deviam mais era tovar vergonha na cara! Fico muito triste em saber que eles, continuam sendo AMADOS QUE SÓ por parte desse povo que vive na ignorância política! É o fim de mundo!”
    (Será que o Sr, “Pimenta” vai publicar isto?)

  9. Se o GS sair candidato a Prefeito e ganhar, será muito bom para quem quiser comprar imóveis em Itabuna, pois como da última vez em que ele foi Prefeito, a cidade entrou em crise, os imóveis ficarm muito baratos, muitas casas que custavam cerca de R$400.000,00 foram compradas por R$100.000,00 ou até mesmo R$65.000,00, em pleno bairro Zildolândia, …!!!
    Como nós podemos ver, tudo na vida tem dois lados, …!!!

  10. Para Marco Wense nõa pode existir outra candidatura a prefeitura de Itabuna que não seja a de Geraldo.
    Gostaria de sabero por que de tamanha subserviencia.
    Seria empregos????

  11. Zelão diz: – Dolorosa mais verdadeira!
    A constatação de que Geraldo Simões ou Fernando Gomes, ainda “darão as cartas” na eleição municipal de 2012, apesar de ser uma “triste constatação”, é verdadeira.
    Em uma cidade sem memória é fácil entender o “porquê” do esquecimento do povo. No final triste e melancólico da primeira gestão de Geraldo, houve quem dissesse que seria o fim da sua carreira política. Ao final desastroso do último mandato de Fernando, o mesmo foi dito.
    Há quem afirme que Fernando e Geraldo, não concorreram ao pleito de 2008, por temerem ser derrotados nas urnas, diante dos elevados índices de rejeição apontados nas pesquisas, e, optaram por apoiar os nomes de Azevedo e Jussara, respectivamente.
    Há pouco menos de dois anos para a realização de um novo pleito eleitoral, eis que os dois nomes, salvo qualquer empecilho legal, estarão novamente disputando um novo mandato de prefeito de Itabuna.
    Em particular, nada tenho contra os dois políticos que souberam construir suas carreiras, alicerçadas no populismo (o mesmo que elegeu Azevedo) e que afasta da disputa, qualquer candidato verdadeiramente bem intencionado em governar Itabuna; com seriedade e competência, resgatando a nossa cidade, dos mais de vinte anos de atraso do seu desenvolvimento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *