Tempo de leitura: < 1 minuto

O Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) emitiu um ofício à Prefeitura de Ilhéus, orientando para que não sejam concedidos alvarás de construção ou reforma na área decretada como de utilidade pública para desapropriação pelo Governo do Estado, com o objetivo de construir o Porto Sul e o Aeroporto Internacional de Ilhéus.

A área a ser desapropriada fica entre o Loteamento Joia do Atlântico e a Ponta da Tulha, compreendendo os loteamentos Barra Nova, Village da Barra, Barramares e Paraíso do Atlântico. Os limites estão previstos nos decretos 11.003, de 09/04/2008; 11.587, de 16/06/2009; e 12.352, de 25/08/2010.

Temendo ainda a ameaça de invasões, construções e comercializações de terrenos irregulares na área, o Derba solicitou intensa fiscalização do poder público. O assunto será discutido em uma reunião nesta segunda-feira, 17, às 18h30min, na sede da Associação Comercial de Ilhéus.

0 resposta

  1. Temos residência naquela área e não fomos notificados dessa decisão. O poder público tem se mostrado ausente, sequer instruiu moradores e proprietários sobre a área desapropriada. Sempre ficamos a mercê de boatos, nunca houve reunião ou nota oficial. Os condôminos estão apreensivos. Repassarei essa matéria aos patrícios.

  2. Essa desapropriação é uma falta de respeito com os moderadores desses condomínios, visto que muitos nem sabem ainda desse ato de grande falta de respeito os mesmos. Este projeto está sendo discutido a um tempo, mas por falta de organização só agora alguns moradores foram comunicados, não oficialmente desse problema.
    Desta forma muitas casas foram construídas a pouco tempo, foi investido dinheiro também em reformas, para agora chegarem ditas autoridades e desapropriarem essas pessoas com idenizações que são mau avaliadas

  3. Somos contra a implantação do “Complexo
    Intermodal Porto Sul” na Ponta da Tulha, entre Ilhéus e Itacaré no Sul da Bahia, dentro da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada.Este obscuro projeto que despreza
    a vocação natural da região e as áreas protegidas e
    criadas pelo mesmo Estado, é um verdadeiro desastre
    ambiental e vem sendo imposto pelo governo, de maneira
    autoritária, contra os interesses legítimos da população.A poluição causada pelo minério de ferro espalha-se pelo ar, rios e pelo mar prejudicando a saúde dos moradores da
    região. A pesca será afetada e o mar poluído, inclusive, com a água de lastro dos navios, causando danos irreparáveis à
    vida marinha.

  4. Esse projeto nada traz de benefício para Ilhéus nem para a região, está sendo implantado por cima de tudo e de todos, em detrimento dos mais carentes,é uma vergonha. Só que agora estão indo longe demais com essas desapropriações, se prejudicar financeiramente os moradores e proprietários desses loteamentos, pode ter certeza que o projeto não sairá, pois, não iremos aceitar essas injustiças, se necessário for iremos até as últimas consequências. Se quiserem podem publicar.

  5. Me desculpem, mas vocês só fazem falar. Isso já era previsto acontecer, só não se sabia exatamente quais condomínios seriam afetados, então vocês esperaram sentir a dor da perda pra se mobilizarem. Chega de estender faixa e pintar a cara meu povo, é hora de partir pra resolver.

  6. Muito engraçado os comentários referente a Lagoa Encatada , linda por natureza , até hoje o que foi feito ?????????? a estrada ???? um cais digno para laser do turista e da comunidade ??????????desobristução do canal para as embarcações????????o rio continua inavegável !!!! a preocupação é somente no falar , e o agir ??? aqui em Ilhéus não tem emprego suficiente , as oportunidades são escassas, meia duzia ganha muito dinheiro e o resto pasta sem pespectiva , pois sou super a favor , além do porto , ferrovia , aeroporto , precisamos de mais e mais , não que eu seja contra a preservação , sou totalamnte a favor mais , quem deve esta falando tanto em preservar deve ser aposentado, funcionário publico ou que ja tenha sua vidinha trânquila e que por sinal muito EGOITA pois só enxerga o umbigo…
    Somos escravizados justamente por falta de oportunidade , olha ai o exemplo do polo de informatica , procure os cargos de gerencia e verifique quantos são de Ilhéus e, não é por falta de competencia e graduação. Então esta na hora do povo Ilheense abrir os olhos ou fecha-los de vez .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *