WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










janeiro 2011
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

editorias





itao






LENÇÓIS E VERGONHA

Luiz Conceição | jornalistaluizconceicao@gmail.com

O diretor do Hospital de Base de Itabuna repetiu na TV a cantilena que a cidade ouve desde os tempos do ex-prefeito Fernando Gomes: 101 municípios despejam pacientes naquela unidade, diariamente. Mas se esqueceu convenientemente de dizer que os procedimentos médicos-hospitalares são remunerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao contrário do que este discurso mentiroso insiste em afirmar, mas que, efetivamente, a tabela está em desacordo com os custos.

Os problemas do hospital são decorrentes da má gestão e do cabide de emprego em que se transformou desde a época de inauguração. Aliás, desde sua inauguração pela empreiteira que o concebeu e construiu com recursos do Governo Federal, via Orçamento Geral da União, o Base é um poço onde somem recursos públicos e disso ninguém tem dúvidas.

O político que o patrocinou só pensou nos seus interesses eleitorais e em quebrar o bom serviço prestado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Nem os seus aliados médicos de então se preocuparam com o caos em que os serviços de saúde imergiriam pela gula das AIHs com o inevitável fechamento dos hospitais Santa Maria Goretti e São Lucas, que complementavam a oferta de leitos hospitalares aos cidadãos de Itabuna e região.

Atualmente, todos pagamos por tamanha irresponsabilidade. Administrador é administrador, médico é médico, vaqueiro é vaqueiro. Como diz o adágio popular, cada macaco no seu galho, xô xuá…

Portanto, em vez de fazer campanha para angarirar lençóis dos cidadãos para o Hospital de Base, os administradores municipais da saúde deveriam tomar vergonha e fazer diagnóstico para adequar pessoal e equipamentos para que a unidade preste serviços aos cidadãos e contribuintes que não suportam mais tantos desmandos e má gestão do patrimônio que é nosso. Chega da amadorismo!!

25 respostas para “LENÇÓIS E VERGONHA”

  • Antero Dias says:

    Itabuna tá uma miséria. Só mandam lixo e corruptos para arrazar com a nossa cidade. Cresça num lugar desses!

  • Ricardo Kruschewsky says:

    “Os problemas do hospital são decorrentes da má gestão e do cabide de emprego em que se transformou desde a época de inauguração…”

    “…o Base é um poço onde somem recursos públicos e disso ninguém tem dúvidas.”

    Desvio dos recursos públicos é o principal e ESCANDALOSO motivo que faz o Hospital de Base passar por tanta dificuldade!

    Foi divulgado em Jornais locais que um ex secretário DESVIOU recursos. Foi na gestão desse ex secretário que houve MAIOR casos de mortes por dengue hemorrágica!!!!

    Como ITABUNA não existe Ministério Público IMPARCIAL, aliás, uma JUSTIÇA IMPARCIAL, acontece na administração pública local atos de “ROBALHEIRA EXPLÍCITA” e todos se fingem de mortos!!!!

    Os “GATUNOS” do poder público se rotulam de poderosos e “ELITIZADOS”, mete a mão DESCARADAMENTE no dinheiro e os eleitores IDIOTAS acham graça e votam errado de novo!!

    Fernando Gomes vem aí, eleitores IDIOTAS, IGNORANTES e INCONSEQUENTES!!! Votem nele!!!

  • LUZIA BISPO says:

    Sou administradora, honro minha profissão, recebir diversos premios pelos serviços responsáveis, durante minha gestão em firma Nacional e multinacional. Se é que esses são administradores, honrem a profissão, tomem vergonha, sejem honestos e sinceros. As verbas que recebem dão muito bem para fazer uma exelente e invejosa administração.
    Coitado do nosso dinheiro. Povo sofrido, até quando aprenderão e exegir os direitos, e fazer valer o poder que tem?

  • Mr Anderson says:

    Muito bem Luiz Conceição.

    Na EMASA o surrupio é maior ainda, com diferença que lá a vida de pessoas não está em jogo. Mas é outra fábrica de empregos e favores aos políticos. Se abrir as contas não fica um pra contar história.

    Lamentável!

  • PARABÉNS, LUIS CONCEIÇÃO!!!! says:

    SE ME PERMITI, ACRESCENTO AINDA A SEU TEXTO, QUE HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL NÃO VIVE DE CAMPANHA E SIM DE RECURSOS FINANCEIROS REPASSADOS MÊS A MÊS, QUE A PREFEITURA NUNCA REPASSOU, O CONSELHO DE SAÚDE LOCAL COMPROVOU NO RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

    A GESTÃO MUNICIPAL SÓ SABE RETIRAR DINHEIRO COM SEUS CABIDES DE EMPREGOS “FANTASMA”, FAVORES PARA VEREADORES. POR QUE LEOPOLDO NÃO FOI PARA A MÍDIA DECLARAR QUE HOJE NA FOLHA DE PAGAMENTO É RESERVADO MAIS DE R$ 30.000,00, SÓ PARA ESTE FAVORES QUE O PREFEITO PAGA. SEM FALAR NA OUTRA FOLHA QUE SE COMPROMETE COM PRESTADORES QUE SUPERFATURA AS NOTAS FISCAIS FOI DENÚNCIADO O ESQUEMA E FICOU POR ISSO MESMO E QUE O LABORATÓRIO ESTÁ TERCERIZADO PARA DR. ADALMIR QUE LEVA TODO MÊS MAIS DE R$ 50.000,00 ( LIVRE) E NÃO TEM RESOLUTIVIDADE E INVESTIMENTO DA PARTE DELE NENHUM.PORQUE QUEM VAI PARA A CADEIA EM ITABUNA É O LADRÃO QUE ROUBA CELULAR, LOJA E BATE CARTEIRA, AGORA QUEM TIRA O DINHEIRO QUE O GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL MANDA PARA USAR NO TRATAMENTO DE SAÚDE DE QUEM TÁ PRECISANDO, NINGUÉM ACHA O CULPADO.

    TODO MUNDO SABE DESTES FATOS PELOS CORREDORES DO HOSPITAL, INCLUSIVE LEOPOLDO E O CONSELHO FISCAL. MAS NINGUÉM FAZ NADA.

    PERGUNTO AO SENHOR LEOPOLDO:PARA QUE CAMPANHA DE LENÇOL SE O HOSPITAL NÃO TEM LAVANDERIA PARA LAVAR?

    PELO VISTO, LEOPOLDO A SUA GESTÃO SERÁ REGADA DE CAMPANHAS: LAVANDERIA, GENERO ALIMENTÍCIO, UTENSILIOS DE COZINHA, MEDICAMENTOS, MATERIAIS DE CONSUMO, LIMPEZA E PARA COMPLETAR EQUIPAMENTOS HOSPITALAR E DEMAIS INSUMOS.

    MENOS NÉ LEOPOLDO.

    E PARA COMPLETAR AINDA VEM UM SECRETÁRIO DE SAÚDE COM FORMAÇÃO EM HISTÓRIA, ACHANDO QUE FEZ UM PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ( ESPECIALIZAÇÃO) EM SAÚDE PÚBLICA SE ACHA O TODO PODEROSO. SE ESPECIALIZAÇÃO DESSE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NINGUÉM PRECISAVA DE GRADUAÇÃO.

    ESSA ATITUDE DO PREFEITO AZEVEDO FOI UMA HUMILHAÇÃO PARA OS ESPECIALISTAS, MESTRES E DOUTORES EM GESTÃO E SAÚDE COLETIVA DO MUNICÍPIO E ATÉ MESMO COM O VICE PREFEITO VIEIRA QUE PELO MENOS É DA ÁREA DE SAÚDE.

    PARABENIZO O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PELA REPROVAÇÃO DAS CONTAS DA SAÚDE ANO 2009. ESPERO QUE O PRÓXIMO PASSO SEJA AS CONTAS DO HOSPITAL DE BASE.

  • Séo Silva says:

    É mais um mentiroso no HBLEM. Até quando! O povo não aguenta tanta incompetencia. Por que o estado não toma logo o hospital? Vamos aturar agora, um pidão que em vez de administrar vem correr a sacolinha atrás de lonçõis e outras coisas mais. Vai te catar Leopoldo! Bote pra fora um bando de chupa-sangue que o prefeito e seus vereadores vassalos e semvergonhas botaram lá dentro pra não fazer nada e sim emperrar o andamento da saúde em Itabuna que sobra dinheiro pra comprar lençol.Pare de choramingar que ninguem aguenta mais essa cantilena de pidão.Não é necessário essa campanha fuleira e extorcista. Se não sabe administrar, a nossa amiga Luzia Bispo pode te dar uma maozinha.

  • Feitosa says:

    Que om se estes Administradores críticos de Plantão se predispusese a doar um pouco do seu precioso e bem administrado tempo para ajudar um pouco aquela unidade de saúde que independente das críticas e mal agouro,continua sim atendendo a todos que alí chega,aliviando suas dores,ja que não doam lencóis, pois são administradores e estão acima das necessidades.Roubos e Desvios existiram sim,porém temoa agora a chance de caminhar com mais tranquilidade , pela pessa integra honesta e acima de tudo comprometida em exercer sua profissão em benefício doa que mais necessitam, pedindo a juda asociedade sim,pois todos temos a obrigação de colaborar,com o hospital , com a gestão do hospital e com o sus.O HBLEM É NOSSO, É DE ITABUNA E POR MAIS QUE TORÇAM CONTRA , VAI DAR CERTO SIM…FORÇA LEOPOLDO A SOCIEDADE DE ITABUNA ESTA COM VOCÊ E ACREDITA NO SEU TRABALHO.

  • Indignado says:

    O Hospital de Base é caso de policia!!!
    E o primeiro a ir para cadeia deveria ser esse prefeito muleque,
    irresponsavél que a maioria do povo burro e também irresponsavél de itabuna elegeu. mas como se sabe que o vagabundo também é da policia isso não vai acontecer pois a panela é grande,então o povo, mesmo aqueles que não votaram nesse descarado, deveria se manifestarem, invadir prefeitura, tocar fogo, dar uma surra nesse marginal que se diz prefeito e seu secretariado de bandidos, aí a policia vai aparecer, mas pelo menos o Brasil, o mundo, ficam sabendo a situação que esse municipio tão importante como itabuna está passando, e não é só na saúde.

  • Antipedradas says:

    Administradora Luiza

    Um pouco mais de cuidado com nosso idioma. recebir, sejem, e exegir ….. merecem um prêmio de …….

  • grapiunaadotado says:

    Quais os vereadores e quantas pessoas ligadas a eles estão empregadas nesse hospício? Quem é que emprega, não é o prefeito? Que lucro ele tem com esses vereadores? Todos os projetos são aprovados por UNAMINIDADE. Que beleza!

  • facto silva says:

    Caro Jornalista ( com J maiusculo) Luis Conceiçao. Meus respeitos.lhes informo que o Sr Leopopldo alem de ser um grande administrador Hospitalar, é direito e honesto e tem conhecimento e competência para administrar o HBELEM.Com relaçao as doaçoes , nao só o HBELEM como quase toda a rede hospitalar de Itabuna e do Sul da Bahia , ja vem sofrendo ha muito tempo, e todos nós que vivemos nessa regiao, sabemos disso e temos o dever de ajuda los.Portanto peço que de um tempo, para que o Sr Leopoldo possa detectar os problemas para depois ( caso ele nao tenha correspondido a sua espectativa) venha entao fazer sua cobrança.” ser mordaz, so faz mal a nos mesmos”.Obs. O Hospital Sao lucas… continua lindo !Pra vc que é feroz…aquele abraço !

  • rosaflor says:

    Quem é que não sabem que esse tal de Leopoldo é cria de F.Gomes e M. Alice? Não podemos esperar nada q preste dessa criatura, a não ser esconder os desvios e ainda ir para a imprensa fazendo “cara” de bonzinho e prometendo fazer milagres, que nós estamos carecas de saber que nada irá mudar. O cabide de emprego vai continuar e os acordos firmados entre o tal novo Sec de saúde e o diretor do hospital é manter os cargos, tirando o dinheiro que seria investidos em material de manutenção e pagamento dos profissionais de saúde.

  • XUNDA says:

    ITABUNA HOJE TEM 40 “ALI BABÁS” DE UMA SÓ VEZ, E NÃO VAI DAR EM NADA, PORQUE A FESTA TEM SIDO GERAL, ENTÃO A ORDEM E FICAR QUIETO E ENTRAR NA FESTA.

  • HBLEM says:

    SE RETIRASSEM OS FANTASMAS, COM CERTEZA TERIAMOS DINHEIRO PARA LENÇOIS E OUTRAS COISAS. XO, FASTASMAS!!!AINDA MAIS AGORA, PEGANDO NO PÉ DA ENFERMAGEM, TENDO TANTA COISA P SE PREOCUPAR, DELIMITANDO SOMENTE 3 TROCAS, SE O HBLEM PAGASSE EM DIA, SALARIO DIGNO, MAS INFELIZMENTE PRECISAMOS DE 2 OU MAIS EMPREGOS E AS TROCAS SAO NECESSARIAS!!!FORA DITADOR!!!FORA DITADOR!!!

  • O CIDADÃO says:

    SR. LEOPOLDO, PROCURE ORLEANS, E PEDE PARA ELE DEVOLVER OS 600 LENÇOIS QUE O MESMO COMPROU(QUANDO ADM. O HOSPITAL) EM NOME DO H.BASE E DESVIOU ESTES LENÇOIS PARA OS SEUS HOTÉIS. CASO VC TENHA ÊXITO, COISA QUE EU DÚVIDO, AÍ VC JÁ RESOLVE UM PROBLEMA.

  • biguestressado says:

    assistam a proxima novela ” O CEMITERIO DE BASE LUIZ EDUARDO MAGALHÃES”
    Tomem vergonha, deixem de mentir pra o povo e diga logo que o problema do orgão é simplesmente político.
    se o prefeito fosse do PT, era o melhor hospital do interior da bahia.
    como não é, e nosso prefeito é um banana, fica nessa merda o tempo todo.
    palahaçada isso né gente?
    todos os dias uma estória diferente.

  • irado says:

    Ainda chega no hospital não procura saber quem está sendo responsáveis pelos setores e ainda causa desconforto entre os funcionários. Está perdido e está confiando em gatos e cachorros.
    Sr. Leopoldo a maternidade não é o HBLEM.

  • Mércia says:

    diante de toda situação do Hospital de Base, envolvendo a politica, desvio de verbas, má administração e coisas mais, quem sofre é o povo, que ta ali precisando de atendimento medico, e o que encontra??? caos na saude publica, desrespeito a dignidade humana, não cumprimento dos direitos humanos…
    E no final da história ainda tentam nos sensibilizar para ajudar com lençois e toalhas. Encaro isso como mais um desrespeito, ja que pagamos impostos e temos direito a no miiinimo lençois e toalhas nos hospitais publicos.

  • verdadeiro e cruel says:

    A SEMANA PASSADA PRESSENCIEI UM ACIDENTE NA AV,PRINCESA ISABEL DE UM RAPAZ QUE CAI DE BICICLETA QUE TODOS FICARAM PREOCUPADOS FOI QUANDO OSAMU CHEGOU EXAMINOU O RAPAZ E FALOU VAMOS TE LEVAR PARA O HOSPITAL,O RAPAZ PAROU SENTINDO MUITAS DORES E PERGUNTOU AO ENFERMEIRO DEO SAMUR (VCS IRAO MIM LEVAR PARA O AÇOUGUE DE BASE?)O ENFERMEIRO DEU UMA RISADAS IRONICA E FALOU SIM,,,IMEDIATAMENTE O RAPAZ SAIU DA AMBULANCIA E FALOU,,,VOU POSSO NAO PRO AÇOUGUE NAO VOU NAO QUERO NAO,,NAO VOU NAO ,,,TODOS DERAM MUITAS RISADAS NO MOMENTO KKKKKKK IMAJINE AÇOUGEUE DE BASE KKKKKKK

  • verdadeiro e cruel says:

    AÇOUGUE DE BASE KKKKKKKKK

  • Mendes says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Isso já tornou-se uma verdadeira comedia mesma sendo a piores de todas gente que vergonha é essa cadê a administração desse municipio? OPS esqueci que não tem nem prefeito(porque o que esta ai pelo amor de Deus nem vereadores(esses dai so servem para roubar o dinheiro do povo) e o povo? O povo de Itabuna sera que tem algum jeito? ou vão continuar votando errado e tem gente que defende o governo do capitão gente me descupem mas o povo de Itabuna esta merecendo tudo isso so me resta esperança de tudo isso passar!

  • Tomée Coane says:

    “Administrador é administrador, médico é médico, vaqueiro é vaqueiro. Como diz o adágio popular, cada macaco no seu galho, xô xuá…”
    Acrescento: jornalista é jornalista.
    A matéria é apaixonada e não reflete coerentemente a realidade do Hospital de Base.
    1 – A “cantilena” do diretor do HBLEM é a mesma da Provedoria e Diretoria da Santa Casa. Só que estas encontram eco na sociedade e na imprensa. A tabela está, realmente, em desacordo com os custos, principalmente, considerando que uma unidade emergencial, como é o caso de Pronto-Socorro, demanda considerável volume de procedimentos diagnósticos, nem sempre cobertos pelo SUS. Se Pronto-Socorro fosse lucrativo ou, pelo menos, cobrisse os custos a Santa Casa não teria fechado o do Hospital Calixto Midlej.
    2 – Concordo plenamente sobre a má gestão no Hospital de Base, no entanto é preciso esclarecer que o Sr. Antonio Costa é uma pessoa séria e, até então, não há nada que desabone o Sr. Leopoldo. É claro que foi transformado em cabide de emprego por todos os prefeitos: Fernando Gomes, Geraldo Simões e Capitão Azevedo. Então, todos os prefeitos utilizaram-se de sua estrutura funcional para abrigar seus apadrinhados.
    3 – O político que o patrocinou, Sr. Fernando Gomes, a despeito de qualquer crítica, foi o único a fazer obras de infra-estrutura no município. No início do seu funcionamento já era evidente a carência de leitos para atender a grande procura por internação hospitalar. O HBLEM veio para somar. O Hospital Goretti sucumbiu à péssima administração. O Hospital São Lucas, idem. Procure saber qual era o débito fiscal do São Lucas.
    4 – O município de Itabuna dispunha de cerca de 5 mil AIH’s que, administradas pela DIRES, eram distribuídas entre os Hospitais existentes. Quando, na gestão do Sr. Geraldo Simões, foi implantada a gestão plena esse número caiu para cerca de 3,5 mil AIH’s. Dr. José Henrique era diretor da DIRES e pode informar melhor.
    5 – Se o jornalista se der ao trabalho de passar um dia no PS do HBLEM, vai observar que é grande o número de veículos dos municípios trazendo pacientes para que sejam atendidos. Ambulâncias vistosas, carros fretados. Como em Itabuna, na maioria dos municípios a rede básica não funciona adequadamente e é mais fácil e barato transportar que contratar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e comprar insumos. O HBLEM vive sufocado por um volume altíssimo de encaminhamentos, muitos, inclusive, desnecessários.
    6 – Concordo plenamente: O HBLEM é nosso. Devemos cobrar por transparência no uso dos seus recursos, mas vamos ajudar também.

  • ErAsto says:

    EU FICO ME PERGUNTANDO: SERÁ, QUE “AS CABEÇAS PENSANTES” DE ITABUNA (POSSO FALAR AQUI: NO GRUPO CHAVES, NOS HOMENS DO GOES CALMÓN E ZILDOLANDIA, NO SR. SERGIO, NO TAL DO VAL E EM TANTAS OUTRAS PESSOAS INFLUENTES E QUE SE DIZEM FORMADORAS DE OPINIÃO, AINDA, VÃO DAR SUSTENTAÇÃO A ESSA DESGRAÇA QUE ESTÁ INTALADO NO GOVERNO DE NOSSA CIDADE, SÓ POR BIRRA, DE NÃO DEIXAR O PT, VOLTAR A GOVERNAR?)
    MINHA GENTE, QUEM CORROBORA COM ASSASSINATOS É ASSASSINO, TAMBÉM!
    MINHA GENTE, EM NOME DOS CÉUS, VAMOS PENSAR EM NOSSOS SEMELHANTES, QUE NÃO TEM PODER DE VOZ E NEM DE VEZ. BOTE A MÃO NA CONSCIÊNCIA, E VAMOS FAZER ALGUMA COISA, PELOS CENTENAS E MILHARES DE ENFERMOS!!! EM NOME DE JESUS!

  • Victor Costa says:

    Em vez de lençóis, os administradores do HBLEM deviam pedir toalhas de rosto para esfregar óleo de peroba nas próprias faces. A prefeitura já passou da hora de passar o hospital para as mãos do governo estadual.

  • Zelão says:

    Zelão diz: – A morte deita sobre lençóis de cetim

    Enquanto falta o básico para o funcionamento do HBLEM, e, em conseqüência a morte ronda os corredores, é público e notório, que muitos se aproveitam do caos e; nababescamente dormem em lençóis de cetim à custa do sofrimento de muitos.

    Em tempo passado recente, um administrador do Hospital de Base, foi acusado de ter “comprado” com dinheiro público, todo um enxoval para cama, que foi equipar um hotel da cidade.

    Seria meritória a campanha deflagrada pelo novo secretário da saúde do município, se concomitantemente, o mesmo adotasse atitudes moralizadoras na gestão daquele hospital.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia