Tempo de leitura: < 1 minuto

Marco Wense

A sucessão municipal de 2012 já começou. As duas maiores dúvidas são em relação ao prefeito Azevedo e ao nome do PT. O democrata (DEM) é candidato à reeleição? Juçara Feitosa ou Geraldo Simões?

Os partidos sabem que para ter assento na mesa das negociações, com uma candidatura a vice-prefeito ou reivindicando secretarias em troca do apoio, é preciso ter grupo político forte.

O PT, DEM e o PMDB, respectivamente com Geraldo Simões, José Azevedo e Fernando Gomes, são os protagonistas do jogo sucessório. Tem também o PCdoB de Davidson Magalhães, Luís Sena e do vereador Wenceslau.

O PDT, agora com a comissão provisória presidida pelo ex-vereador Carlito do Sarinha, tem na retaguarda os deputados coronel Santana (estadual) e Félix Mendonça Júnior (federal).

O Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB do jornalista José Adervan, ainda triste com a derrota de José Serra, tem o deputado estadual Augusto Castro.

Pode acontecer um partido sair da condição de coadjuvante para a de protagonista, basta lançar um candidato – um bom candidato – que não tenha nenhum vínculo político com o geraldismo, fernandismo e o azevismo.

ALÔ, ALÔ!

– Alô, Fernando, aqui é Azevedo!

Assim que foi eleito prefeito de Itabuna, o Capitão Azevedo ligou para Fernando Gomes e pediu sua opinião sobre a composição do secretariado.

“Só recomendo a permanência de dois: Geraldo Pedrassolli (Fazenda) e Gustavo Lisboa (Educação)”, disse o então melancólico chefe do Centro Administrativo Firmino Alves.

0 resposta

  1. Amigo Wense,é triste constatar que estes nomes apresentados são de fato os nomes com chance de se tornarem prefeitos da nossa tão sofrida cidade.Exeto Cap.Santana e Augusto Castro,todos já foram testados,ou quando não são bastante conhecidos da nossa gente.Vamos ,no entanto,rezar,e por que não,fazermos promessa até pra irmã Dulce para que surja de fato um novo nome que nos dê alento e esperança. Tudo indica que continuaremos no atraso,na incompetência,no desmando enfim na eterna briga de quem arrecada mais.Precisamos de homens de valor .(Cadê eles?)Eles têem vergonha.

  2. NAO TENHO SOMBRAS DE DUVIDAS QUE OS MELHORES
    NOMES ESTAO NO PCdoB, CERTO QUE DOS TRES? O
    MELHOR É WENCESLAU JUNIOR.
    ITABUNA TEM QUE MUDAR E A POPULAÇAO É RESPONSAVEL
    NESSA TRANSIÇAO DE GOVERNO MUNICIPAL.
    FORA AZEVEDO, FORA GERALDO, FORA JUSSARA E OS
    DEMAIS OPORTUNISTAS.

  3. Qualquer candidato que vencer e derrotar a corja que está destruindo nossa cidade: AZEVEDO + JOELMA + PINHEIRO + ROLEMBERG já estamos no lucro !
    Minha preferência de voto por enquanto é em algum candidato do PC do B Wenceslau,Sena e Davison.

    Mas infelizmente acho que tanto Cuma como Cabeça de Pitú ainda tem muitos votos aqui em Itabuna.

  4. Zelão diz: – Nem Freud explica!

    Tudo indica que na política de Itabuna a semente da “mesmice” brotou, floresceu e deu frutos – nada se cria nada se transforma – no máximo se poderia dizer que: – Tudo se deteriora!

    Vinte e três anos de mesmice sem projetos de desenvolvimento; sem qualquer ação de futuro, se repetem as carcomidas políticas de pintar meio-fio, pontes e escolas. A cada novo governo das mesmas figuras que se repetem no poder, de novo só a repetição dos mesmos nomes; das mesmas práticas nefastas de perseguição e de absolutismo.

    Agora, dois anos antes de um novo pleito sucessório, a velha e conhecida história ameaça se repetir. Os velhos fantasmas, tal qual zumbis, ameaçam sair das tumbas e reviver, mesmo tendo deixado o poder sob altíssimos índices de rejeição, para assumirem diretamente o poder ou influenciarem para elegerem os seus “filhotes,” tão ou mais nefastos.

    Parece que nos acostumamos com o “quanto pior melhor,” em um masoquismo político, que nem mesmo Freud poderia tentar explicar. É difícil tentar explicar ou justificar sociologicamente o porquê do “karma” do nosso povo, que até parece vibrar e se deleitar com o sofrimento.

  5. O melhor para Itabuna vai ser quando a sua população acordar de vez olhar a real situação da nossa cidade parar de está votando em partido porque eu sou fulamo a muito tempo e não voto no outro la a verdade o que o fulano e o outro fizeram pela nossa cidade? Nada essa é a resposta obvia não vamos tapar o sol com apeneira por favor cresci nessa cidade até hoje todo ano eleitoral so vejo duas opições sempre mesmo que não saiam canditado mas seus representantes estão ali!
    A VERDADE É SO UMA O QUE É A CIDADE DE ITABUNA? O QUE ELA OFERECE A SUA POPULAÇÃO? CHEGA DE IPOCRISIA NESSA CIDADE PORQUE É O QUE ELA MAS MATEM!

  6. Tom Ribeiro meu caro ano Anonimo? Esse é outro que esta fazendo igual seu antecessor usando a televisão para já arrecadar votos dessa população que não pensa, ele é um verdadeiro ipocrita que usa quem morreu aonde foi o tiro como audiência para seu programa e o povo logico o acompanha todos os dias dando audiência ao mundo do crime porque sem o crime não existiria seu programa!

  7. Vamos combinar que permanecer na mesmice acaba demonstrando nossa fragilidade em não saber escolher. Fato. Chegaremos há exatos 20 anos, com o fim do mandato “Azevista”, na promessa de melhorias, mudanças e esperanças, essas… frustradas no decorrer do mandato de cada Prefeito por ora já conhecidos por todos.

    O que nos resta saber, o que o futuro nos reserva?! Que estamos precisando de pessoas, no mínimo, comprometidas em melhorar a atuação situação deplorável, diga-se de passagem de nossa Cidade. Fomos vítimas da ignorância diversas vezes… Ah! de ambas as partes, ou seja, de quem vota e por consequencia de que é votado. Burrice, idolatria ou qualquer termo fajuto que desejem chamar não se compara e não tampouco melhora a imagem daqueles que um dia se disseram a serviço do povo.

    Há quem já comece especular possíveis nomes que poderam compor a chapa de “prefeituráveis”, senhores manda-chuvas de uma cidade que vive em completo estado de calamidade político-administrativa. Vale ressaltar,que os gestores, então, chefes do Poder Executivo são apenas o reflexo, o anseio de uma sociedade que procura uma incansável mudança.

    Prefiro não antecipar nomes nem julgá-los por falta de argumentos, mas posso afirmar que do que jeito que está não irá ficar, retroagir é burrice e apostar tão alto(4anos) em nomes que sinceramente não condizem nem reflete nada de positivo pra nossa cidade é uma maneira ingênua de admitir o retrocesso em detrimento de uma ‘nova esperança’possivelmente fracassavel.

    “Pra finalizar… Admito que ‘cuma’ não seria a pessoa ideal pra gerir a sede administrativa itabunense mas é duro admitir que sua gestão foi a que mais trouxe benefícios pra Cidade. Aos que não creem basta olhar a sua volta e entenderão o que estou dizendo.”

  8. A população de Itabuna, não tem vocação para o comunismo.
    O comunismo já acabou até no seu país de origem, a União Soviética, acham que vai vencer em Itabuna?
    Algumas pessoas votam em Sena, Wenceslau ou Davidson, mais por simpatia, ou busca de opções, que por ideologia.
    Para esses tres postulantes, convencer a maioria dos eleitores DE ITABUNA, que o comunismo é melhor…. olha, pode até conseguir, mas não nessa geração!
    Quem é que ainda tem certa condição de derrotar os demos? Só os cristãos.
    Vamos pensar ainda no PT – VANE do Renascer.

  9. Vejo que a população de Itabuna não tem jeito meu caro não é porque eu não voto em cuma mas dizer que ele foi oq ue mas trouxe beneficios para Itabuna você esta brincando com todo respeito por favor esse homem trouxe algumas fabricas sim e o resto? so isso ele trouxe perdeu muitas alias perdeu mas do que trouxe destriu nossa cidade um homem que não pensa Itabuna não tem nada nenhuma perspecitva de futuro para seus moradores so existem bar isso tem demais uma cidade que vive e respira a mesmice! Pelo amor de Deus gente acorda d uma vez

  10. DESSES Q FORAM LISTADOS Ñ VERÃO MEU VOTO! CHEGA DE MESMICE, VAMOS MUDAR ESSE QUADRO DEGRADANTE EM QUE NOSSA CIDADE SE ENCONTRA! EU APOSTO EM AUGUSTO CASTRO PARA PREFEITO DE ITABUNA EM 2012.

  11. Ao senhor ‘Mendes’… Existe uma diferença em não aceitar e não enxergar, acredito que ambas compõe muito bem sua ‘filosofia política’ de políticos perfeitos ou no mínimo empenhados em gerir com responsabilidade nossa Cidade.
    Pode considerar os ‘poucos benefícios’ realizados por cuma nesta cidade insuficientes para elevá-lo a condição de o gestor, ou melhor, de Prefeito. Vamos combinar que a realidade vivida atualmente é de longe… bem longe, outra. Isso é fato. Se formos parar para fazer possíveis comparações estaremos perdidos. Não estou levantando bandeira ou fazendo oposição há nenhum partido ou candidato que pense em pleitear cargo futuro nesta cidade.

    “Se cuma nada fez, imagine então o ‘cabeça de pitu’.Rs.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *