Tempo de leitura: < 1 minuto

Navios dividem espaço no Porto de Ilhéus (foto Maurício Maron)

No Porto de Ilhéus, já convivem harmoniosamente o turismo e a exportação da riqueza mineral baiana. É o que se via na manhã desta quarta-feira, 19, quando o transatlântico da rede Costa Marina dividia o atracadouro com o mineraleiro que desde sábado embarca o níquel extraído pela empresa Mirabela na região de Itagibá. O minério será exportado para a Finlândia.

A expectativa da Mirabela é utilizar o Porto de Ilhéus pelos próximos 40 anos. Outra empresa, a Bahia Mineração, aguarda a licença ambiental para construir seu terminal de embarque privativo na zona norte da cidade, por onde pretende escoar sua produção de minério de ferro.

É desenvolvimento chegando.

0 resposta

  1. Pois é Senhores…
    O progresso chegando e enquanto isto alguns eco-chatos como Rui Rocha, Socorro, Paulo Lago e outros menos votados, ficam vendo chifres em cabeças de galinhas e criando casos e dificultando todo o processo de crescimento da nossa região.
    Na verdade, os citados só conseguem enxergar os próprios umbigos, ou, pior ainda, os próprios bolsos.

  2. Belo desenvolvimento. Enviar minério para que a Finlândia possa fazer aparelhos celulares com alto valor agregado e nos revender através da Nokia. Parece o mesmo cenário de quando a colônia mandava o Pau Brasil para enriquecer os portugueses da metrópole. Enquanto o Brasil não investir de modo efetivo em educação, ciência e tecnologia o verdadeiro desenvolvimento nunca ocorrerá. Se duvidar até mesmo a tecnologia utilizada para exploração do minério em Itagibá é estrangeira.
    A nota parece mais propaganda do governo do estado para enganar os incautos com uma improvável transformação da região. A Bamim é o paraíso!!

  3. PM REALIZA SORTEIO PÚBLICO DE VAGAS
    PARA O CPM E CRECHE
    Na tarde desta quarta-feira (12), no auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, localizado no Vale das Muriçocas, a Polícia Militar realizou sorteio público para as vagas oferecidas na Creche Nossa Senhora das Graças e nos Colégios da PM para o ano letivo de 2011. As relações dos CONTEMPLADOS que ingressarão na creche e nos colégios, já estão disponibilizadas no site: http://www.pm.ba.gov.br.

    Foram disponibilizadas ao todo 3.086 vagas para a Creche e os diversos anos escolares do Colégio da Polícia Militar nos municípios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Salvador.

    Após acompanhar o sorteio, o soldado Carlos Eduardo, que trabalha no 14ª GBM – Madre de Deus, e sua esposa Eliana Santos de Souza vibraram com a contemplação dos dois filhos, Carlos Vítor e Carlos Filipe de 12 e 13 anos. “Estou muito feliz, tinha fé que iria conseguir, essa é a 3º vez que tentamos e desta vez conseguimos”, finalizou Eliana.

    Acompanharam o sorteio o Coronel PM Gonzaga, Diretor de Ensino da PM, Tenente Coronel PM Esmeraldino, Assessor Militar do Tribunal de Justiça da Bahia, O Tenente Coronel PM Menezes, representando a Coordenadoria dos Colégios da PM, além de representantes da Assembleia Legislativa, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública, Associação dos Oficiais e Associação de Praças da PMBA.

    O sorteio contou também com a presença de pelo menos 300 pais, mães e responsáveis legais dos candidatos que acompanharam todas as etapas do processo seletivo e puderam conferir a apresentação de todas as relações dos contemplados.

    Os pais, cujos filhos foram sorteados, deverão dirigir-se à Unidade do CPM escolhida no ato da inscrição, entre os dias 18/01/2011 e 21/01/2011, das 08:00h às 17:00h; munidos dos documentos exigidos no Edital, para efetivarem a matrícula. E os sorteados para a Creche deverão dirigir-se à Creche Nossa Senhora das Graças da Polícia Militar, nos mesmos dias e horários.
    Para maiores informações os editais estão disponibilizados no site da Polícia Militar da Bahia http://www.pm.ba.gov.br

    Edição: 13/01/2011

  4. Gostaria de informar que o Navio, que encontra-se no Porto ,hoje dia 19-01-2011, não é o Navio que esta levando MINERIO, na realidade este NAvio esta trazendo outro tipo de minerio o OURO, ou melhor CACAU., procedente da Africa.

  5. Meu caro JOSÉ, ainda que quiséssemos agregar valor a todo o níquel que temos não seria possível.

    Meu prezado JOSÉ, mesmo que aparece hoje uma empresa com o desejo de agregar valor aos minérios que irão sair pelo porto de Ilhéus, tem gente que vai achar que aqui não o lugar adequado…

    Que posso mais dizer pra você… Talvez que você pesquise um pouco mais para saber que a Bahia é um dos Estados mais atrasados do Brasil. Se você e outros só tem críticas, não estão ajudando em nada!

  6. Senhor Luiz Vidal, que pena que o senhor não entenda de meio ambiente nem valorize a natureza bela que existe no nosso litoral, e que possivelmente será destruída nos próximos dias. É lamentável a visão capitalista do sistema, e, com o aval de pessoas com o mesmo pensamento que seu. O impacto ambiental vai ser enorme… Coitadinhos de nós!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *