Tempo de leitura: < 1 minuto
Funcionários iniciaram mobilização na semana passada.

Os funcionários dos hospitais administrados pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas) podem cruzar os braços a qualquer momento.

Os trabalhadores alegam que ainda não receberam o mês de dezembro e a previsão da provedoria da Santa Casa é pagar o salário  em fevereiro. Representantes dos servidores e da provedoria se reuniram nesta manhã.

A instituição filantrópica possui cerca de 2 mil funcionários. Os profissionais se reúnem em assembleia programada para as 19h desta quarta (19), na sede do sindicato da categoria, quando decidem se deflagram a greve.

O salário deveria ser pago no dia sete. A direção da Santa Casa atribui a pendência ao atraso no repasse de recursos do SUS por parte da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A secretaria antecipava o pagamento a hospitais públicos e filantrópicos de Itabuna, mas ficou impossibilitada neste início de ano devido à falta de dotação orçamentária. O repasse por parte da Sesab está programado para 1º de fevereiro.

Por meio da assessoria da Santa Casa, os diretores Rui Carvalho e André Wermann disseram ao PIMENTA que o atraso ocorre “não por falta de vontade, mas por impossibilidade de pagar”. A instituição estaria recorrendo a outras possíveis fontes para quitar os salários, conforme os dois dirigentes.

0 resposta

  1. A SANTA CASA HÁ MUITO TEMPO DEIXOU DE SER UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA,PRÁ SER ATENDIDO NO PA(PRONTO ATENDIMENTO)TEM QUE SE PAGAR UMA TAXA,AONDE ESTÁ O DINHEIRO DOS CONVÊNIOS,SÓ MUITO OLEO DE PEROBA.

  2. gostaria de parabenizar o SINDSERV, pois o HBLEM acabou de pagar os funcionários que recebem até R$1000,00… Sem o dinheiro da SESAB… Isto mostra que o SINDSERV e o novo secretário de saúde estão no caminho certo… valeu pessoal… vou pegar o meu dim dim AGORA!!! FUI

  3. INTERESSANTE ESTES FUNCIONÁRIOS FILIADOS AO SINTESI, SE A DIRETORIA DO SINDICATO NÃO ESTA REPRESENTANDO DIGNAMENTE OS INTERESSES DOS FILIADOS É SÓ CONVOCAR UMA ASSEMBLÉIA GERAL QUE É SOBERANA E DESTITUIR A DIRETORIA

  4. Será que a SESAB realmente não repassou a verba? ou mais uma vez como de costume a ¨SANTA CASA¨ esta deixando a verba repassada pela SESAB, render na conta para pagar ¨os emprestimos fantasmas¨? tomados para ¨salvar¨a INSTTUIÇÃO, ou esta indo para conta de Dr Reinan Moreira e Andre Wermann????pois cada vez estao mais ricos como pode acontecer isso??? como sempre quem mais trabalha menos ganha, e que menos trabalha ganha mais, além das regalias como: viagem com tudo pago pela santa, chegar mais tarde e sair mais cedo alem disso ganhar hora extra, trocar de carro de seis em seis meses, subir de cargo e duplicar o salario,ou quem sabe da a sorte de construir um palacio no bairro mais nobre da cidade. Gostaria da Santa Casa me respondesse.

  5. Sou ex funcionaria e lá sempre foi asim e si os funcionario não bota a boca no mundo vai comtinuar amanhã eles arun ao dinheiro que já esta na conta deles e fala que asesab mandou hoje por isso que não sai antes kkkk,sem fala que fui demitida doente dessa entedade filatropica de faixada iso e uma falta de vergonha sem conta outras sujeiras que rola lá dentro.

  6. “trabalhador revoltado”
    Se estão comendo como você diz, porque VOCÊ não faz nada? quem quer vai à luta! OPu vc acha que eles não estao revoltados tbm? Vá tomar vergonha rapaz e mostre a sua cara!

  7. Diante do que vimos nos últimos seis anos de governo do dem com FG e o Capitão, a saúde nunca foi prioridade. Só conhece essa questão quem vem acompanhando os acontecimentos nesta área durante esse período. Desde a assistencia basica, onde deveria tratar da hipertensão, diabetes,vacinações, assistência bucal, mental, pequenos cortes e outros, como na média e alta complexidade, que deveria tratar dos politraumatizados, oncologia,radioterapia, cardiologia,hemodialise e outros. Nesses seis anos, relatórios de vários orgãos de governos e do MP comprovam que houve desvios de verbas da saúde, levando o hospital de base ao que é hoje, péssimo em qualidade de atendimento, em pagamento e completamente sucateado, com altos indices de infecção hospitalar e mortes. Torço muito pela recuperação do base, das unidades de saúde e dos caps. Na questão do H de Base só acredito na sua viabilidade nesse momento, principalmente para os que mais precisam com a estadualização.
    Se tem algo que o SINTESI sempre lutou foi por pagamentos de salários em dias, se os servidores do BASE têm proventos economicos, foi uma luta do SINTESI juntamente com os trabalhadores, que realizaram greves, protestos e ações no MPT.
    Nossos simbolos e bandeiras são as mobilizações e a luta da classe trabalhadora. Sabemos que isso incomoda patrões e pelegos, mas são nossas verdadeiras bandeiras.
    O que nos norteiam é o debate e o diálogo e quando esses não funcionam é a luta de classe. A direção do SINTESI está aberta para debater o problema de saúde da cidade Itabuna e Ilhéus com qualquer autoridade do assunto.

    A combatitividade de uma direção sindical só é possivel com a união e mobilização da classe trabalhadora, porisso, como em outras vezes vamos realizar uma grande paralisação nos serviços dos três hospitais da Santa Casa de Itabuna segunda, 24/01.

    É importante frisar que o município de Itabuna deve quatro milhões e meio a SCMI referente a serviços prestados, como também deve a outros hospitais, clinicas e laboratórios, mas ao invés de pagar preferem empurrar a divída.

    Vale ainda resaltar que até o momento o prefeito não cumpriu nenhum acordo com os servidores feito no MPT, Ministério Público do Trabalho.

  8. sai dai JOAO VCS TÃO COMENDO NA MÃO DO PREVEDOR MESMO, NÃO ADINTA ESSE DISCURSO NÃOO..

    O BOM AGORA É SINDSERV……….
    SENTESI NÃO CONSEGUIU POHA NENHUMA NO HOSPITAL DE BASE SÓ COMEM TODO MÊS OS DINHEIROS DOS BESTASS..

  9. A greve é direito de todo trabalhador, mais a falta de pagamento foi gerada por atraso do repasse da SESAB, na decisão de deflagrar a greve a situação vai se agravar ainda mais porque a produção vai diminuir, e nos meses futuros a situação será igual ou pior.
    Essa não é a solução!!!!

  10. bem o que vou dizer aqui vai de encontro aos meus colega.
    trabalho na sta casa há 23 anos e confesso nunca vi tal situações.acredito que no momento fazer greve ñ é a melhor escolha,sei que serei criticada aqui quando lerem meu coméntario mais acredito na liberdade de expressão,então mim sinto livre para opniar nesta questão de greve.Ñ vou aqui negar o quanto o sindicato é util numa empresa mais devo ressaltar que este sindicato precisa ter altonomia e caminhar juntos com os companheiros ñ se associar a empresa.e por em risco anos de trablho de muitos trabalhadores com essa GREVE inpensada.

  11. Eu quero só saber se o sindicato vai ter pulso para manter essa greve até inicio de fevereiro.
    A greve no momento não resolve nada,só vai causar transtornos aos pacientes e visitantes,além de dificultar o pagamento dos próximos meses.
    Srs.trabalhadores não se deixe levar pela emoção, e sim pela razão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *