Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

Itabuna recebeu há relativamente pouco tempo uma nova leva de juízes, que despertou esperança na população e principalmente nos chamados operadores do direito. Quem se acostumou – ou melhor, se resignou – a uma justiça lenta (a mais qualificada injustiça, disse Rui), esperou por melhoras. Não eram apenas novos magistrados, mas sim juízes novos, no sentido da juventude, dos quais se almejava ideias e posturas igualmente rejuvenescidas.

Fala-se que houve avanços no campo da celeridade, não obstante tenha ocorrido, sobretudo no caso da 4ª Vara Cível, onde o titular é o juiz Valdir Viana, um retrocesso em matéria de respeito aos advogados. Certo que o direito abrange o processo e este tem seus procedimentos e formalidades, mas não devem chegar ao ponto de tolher o exercício de quem atua nas lides forenses.

Canhestrices, como não despachar com advogado a menos que este se apresente de terno e gravata e impedir a retirada de processos do cartório, são atitudes que não contribuem para uma convivênccia harmoniosa entre o judiciário e os profissionais da advocacia. Além de tudo, acusam desprestígio e um inaceitável desrespeito.

O que ocorre em Itabuna, onde o presidente da OAB acusa um juiz de tê-lo recebido aos xingamentos e de arma na cintura, é algo que conduz a um retrocesso sem precedentes. Talvez nem nos tempos dos coronéis do cacau se tenha visto algo tão bizarro entre um magistrado e um advogado, profissionais treinados para manejar com a palavra, a temperança e o argumento.

O conflito, longe de ser resolvido, tende a se acirrar agora que a OAB se propõe a produzir uma moção de repúdio e entregá-la, em mãos, aos juízes Valdir Viana e Cláudia Panetta (esta da Vara do Júri e também acusada de não ter os advogados em muito boa conta). O repúdio, assim manifestado, certamente irá potencializar antipatias, mas é fato que a Ordem não pode ficar inerte.

Não obstante, é preciso que os juízes aos quais a OAB e a sociedade apontam o dedo tenham o direito de se defender, apresentando sua versão para os acontecimentos recentes. É necessário que eles exponham justificativas para as restrições que têm adotado nos cartórios e que tanto clamor vem causando entre os advogados. O Poder Judiciário, responsável por julgar os conflitos alheios, normalmente não é muito afeito a dar satisfações, mas tudo sempre precisa ter alguma explicação. Das sentenças às atitudes.

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do Pimenta na Muqueca e editor do Política Etc.

0 resposta

  1. E inadimissivel que um profissional tente usar seu cargo para conseguir furar a burocracia de um procedimento.

    Qualquer advogado com a devida requisição para tomar carga de um processo, pode o levar.

    Mas nem o presidente da OAB pode interferir nessa condição ainda visto que há problemas pessoais entre a OAB e os novos juízes da cidade.

    Seriam os novos errados ou os antigos a insistir no cachimbo torto?

  2. RICARDO,

    Como sempre, impecável em seus comentários. Parabéns, grande escritor. Rui, também, era de pequena estatura, mas de uma cabeça … !!!

    Pr. Ernesto Soares

  3. Erlan, com o devido respeito, vc não sabe o que está falando, pois a Lei 8906/94, uma lei federal, dispõe que o advogado tem direito de examinar e fotocopiar em qualquer cartório autos de processos, ainda que sem procuração. Vale ressaltar que o advogado é indispensável à administração da Justiça e no seu ministério privado exercer um múnus público. Então, qualquer atitude de um magistrado, que deveria cumprir a lei, em sentido oposto, afigura-se arbitrariedade. Por fim, vale lembrar que tramita no Congresso Nacional projeto de lei criminalizando condutas que atentem contra as prerrogativas funcionais do advogado. Aí vamos ver arbitrários se transformarem em criminosos!

  4. Realmente, Parabéns pela matéria…

    Fico triste e muito decepcionado quando vejo acontecimentos, que podemos chamar de verdadeiro retrocesso no meio judiciário. Essa de maneira alguma é uma justiça dos dias atuais, onde o preceito e princípios constitucionais tem primado por uma justiça célere e eficaz. Fica difícil a permanência desses Juizes na Comarca de Itabuna… Os advogados têm que se unirem por uma causa tão vergonhosa dessa e tomarem as devidas providências junto a Subseção-Itabuna, Seccional-Ba e Oab-Nacional.
    As instituições de ensino tem grande culpa nisso, inclusive o MEC que não coloca uma disciplina nas academias de grande importância que é o ESTATUTO DO ADVOGADO E CÓDIGO DE ÉTICA como matérias obrigatórias. Muitos juizes desconhecem as referidas leis e prerrogativas dos advogados. AÇÃO OAB – URGENTEEEEEEEE

  5. Meu amigo Ricardo,

    Faço repercurtir suas palavras.

    Homens inhenhos estão assumindo funções delicadas como as de magistrado e, infelizmente, ainda tem aqueles que lhes fazem reverências.

    Dr. Andirlei Nascimento é um homem sério e sua história desautoriza qualquer maledicência no sentido de que esteja ele levando o assunto para o lado pessoal.

    A nobreza de espírito do jovem Presidente é algo irrefutável, e seu elevado caráter refuta os vícios cruéis só encontradiços em gestões antigas da OAB/Itabuna.

    Fosse em tempos atrás, alguém (provavelmente em nome da OAB) já estaria providenciando uma “abaixo-assinado” em “desagravo” ao inhenho magistrado e degradando o advogado vítima.

    Está claro, assim, quer uns queiram, quer não, estamos vivendo novos e salutares tempos na OAB/Itabuna.

    Salve o nosso Presidente Andirlei Nascimento!

  6. Enfim, alguma resposta ao totalismo e autoritarismo do judiciário brasileiro, (os intocaveis)os quais usam da autoridade do cargo para impor a sua vaidade, sem que nenhuma resposta lhe seja dada a altura, nem da sociedade e nem da imprensa brasileira (a exemplo do proprio artigo acima)é visivel o medo imposto pelos atuais juizes. A OAB de Itabuna está de parabens pela coragem que a sociedade e a imprensa brasileira nem teve.

  7. O FATO QUE NINGUÉM QUER FALAR É QUE O ADVOGADO SANZIO PEIXOTO QUERIA FAZER CARGA DE UM PROCESSO QUE NÃO ESTAVA COM VISTA PARA ELE, MAS SIM PARA DILIGÊNCIAS A SEREM CUMPRIDAS NO CARTÓRIO; DEPOIS ELE QUERIA XEROCOPIAR O PROCESSO DEPOIS DO ENCERRAMENTO DO EXPEDIENTE DO FÓRUM, QUANDO ESTAVA ESTE FECHADO, POR ISSO A JUÍZA INDEFERIU E PEDIU QUE ELE RETORNASSE NA SEGUNDA-FEIRA, QUANDO TERIA ACESSO IRRESTRITO, PODERIA TIRAR AS CÓPIAS A VONTADE, DURANTE O EXPEDIENTE FORENSE!
    FOI ISSO QUE EU VI OCORRER NO FÓRUM; DR. ANDIRLEI ADENTROU AO RECINTO AS 18:30 PARA OBRIGAR A JUÍZA A DEIXAR O DR. SANZIO LEVAR O PROCESSO PARA TIRAR CÓPIAS; NINGUÉM ENTRA NA OAB APÓS O EXPEDIENTE E DETERMINA AS ORDENS QUE DEVERÃO SER CUMPRIDAS; ORA O RETROCESSO É VOLTAR A TER AQUELA JUSTIÇA LENTA DE OUTRORA; AGORA RESTA A PERGUNTA: PORQUE O ADVOGADO SANZIO NÃO COMPARECEU AO FÓRUM NA SEGUNDA-FEIRA PARA XEROCOPIAR O PROCESSO?, SERÁ UMA ARMAÇÃO PARA EXPOR OS DITOS JUIZES NA MÍDIA DE FORMA A DESQUALIFICÁ-LOS PORQUE SAO RIGOROSOS NO CUMPRIMENTO DO SEU DEVER?? FICA A PERGUNTA, DR. SANZIO QUERIA MESMO CÓPIA DOS AUTOS?? DR. ANDIRLEI APARECEI EM MENOS DE 5 MINUTOS AO LOCAL, ESTAVA TUDO ARMADO?? OS JUÍZES CAÍRAM NUMA ARMADILHA JÁ PREPARADA A MUITO TEMPO PELOS DESCONTENTES??? PENSEM NISSO, POPULAÇÃO, VISITEM OS JUÍZES E TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES….

  8. FAZER CÓPIA DOS AUTOS DEPOIS DO ENCERRAMENTO DO EXPEDIENTE FORENSE??

    CARREGAR O PROCESSO DEBAIXO DO BRAÇO E DIZER À SERVIDORA QUE IRIA RETÊ-LOS??

    DEFENDER DETENTO NA VARA DAS EXECUÇÕES PENAIS SENDO COORDENADOR DA CEAPA – ÕRGÃO DA EXECUÇÃO PENAL???

    SE INSURGIR CONTRA TRANSFERÊNCIA DE PRESO PARA O RDD, QUANDO COORDENADOR DA CEAPA E A TRANSFERÊNCIA FOI SOLICITADA PELO PRÓPRIA SECRETARIA DE JUSTIÇA???

    ENTRAR NO FÓRUM DEPOIS DO EXPEDIENTE PARA GRITAR COM JUIZ A FIM DE PROVOCAR UMA SITUAÇÃO DE CONFRONTO PROPOSITAL???

    TUDO ISSO COMO FORMA DE VINGANÇA CONTRA ATOS PASSADOS, CONTRA DECISÕES DOS JUÍZES QUE DESAGRADARAM MUITA GENTE???

    ISSO ESTÁ CERTO???

    ISSO É ÉTICO???

    ACORDA ITABUNA!!!!

  9. Tenho muito orgulho do presidente da OAB, é assim mesmo que tem quer ser….Tomar atitude contra essas arbitrariedades. Caso não se faça nada, “esses” juizes vão continuar a “tocar terror” na nossa cidade, quem são eles perante os advogados? Eles não podem usar de seus cargos para fazer o quer!! Devem respeito aos advogados e vice versa, ora!!
    ALMEIDA explicou muitíssimo bem a Sr. ERLAN que com certeza não faz parte do mundo jurídico. VEJA SÓ: Armação?? Acho que isso foi bom ter acontecido para que algo aconteça e as asinhas desses juízes sejam cortadas.
    Sr. CARLOS NETO, a foto que aparece é do blogueiro que escreve no blog Pimenta.

  10. A situação é a seguinte,
    o Juiz é de São paulo, se acha,
    pensa que é melhor do que os baianos,
    trata os advogados com ar de deboche
    pensa ser o dono das leis.
    ara melhor esclarecimentos, o advogado não chegou no forum
    as seis, ele chegou muito antes, só que a Juíza que pensa que
    é dona dos processos deu um chá de cadeira no advogado com o
    proposito de camuflar a verdade dos fatos e ludibriar os neofitos.
    Quando os senhores observarem os comentários como o do
    “eita povinho” já leiam desconfiados, pq o t´titulo já é a cara do juíz preconceituoso.

  11. DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO – Nº 323 – Disponibilização: Terça-feira, 21 de setembro de 2010 Cad. 3 / Página 173
    VARA DO JÚRI
    PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA
    COMARCA DE ITABUNA
    VARA DO JÚRI E EXECUÇÕES PENAIS
    Ação Penal nº. 0006272-11.2004.805.0113
    Autor: A Justiça Pública
    Réu: Erick Rocha de Almeida
    Advogado: Dr. Sanzio Correa Peixoto – OAB nº 27.480
    Decisão
    (…) Posto isto, frente as informações de fls. 224/225, de que o advogado fez carga dos autos no dia 12/07/2010 e somente
    os devolveu em 16/08/2010, após ser intimado a fazê-lo sob as penalidades legais, acolho as razãoes ministeriais, com
    lastro no disposto no art. 600, “caput”, do CPP declaro intempestiva a apelação de fls. 222/232, por evidente abuso de direito,
    ao passo em que determino seja a peça desentranhada e devolvida ao Nobre signatário, certificando-se nos autos.
    Certifique-se o transito em julgado da sentença e expeça-se guia de recolhimento definitivo, com as cópias e comunicações
    necessárias.
    Oficie-se a Ordem dos Advogados – subseção Itabuna solicitando a apuração de eventual infração disciplinar pelo nobre
    advogado.
    Cumpra-se. Intime-se.
    Itabuna, 14/09/2010.
    CLÁUDIA VLÉRIA PANETTA – Juíza de Direito Titular

  12. Dr. Sanzio pode advogar tranquilamente na justiça.
    O cargo exercido por ele não tem impedimento previsto.
    Dr. Andirlei é conhecido na sociedade como uma pessoa tranquila, educada e respeitadora.
    O problema não era do marido de Dra. Claudia e sim dela.
    Ele pode ir buscar a esposa em seu gabinete, só não pode querer ser Juiz no lugar dela.
    O juiz é um servidor público que deve respeitar qualquer cidadçao.
    DEpois dos manifestos e representações contra os juízes eles precisarao de um bom advogado.
    VAmos respeitar uns aos outros.

  13. Amanhã às 14:30 será entregue a Moção de Repúdio aos Juízes envolvidos, quem desejar expressar apoio ao Presidente da Ordem, que é um homem íntegro e sério, defensor do Estado Democrático de Direito e das leis que regem nosso país, poderá comparecer e presenciar os fatos e até mais, pode se inteirar do que realmente aconteceu e tem acontecido e tomar ciência das atitudes de pessoas que por conta da toga acham que são o únicos cidadãos romanos. Viva a Liberdade e a Democracia, viva aos seus defensores e abaixo aqueles que em virtude de seu cargo buscam estabelecer suas vontades pautados na coação, só para conhecimento a ditadura já acabou e não permitiremos o estabelecimento da ditadura do judiciário.

  14. Infelizmente existem magistrados que são contaminados com um virus “juisite”.Nunca tiveram coragem de advogar,enfrentar o mercado de tabalho, e ao serem nomeados para um cargo que não estavam devidamente preparados,se expõem a estes atos ridiculos.Advogados fazem parte do mesmo ordenamento jurídico, são indiapensáveis na defesa do direito e somente quando o Juiz não tem preparo técnico,tem receio de receber os advogados e ver exposta a sua falta de conhecimento, adotando pois uma certa distancia do profissional.
    É lamentavel que isso esteja acontecendo em Itabuna.Mas, não culpo os novos juizes e sim o Tribunal que deveria aplicar um psicoteste antes de nomeá-los, deveria submetê-los a um estágio,preparando-os para o trato com os advogados, serventuarios e o povo que paga os seus salários.
    Parabens Andirlei, pela sua postura em defesa da classe

  15. vocês sabiam que o juiz que vcs chamam de preconceituoso tm sangue BAIANO?

    seu pai era baiano nascido em Santo Antonio de Jesus e criado em Salvador;

    fui estagiário dele e nunca percebi nenhum tipo de deboche ou preconceito;

    será que vcs não estão tendo é preconceito em relação a ele, por ser de São PAulo e muito rigoroso no seu mister?

    Pelo que soube ele e a esposa ADORAM ITABUNA, fixaram residência aqui, e aqui pretendem passar alguns anos, então minha gente, vamos ter que aprender a respeitá-los e aceitá=los, afinal qual juiz em Itabuna proferiu mais de duas mil sentenças em apenas 01 (um) ano°°??

    pelo que sei eles estão felizes e nnão almejam sair daqui tão cedo.

    vamos respeitá-los.

  16. “FOLHA ONLINE 22/04/2009 – Bate Boca no STF: Ministro Joaquim Barbosa diz que Gilmar Mendes destroi a credibilidade da Justiça!
    Não foi a primeira vez que ministros do STF discutiram. Em agosto de 2007, Mendes e Barbosa bateram boca por uma lei que beneficiava servidores de Minas”
    ——————————————————————————————————————————

    MEUS CAROS E MINHAS CARAS, OS EPISÓDIOS ACIMA ACONTECERAM NA MAIS ALTA INSTÂNCIA DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO, O BRASIL INTEIRO TOMOU CONHECIMENTO DE LAMENTÁVEL EPISÓDIO, E SENDO ASSIM NÃO POSSO CONCORDAR COM O “Cabeça de Jegue” QUE DIZ TER VÁRIAS CABEÇAS DE JEGUE ENTERRADAS EM MINHA QUERIDA ITABUNA, EM RELAÇÃO AOS QUEIXUMES DE ALGUNS ADVOGADOS DEVO LEMBRAR AOS DISTINTOS, QUE ELES TAMBÉM COMETEM ABUSOS EXORBITANTES, E QUANDO ENCONTRA UM JUIZ QUE NÃO CONCORDA COM SUAS ARMAÇÕES NOS APARECEM LOGO COM ESSA LENGA LENGA.

  17. Dai a Cesar , o que é de César!Fica muito feio para Itabuna esses comentários de OAB com Juizes!Apesar ed nao entender bem do assunto, acho que os mesmos deveriam e poderim se reunirem e chegarem a um acordo, sem ter necessidade de levar ao público essas coisas pequenas que nao levam a nada!JUIZ É JUIZ ! E ADVOGADO É ADVOGADO! cada qual no seu cada qual!so que remos de ambos os lados respeito mútuo! A sociedade Grapiuna agradece. DE FACTO!

  18. ENTÃO PERGUNTE PRÁ ELE O JUIZ DE SÃO PAULO PORQUE DO ABUSO DE PODER QUANDO PRENDEU UM EMPRESÁRIO DA NOSSA CIDADE APENAS PORQUE FOI BARRADO NA ENTRADA DO FORUM, JÁ QUE ESTAVA DE BERMUDA E QUESTIONOU AO POLICIAL QUEM HAVERIA DADO AQUELA ORDEM? E O POLICIAL DE PRONTO RESPONDEU QUE FOI O JUIZ VALDIR, POR ESSA RESPOSTA O EMPRESÁRIO REVIDOU DIZENDO QUE QUALQUER JUIZ CHERGA A ITABUNA E MANDA EM TUDO. PRONTO, ISSO FOI O SUFICIENTE PARA RECEBER ORDEM DE PRISÃO E SER CONDUZIDO AO COMPLEXO POLICIAL DE ITABUNA ONDE FICOU DETIDO POR APROXIMADAMENTE 5 HORAS.
    É OU NÃO É ABUSADO ESTE JUIZ? É OU NÃO É ARBITRÁRIO ESSE JUIZ? RECENTEMENTE TENTOU INTIMIDAR OUTRO EMPRESÁRIO DE ITABUNA DIZENDO QUE IRIA MANDAR PRENDÊ-LO POR FORÇA DE UM ATRASO PARA AUDIÊNCIA DE ACORDO ONDE O MESMO SE APRESENTAVA APENAS COMO TESTEMUNHA.
    É IMORAL, É INDECENTE, ANDA MESMO DE ARMA DE GROSSO CALIBRE NA CINTURA COMO SE AQUI FOSSE TERRA DE JAGUNÇOS E SOMENTE DE BANDIDOS, DESSE TIPO NÃO PRECXISAMOS POR AQUI, EXIGIMOS RESPEITO, E O CASAL DE JUIZES ESTÃO NOS DESRESPEITANDO, NOS INTIMIDANDO E NOS AMEAÇANDO.
    AO Dr. ANDIRLEI, A NOSSA SOLIDARIEDADE PELA SUA ATITUDE EM NBOS DEFENDER, AVANTE PRESIDENTE, NÃO DEIXE SE INTIMIDAR POR QUALQUER UM QUE CHEGA EM NOSSA CIDADE E QUER NOS HUMILHAR.

  19. Estam todos se concentrando no Presidente da OAB e no Juiz da 4 Vara, mas estão se esquecendo de discutir o mais grave. Verifiquei o numero do processo apontado pelo advogado Sanzio e realmente foi registrado no dia 21, na sexta-feira. Ora, se isso for verdade, a Juiza forjou o processo, uma semanda depois do fato por que o advogado solicitou cópia e depois negou a cópia ao advogado para que não expusesse seu erro. O numero do processe é 0000566-03.2011.805.0113 e pode ser acessado por qualquer pessoa pelo site http://www.tj.ba.gov.br (consulta processual).

    Isso é um absurdo.

    Vamo acordar povo de Itabuna. Em vez de ficar discutindo chingamentos, prestem atenção no que a Juiza fez.

  20. Essa história de que Dr. Sanzio chegou fora do Horário de expediente é MENTIRA. Eu estive no Fórum e o vi no salão do Juri conversando com dois advogados enquanto aguardava a Juiza, por volta das 16:30. Não sei o que aconteceu depois por que nao vi. Mas sei que Dr. Sanzio estava no Fórum às 16:30.

    Dra. Claudia é uma mulher muito respeitada, mas essa história de que o advogado chegou fora do expediente é mentira!

  21. Meu caro “Vcs sabiam”,
    O Juiz pode ser filho de baiano, ter sentenciado muitos processos e querer fixar residência em Itabuna.
    O fato de ser filho de baiano não exime o preconceito direcionado ao presidente da OAB de Itabuna, aconteceu. Jamais o juiz poderia ter interferido em uma discursão entre o presidente da OAB e sua esposa, pois seria o mister da magistrada.
    O magistrado errou ao interferir nessa briga.
    Errou quando tentou impedir os advogados de tr\tarem com ele sem as vestes que ele acha ser adequada, vivemmos num país tropical e quem determina a indumetaria do advogado é a OAB não o juiz.
    Nenhum advogado teve preconceito ou algo do genero contra o magistrado ou sua esposa.
    Para finalizar, é mais que a obrigação do magistrado sentenciar processos que tramitem em sua Vara, seria seu mister e não deve se vangloriar de sentenciar tantos processos, pois para isso recebe uma remuneração razoavel para tanto.
    Os juízes funcionários públicos que devem respeitar o cidadão, obrigados a manter uma postura respeitavel.
    Quando percebe que o mesmo possui diversos policiais militares fazendo sua segurança sem farda, isso por si só já é uma falta de respeito.

  22. Pessoal, vocês já perceberam que, por estarmos numa democracia, há espaço para todos no debate e nas opiniões. Mas puxa-saco de juiz arrogante é outra coisa! “Vcs sabiam” parecer mesmo ser um desses tipos. Baba ovo de juiz. Juiz de direito é um servidor público. A maioria trata as partes, os advogados e de mais pessoas com soberba e ignorância. A OAB deveria lançar uma campanha contra tais arbitrariedades. Deveria ter uma ouvidoria própria, pois o Tribunal é corporativista e passa a mão pela cabeça. Vcs lembram daquele juiz/assassino de Salvador que, dando uma roubadinha, na contra-mão da pista, atropelou um motociclista? O que deu aquilo? NADA! Por isso a OAB deve manter um canal aberto, não só para o advogado, mas para todo jurisdicionado denunciar abusos e tiranias como esta que estamos discutindo. DENUNCIEM AS ARBITRARIEDADES!!! Esses juízes do “outro Brasil” são arrogantes mesmo! Voltamos ao período pós-descobrimento do Brasil! Estão mandando para nós aqueles que não prestam…

  23. NÃO VAI FICAR ASSIM

    A OAB é uma entidade que merece respeito e o povo de Itabuna está solidário com o Dr. Andirlei e a classe de Advogados…
    Esquente não, tem muitos juízes bons no Tribunal de Justiça mesmo sendo de outros estados. JUSTIÇA URGENTE…
    Valeu…

  24. O engraçado é virem os aliados dos advogados com fórmulas prosaicas de deturpação de um acontecimento. O que na verdade é o que vocês são pagos para fazer.
    Não tenho conhecimento técnico do meio jurídico, mas tenho meu senso de lógica e um advogado que tenta fraudar junto á uma seguradora, não tem credito nenhum para dizer que foi prejudicado por não ter o forum 24h e sem restrições para ele.

  25. Olha ´erlan´ desafio a informação apresentada. Dr. Andirlei é um dos advogados mais respeitado e honesto que já passou por esta Bahia. O que buscam é distorcer o fato diante da inimaginavel postura de um JUIZ que tem o dever de ter uma postura no mínimo compatível com a função, que agora distorcer os fatos. Conheço o fato pois sou parente da AUTORA O que ocorreu foi a extinção do processo sem o julgamento do mérito pq a autora da aludida ação é pobre e não pode pagar as custas processuais solicitou a ASSISTÊNCIA GRATUÍTA e o Juiz Valdir, por insensibilidade não concedeu a gratuidade de justiça tendo o Dr. Andirlei Recorrido da exdrúxula decisão ao Tribunal de Justiça da Bahia.

  26. O mundo é lindo, tudo é lindo! Só não é melhor porque Deus teve que dar 20% para os advogados. Quem compõe a OAB precisa abrir os olhos para o interesse pessoal do seu representante. Está claro que há mais mistério nesse causo do que carrapato em lombo de vaca.

  27. Carlos Antonio, voce pode ser parente, mas não leu a decisão do juiz. Eu li e nela ele concede sim a gratuidade da justiça. E condena Andirlei porque tentou colar uma argumentação que contraria frontalmente a lei.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *