Tempo de leitura: < 1 minuto

Essa lembra aquelas historinhas dos tempos dos velhos coronéis do sul da Bahia. Ontem, o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite (PP), mandou retirar o tradicional sistema de sonorização do centro da cidade, conhecido como “A voz da cidade”. A pequena cidade de 20 mil habitantes se comunica pelo alto-falante.

O cumprimento da ordem do prefeito não foi nada amigável. Teve troca de sopapos entre os leões-de-chácara e os donos do sistema de sonorização. O prefeito mandou retirar o sistema de som sob a alegação de que não se trata de um serviço de utilidade pública. Aos sócios d´A voz da cidade, Moacyr teria dito que, naquele instante, imperava na cidade “a lei do coronelismo”.

Comenta-se em Uruçuca que a reação de Moacyr se deve aos incômodos que o sistema de sonorização começou a criar para a sua gestão. Isso porque os donos d´A voz da cidade começaram a dar vez e voz ao povo, que reclama da falta de iluminação, da coleta de lixo, da insegurança… O prefeito não gostou e avisou que retiraria o sistema de sonorização. A resposta dos atingidos pela ordem: – quando o senhor ganhou a eleição, veio aqui para agradecer os eleitores.

A coisa azedou de vez.

0 resposta

  1. Esse cidadão quando ganhou as eleições prometeu mundos e fundos. A população, mesmo sabendo da péssima administração anterior, votou, achando que ele tinha mudado. Homem voltou pior que o mandato anterior. Agora, além de não está trabalhando, entrou na onda das perseguições. Como o Pimenta diz: está renascendo a lenda dos velhos coronéis.

  2. Isso só é mas um dos desmandos desse prefeito, queria saber onde estar o Ministerio público que não age, pois esse prefeito tem 29 processo por improbilidade administrativa da outra gestão que ele foi prefeito, e até então não foi julgado e condenado esse folgado, preguiçoso que só quer saber de curtir com o dindin público, pois obras que é bom NADA, MALACABADO começa e não termina, a cidade tá um HORROR, mas o povo quiz assim… EU SÓ LAMENTO.

  3. Olha seu PIMENTA,isto que está acontecendo em uruçuca é um pouco diferente,mas é parecido o que vem acontecendo em nossa vizinha ILHÉUS.Os médicos do SAMU tiveram que fazer,uma manifestação em frente a prefeitura e teve dificuldades em arrumar um carro de som,sabe porque? Simplismente os donos (de carros de som) não aceitaram por medo de represália da parte do prefeito Nilton. Pois Disseram,que quem já fez algo dess tipo não teve o seu ALVARÁ liberado.É MOLE O QUE MAIS CORONÉ!!!!

  4. impressionante como as autoridades conseguem a proeza de nao fazer absolutamente nada.
    SIM !!! Uruçuca esta entregue às vontades e vissicitudes de Coronel Moacir Leite.
    Aquele que duvidar nao precisa morar em Uruçuca para confirmar, basta dar uma passadinha de 15 minutos na cidade e fazer um lanchinho. Sera no minimo esclarecedor ou estarrecedor.
    Nao é de se admirar pois a um ano atras este mesmo pseudoadministrador demitiu a Profª Divaritana, Lider sindical dos professores nesta mesma cidade.
    Tudo pode-se esperar de uma figura que nem sequer na cidade pisa.

  5. ” Fazer cessar a voz do povo é so o principio do fim”

    “Exercer a cidadania é um direito de todos, mas ser cidadao, é uma virtude para poucos.”

    Nestes tempos de batalhas travadas em nossos lares , lado a lado com aqueles que de longa data conhecemos , ficar alheio ás dificuldades nao nos levara a lugar algum.

    O sindicato, cumprindo seu papel de entidade classista, vem prestar seus votos de indignação a esses descalabros ditatoriais que nossa comunidade infelizmente volta a sofrer.
    Sim, ja se passou mais de uma ano desde que a lider sindical da APLB/APPI de Uruçuca, Profª Divaritana, por defender os direitos do trabalhador em educação, foi penalizada com uma inconstitucional demissão.
    Parece no entanto que tanta ditatorialidade nao aplacou a sede coronelista deste pseudo administrador, em cujas veias pulsa, ainda, sangue facista.

    Abaixo , uma singela mas fractal, fabula que ,esperamos, seja capaz de fazer nossos administradores refletirem sua real condição.

    A mutuca e o leão

    Cochilava o leão à porta de sua caverna no momento em que a mutuca chegou.
    – Que vens fazer aqui, miserável bichinho? Some-te, retira-te da presença do rei dos animais.
    A mutuca riu-se.
    – Rei? Não és para mim. Não conheço tua força, nem tenho medo de ti.
    – Vai-te, excremento da terra!
    – Vou, mas é tirar-te a prosa – disse a mutuca.
    E atacou-o a ferroadas com tamanha insistência que o leão desesperou. Inutilmente espojava-se, e sovava-se a si próprio com a cauda ou tabefes das patas possantes. A mutuca fugia sempre e, ora no focinho, ora na orelha, ora no lombo, fincava-lhe sem dó o adunco ferrão.
    Farta por fim de torturar o orgulhoso rei, a mutuca basofiou:
    – Conheceste a minha força? Viste como de nada vale para mim o teu prestígio de rei? Adeus. Fica-te aí a arder que eu vou contar a toda a bicharada a estória do leão sovado pela mutuca.
    E foi-se
    Logo adiante, porém, esbarrou numa teia, enredou-se e morreu no ferrão da aranha.

    Moral da historia:
    “Não se envaideça pelas glórias que alcançar, pois podem ser passageiras”

  6. Pois é seu pimenta estarei te enviando a resposta para esta situação e espero que poste.
    Mas agora pergunta aos donos das caixas retiradas se eles estão em dia com a Prefeitura.

  7. Os “donos” do sistema de som que se intitula voz da cidade, não informaram ao pimento, que a referida retirada da caixa se deu por ordem judicial, uma vez que era um serviço comercial(pois cobravam os serviços) e há +- 10 anos não pagavam impostos, etc. E mais esta revolta é pq os dito cujos queriam passar pro lado do prefeito e não foram aceitos pelo grupo.

  8. Amigos de Uraçuca, esta atitude realmente mostra de que o coronelismo tenta voltar como é também o caso de Itacare que o prefeito negocia as “coisas ” da prefeitura com os ciganos e acho que ele faz treinamento com CORONÉ Moacyr pois o daqui mora em Uruçuca e é vizinho do outro, eita cambada de malandros….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *