Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual entrou com uma ação por crime de improbidade administrativa contra o prefeito Antônio Mário Damasceno, o Tonho de Anízio (PCdoB), de Itacaré. De acordo com o MP, o gestor transgrediu a lei de licitações, ao fazer contratação direta com a empresa Araújo Transportes e Turismo.

O contrato, firmado com o objetivo de viabilizar a locação de automóveis e motocicletas, foi feito com dispensa de licitação e em caráter emergencial. Mas, de acordo com a acusação, não foram observadas as formalidades necessárias a um contrato dessa natureza e, além disso, o governo deu continuidade à relação com a Araújo Transportes, mesmo após o período de 180 dias do contrato emergencial.

Os serviços foram contratados no período de junho de 2009 a março de 2010 e pagos mediante uma transferência bancária de R$ 23 mil, mais dois cheques, cada um no valor de R$ 8 mil. Segundo o MP, esses pagamentos não têm amparo legal, de modo que o órgão requereu a devolução dos recursos aos cofres públicos.

Na ação, o MP pede ainda a condenação do prefeito ao pagamento de multa de até cem vezes o valor da sua remuneração, proibição de contratar com o poder público e suspensão dos direitos de Tonho de Anízio pelo período de três a cinco anos. Essas penas são previstas no artigo 12, inciso III, da lei número 8.429/92.

O PIMENTA ouviu a assessoria do prefeito, que atribuiu a ação a uma “orquestração política”. Os autores desta, segundo o governo, seriam o vice-prefeito de Itacaré, Rosival Oliveira Bispo; o empresário Jorge Marabá, que foi secretário de Transportes do Município no início da gestão de Tonho de Anízio; e o empresário Kleber Filho, que teria projeto de suceder o atual mandatário.

O governo, entretanto, não explicou porque contratou a Araújo Transportes sem acatar a lei de licitações. Há também informações de que Marabá seria o verdadeiro dono da empresa que recebeu dinheiro irregularmente do poder público.

0 resposta

  1. E INCRIVEL O MINISTERIO PUBLICO SO AGE FORA DE ITABUNA
    OS ACONTECIMENTOS DESTA ADMINISTRAÇAO SAO VERDADEIROS CAUS
    E NAO TEMOS VEREADORES, POLITICOS, PARTIDOS DE ESQUERDA, ADVOGADOS, SOCIEDADE ORGANIZADA, GRUPOS RELIGIOSSOS , PROFESSORES, GREMIOS ESTUDANTIO, JUIZES, MINISTERIO PUBLICO.

    ITABUNA UMA CIDADE ABANDONADA NAS MAOS DO DEMO
    ATE QUANDO??????????

    ALGUNS FICAM A ACUSAR O POVO DE TERDADO O VOTO DE CONFIANÇA, POREM NAO PODEMOS FICAR ESPERANDO E DESEJANDO QUE FIQUE CADA VEZ PIOR. EM 2012 APARECERÁ OS SALVADORES DA PATRIA.

    EU ME PERGUNTO PORQUE OS PARTIDOS DE ESQUERDA NAO SE UNEM EM UMA GRANDE MOBILIZAÇAOE ALGUNS FINAIS DE SEMANA,COM CARRO DE SOM E COM UM GRUPO TENTAR ESCLARECER AO POVO. QUE UMPOLITICO PARA SER POPULAR ELE NAO PRECCISAR SAIR POR AI PULANDO NO PESCOÇO DAS PESSOAS PARA “BEIJA”, ISTO E POPULESCO POLITICO
    E AMOSTRA AO POVO QUE ESTES POLITICOS COLOCARAM ELES NA”MARGEM”, AI ELES MESMOS DIZEM NO BAIRRO TALSÓ TEM MARGINAL.
    OU SEJA ESTA FORA DO MEIO.
    TEEMOS QUE AMOSTRA AO POVO QUE ELES TEM PODER DE VOTAR E TEM O PODER DE LUTAR PARA MUDAR.
    MINISTERIO PUBLICO GOSTARIA DE SABER DE VCS COMO ESTA A ADMINISTRAÇAO ATUAL E O LEGISLATIVO??????????????????????????

  2. Parabéns a este blog pela coragem e independencia de trazer a comunidade de Itacare as informações sobre as denuncias que o MP oferece contra o prefeito Antonio Mario Damesceno, não obstante é correto afirmar que ele assim procedeu com o aval dos vereadores que formam a base de sustentação daquele governo e quando alguns cidadãos do município interpuseram ação através de CEI, Comissão Especial de Investigação para apuração das denuncias que chegaram a Câmara Municipal, os “nobres” (?) edis trataram de arquivá-la sem ao menos dar uma satisfação a população que pedia silplesmente a apuração dos fatos.
    Agora com a denuncia oferecida pelo Ministério Público contra o Prefeito, deixa os vereadores numa situação muito difícil aja vista que no próximo ano teremos eleições municipais e se o povo não tiver memória curta saberá dá o troco naqueles malandrinhos.
    Parabéns seu Pimenta.

  3. a Coisa esta começando a toma pé. nasci em Itacaré essa cidade linda. porem fui esses dias. e fiquei muito triste esse antonio de anisio. nun faz nada . a cidade cheia de lixo sem obras. empresarios tomem jeito, e faz a nossa cidade um paraiso realmente.

  4. Antonio ainda tem o apoio do seu partido, o PC do B, que acha que está tudo bem e que a administração de Itacaré é uma vitrine para o partido. Em Itacaré, o PC do B é conhecido como o PARTIDO CIGANO BRASILEIRO. Parabéns a Wenceslau e a estes corruptos fantasiados de comunistas.

  5. O QUE REALMENTE ACONTECEU EM ITACARÉ

    O prefeito de Itacaré, Antônio Mário Damasceno (PC do B) no início de sua gestão tinha como uma de suas metas limpar o nome do município para que pudesse celebrar convênios junto ao governo estadual e federal. Homem de boa fé, colocou em pastas importantes, como finanças e transportes, gente que participou da campanha cuja matemática se resumia apenas a subtrair.
    Foram apenas quatro meses para que essa turma que hoje denuncia o prefeito promovesse uma verdadeira farra com dinheiro público. Entre essas pessoas, o vice- prefeito Ró que contava com toda autonomia e confiança que possuía, acabou se juntando com o então secretário de transportes, o Jorge Marabá para que juntos fosse montando um esquema onde ambos fossem beneficiados.
    Este esquema ia desde a compra de pneus, combustíveis, peças e até o pagamento dos ônibus solicitado ao secretário pelo vice-prefeito.
    Neste esquema o vice seria contemplado caso os pagamentos das mensalidades fossem garantidos dentro dos seus vencimentos Eles fazem denuncia contra eles mesmos. São os derrotados de 2010 que agora promovem essa ação contra um prefeito aprovado pelo povo.

  6. Rapaz oia!

    Não faz muito tempo que rolou várias noticias sobre este sr. mas, o Pimenta na da anunciava, direpente o bom senso deste site/blog, respeitado na reião e na Bahia resolveu abrir o leque. Parabéns, vai ter muito sapo CURURU chiando na lagoa.

  7. ola eu queria pedir pra que as pessoas responsavéis por esse confiavel site, que fizesem uma visitinha ao CEO ( CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS ) ,situado na avenida soares lopes no fundos do sacolão opção, pois o mesmo referido lugar e a senhora que la trabalha na recepção trata as pessoas com desdenho, e ignorancia e que sempre diz pra idosos que la vão para comfecçionar uma PROTESE chamada dentadura , ou qualquer outro procedimento , ela quando atente !!!!!!! diz não tem material e nem previsão, volte semana que vem, mas cadê a verba que o governo federal manda para o BRASIL SORRIDENTE,é sem falar nas pessoas que estão em uma bendita lista de espera a mais de 1 ano e meio, aguarda ser chamado , isso e fato ,por favor peço providencias.

  8. ENQUANTO ISSO… AQUI EM ITABUNA O MINISTÉRIO PÚBLICO, É CEGO, SURDO, MUNDO E BURRO, POIS ATÉ O PROCESSO DA CÂMARA ENCAMINHADO PARA O JUIZ, FOI DEVOLVIDO POR FALTA DE OITIVAS DOS ACUSADOS.

  9. Se fizerem uma varredura verão muito mais coisas obscuras nesse desgoverno do PCdoB. Existem diversas situações fraudulentas: contratos viciados, compras superfaturadas, uso indevido de recursos federais (saúde e educação),desvios de recursos através da fundação hospitalar, além de nomeeações de laranjas e pessoas sem preparo (baixa qualificação). Quem tem competência chega aqui e sai de imediato, basta, ver o que aconteceu com a Secretária de Saúde e o Sr. Osias Lopes. Todos perceberam que se ficassem sobrariam responsabilidades para eles e cuidaram de cair fora, inclusive não é de mais lembrar que a Secretaria da Saúde, se posicionou na Câmara, Dires e fez uma carta para o prefeito comunicando os desmandos e em caráter irrevogável pediu sua exoneração.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *