Tempo de leitura: 4 minutos
Mara Rute é lembrada para o cargo.

O prefeito Capitão Azevedo (DEM) iniciou um “remanejamento” administrativo e o meio artístico se ouriçou com a possibilidade de mudanças na direção da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Pelo menos três nomes são ventilados para substituir o escritor Cyro de Mattos: Beto Dourado, Solon Pinheiro – também indicado para a Marimbeta – e Mara Rute Lima.

Um email começou a circular na manhã deste sábado, 29. O texto aponta as qualidades da professora Mara Rute e, ao mesmo tempo, faz a defesa do nome da educadora para o cargo de presidenta da fundação.

Numa passagem, o autor do email lembra quando Mara Rute deixou a FICC por exigir transparência nas ações da entidade. Também ressalta que a professora é um exemplo de empregada doméstica que se tornou educadora.

Ela surge como alternativa. Além dos três nomes citados, outro defendido pelo meio artístico e com grande trânsito e projetos é o da atriz e diretora Eva Lima, que faz parte da fundação. O atual presidente pode cair porque é visto como de difícil acesso e por ter registrado poucos avanços na captação de recursos externos para a cultura local.

Clique em “leia mais” e confira o conteúdo do email-corrente.

Porque não Mara Rute?

Tem circulado por blogs por aí que a FICC está sendo leiloada entre Beto Dourado e Sólon Pinheiro. E, na dúvida entre um e outro o sábio filósofo nos ensinou a não escolher  nenhum.

O que Solón tem? Juventude

O que Beto tem?  A experiência em Educação, votos, e  trabalha na FICC.

Então voto em Mara Rute, tão jovem quanto Solón, mas bem mais sucedida. Não é vereadora por opção. Quem não votaria nela? Professora admirada desde os 17 anos, tirou suas páginas da net por não dar conta de suas redes sociais, apresentou um programa de sucesso na Cabrália e na TVI e por onde passa espalha amigos.

Bom, escolher entre Beto e Mara não é difícil. As escolas se digladiam por ela. Quem não se recorda de uma não longínqua briga entre Sistema e Galileu para ter a graça de suas aulas e seu nome na lista de professores. Venceu o Sistema de Dourado, dizem que até hoje o Naldo sem comparação não fala com ela. Mas que classe! Quando perguntam para ela quem é o melhor professor de física do pedação. Advinhem! Ela indica Naldo  – seu primeiro mestre.

A propósito Beto dá aula onde? Na escola do pai. Quantos empreendimentos faliram em sua mão. De bloco de carnaval à  atual escola que deve absurdos a própria Mara Rute.

Sabiam que ela teve um bebê e saiu direto do hospital para o centro de cultura e foi recebida de pé e com palmas pelos seus alunos? E viajou sete dias depois para  Vitória da Conquista e deu aula no Sêneca – Oficina num cinema lotado? Mas ser professor não é condição para administrar bem a Fundação.

Ela foi contratada por Cyro para ser sua vice. Dizem até que ele brigou com Azevedo para afastar Cleonice para isso. Depois assumiu a gestão financeira e foi demitida porque pediu transparência – coisa que Azevedo tanto deseja – e demonstrou insatisfação com a falta de interesse em captação de recursos – coisa que ela sabe fazer muito bem.

Falando em títulos. Só na FICC formou-se em Arte- educação pela UNB de Brasília e faz o mestrado de  Cultura e Turismo da UESC ,esse não  é essas coisas todas, mas quando fez disse que precisava conhecer mais cultura para atuar melhor em Itabuna.

Falando de atuação, o que fez Beto na FICC? Junto com seus dois pupilos. Perguntem aos que trabalham lá.

Mara Rute foi quem criou uma ponte entre artista e fundação, lutou pessoalmente por projetos de artistas diga lá Zé Henrique, Ayan , Railda Prudente. Brigou pelos cursos de arte que sofrem com a falta de interesse do próprio Beto e Fred. Apoiou incondicionalmente o Proler, lutou pela criação do conselho e, mais, fez uma reunião com artistas regada a vinho e rosas apressando o processo para que eles tivessem participação.

Sem falar nos fora clássicos de Cyro de Matos que rejeitou um projeto de 110 mil da consciência negra feito enquanto ela estava de licença maternidade e  toda a capacidade dessa não itabunense que diz de boca larga que Itabuna fez de uma empregada doméstica uma educadora.

Sabem por que vocês não ouviram falar da exoneração dela? Porque ela assumiu um cargo na secretária de Cultura, tem um curso de sucesso, é requisitada por  escolas até em Salvador, e está terminando um projeto fantástico par ir  à  França em setembro. Mas mais que isso, porque ela é uma das pioneiras em estudos sobre o pai de Anna de Holanda na região e já está arquitetando laços com Brasília. Quando estava na fundação, Cyro e sua vaidade ofuscaram sua estrela.

E então Itabuna?

Hora de deixá-la brilhar.

Artistas de Itabuna. Se mobilizem.  Vocês vão deixar o fracassado do Beto jogar merda no ventilador para ver se espalha?

A Fundação serviu durante dois anos para as vaidades do pseudo poeta Cyro. Servirá agora para salvar as finanças de uma escola falida.

Envie esse e-mail e salve a cultura de Itabuna. Vamos trocar o mau humor de Cyro e a enrolação de Beto pelo sorriso de Mara Rute.

0 resposta

  1. Concerteza, Mara Rute, sera o melhor nome para a substituição de Cyro de Matos, além de ser uma conheçedora nata da literatura brasileira, professora, e de uma educação imcoparável, é necessário um pensamento novo e jovem na FICC, e em diversos departamentos públicos, para que se tornem mais acessível ao público que hoje é o maior da região, os jovens. MARA RUTE, SIM !

  2. Ela é tão magnífica que não deveria assumir a FICC, e sim deveria estar no lugar de Anna de Holanda como titular do Ministério da Cultura.

    Me poupe gente, conhecendo Mara, não duvido nada nada que a iniciativa dessa corrente tenha partido da própria. Porque essa sim é uma qualidade indubitável de Rute: a autopromoção.
    E quanto rancor por Beto é esse?

  3. Uai, mas Beto Dourado não seria o indicado de Solon Pinheiro?

    Da Redação: Seu Juca, não esqueça que a política é dinâmica. E os homens… Bom, se antes eram aliados, hoje os dois meninos não falam a mesma língua.

  4. O PROBLEMA DA FICC, NÃO É ADMINISTRATIVO E SIM POLITICO.
    ENQUANTO QUEM ESTIVER NO COMANDO DA FUNDAÇÃO, ESTIVER QUERENDO FAZER O QUE O PREFEITO ACHA QUE TEM QUE SER FEITO, NUNCA VAI DAR CERTO, POIS A CARRERA DE ATOR DE AZEVEDO FOI CURTA, POIS ELE SÓ REPRESENTOU BEM, QUANDO FOI CANDIDATO A PREFEITO E DEPOIS DE ELEITO ELE ABANDONOU A CLASSE ARTISTICA. E O VEREADOR SOLON PINHEIRO QUERENDO O CARGO, ELE SE ACHA CAPACITADO PARA ASSUMIR A FUNDAÇÃO E NÃO TEM COPETÊNCIA PARA EXERCER A FUNÇÃO NA QUAL ELE PEDIU UMA OPORTUNIDADE E ESTÁ SENDO UMA NEGAÇÃO QUE É O MANDATO DE VEREADOR.

  5. vc esta enganado cidadao. diz conhecer mara rute, pelo q vejo fala com olhar de quem nao conheçe. convivi com ela e vejo q tem sim competencia e carater pra assumir.sem falar que aqui pra nos olha a materia do pimenta la de cima. esses quatro anos, sao das MULHERES. de PRESIDENTA a Professora. boa sorte Mara.

  6. menina, que coisa boa, mara rute foi minh professora na uesc e é minha amiga, (não a vejo faz muito tempo), mas a FICC, estará em boas mãos. espero que a população de itabuna tenha consciencia do valor dessa mulher (há sim desculpe viu pro pels erros de portugues nesse pequeno texto).

  7. Ao cidadão que seguramente não me conhece. Não me promovo. Trabalho.
    Aos que têm anseios políticos para mim. Agradeço, mas fico mesmo com minhas aulas.
    Rancor? nem mesmo do meu presidente. Ou seria Cidadão?

  8. Mara,
    Saia fora disso que é “esparro”. quem lhe conhece sabe que é pessoa muito competente, não entre que vc vai se queimar . Nesse DESGOVERNO nada funciona.

  9. É incrível a corrida para ocupar este cargo. Sei que o Cyro de Mattos pode até ter muitos defeitos mas não é desonesto e isso é raro hoje em dia. Quanto a Mara Rute seria ótimo vê-la na FICC, daria uma bela rapaginada naquele lugar, ar novo e nova equipe coisa que Sr. Cyro não conseguiu. Com toda certeza é o melhor nome para assumir a FICC. Se fosse por votação já estava eleita. Viva Mara!

  10. Deveriam colocar alguém de competência. Eu sugiro, um administrador capacitado, alguém com trânsito no meio empresarial e político. sugiro um publicitário: Pode ser Silvio Roberto, da Visão, Rui Carvalho, da RCM, Afonso Dantas, da Camará, Edinho Filho, da E10, Tião Silva, da ART 3 ou Eloy, da Mirage.
    Com um desses, a FICC decolaria.

  11. Tenho certeza de que Mara Rute é a pessoa certa para assumir a FICC. Seu currículo e, sobretudo, sua história de vida fazem dessa profissional um exemplo e garatem um novo e próspero caminho à fundação.

  12. Com certeza Cyro de Mattos não server para está a frente de uma fundação tão séria como a FICC assim como Beto Dourado e o tão sonhador Sollon Pinheiro este deveria ta preocupado com a sua administração como vereador desta cidade e que esta uma verdadeira negação, quanto a Mara Rute pode sim ser uma boa proposta para alavancar a cultura desta cidade, eu mesmo já sofri muito com esta administração de Cyro de Mattos que nada fez pelos artista itabunenses, o que ele,Cyro soube fazer e muito bem foi autopromoção, não podemos esquecer que hoje a FICC é um verdadeiro cabide de empregos e se o carrasco Cyro sair é o que eu e muitos outros esperam, toda a sua prole também devem sair, como tesoureiro e muitos outros que veêm a Ficc como um meio de ganhar dinheiro sem trabalhar como deveriam. Acho também que Eva Lima deveria ter uma chance de mostrar melhor sua capacidade dentro desta fundação.

  13. Fui aluna de Mara Rute e conheço a competência dela.
    Torço muito para caso ela aceite esse cargo, faça um bom trabalho (ctz ela fará).
    Se ela não aceitar, não me surpreenderei… pois se isso acontecer, ela terá motivos para recusar esse convite. Motivos baseados na ética, compromisso e competência dela, que não a deixarão entrar numa possível ”roubada”.
    Boa sorte Mara!!! É de pessoas assim que precisaríamos para gerenciar essa bagunça pública!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *