Tempo de leitura: < 1 minuto
Panetta diz que colocou ordem no fórum (Foto A Região).

A juíza da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Itabuna, Cláudia Panetta, concedeu uma entrevista contundente ao jornal A Tarde, edição deste sábado (29). Ela rebate afirmações do presidente da subseção da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento, e diz que acabou com esquema de corrupção na Vara.

A magistrada diz que passou a sofrer ameaças de morte há mais de três meses, desde quando a escrivã Sádia Pitanga foi presa por corrupção. A serventuária trabalhava na Vara do Júri e é acusada de facilitar a vida de traficantes e entregar testemunhas ao crime organizado. A juíza lembra a relação de Andirlei com a escrivã presa.

Confira os principais trechos da entrevista de Panetta ao diário soteropolitano:

1 –“O presidente Andirlei Nascimento é uma das testemunhas de Sádia no processo administrativo da Corregedoria do Estado. Eu desagradei muita gente quando coloquei ordem aqui nesta comarca e acabei com o esquema de corrupção que havia aqui”.

2 – “Na realidade existia um ranço aqui na comarca de que advogados faziam o que queriam a qualquer momento. Eu em nenhum momento desrespeitei aos advogados. Eu apenas fiz cumprir a lei”.

Leia a matéria na íntegra

0 resposta

  1. Dr.a senhora esta certissima,ser Juiza não é para qualquer um,vce deve ter estudado muito para chegar onde chegou.O dever do juiz e colocar ordem em coisas erradas,aqui em Itabuna esses advogados não digo todos estão acostumados a fazer o que quizer no forum so que agora a coisa mudou novos Juizes que não deve nada a ninguem nem tem rabo preso querem trabalhar direito com pessoas honesta.Esse presidente da OAB bateu recorde de aparecer em telecomunicações,quer conhecer alguel de poder a ele.Vai trabalhar Andirley e deixa os Juizes em Paz,

  2. SEU PIMENTA…..COMEMTA-SE AQUI NA PREFEITURA QUE O SECRETARIO MAURICIO ATAYDE COMPROU EM ILHEUS A MANSÃO DO JUIZ DR HERMES. NO ALTO DO CURURUPE POR “UM MILHÃO E MEIO DE REAIS”.
    A CASA REALMEMTE É COISA CINEMA`”
    ESSE RAPAZ É O MAGO DAS FINANÇAS

  3. A ULTIMA VEZ QUE VI A OAB E MAIS 50 ADVOGADOS JUNTOS EM UMA CAUSA FOI NO CASO DA PRISÃO DA ADVOGADA DA ROTA!!!!
    A JUSTIÇA TINHA PROVAS MATERIAIS QUE A COLOCAVAM NO CENTRO DO PROCESSO E A ORDEM FOI FAZER O PAPEL DE “COLEGA”!!!!
    NÃO DEIXA DE SER EXTRANHO O FATO DE ANDIRLEI SER TESTEMUNHA DE SADIA PITANGA, UMA VEZ QUE TODOS OS PROFISSIONAIS DO DIREITO SABEM DE SUAS EXTRANHAS LIGAÇÕES COM O TRAFICO, MOTIVO PELO QUAL ESTÁ PRESA!!!!!!!!
    ESTOU COM A JUIZA MESMO SEM CONHECE- LA JUSTAMENTE PORQUE CONHEÇO OS ADVOGADOS DA REGIÃO!!!!!!

  4. Ego de médico e de advogado é um problema!!! Mas de uma coisa ela tem razão. O esquema de corrupção era fortíssimo no forum de Itabuna. Alguns irão lembrar de que um(a) Magistrado(a) recebia propina p/ adiantar ou segurar alguns processos.

  5. Querida Drª Juiza “Planeta” queria lhe parabenizar por tentar arrumar a “casa”,numa cidade onde todos tentam mandar , é louvavel sua intenção em solucionar os problemas do judiciario,porem vc tem que entender que vc e seu marido são apenas juizes e não DEUSES OU OS CAPITÃES PLANETAS e o que que esta em cheque não é a conduta do presidente da OAB e sim sua conduta como juiza no caso em questão.
    A conduta do então presidente da ordem esta correta em defender sua classe, assim como Vossa Senhoria defende a sua.
    Queria ressaltar que enquanto cidadão atento a todas as noticias, é repugnate esta luta onde todos sãem perdendo.

  6. É, meus nobres causídicos, ela disse o que todo mundo já sabia.
    Um dia a casa cai.
    Que isso sirva de lição para muita gente da região que está envolvida com toda sorte de pilantragens.

  7. Essa Juíza explica, mas NÃO JUSTIFICA EM NADA SEU COMPORTAMENTO. SOU CIDADÃO ITABUNENSE E ELA, COMO SEU ESPOSO, SEMPRE MOSTROU SUA IMPASCIÊNCIA COM A COMUNIDADE, ACHANDO-SE ACIMA DE TUDO.

  8. Conhecí a Juiza Claudia Panetta logo nos primeiros dias de sua posse,conversei alguns minutos com ela e percebi logo que tinha a pretenção de fazer mudanças.

    Isto porque, logo que assumiu a CASA DE MÃE JOANA Vara do Juri, montou um grupo de trabalho e passou a ver todos os processos existentes. Enxergou a situação gravíssima e o tamanho da bomba que tinha nas mãos.

    Dizer que não existia corrupção e que tudo não passa de persseguição da magistra, só aqueles que tem a$ mão$, amparada$ pelos afago$ das decisõe$ e despacho$ prolatado$ anteriormente aos desta magistrada é que não estão satisfeitos.

    Dra. Claudia, assim como Dra. Antonia, assumiram varas com vícios gravíssimos e botaram ordem na casa.

    Antes dela um pequeno grupo de advogados amigo$, despachavam até numa pelada de futebol e saim felize$ com seu$ amigo$ do judiciário Itabunense.

    Não concordo com o derespeito para com as prerrogativas do advogado, mãs não apoio atitudes desrespeitosas e imputação de mentiras para pegar apoio de colegas que conhecem o outro lado da história.

    NÃO EXISTE HIERARQUIA ENTRE ADVOGADO E MAGISTRADO,MAS A URBANIDADE FAZ PARTE DE TODA E QUALQUER RELAÇÃO NUMA SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE ENTRE OS OPERADORES DA JUSTIÇA.

    ET CETARA

  9. A OAB de itabuna è emgraçada so esta a disposiçao para defender apenas interesse de certos advogados….
    Primeiro foi quando tomou total partido de um advogado de Ilheus que foi preso. Advogado este que foi denunciado e continua sendo investigado.
    Exma. Juiza Claudia, continue com seu trabalho, pois, a senhorA moralizou a vara de execuçoes penaisde Itabuna.

  10. Vamos com calma doutora, tudo bem que Vossa Excelência queira moralizar a justiça em Itabuna, mas alegar que o seu marido é um santo e que apenas estava lhe defendendo, um momentinho aí doutora, em nossa cidade todos já conhecem a fama do seu querido esposo como um cidadão truculento, que anda armado em todos os ambientes, e o pior, com a arma de grosso calibre à mostra, inclusive fazendo com que as pessoas se sintam intimidadas, além do mesmo já ter se utilizado do cargo para humilhar empresários de nossa cidade, agindo como se aqui todos fossem bandidos.
    Está na hora do seu marido aprender a respeitar os cidadãos itabunenses, e com relação a Senhora, não venha com essa de que gosta de Itabuna que não é verdade, todos j´s percebem que vocês dois estão aqui apenas de passagem.
    Com relação a moralizar a justiça e os cartórios, nós queríamos mesmo é que vocês dois agissem para melhorar o problema humilhante dos cartórios de Itabuna, isso sim vocês já deveriam ter feito algo e ficam agora com picuinhas.
    Ao Doutor Andirlei Nascimento, tome vergonha na cara e páre com essa picuinha de ponta de rua, discuta o assunto, tire a diferença em gabinete, agora fazer papel para aparecer isso é feio e vergonhoso para uma figura pública e que representa uma classe de respeito.

  11. SEU PIMENTA;

    PESSO QUE SEJA EXCLUÍDO O PRIMEIRO “COMENTÁRIO”.

    TRATA-SE DE UMA LONGA E EXTENSA PORTARIA DE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLI, QUE NADA TEM A VER COM O ARTIGO.

    O ÚNICO OBJETIVO ANTIDEMOCRÁTICO DE DE DIFICULTAR O ACESSO AOS DEMAIS COMENTARIOS !!!!

  12. SEU PIMENTA EXCLUIA O PRIMEIRO MNTÁRIO , O QUAL NÃO TEM NADA A VER COM OS FATOS E DIFICULTAM O ACESSO ÀS DEMAIS INFORMAÇÕES, ESSE QUE COLOCOU TAL COMENTÁRIO DEVE SER UMA PESSOA QUE NÃO QUER QUE A COMUNIDADE VEJA O QUE AS PESSOAS ESTÃO DIZENDO SOBRE A JUÍZA.

  13. A sociedade séria de Itabuna tem obrigação de organizar um manifesto em apoio a juíza pois em uma terra tomada pelos “poderosos chefões” é merecido que uma hora alguém venha relamente zelar pela justiça. Quanto a OAB protecionista como sempre não podemos achar que todos são trigo, mais para a OAB ter um respaldo maior da sociedade está na hora de descartar o jóio.

  14. A CIDADE UM CAOS,VINTE E CINCO HOMICIDIOS NO MÊS DE JANEIRO,HOSPITAL DE BASE EM MEDIA SETENTA MORTES POR MÊS,ROUBO NA CAMARA DE VEREADORES,ISSO SÓ PARA DÁ UM EXEMPLO,CADÊ QUE A OAB NÃO SAÍ EM DEFESA DO POVO DE ITABUNA,AGORA VEM O SENHOR ANDIRLEI DEFENDER ADVOGADO VICIADO,ACOSTUMADO COM O FAMOSO JEITINHO,A JUIZA ESTA CERTA,TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI.

  15. No caso da eleição para escolha de deputados, governadores, presidente, vereadores, prefeitos…quando alguns não prestam é que a sociedade não sabe votar, é analfabeta, etc….etc… no caso dos advogados, que estudam em faculdade, são “reconhecidos” como “educados” e escolhem uma coisa dessa para representá-los, qual a justificação que eles tem??? o presidente é o DNA da classe??? olha, se for apurar conduta, bons príncipios, honradez, moralidade e outras coisas boas mais, ficam poucos. ISSO A OAB NACIONAL NÃO QUER ENXERGAR. CONTINUE JUÍZA COM A SUA LUTA CONTRA A DESMORALIZAÇÃO, E DEUS FIQUE CONTIGO. Sociedade suja ESSA NOSSA,VIU!!!.

  16. Agora da pra entender intervenção dessa turma quandoi da prisão do advogado de Ilhéus e Sadia do Cartório, Andirlei sai fora rapaz, vc jamais deveria ser testemunha contrária de uma coisa que esta muito claro e da gravidade que diz ao cont´rio do que vc prega, vc ta defendendo bandido, parabéns doutora tenho certeza que ta fazendo o melhor , ou pelo menos tentando, hj são mais de 25 mortes , agora em janeiro, por causa de que essass mprtes todo mundo sabe

  17. parabens Dra.Claudia,bote ordem nessa casa mesmo,esses Drs.dai,acham que são senhores feldaeis,já era,bote esses advogados no lugar deles,ordem é ordem,horario é horario,esses advogadozinhos dai,sempre se acharam,as coisas não funcionam mais como antigamente,estamos na era cibernete,não se curve não,sucesso na sua caminhada,voce é jovem e tem outra cabeça,ou seja,outra visão,chega de ranço

  18. é issoaí drª, bote oedem mesmo.
    doa em quem doer.
    essa cidade está acostumada com a corrupção que não é pequena.
    tem muito cacique pr pouco indio nessa joça.
    jogue duro.
    não se deixe vencer por meia duzia de corruptos que pertencem a tal da oab.
    eu sou leigo e pequeno mas, se fosse jornalista, lhe dedicaria uma página inteira para parebeniza-la.
    obrigado.

  19. Itabuna deve a unica cidade do mundo onde se tem vaga reservada a Advogado, para quem duvida esta la em frente ao fórum da cidade, este e o símbolo de uma classe profissional que se acha diferente das demais, nao vi nenhum deles contestar tal privilegio , ainda para quem duvida , a palca eh clara “se for pego sem a carteira profissional da OAB” corre o risco de ser guinchado. Pode ? so nesta cidade mesmo isto acontece, enquanto ficarmos calados vamos aceitando tudo… pobre cidade.

  20. DRª CLÁUDIA PANETTA, NÃO A CONHEÇO e nem faço parte do meio judiciário, mas tenho total convicção que está 100% certa.

    Nossa cidade é repleta de pessoas que só enxergam o seu umbigo, egoístas, materialistas e mercenárias. A palavra advogado e até mesmo juiz poderiam ter facilmente outros sinônimos que com certeza não seria adjetivos.

    Ansiamos por profissionais novos, juízes, médicos, advogados, engenheiros entre outros, com senso de honestidade, ética, profissionalismo, humanitários e porque não humildes.

    Não sou um admirador da justiça, pelo contrário, acho que deve mesmo ser reformulado para que possa ficar dinâmica, imparcial e sem favorecimentos.

    Para não prolongar mais, mim agrada muito o espírito de comprometimento, seriedade e dedicação adotado por vossa excelência e gostaria que continuasse assim, combatendo práticas vergonhosas e ilícitas que assolam nossa cidade.

    Se um advogado que utiliza de um cargo para conseguir meras 50 assinaturas de apoio ao que está na cara que está errado, nós cidadões que estimamos por melhorias e mudanças morais, temos a obrigação de arrumar no mínimo 50 mil em pró da boa causa.

    Seja firme Excelentíssima Doutora não se deixe desanimar, estamos com você.

  21. SENHORES ARTICULISTAS. SE POSSIVEL FAÇAM O GRANDE FAVOR DE ANTES DE POSTAREM SEUS COMENTÁRIOS PEÇAM A ALGUÉM PARA QUE SEJAM FEITAS AS DEVIDAS CORREÇÕES. A LINGUA MÃE EM MUITO AGRADECE…

  22. Em primeiro lugar, PARABÉNS DRA. CLÁUDIA!
    Não sei o que ocorreu realmente no dia em que o advogado tentou retirar os autos do cartório sem procuração, n estava lá para presenciar e achei mt exagerada a versão dada pelo presidente da OAB. No entanto, sei como era aquela Vara do Júri e de Execuções Penais antes…e n era nd boa. Estive na referida vara recentemente e a melhora da mesma é notável…
    Trabalho na área e só escuto elogios à Dra. Cláudia vindos de pessoas realmente comprometidas com a Justiça.
    Qto ao Dr. Andilei nada tenho a declarar, mas o fato de o mesmo estar se servindo da imprensa para se fazer de vítima e ser testemunha da Sra. Sádia no processo só depõe contra a sua conduta.
    Dr. Cláudia: Não se intimide, pois o que vem acontencendo n passa de uma estratégia repugnante das pessoas que querem vê-la, e a outros bons juízes que chegaram à Comarca de Itabuna, intimidados ou fora daqui.

  23. É bem sabido que entre magistrados e Advogados não existe hierarquia. Fato. Mas devemos levar em consideração que o respeito acima de tudo deve prevalecer, afinal, vivemos numa sociedade democrática de Direito.

    A terra grapiuna ficou acostumada e ainda sofre resquícios do período do ‘cacau’, em que “mande quem pode, obedece quem tem juízo”. Hoje, felizmente essa realidade mudou apesar de centenas de cabeças que aindam pensarem conforme o período citado.

    É preciso uma moralização no poder Judiciário, considerado por mim o principal de todos, pois possui a função de aplicar a lei conforme os princípios ora expresso na Carta Magna. Quem tem razão na ‘picuinha’ entre OAB e magistratura fica difícil apontar, mas é fato que moralizar o Judiciário tem sido fator preponderante. Vence quem está ao lado da lei. Moralizar é questão de Justiça.

  24. SRS: COMO ERRO OU SEM ERRO DE GRAMATICA, O IMPORTANTE É SABER O QUE ESTA ACONTECENDO NA CIDADE, E ELOGIAR A QUEM MERECE !! PARABÉNS DRA: CLAUDIA !!

  25. Infelizmente, qualquer pessoa que começa a trabalhar honestamente no Brasil é alvo de represálias. Esses “cânceres” da comunidade grapiúna, cheios de coisas ruins e com um passado enorme de atrocidades e problemas, querem apenas levar a óbito toda a sociedade itabunense. E como um corpo velho e castigado, a nossa cidade rechaça qualquer novo método de cura. Mas espero que a população itabunense saiba reconhecer quando uma solução está sendo bem empregada, e possa enfim expulgar do seu corpo esses tumores, essas pessoas com teto de vidro que infestam a nossa castigada cidade. Parabéns Drª Cláudia “planeta”. Se todos do magistrado se achassem “capiães planetas” e lutassem para que a justiça fosse feita, o Brasil não seria o que é hoje, com um judiciário corrompido e corruptível.

  26. Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LEI COMPLEMENTAR Nº 35, DE 14 DE MARÇO DE 1979)

    Art. 35 – São deveres do magistrado:
    (…)
    IV – tratar com urbanidade as partes, os membros do Ministério Público, os advogados, as testemunhas, os funcionários e auxiliares da Justiça, e atender aos que o procurarem, a qualquer momento, quanto se trate de providência que reclame e possibilite solução de urgência.

    Código de Processo Penal (DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941.)

    Art. 266. A constituição de defensor independerá de instrumento de mandato, se o acusado o indicar por ocasião do interrogatório.

    Estatuto da OAB (Lei n. 8.906/94)

    Art. 7 – São direitos do advogado:

    (…)

    XIII – XIII – examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

    Nós, advogados, não exigimos o direito de “fazer o que queremos”, mas sim o que a Lei nos autoriza a fazer em defesa do jurisdicionado.

    Não duvido das intenções da Juiza em “moralizar” seu ambiente de trabalho, mas exigo respeito à Lei e as prerrogativas dos Advogados que foram conquistadas a duras penas.

    Sanzio Peixoto

  27. Ela só esqueceu de dizer que a decisão que ela a todo custo quis esconder foi uma transferência de detento ao RDD, de boca, que só foi distribuída no dia em que o advogado estava aguardando para ter acesso aos autos.

    A sra quer moralizar alguma coisa, comece por si mesma, e tenha vergonha de distribuir processo e dar decisão com datas anteriores. A sua representação está a caminho, aí vamos ver o que é moralizar o judiciário…

  28. Vamos estudar:
    “Art. 7º São direitos do advogado:
    XIII – examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos”.

    “São direitos do Advogado: (…) VI – ingressar livremente: c) em qualquer edifício ou recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o Advogado deva praticar ato ou colher prova ou informação útil ao exercício da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado.”

    Ressalte-se que as prerrogativas legais da classe constituem direito público subjetivo e não podem ser afastadas por atos da Administração.
    Nada pode justificar o desrespeito às prerrogativas que a própria Constituição e as leis da República atribuem ao Advogado, pois o gesto de afronta ao estatuto jurídico da Advocacia representa, na perspectiva de nosso sistema normativo, um ato de inaceitável ofensa ao próprio texto constitucional e ao regime das liberdades públicas nele consagrado” (Medida Cautelar no Mandado de Segurança nº 23.576-DF).

    “O direito de ingresso e atendimento em repartições públicas (art. 89, inciso vi, alínea c, da Lei nº 4.215/1963) pode ser exercido em qualquer horário, desde que esteja presente qualquer servidor da repartição. A circunstância de se encontrar no recinto da repartição no horário de expediente ou fora dele – basta para impor ao serventuário a obrigação de atender ao Advogado. A recusa de atendimento constituirá ato ilícito.

    STJ – ADVOGADO. PRERROGATIVAS.

    A Turma, prosseguindo o julgamento, proveu o writ ao entendimento de que as prerrogativas de advogado constituem direito líquido e certo de natureza constitucional, não cabendo sofrer restrição por atos da Administração, tal como a imposição do Tribunal de Justiça, que mediante resolução, dificultou o acesso de causídico às repartições judiciais, em horário reservado apenas ao expediente interno. No caso, o art. 7º, VI, c, da Lei n. 8.906/1994 (Estatuto do Advogado) assegura aos advogados ingresso nas áreas comuns do fórum, sem restrição de horário de expediente, desde que haja algum servidor ou juiz na repartição. Precedentes citados do STF: HC 86.044-PE; do STJ: RMS 1.275-RJe RMS 21.524-SP. RMS 28.091-PR, Rel. Min. Denise Arruda.

    Se violadas as garantias profissionais do advogado deverá ele, ou por intermédio da OAB reclamar diretamente ao Juiz Titular ou Substituto da Vara, e se houver omissão destes, representar contra o servidor e o Juiz perante a Corregedoria de sua competência ou ao CNJ. Se as restrições decorrem de provimentos de qualquer órgão, a reclamação deverá ser feita ao CNJ.

  29. Bom lembrar a todos que a forma de atuação do profissional (servidor público ou não) no desempenho de suas atribuições é o que ele já carrega consigo como pessoa humana que é. Se arrogante, prepotente, desonesta, exibicionista, carregará isto para o cargo que exercer. O caráter é indelével e indissociável da pessoa. Portanto, não vamos incluir “os juízes”, “os promotores”, “os advogados” de modo geral. Há sim de se diferenciá-los.
    Continua-se a julgar o ser humano muito mais pela aparência. Não nos deixemos influenciar pela aparência da juíza, para nós desconhecida (nada sabemos da sua atuação anterior), de que veio para Itabuna para “por ordem no judiciário”, com postura de bom caráter e bravura. Para mim, ao contrário, ela transparece ser desarmônica, contraditória, prepotente e exibicionista. Mas vamos procurar conhecer melhor as autoridades que vêm para Itabuna. Não vamos aceitá-los como corretos de imediato, calma! Quando vamos para outro estado e outro país eles não nos tratam com tanta benevolência assim. Primeiro procuram nos conhecer (no que estão certos).

  30. Como disse a Doutora Antônia Marina Faleiros na entrevista: “É preciso não se deixar influenciar, seja pelo que for: cargo, beleza… Não tem beleza que não acabe, o melhor jogador do mundo um dia deixa de ser, a top-model um dia deixa de ser. A própria relíquia da vida nós entregamos um dia e eu acredito na prestação de contas depois a um juiz que não se atém a processos, que é o Criador.”

  31. Parabéns Juíza Cláudia, tua determinação pela justiça é exemplo para não apenas seus pares, mas para a sociedade, que não aceita mais as falcatruas que destroem a democracia e seus poderes.
    estaremos atentos!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *