Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da Polícia Federal em Ilhéus prenderam preventivamente na tarde desta quinta-feira (03), na sede do município, a cacique Tupinambá Maria Valdelice de Jesus, atendendo a um mandado expedido pela Justiça Federal. Ela não ofereceu resistência no momento da prisão.

A líder indígena é acusada de comandar uma série de invasões a propriedades rurais desde que foi iniciado um conflito de terras entre os tupinambá e pequenos produtores da região de Olivença.

As invasões, segundo a polícia, foram intensificadas em outubro do ano passado e a Justiça abriu um processo contra a líder das invasões. A cacique foi transferida para o Conjunto Penal de Itabuna, que possui ala feminina.

Leia mais no Jornal Bahia Online.

0 resposta

  1. Esta é uma bandoleira travestida de india e que conta com um aparato juridico-politico do PCdoB de Itabuna e região. Por conta disso não deverá demorar na cadeia, logo, Dr. Wenceslau e sua trup estarão trabalhando arduamente para coloca-la em liberdade e ela voltará a praticar as mesmas atrocidades.

  2. Prezados amigos. Nascido que sou em Manaus/AM e criado que fui em Boa Vista/RR devo dizer do meu espanto ao ler que há uma mulher cacique em uma suposta tribo indígena baiana. Pode ser que eu esteja antropologica ou historicamente equivocado, mas cacique nas tribos indígenas conhecidas tem que ser um homem.

    Não é machismo, mas não dá pra iniciar uma revolução feminina dentro de uma estrutura social tão fechada e pouco desenvolvida quanto a dos índios de verdade.

  3. A Cacique Maria Valdelice não é criminosa… é uma guerreira… a líder de um povo!!! Um povo sofrido mas que não desiste de lutar por seus direitos.

    Esta prisão arbitrária é uma vergonha para a Justiça Bahia… uma Justiça a favor dos poderosos … quem lê a decisão da Juíza Karine da Silva vê logo nas entrelinhas o poder dos coronés… uma decisão cheia de inverdades que serão com certeza desmascaradas.

    Potyra Tê Tupinambá

  4. Doravante ao caos instalado em território hoje, chamado de Brasil, após 510 anos, de espoliação e dominação dos Povos Originários (Indígenas – SERES HUMANOS) e as riquezas naturais existentes, promovidos por invasores que obviamente foram expulsos dos seus territórios por condutas em vias de regras inaceitáveis ao convívio social. Sendo assim foram utilizados para as chamadas “Conquistas”, implantando a desgraça, o terror, a corrupção, a prostituição, a mentira, o genocídio, o etnocídio, a escravidão, a desigualdade social, a marginalização, a fome, a miséria, o preconceito, a discriminação, etc. Depois elevados a categoria de “Senhores”, proprietários de grandes extensões territóriais amparados pelo engodo de vossas leis aqui implantadas e impostas fazem parte dos anais históricos de uma Nação forjada na mentira, afinal, existiam e existem ainda os verdadeiros donos, e refrescando a mente tacanha dos desinformados essa mesma lei que vos amparam, também, fala do Direito Originário.
    Fadados a exploração e ao extermínio, através de um ESTADO, modelo de organização social imposto pelos invasores, nós Povos Originários, ainda em pleno século XXI, somos desqualificados e descaracterizados pela máquina governamental e por parte de uma sociedade mantida na ignorância que orgulha-se do parentesco europeu, e ainda hoje, mantém os mesmos costumes dos seus antepassados, talvez, mais perigosos por serem sutis, e amparados por vossas leis continuam a destruição de um Povo, através dos seus ascendentes.

  5. Sou carioca, Pedagoga e voluntária na causa indígena. Considero uma vergonha a falta de respeito aos povos originários. A Senhora Cacique Jamopoty (Valdelice) é uma liderança séria, digna e íntegra que merece todo meu respeito e admiração! Espero que as autoridades deste governo percebam e enorme injustiça que cometem no trato com culturas diferentes.

  6. DEUS EXISTE E JUSTIÇA TAMBÉM,MEU PAI DO CÉU O QUE ESSA MULHER APRONTA LÁ EM OLIVENÇA ESTÁ FORA DO BARALHO, GENTE?? TEM QUE HAVER UMA INVESTIGAÇÃO ALTAMENTE MINUCIOSA,SÓ TENHO PENA DE ALGUNS SEGUIDORES,QUE REALMENTE ACREDITA NO QUE ELA DIZ, PENSANDO QUE ELA É UMA LÍDER QUE VEIO PARA LIBERTA-LOS E O PIOR QUE ELA MUITAS VEZES ELA SE APROVEITA DISSO, DA INGENUIDADE DESSES POBRES COITADOS, PARA CONSEGUIR TUDO EM PRO DELA E DA FAMÍLIA DELA, QUE ESTÁ TODA EMPREGADA NO COLÉGIO INDÍGENA..

  7. Senhora Laura Juliani, em 1º lugar vc é carioca e não baiana; 2º tenho a certeza de que vc não tem nenhuma propriedade aqui na região, pq , a pessoa trabalhar toda uma vida e, comprar os seus bens com o suor do seu rosto, é uma conquista p/ poucos, depois de uma hora p/ outra, aparecem algumas pessoas brincando de ser índio. Faça-me o favor! Desde quando marginais, negros,…são índios? E se fossem, era só transportá-los p/ a amazônia, lá tudo bem, seria denominado p/ o país, território indígena. Invadir propriedades alheias e produtivas, é sinônimo de desgraça. Lamento muito a prisão da Valdelice ter sido agora, ela causou muitas turbulências. Ela e Babau, não tem Deus no coração, pois, causar tantos terrores na região e, saírem impunes…parabéns Valdelice por sua nova casa, mandarei o CACHIMBO DA PAZ p/ vc.

  8. Potyra e yakuy, vcs estão enganados não está se falando de terras de coronéis e sim de trabalhadores, comos vocês, que juntamente com as suas famílias se organizaram para terem as suas propriedades de pequena produção e hoje estão sendo expulsos, sem nenhum madado judicial, a socos e pontapés como se bandidos fossem. A sociedade em geral repugna essa atitude venha de qualquer lado, ou dos produtores ou dos “índios”.

  9. Sou carioca e pesquiso a construção de memória num site indígena em meu trabalho de mestrado. O Estado deveria garantir o direito à terra indígena, que, aliás está previsto constitucionalmente, ao invés disso prefere criminalizar lideranças do povo indígena. Este ato criminoso do Estado brsileiro só faz incitar ainda mais a discriminação e o preconceito contra outras culturas que tem que lutar a cada dia para permanecerem vivas.O respeito aos modos de vida tradicionais e aos etnosaberes indígenas é uma das Metas do Milênio da ONU e pressuposto para a garantia da diversidade cultural e biológica do nosso país, tão debatida em todas as conferências internacionais.Sendo assim, o estado brasileiro tem obrigação em defender a cultura indígena e deve rever imediantamente sua postura segregacionista em relação a esses povos. Só entraremos para o século XXI, da “sociedade da informação” e do “hibridismo cultural” no dia em que aprendermos a conviver com outros modos de vida, compreendendo o humano em sua diversidade, em sua liberdade de expressão. Só assim estaremos abertos a modos de vida mais ‘artísticos’, onde o homem não é normatizado por um modo de vida único e predominante da cultura branca-ocidental-européia.A cacique Valdelice é uma representande dessa diversidade cultural e luta por ela, tem direito a fazer ouvir sua voz e de seu povo.LIBERDADE!!!!!!!

  10. Admiro que após alguns estudos ditos “antropológicos”, feito por estrangeiros de diversos países, fazem com que,para defenderem suas teses ressurjam tribos já extintas em nosso país; fazendo que louros, negros ou rúivos possam se auto-titularem índios, a ponto de pessoas da mesma família tornarem-se índios e não-índios. Que vergonha! Será que ninguém percebe que a mesma igreja que anteriormente obrigou etnias (puras)à se catequizarem,hoje,defendem arduamente suas causas!?Será que ninguém percebe que muitas ONGs apoiam formações de reservas indígenas,aliás, grandes territórios e, posteriormente deixam essas pessoas passarem fome!? Minha bisavó era índia guarani legítima,e acho que não se pode culpar gerações presentes pelos atos de seus antepassados.Enquanto nós brasileiros brigamos, muitos interessados em nossas riquezas assistem tudo de braços cruzados.Se algumas pessoas tentam se camuflar na figura indígena para cometerem crime, devem ser punidos com severidade, por achar que têm mais direitos do que outros. Afinal, só têm direitos? E os deveres!? CADEIA NELES.

  11. Mais uma vez a prática injusta através da lei é imposta aqueles que com sua coragem, determinação e integridade defendem os direitos de seu povo massacrado pela pela injustiça instalada deste o “descobrimento deste país”.
    Usam da justiça, de sua influência, do seu poder econômico para manipular e roubar aquilo que por direito dos POVO INDIGINAS.
    Isso, não devemos tolerar, vamos a luta.

  12. sou india sim.

    NÃO TENHO CABELO LISO,NEM OLHOS PUXADOS MAIS TENHO JUNTO AO MEU POVO A CARA A FÉ E A CORAGEM.
    SOU INDIA SIM COM MUITO ORGULHO E PRAZER,QUEM NÃO GOSTAR DE MIM NÃO ME INTERESSA,POIS TENHO MAIS O QUE FAZER.
    CUIDAR PARA A MELHORIA DE MEU POVO E O QUE DEVO DESCREVER ESTUDEI POUCO MAS SEI LER E ESCREVER E APRENDI COM O MEU POVO COMO NOS MANTER E SOBREVIVER.MINHA MÃE NÃO ME ENCINOU A ROUBAR E SIM PEGAR EM UM CABO DE UMA ENCHADA E TRABALHAR PLANTAR E CULTIVAR QUE NO FUTURO TUPÃ DARÁ.FALAR MAU DE UM POVO É FACIL,QUANDO NÃO SE CONHECE UMA REALIDADE QUANDO NUNCA SE ESTEVE EM UMA.(MARGINAIS) SÃO AQUELES QUE METEM A MÃO EM SEUS BOLSOS,E VCS FINGE QUE NÃO VER, NÃO TEM A CORAGEM DE LUTAR POR SEUS DIREITOS SE CONTETAM COM TUDO FICAM CALADOS COMO MOSCAS MORTAS. ANTES DE FALAR MAU SE OLHA NO ESPELHO VIU…..

  13. Muito mais que judicial,a prisão de Valdelice é um ato político e assim sendo,deveremos sempre nos recordar que o Sr.ALcides,aquele braço forte do Prefeito de Ilhéus,juntamente com o de Buerarema e região,culminado com o Sr.Henrique,que se diz pequeno agricultor”pesquisa-se”e vale ressaltar,não negam em momento algum a presença de indígenas na região(pois se o fizesse o mesmo Alcides se desmascararia,pois disse em seu descurso de posse quando assumiu a administração de Olivença que suas raízes eram Tupinambá)se ele não lembrar eu tenho gravado,e que aumenta-se o desespero quando no ultimo senso aponta uma presença muito inferior ao relatado na documentação apresentada na contestação do relatório da FUNAI,SEGUNDO OUTRO DESINFORMADO ANUNCIOU, o também candidato ED BRASIL,no tempo de sua campanha. Enfim,a corrida foi acirrada pelo voto dos agricultores dos 3 municípios.
    Porém,vale ressaltar que a maioria dos chamados”proprietários de terras”não estão nas propriedades e sim nas capitais e cidades e que nunca pegaram numa enchada para sentirem o valor da terra.
    Ressalto que a Constituição prevê a demarcação de território,basta recorrer aos seus textos constitucionais nos artigos 231 e 232 ao qual ignoramos e queremos desvaler de sua legalidade.O que é absurdamente inaceitável é que os poderosos economicamente tentam iludir a população como um todo para tentar inverter a situação e se passarem por humildes achando que o povo,que desconhecem tal situação e seus fins numa terra onde a mídia vendida divulga o que quer.
    Hoje são os Tupinambás,ontem foi o Vilela,o Nossa Senhora da Vitória,O Nelson Costa,a Conquista…ou seja,é só pensar e recordar quantos já sofreram e,se continuarem,sofrerão nas mãos destes que se valem das massas necessitadas para demandarem o ‘PODER’.
    Não sou Indigena,apenas penso e quero um lugar melhor e justo,cumprindo o que manda a Lei,que não foram criadas pelos Indios e sim pelos próprios governantes e então,que todos eles comecem uma campanha para mudar a Constituição da REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
    E só para esclarecer as más linguas,o território continua ilheense e seu povo também,e ninguém será dono de Olivença,apenas influenciará nas políticas de mando atual,comandada pelo Sr.Alcides que fez lindos buracos na praça de Olivença e um mirante só seu e do Prefeito.
    Belas obras!

  14. Como apareceram tantos indios na Bahia ? Será que se fosse em São Paulo ou outro estado desenvolvido isso teria acontecido? Pseudos indios juntamente com marginais estão tomando as terras de pequenos agricultores com o aval da Justiça (?) e da funai e ONGS com seus intresses espúrios

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *