Tempo de leitura: 2 minutos

No depoimento que prestou ontem ao juiz substituto André Luiz Santos Brito, o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, responsabilizou seu antecessor no cargo, Dilson Argôlo, pela suspensão das obras do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Netto.

O município recebeu, no ano 2000, R$ 80 mil para realizar serviços de reforma e ampliação da unidade de saúde. As obras foram licitadas no final daquele ano e a empresa chegou a receber o pagamento integral, pouco antes da execução ter sido embargada, em janeiro de 2001.

O embargo foi determinado pelo sucessor de Moacyr Leite, Dilson Argolo. Segundo o depoimento, no dia 2 de janeiro de 2001, pouco depois de tomar posse, Argolo procurou o empreiteiro Marcos Telles, representante da empresa que fazia a reforma, e exigiu que ele devolvesse o pagamento. Diante da recusa, o prefeito teria determinado o embargo, mas o empresário ficou com o dinheiro.

Argolo fez denúncias contra Moacyr Leite junto ao Ministério da Saúde e ao Tribunal de Contas da União, o que resultou em processo contra o atual prefeito na Justiça Federal. O réu se diz inocente e afirma que o culpado pela descontinuidade da obra foi o antecessor.

Também no depoimento, Moacyr Leite declarou que a reforma do centro de saúde foi finalmente realizada em 2009, quando ele reassumiu o governo, após dois mandatos de Dilson Argolo. Leite declarou ter determinado à Procuradoria-Geral do Município que acionasse a empreiteira de Marcos Telles para  retomar os serviços. Segundo o prefeito, não houve novo ônus para os cofres públicos, naturalmente porque a empresa já havia recebido o pagamento há nove anos.

0 resposta

  1. Morando já algum tempo fora de Uruçuca, mas ligado nos seus acontecimentos, estou achando estranho essa defesa do prefeito Moacyr Leite. O prefeito como todo mundo sabe tem 29 processos por improbrobidade administrativa(desvios de recursos), eu queria fazer duas perguntinhas ao prefeito de Uruçuca:
    1-Onde está o recibo de 80 mil depósitado na conta da empreteira? Ele apresentou ao Pimenta?
    2-O prefeito Dilson Argolo impediu também a conclusão do ginásio de esportes, obra orçada em mais de 300 mil reais e que virou quadra de esportes, concluída nessa nova gestão?
    Asseguro que o prefeito Moacyr Leite, pela repercussão do fato na Bahia, tenta justificativas inadequadas. Chega-nos informações que ele tá muito enrolado nesse novo mandato.

  2. “Moacyr é acusado de desviar R$ 80 mil no apagar das luzes do primeiro mandato, em 2000. O processo corre no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1)”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *