Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

A maioria dos nomes que gravitam em torno da sucessão municipal itabunense é de políticos que se cacifaram pelo carisma ou pelo apadrinhamento. Enquadram-se em uma ou outra categoria os principais pré-candidatos, exceto o atual prefeito José Nilton Azevedo, que pode ser alocado em ambas. Tem carisma próprio, é verdade que um tanto desgastado, e é uma cria política do ex-prefeito Fernando Gomes.

O que falta, porém, são perfis de gestor público. Alguém que tenha se preparado, estudado e conheça bem as demandas e a estrutura da máquina, que saiba administrar na dificuldade e otimizar os recursos para que a coletividade tenha o maior benefício.

O voluntarismo, os tapinhas nas costas, as promessas desligadas de qualquer projeto bem construído não deveriam mais determinar a escolha dos governantes, embora seja isso que ocorra quase sempre. E não é por outra razão que o desencanto logo substitui a esperança do eleitor.

A um ano e oito meses das eleições de 2012, novos postulantes aparecem no cenário. O PT deverá vir com Juçara Feitosa ou Geraldo Simões, correndo por fora o vereador Claudevane Leite. O PCdoB tem três postulantes: Wenceslau Júnior, Luís Sena e Davidson Magalhães. O PP ensaia o empresário Roberto Barbosa, ainda sujeito a possíveis turbulências. Há também os deputados estaduais Augusto Castro (PSDB) e Coronel Santana (PTN), que irão esperar o desenho das nuvens.

Azevedo, naturalmente, é candidato à reeleição (pelo DEM ou outro partido ao qual venha a se filiar). E nessa lista não se deve esquecer o “highlander” Fernando Gomes (PMDB), que pensa em tentar o quinto mandato!

É altamente provável que o futuro governante itabunense seja pinçado dessa relação. Agora, se algum deles tem o devido preparo para administrar o município e solucionar suas carências históricas, é outra conversa. Uns já demonstraram sua inaptidão para a empreitada, ficando praticamente limitados a ações cosméticas e à administração da folha de pagamento e outras demandas relativas ao custeio da máquina.

Faltam ousadia, criatividade e espírito público, ao passo que sobra apego ao poder pelo poder em um sistema que usa o povo como massa de manobra e se alimenta de suas expectativas, mantendo-as insatisfeitas para usá-las novamente na próxima eleição. Como a memória das vítimas é curta, o ciclo sempre se repete. Lamentavelmente.

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros responsáveis pelo PIMENTA e também escreve no blog Política Etc.

0 resposta

  1. Falam que deveria ter um nome novo para a sucessão municipal de Itabuna, mas a imprensa local cita sempre os “velhos” nomes mesmo quando estes nem notícias são. Faço lembrar aos leitores que tem Leninha da Autoescola fazendo seu trabalho social como sempre fez e que está sendo convidada por alguns partidos para ser candidata à prefeitura. Ela é empresária de sucesso, sabe administrar,tem espírito empreendedor, tem serviços sociais prestados desde início dos anos 80, está antenada com os principais problemas de Itabuna e é detentora de um enorme carisma popular. Com certeza a sucessão municipal deverá passar também pelo nome de Leninha.

  2. Prezado Ricardo
    Muito oportuna a sua matéria. Esse é, infelizmente, um problema de toda a região cacaueira e, quiça, de todo o nosso país.
    As pessoas que tem capacidade empresarial e administrativa, não querem se misturar com essa escória que compõem os nossos quadros políticos. Uma pessoa bem intencionada é triturada por esse sistema de celerados que domina o país hoje em dia. É por essas e outras que estamos nessa situação e que, tanto faz o partido que está no poder, as coisas continuam as mesmas ou cada vez piores.Falo disso com experiência própria.

  3. Olá Ricardo!!!!

    Parabenizo mais uma vez pela acertada avaliação do nosso cenário político local.
    Você está mesmo antenado

    De volta a terrinha depois de 3 meses de licença prêmio merecidos!!! E em atendimento a um conselho de um grande amigo.. realizei uma “turnê” pela nossa Bahia… mas precisamente pelo nosso sertão. E que sertão diferente daquele que conheci há 12 anos atrás…. Uma melhora significativa em todos os aspectos…. menos no clima é óbvio!!! que calor!!!

    No meu retorno a Itabuna pude ver como estamos maus na fita (coitda da nossa cidade.. de nós)!!!!! Ainda no sertão, tive a oportunidade de conhecer inúmeras cidades, entre elas Macaúbas…. cidade com pouco mais de 40.0000 habitantes (situação igual em quase todas as cidades)senti um enorme prazer em caminhar pela cidade. Já na entrada você percebe a diferença (além de toda ornamentação prazerosa uma placa de boas vindas)…. os serviços públicos todos em dia…. coleta de lixo… manutenção de lindíssimas praças e jardins… ruas inteiramente limpas… sinalização de trânsito perfeita…. Observei que em todas as cidades eles fazem questão de informar ao viajante/visitante a riqueza do local, geralmente com monumentos…. Enfim, muitos municípios sobrevivem basicamente dos repasses federais….Por que parece fazer muito mais???? Será milagre???? Ou é mesmo vergonha na cara?
    A impressão que tivemos ao chegar em Itabuna, depois de 3 curtíssimos meses, é que parecia ter havido uma “guerra”… ou então como se não houvesse administrador.. Terrível a sensação!!!!

    Vamos torcer (e votar) para que tenhamos um representante digno em nossa cidade (que ponha os serviços públicos em dia: saneamento básico, melhoria na saúde e educação, transporte público… e que aplique bem os recursos…. que tenha uma visão de futuro e que aproveite o que a região tem a nos oferecer….

    Concordo quando você afirma que “Faltam ousadia, criatividade e espírito público, ao passo que sobra apego ao poder pelo poder em um sistema que usa o povo como massa de manobra e se alimenta de suas expectativas, mantendo-as insatisfeitas para usá-las novamente na próxima eleição. Como a memória das vítimas é curta, o ciclo sempre se repete. Lamentavelmente.”

    Saudações,

    Raimundo

  4. INFELIZMENTE A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO TEM ESSE DISCERNIMENTO POLÍTICO, E VÃO CONTINUAR SENDO USADOS COMO MASSA DE MANOBRA FAZENDO A ALEGRIA E FORTUNAS DE POLITIQUEIROS CORRUPTOS, QUE ESTÃO SEMPRE A ESPREITAS PARA ENTRAR NA PREFEITURA. E VIVA O CARNAVAL, POIS COM FESTA E CACHAÇA FAZ-SE ALEGRIA DOS OTÁRIOS.

  5. Nobre Dr. Ricardo, gostaria que acrescentasse ao seu artigo de que a imprensa é responsável direta pela mudança que se faz necessária em Itabuna quando se refere ao aparecimento de um novo nome para administrar o nosso municipio.

    Todos chamam a atenção de qu Itabuna precisa de um novo governante, que tenha competência, blá, blá, blá e blá, mas ninguém tem coragem para lançar nomes, todos, inclusive e principalmente a imprensa insistem com os velhos, tentam ressucitá-los de alguma forma, a exemplo de ficar citando o ultrapassado Fernando Gomes, o Geraldo Simões, e por aí vai.

    Por que não começarmos a massificar nomes que de fato tenham capacidade para fazer esta cidade sair do buraco que se encontra, pois não será nenhum desses por você citado que irá resolver os problemas de Itabuna.

    A cidade de Itabuna tem problemas inimagináveis, e não é apenas de ordem politica, ao contrário, nós temos problemas de toda ordem, desde o social, o economico, de saneamento básico, de crédito, de moral, de conceito, de autoestima, aí entra também o administrativo que talvez seja o pior já que a prefeitura é desgovernada, não tem lider, não tem comando, não tem organização, todos pensam que são chefes e ninguém manda em nada, enfim, vamos começar a discutir Itabuna com seriedade, com responsabilidade, vamos convocar a sociedade civil organizada, os clubes de serviços, as entidades representativas, todos, vamos tratar este assunto com rigor, vamos denunciar a compra de votos, o apadrinhamento que existe no governo, vamos denunciar a Câmara de Vereadores, vamos fazer alguma coisa, dentre elas vamos denunciar também o Ministério Público que nada faz e tudo fica como está, isto é uma vergonha…

    Nossa esperança está em mãos de vocês da imprensa, por DEUS como está, pois nas mãos de Augusto, Azevedo, Geraldo, Fernando, Davidson, Sena, Wenceslau, Renato, Leninha, Santana, Roberto, Adervan, nas mãos de um desses estaremos retroagindo como até agora fizemos.

    Pelo amor de DEUS nos ajudem, Itabuna não suporta mais de tanto atraso. Basta viajar por algumas cidades do nordeste e verás o quanto estamos decadentes, o quanto estamos precisando de um politico com visão de futuro, ousado, determinado, inteligente, que tenha postura e personalidade.

  6. Ricardo,gostei do que foi escrito´no seu texto.Precisamos analisar que enquanto existirem analfabetos (infelizmente o desejo de muitos politicos)que são pessoas que não tiveram oportunidades,são pessoas altamente carentes não somente do material mas carente do emocional em que os politicos se aproveitam disso com o famoso tapinha nas costas, o abraço… dessa forma se não houver um investimento sério na educação para que essas pessoas (o povo) entendam realmente o verdadeiro papel que eles exercem como cidadão a importância do voto,de saber que o poder quem tem somos nós de colocar e tirar do circuíto esses “políticos”,temos que aprender a não usar a “lei do Gérson” em querer levar vantagem em tudo,precisamos parar de olhar somente pro nosso umbigo e começar abrir o nosso campo visual e enxergar que o voto é muito mais do que um saco de cimento,uma porta ,uma telha um emprego ou então vai continuar os “Azevedos”os “Cumas” os “Sarney” da vida.Eu nunca vi Itabuna tão abandonada como esta agora(é tão deprimente) e simplesmente ninguém toma uma atitude.Não existe um movimento sério,a impressão que se tem que estão todos anestesiados as coisas acontecendo em baixo dos nossos nariz e ZZZZZZZZ.Mas uma pergunta será que realmente existe interesse em acabar com a seca no nordeste,com os analfabetos?…..

  7. bom dia ricardo.
    acho que deveria ser feito um tabalho de concientização porta a porta.
    pois o povo analfabeto jamais saberá do que vc está falando. pois não sabem ler, e só assistem novelas que mostram uma verdadeira sacanagem , homoxesualismo, adulterio, patifaria e ou-
    tras coisas ruins.
    ali, eles entendem tudo. mas não sabem ler um esclarecimento e
    nem tão pouco sobre a vida de maus políticos que administram nossa cidade.
    essa é a minha opinião meu cidadão.
    um abraço.

  8. PARABÉNS ESTA AI É REALIDADE DA POLÍTICA LOCAL, E NACIONAL.
    “Faltam ousadia, criatividade e espírito público, ao passo que sobra apego ao poder pelo poder em um sistema que usa o povo como massa de manobra e se alimenta de suas expectativas, mantendo-as insatisfeitas para usá-las novamente na próxima eleição. Como a memória das vítimas é curta, o ciclo sempre se repete. Lamentavelmente.”
    OS POLITÍCOS E PARTIDOS TEM QUE APRENDER JÁ QUE ESCOLHERAM A POLÍTICA, ELES TEM QUE VIVER A POLÍTICA NO SEU DIA A DIA.É COMO O CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO QUANDO ACABA UM CARNAVAL O DO ANO QUE VEM JA ESTA SENDO FORMADO

  9. Você tocou no cerne da questão. Enquanto o povo continuar votando em troca de R$ 20,00; de tapinha nas costas e e outras benesses caracteristicas do populismo Itabuna não dará um passo adiante.
    Outro detalhes é que aqui em Itabuna os partidos têm “DONOS” e aí daquele que ousar ir de encontro ao desejo do coronel de plantão (seja em que partido for).
    Mas penso que nomes de gestores comprovadamente testado na administração pública não deve deixar de ser lembrados como Ubaldo Dantas, Davidson Magalhães e Ronald Kalid (embora tidos como boçais) não possam ter a oportunidade de tentar colocar esta pobre Itabuna no caminho do progresso.

  10. Quero dizer ao Ricardo, que isso não é verdade. Falta pra nós, definir o que é um bom GESTOR. Falta pra nós é uma sociedade séria, honesta, livre e independente. Não se esqueça que os políticos são as CARAS da sociedade.

  11. Sem dúvida nenhuma o melhor candidato é Davidson, pois além de ter cultura suficiente para o cargo já provou que é capaz administratvamente à frente da Bahiagás, além de gozar de bom prestígio tanto na esfera estadual quanto na federal,
    Se o deputado Geraldo Simões fosse menos turrão e centalizador poderia fazer uma grande aliança em prol desta candidatura, Itabuna só tem a ganhar.

  12. Agora, comentando sobre os outros nomes citados:

    Fernando Gomes – Deixa ele morando em conquista, só temos a ganhar.
    Geraldo Simões – É tão azarado que é capaz de se eleito o PT sair do poder no Estado e em Brasilia.
    Coronel Santana – Pura sorte ser deputado e seria um segundo Azevedo.
    Augusto Castro – Dinheiro não compra competência.
    Luis Sena – Sua hora já passou, é limitado.
    Wenceslau – Um bom nome, mas Davidson é melhor.
    Roberto Barbosa – Esse não me engana.
    Azevedo – bom nome para ser indicado a algum cargo na Ciretran.

  13. Ninguém falou sobre a INCOMPETÊNCIA da gestão de Alfredo na EMASA. Tanto em relação às obras quanto bom senso para com os salários dos funcionários…

    Ele não quer dar reajuste, pois o último ocorreu em 2009 e para isso foi preciso quase 10 funcionários serem demitidos por ele, porque os pobres coitados reinvidicaram aumento de salários e melhores condições de trabalho….

    Resumindo, Alfredo Melo é mais uma prova da falta de gestão no município de ITABUNA.

    Azevedo, seu lugar é na Ciretran, caia fora daí e deixe a oportunidade para quem sabe administrar!

  14. Muita gente tá confundido ganhar dinheiro com trabalho social. Se falar que a empresária Leninha da AUTO ESCOLA REGIONAL é uma pessoas simples tudo bem, mas dizer que ela há muito tempo faz trabalho social, aí não tem nem lógica. O objetivo de quem tem um Centro de Formação de Condutores onde o candidato pretende tirar uma Carteira Nacional de Habilitação paga para a proprietária uma quantia pequena no valor de 1.100 reais nas dua categorias, ou seja carro e moto, isso é fazer trabalho social? Em torno de 03 meses pra cá foi que a auto escola começou prestar o social. Ela tem que ter muito é cuidado para não gastar dinheiro em campanha politica, correndo o risco de perder tudo, olha que muita gente ficou pobre entrando nessa. Pois eu já vi pessoas dizendo que foi lá pedir ajuda a ela para resolver alguma coisa e disse que não vota nela, e que o momento é esse de tomar de “A” e votar em “B”. E assim o povo tá fazendo todo mundo correndo a procura de LENINHA. Cuidado com a falência.

  15. E uma pena que chegamos a esta situação. A população em geral
    não esta preocupada, as associações de classe da nossa cidade
    que poderiam liderar uma grande mobilização
    (OAB, Maçonaria etc)parecem anestesiadas ou coniventes com os
    desmandos.Quanto a sucessão vamos pensar em um nome diferente como fala o autor da materia pelo menos troca a “turma”. Eleger um candidato somente porque e gente boa nos estamos sentindo na pele o que acontece.Pq.quando vamos contratar um empregado queremos saber se ele tem competencia e quando votamos nao adotamos o mesmo critério? Caso para reflexão.

  16. Parbés Ricardo. Voce como sempre muito bem antenado!Mas …. ! me fale se alguem em sân consciencia topa partir para uma empreitada para ser prefeito de Itabuna com tantos lobos sedentos de dinheiro e maracutais como boa parte dos citados em outros comentaristas do Pimenta?è muito difícil, principalmente para quem é direito, trabalhador e honesto, se meter com essa classe de políticos, principalmente de Itabuna! Vmos pensar de outar maneira: Se tivermos vereadores honestos, trabalhadores e de preferência “letrados” Acredito que qualquer prefeito que for eleito, teráno mínimo que ser direito, honesto etc etc etc! e.. caso contrário será distituido do cargo!Vamos nessa???Faça uma pesquiza com mais nomes da nossa sociedade, e teremos, Carlos Aquino, Ronald Kallid,Edimar Margotto,Moacir Smith Lima,Dr Braitt, e muitos outros que tem competência e dependem de apoio dos Grapiuna que amam sua terra!

  17. Ricardo, realmente os pretensos candidatos não são gestores nem possui tal qualificação.
    A única pessoa que conheço que milita no meio político e possui pós graduado em gestão pública é Dr. Zacarias, que foi Coordenador do Detran/5ªCiretran(onde fez uma ótimo gestão), infelizmente este deve ser candidato a vereador pelo PMDB e não a Prefeito

  18. As opções são variadas, porém competência técnica poucos, dos nomes listados,tem.Se quisesse, a melhor opção, com certeza, seria o secretário de educação GUSTAVO LISBOA. Um profissional bem capacitado e bem quisto pela população.

  19. Concordo em parte com suas observações. Não tenho pre conceito quando a importação, mas, acredito que temos pessoas honradas na cidade com história e preparo suficientes para honrar e administrar nossa terra. Apesar de hoje ser do PT acredito que esta leição é do PCdoB. Voto em Davidon por uma quetão de preparo e por saber que os partidos funcionam na base do caciquísmo, embora, ache o Pinheiro um rapaz prepardo e uma grande surpresa da última década na cidade. Quem ainda não o conhece deveria sitonizar e observar seus comentários no programa P4 na rádio nacional (de meio dia as 14 horas), ali, não está apenas um politico comunicador, mas, um cidadão com alma, coração, respeito, preparo e visão de futuro. É por isso, que apesar de ser do PT acredito que os comunistas hoje têm quadros preparados para transformar este estado de abandono que a cidade está mergulhada e conclamo aos petistas para somar energia e reconstruirmos nossa Itabuna.

  20. O que acontece em permanecer sempre os mesmos, é que, aqueles que tem vontade de participar da política, não querem pagar o preço do desgaste que é hoje fazer-se política partidária.
    Ninguém quer perder seus “embalos”, seus “bens e bons”, querem ser sempre badoques, munca vidraças.
    A carreira política é uma carreira de sacrifícios onde o cidadão perde a sua privacidade, onde os seus desafetos, pagam para sair denúncias que não tem razão de ser e que acabam pegando.
    Itabuna na verdade precisa,acabar com essa polarização entre Geraldo x Fernando Gomes, duas pessoas e politicos com quem mantenho baos relações políticas e de amizade.
    As pessoas que querem fazer política precisam botar a cara, mesmo diante das dificuldades.
    Caso contrário vai “tudo continuar como d’antes no quarteld’Abrantes”

  21. Ilustre Colega (Advogado) e amigo Ricardo Ribeiro,

    Enquanto não evoluirmos para o entendimento de que a busca para o enfrentamento das dificuldades da nossa cidade, do nosso Município (do Estado, do Brasil) não pode nem deve ser por nomes de “salvadores da pátria”, a situação não deverá melhorar.

    Veja que a experiência sobre o “salvador da pátria” em nosso país nunca deu certo. É só lembrar de Fernando Collor de Melo!
    Fez campanha e elegeu-se prometendo ter a solução para todos os males da nação brasileira. E foi o fiasco que todos sabem e conhecem.

    Modernamente é de se pensar em propostas. Devemos eleger a melhor proposta e daí, óbvio, observar o currículo de quem a apresenta. Currículo é fundamental!!!

    Votar em “A” ou em “B” porque é “bonzinho”, sem sequer se interessar no que ele propõe para a nossa comunidade é pura asneira. É coisa de asno!

    E não se diga que só os mais pobres votam de maneira equivocada.

    Para que maior crime do que votar por puro interesse pessoal?

    E isso quem bem faz, e só faz, é a nossa ridícula e retógrada elite.

    O pobre pede pouco, apenas nacos.

    Os mais abastados pedem tudo! querem o dinheiro público, e quanto mais melhor!

    Financiam campanhas milionárias.

    Por idealismo?

    Enquanto não tivermos na legislação brasileira o financiamento público de campanha o cenário não muda!

    Dificilmente poderá haver debate em campanhas eleitorais, seja ela muncipal, estadual ou nacional, de assuntos essencialmente de real interesse do povo, pois o processo das eleições continuará sendo comandado pelos interesses do capital privado, que lhes financiam.

    Vejam os Planos de Saúde Privados. Aumentaram sua bancada Federal. Eram 28 Deputados. Agora são 38.

    E para quem vão trabalhar esses Deputados?

    Certamente que para os órgãos privados que o elegeram em detrimento, óbvio, do sistema público de saúde – o SUS.

    E por aí vai…

  22. Ilustre Ricardo Ribeiro,

    RETRÓGADO é pouco adjetivo para a “elite” brasileira. Pelo o que ela sempre fez de mal e errado…

    Considero que a discussão que deve ser levada a efeito pela sociedade é a que diz respeito à reforma política.

    O sistema brasileiro é verdadeira e reconhecidamente péssimo.

    Para esse sistema que aí está não bastam pessoas de bem, infelizmente.

    Raul Seixas já dizia “que para passar a noite na cocheira tem que ter o mesmo cheiro do cavalo para não incomodar”.

    Cidadão de bem já os temos e em até número razoável no Congresso. O diabo é o sistema eleitoral!

    Não pode haver coligação partidária para as eleições proporcionais; temos que partir para o sistema de lista fechada e abandonar o de lista aberta que ainda vigora; o financiamento de campanha eleitoral tem que ser público; voto distrital simples ou misto é tema que também precisa fazer parte das avaliações.

    Volto ao exemplo que dei antes: se um determinado cidadão se candidata e tem sua campanha paga praticamente por apenas um financiador, como no caso dos Planos e Saúde Privados, não é de se duvidar que ele atuará contra o SUS e a favor dos planos de saúde privados, pois não?
    Isso tem que acabar!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *