Tempo de leitura: < 1 minuto

Índios de aldeias pataxós no extremo-sul da Bahia pediram ajuda ao senador Walter Pinheiro (PT/BA) na luta que travam pela reintegração de posse de terras. Em audiência no seu gabinete em Brasília, Pinheiro comprometeu-se a buscar respostas para as reivindicações dos pataxós junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os índios querem ainda melhorias em outras áreas, como no serviço público de saúde.

Pinheiro afirmou que buscará o apoio dos governos federal e estadual, com o objetivo de viabilizar “ações efetivas, promovendo o resgate de uma luta justa pela igualdade social, dando condições dignas de sobrevivência aos índios”.

O cacique da aldeia pataxó em Coroa Vermelha, Gerdion Santos do Nascimento (Aruã Pataxó), salientou que, além da regularização fundiária, as aldeias pleiteiam uma melhor qualidade de vida.

0 resposta

  1. Só não prometa o que não pode cumprir!
    Por exemplo, fazê-los donos de todas as terras que a justiça “cega” pretende. Chamem a todos nós para compartilhar das terras, então, inclusive as pessoas que tem ali suas histórias e suas vidas, todos somos da etnia. Era o que faltava… Bem se diz que de certas cabeças podem sair muitos “poréns”…

  2. Sr. Pinheiro, Todo cidadão brasileiro merece condições dignas de sobrevivência, conforme a Constituição Brasileira, se é que o Sr. se lembra disso. Resgatar uma luta justa pela igualdade social para esses fantasiados é invadir propriedades privadas, desrespeitar idosos, assustar e ameaçar crianças e menores, subornar tolos e iludir idiotas, infringindo a Carta Magna, mas muitos de vocês, políticos, ignoram isso num interesse eleitoreiro, pois esse grupo tende a crescer(produzindo mais eleitores)e muito nesse país cheio de miséria e desgraças, onde se infiltrar num movimento indígena é mais fácil do que arriscar a vida nas grandes cidades, por sálarios insignificantes. Tentar melhorar a vida de uns e destruir a vida de outros que não têm culpa da destruição de milhares de índios pelos europeus é simplesmente desprezível. Que tal entregar as três Américas para esses pseudos índios?

  3. V. E. OLIVEIRA:

    Você deve encaminhar (se ainda não o fez) o texto, com a sua IMPORTANTÍSSIMA observação ao próprio Senador através do PORTAL DO SENADO ou diretamente no endereço da web do referido Sen. Walter Pinheiro.
    (VEJA SENADO … Walter Pinheiro, etç..)

  4. É decepcionante observarmos que um Senador como Walter Pinheiro se compromete a buscar apoio do governo federal e estadual para viabilizar ações mais efetivas na luta justa pela igualdade social pela sobrevivencia dos indios na Bahia.E quanto aos Pequenos Produtores dos municipios de Ilheus,Buerarema e Una? que medidas serão tomadas pelo governo federal e estadual.Serão expulsos de suas legitimas terras para dar lugar a um bando de vândalos chefiados por um marginal que recebeu apoio desde governo para se titular cacique tupinambá.É uma tremenda aberração, os políticos oportunistas,quererem sustentar a implantação de uma demarcação de terras para os indios em uma região com tradição secular na agricultura familiar,sendo inclusive na década de 70 implantado o programa integrado de assistência aos bolsões de Pequenos Produtores nesses municipios.Que inversão de valores são esses,estamos sendo massacrados e marginalizados pelo nosso proprio governo?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *