Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

O “rebelde” Vane, se quiser realmente ser candidato a prefeito, tem que buscar abrigo em outra legenda, sob pena de ser triturado na convenção do PT.

O ex-prefeito Geraldo Simões, que já governou Itabuna por duas vezes, sabe que a próxima sucessão municipal é fundamental para sua sobrevivência política.

O “senhor de ferro” do PT de Itabuna não suportaria uma terceira derrota consecutiva. Um fracasso na eleição de 2012 pode significar o começo do fim da sua vida pública.

Sua re-reeleição para deputado federal, depois de perder duas eleições seguidas para a prefeitura de Itabuna – Fernando Gomes (2004) e Capitão Azevedo (2008) –, ficaria em situação de risco.

Como não bastasse essa assombração futurista, projetada para o ano eleitoral de 2012, Geraldo Simões tem pela frente a pré-candidatura do vereador petista Claudevane Leite – o Vane do Renascer.

É evidente que o “rebelde” Vane, se quiser realmente ser candidato a prefeito, tem que buscar abrigo em outra legenda, sob pena de ser triturado na convenção do PT.

A pretensão de Vane, buscando sua condição de prefeiturável, é legítima e democrática. O vereador, além de contar com a solidariedade do deputado Josias Gomes, tem o apoio de centenas de petistas.

Para os vanistas mais otimistas – alguns em intempestivo estado de euforia –, o crescimento da candidatura do vereador se deve ao trabalho realizado pelo MEAV (Movimento Evangélico de Apoio a Vane).

Além do lançamento de candidatura própria pelo PCdoB, se coligando com o PMDB, o PT de Geraldo Simões sabe que a falta de confiança dos partidos no ex-prefeito é mais um obstáculo para ser removido.

Geraldo Simões vai ter dificuldades com as legendas e suas respectivas lideranças, principalmente com os partidos que compõem a base aliada do governo Wagner.

Como não quer ser o candidato do PT na sucessão do demista Azevedo, Geraldo tem uma espinhosa missão: convencer o governador Wagner de que o nome de Juçara Feitosa é melhor do que o dele.

O chefe do Executivo estadual não esquece a esmagadora vitória do Capitão Azevedo – 12 mil votos de frente – sobre a petista Juçara Feitosa na sucessão de 2008.

Os meninos do Partido Comunista do Brasil não podem jogar fora a grande oportunidade de conquistar o cobiçado Centro Administrativo Firmino Alves.

A bola da vez é o PCdoB. Se a legenda não lançar candidatura própria, ficando novamente como apêndice do petismo e favas contadas de Geraldo Simões, vai ficar isolada na sucessão de 2016.

Para ganhar ou perder, o PCdoB deve marcar sua posição na competição eleitoral que se aproxima, seja com Davidson Magalhães, Luis Sena ou o vereador Wenceslau Júnior.

Uma chapa encabeçada por Davidson Magalhães, diretor-presidente da Bahiagás, tendo na vice Gustavo Lisboa, atual secretário municipal de Educação, vem sendo articulada nos bastidores.

É bom lembrar que Gustavo Lisboa, que faz um bom trabalho na educação, não é filiado a nenhum partido. Sua ida para o PMDB pode acontecer sem traumas.

Reafirmo que o insucesso do geraldismo no processo sucessório de 2012, com uma terceira derrota consecutiva, é o começo do fim da carreira política de Geraldo Simões.

Marco Wense é articulista da Contudo.

0 resposta

  1. Gostaria muito de votar em um dos candidatos do PCdoB, mas vê-los aliados a Fernando Gomes e Geddel é deprimente. Com certeza perderão meu voto e dos meus familiares.

  2. Por estar no país do futebol e do eterno carnaval, as vezes tomamos a política como um jogo do nosso time do coração. o time pode estar caindo das pernas com jogadores e dirigentes que muitas vezes se passam por marginais diante de nós na pequena tv da sala. Mas é o nosso time, é a nossa alegria, somos fanáticos, sedentos pelo grito de gol e/ou é campeão! A nossa imatura visão política já nos levou a torcer por certos candidatos, com fanatismo, as vezes até murros e pontapés entre vizinhos. confundimos o grito de: “nós vencemos!” com: “-é campeão!”. no dia subsequente às eleições uns estão tristes por que não deram o grito que o vizinho passou a noite berrando na beira da sua porta. O amadurecimento nessa esfera política já vem vindo, mesmo que vagarosamente. e quando ele chegar, o povo, unido, terá em suas mãos o poder que nunca teve, poder para discernir o que é ser torcedor ou construtor participativo de um lugar melhor pra se viver. em itabuna, política é como se fosse FLA X vasquiiiinhoo, BA X VI, etc. precisamos separar os sentimentos e ver que o passado não nos serve. precisamos focalizar no novo, que nunca foi prefeito e que nunca tenha ganhado cargo de governo nenhum. prescisamos renascer!

  3. Se o Sr. G.S. realmente tem pretensões políticas aqui em Itabuna, então, o que ele tem feito para merecer uma votação expresiva por aqui, …?!?!?!

    Pelo que eu leio e vejo noticiarem, as principais coisas que a cidade necessita sempre estão ligadas ao nome do Luiz Argolo, do Roberto Brito, e por aí vai, …!!!

    Porque será, …?!?!?!

  4. Caro Cronista Wense,
    Confesso alguma decepção com esse texto, dissonantes de outras peças suas, as quais ao ler; percebia salpicadas de astúcia e perspicácia política, digna dos mais audaciosos e inteligentes. Reconheço que a política às vezes é insossa até para quem comenta, embora a sua proposição esteja longe disso.
    Ao me defrontar com vossa argumentação percebi que a criatividade oportuna e salutar fora trocada pela tendência incauta das preferências pessoais. Teria o cronista sido traído por si próprio? Seria o texto mais que uma análise, a expressão da vontade apaixonada, parcial e ácida? Teria o cronista vacilado ao olhar para a situação com os óculos de alguns interessados? Não me atrevo a tal juízo, apenas gostaria de refletir o que segue.
    Bem, não há dúvidas ou expectativas quanto ao desfecho da sobrevivência política do Deputado Simões, os seus últimos resultados revelam o desandar do andor, até ai nada de novo, porém, a tentativa de tornar o projeto de poder do PT um projeto de poder da Família, incomoda mais aos itabunenses, sem nenhum demérito ou mérito da candidata, esse sim foi o começo do fim.
    A acomodação frente pequenos impedimentos jurídicos para a candidatura de Simões em 2008, contornáveis, foi motivada pela ambição ingênua da dominação coronelística. Um Ledo engano, a sociedade não aceita mais esse comportamento. Capital político não se transfere mais dessa forma. Sem delongas, não houve o Fenômeno Azevedo e sim a omissão acintosa do Geraldismo tentando tutelar o voto da sociedade. Azevedo ganhou nesse vácuo.
    Portanto, o G. Simões se colocou voluntariamente na vala comum da política regional, abril mão, por livre vontade, da sua diferença. Subestimou e regozijou a sociedade regional. Distanciar-se das pessoas e subestimá-las foi à causa da decadência eleitoral. È possível reverter? Sim, porém não vejo capacidade política para isso no curto prazo.
    Mas retomando o seu texto e as opções levantadas, o comunista empresário da Bahia Gás, soube beneficiar-se com os ventos, das orientações e esforços do Governo Federal, ao tornar a oferta de Gás uma política de segurança nacional, após os distúrbios com a Bolívia. Os financiamentos para ampliação da estrutural chegaram em boa hora às mãos do PC do B, que soube estender seus tentáculos. Agora, achar que esse episódio pode converter-se em sufrágios eleitorais é forçar muito a barra.
    O passado desse projeto de liderança poderia ter sido diferente se não fosse a sua pouca empatia com o Itabunense, sob as devidas proporções espelha-se esse ensaio ao vigoroso desempenho do Dr. Renato Costa nas eleições municipais que participou. Na dúvida, bom cronista, faça uma enquete às pessoas que estão a sua volta, sondando quem vota em Davidson, verá que seu alcance eleitoral é curto, mesmo trazendo ouro em pó para as pessoas, infelizmente esse economista não conseguiu tornar-se referência como liderança municipal.
    A outra liderança, o vereador do PC do B citado no seu texto, perdeu recentemente a oportunidade de despontar como alternativa natural na corrida eleitoral de 2012. Quando silenciou frente os descalabros da Câmara, ao invés de Bradar aos quatro ventos e cantos sua isenção e indignação. Se não o fez, é por que não podia, de fato estava atolado em meio às nomeações fantasmas e os empréstimos consignados, obrigando-se ao desfecho trágico da eleição para presidência daquela casa legislativa, e o pior, colecionou dissabores que lhes custarão caro no futuro próximo, quando as acusações serão mais oportunas.
    Por fim auspicioso cronista temo que outros ventos menos conhecidos, por isso menos desgastado, soprem nas eleições municipais de 2012, tornando-se furacões mais atrativos a rebeldia do eleitor grapiúna, inclusive com apoio e aparato da Inteligência do PT, se é que podemos chamar de inteligência crescer a qualquer custo com a gordura dos outros.
    Ps. Para aqueles que pensam na reprodução do fenômeno Dilma, saibam que ela foi muita mais beneficiada pelas patinadas e peripécias do PSDB, por seus equívocos, do que pela transferência do Capital Político de Lula. Ao final pesaram mais os erros do PSDB do que o Lulismo. Exclua-se dessa análise, apenas para efeito de entendimento, a engenharia eleitoral do PT, que mereceria outra incursão.
    Obrigado pela oportunidade.
    Parabéns pelos seus textos,
    Atenciosamente,
    Carlos Brandão.

  5. Caro Wense,talvez pela 1ª vez não militou partidariamente,parabens.De relação ao geraldinho minha pedinha,é que a “miltancia” do PesTe de Itabuna tem nele um verdadeiro KADAF,ele manda e o “militantes” obdecem,igual a largatixa,so fazem balençar a cabeçe e dizer amem as ORDENS dele.Porém, como KADAF a coisa esta mudando,pois voram 2 derrotas seguidas e uma votação mediocre 23 mil 2010 para que em 2006 obteve 35 mil,com isso o imperio geraldista/kadaf esta ruindo e a certeza esta virando uma grande duvida,cuidado minha pedinha.

  6. O eleitorado de Itabuna tem que pensar no futuro, deixar de lado o partidarismo, os caciques que ao longo do tempo nada fizeram por uma Itabuna melhor, mais humana e desenvolvida, eleger um candidato de boa formação politica e cultural, relegar as velhas lideranças, os movimentos politicos evangelicos, em função dos exemplos já experimentados, e buscar
    candidato sem acordos e maracutaias.

  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pode rir Zé de Cuma, os abestados do PT e idiotas do PC do B vão fazer a mesma merda que fizeram daquela vez, vão brigar e dividir ai voce volta triunfalmente.
    eles sabem que contra voce só o Vane com todos eles juntos teria condições de vence-lo, mais Vane não é ladraão, não é de panelinha pra roubar mesmo como eles fazem , dai voce que não é bestinha e nem é flor que se cheire vai voltar novamente pra o seu eterno trono. E tome fumo no povão , ri Zé de Cuma pode rir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. eu quero é mais, vou embora dessa zorra mesmo.

  8. SE O PCdoB NÃO COLIGAR COM O PT DE NOVO
    CUMPRO A PROMESA DE JUVENAL MAINARD E CORRO NU NA CINQUENTENARIO DE CALÇINHA.

    HORA!!!!! COMPANHEIROS NA “HORA” CERTA WAGNER VAI PERGUNTAR A DEVIDSOM SE ELE NÃO ESTA GOSTANDO DA BAHIAGA$.

    E FICA TUDO RESOLVIDO.

  9. Espero que nesse caso os redatores do pimenta publiquem a minha critica vez que fiz uma critica a uma materia em que um certo diretor da Media e Alta complexidade da Saúde de Itabuna mentia em relação ao fechamento do CREADH e o pimenta não publicou…
    Tratar uma pessou do carater do Vereador Claudevane Leite como “REBELDE” chega a ser irresponsavel, levando em consideração o serviço que esse homem tem prestado a Itabuna, no centro de recuperação Renascer, e com os seus dois mandatos de vereador que o povo “Itabuna” lhe confiou… Amigo Wence, coloca na balança a aceitação, o carisma, o respeito do povo e para com o povo do Claudevane e o do “DONO DO PT” Geraldo pedinha… Que Deus abençoe aina mais esse homem honesto que o Claudevane poque é disso, de um homem que o dinheiro não corrompeu que nos itabuneses precisamos para administrar nossa cidade.
    A todos que concordam comigo ou não, o meu bom dia. Isso é DEMOCRACIA!!!

  10. Gosto muito do Geraldo porém tenho que concordar que ele cometeu alguns erros politicos como não conseguir manter consigo os seus aliados…

    Mas tenho que concordar tbem que muita gente em Itabuna o criticam ferozmente pra tentar desviar a atenção dos eleitores e se beneficiar com isso.

    Ele como prefeito não foi um mar de maravilhas mas tbem nao foi um dos piores governos conseguiu manter a ordem na cidade, o que é sempre dificil pra quem pega a prefeitura logo após um governo de FG e olhe que ele foi prefeito numa época em que o Carlismo mandava na Bahia e perseguia quem não era do seu grupo alem de nao ter apoio do gov federal…

    Mas acredito que Geraldo ainda vai fazer muito por Itabuna se chegar a prefeitura, o que acho muito dificil pois aqui quase todos os veiculos de comunicação sao ligados a FG principalmente essas radios Am´s que tem grande influencia na periferia…

    Como disseram acima o que aconteceu em 2008 nao foi o Azevedismo e sim o odio a Geraldo ou ao PT, conheço muita gente que nem gosta de FG e Azevedo mas votaram com a justificativa de se não votar nele fulano ganha, sendo que talvez acabamos perdendo a oportunidade de ter uma grande prande prefeita!!

    Alias muita gente tem medo disso de Geraldo acabar fazendo mais e melhor e acabar emgolindo a propria lingua por isso é bom evitar ao maximo de deixa-lo chegar la…

    Espero que em 2012 possamos dar essa opotunidade a Geraldo e Juçara se não der certo agente tira!!

  11. Parabéns, Marcos Wense!.. Matéria realista e inteligente!
    Primeiramente, afirmo que não sou eleitor de Fernando Cuma e ex-eleitor de Azevedo!
    A verdade é, que o sr Garlado Simões vem despencando a cada eleição. A que se deve isso? Se for escrever aqui, vai faltar espaço! Primeiro, é a fama de inconfiável que ele carrega nas costas, pois, traiu colegas da CEPLAC, companheiros políticos e os eleitore de Itabuna, que não vêem nenhuma obra trazida por ele para a nossa cidade, além de “pongar” em projetos de outros deputados, querendo afirmar que é dele! Depois que se tornou prefeito, deputado, se tornou um sujeito frio, egoísta, mentiroso e inconfiável! E por último, o ex-vereador Emanoel Acilino, resolveu colocar a boca no trobone e revelor o desvio de quase 2 milhões de reais, que seriam para a construção de creches em Itabuna, mas Geraldo deu sumiço nesse dinheiro!
    Itabuna precisa eleger quem realmente ama nossa cidade, pessoa com perfilde empreeendendor e ficha limpa, acima de tudo!

  12. ESTA CAMPANHA DE 2012 NAO DEPENDE SÓ DOS MILITANTES NAO.
    DEPENDE UNICAMENTE DO COMPORTAMENTO DO CANDIDATO COM A MILITANCIA E COM A SOCIEDADE EM GERAL.
    AINDA HÁ TEMPO DA COORDENADORA DO PT FAZER ALGUMA COISA PARA AJUDAR AO FUTURO CANDIDATO DO PT. NECESSITAS-SE DE UMA COORDENADORA COM DOM DE ARTICULAÇÃO ,ORGANIZAÇÃO, PROMOÇÃO E EVENTOS,SOCIALISMO E MUITA COMUNICAÇÃO.

  13. Sem acordos e maracutaias, são rarissimos! Nem os meninos do PCdoB, que coisa sem vergonha!

    Penso que Vane ainda vai… (quem é GS para barrar, se o povo quiser?). Outro nome de bem é Carlos Lehy! Ele já deve ir se preparando. Depois de tanta patada que temos levado pela cara, é melhor abandonar esses caciques velhos, viciados em criar filhos violentos e em “rapilar” o sangue do povo!

  14. Definido o cenário político estadual e federal, seria interessante elegermos Geraldo Simões.

    Tem medo de perder e vai novamente cometer a burrice da última eleição? Creio que não.

    Basta dois comícios com Dilma, Lula e Cia, que ele ganha fácil.

    Ganhará não por merecimento, e sim pelo fato de ser o menos ruim e por absoluta de falta de opção.

  15. Caro Wense;

    Parabéns pela excelente matéria. Nela percebemos a realidade do jogo político da nossa bela Cidade. Itabuna vive uma situação sociopolítica muito interessante. O primeiro município brasileiro em vulnerabilidade juvenil do Brasil e culpa disso é dos nossos ultimos prefeitos, detre eles o GS. O Governante atual, sempre esteve nos porões do poder e afilhado de FG, vem fazendo uma desastrosa administração que tem empurrado itabuna, cada vez mais para o lamaçal de carrupção e desvio do erário público, enquanto isso a cidade sofre com o lixo nas ruas, buracos nas avenidas e ruas da cidade, hospital de base um verdadeiro matadouro (a pessoa entra lá com a unha do pé encravada e morre por infecção hospitalar). Estamos vivendo uma verdadeira barbarie e a sensação reinante é a completa anomia em Itabuna. É hora do PT e outros partidos pensar em um nome novo e com adjetivos favoraveis a excelencia da administração e acima de tudo uma pessoa honesta, que não roube e não deixe roubar, para que sobre mais dinhero investir em nossa decadente cidade. Por isso acredito que o vereador VANE DO RENASCER é o melhor nome desses aí apresentados. Itabuna precisa urgente dessa mudança.

  16. Gustavo tem a chance de ser candidato a prefeito !!!!!!!…vai querem ser vice do PC DO B!!!!mi poupe…Wense.não é isso que o povo quer!!!!QUEREMOS SIM!!!GUSTAVO CANDIDATO A PREFEITO .

  17. não tem coisa mais sem graça do que um comentarista politico rescentido e previsivel, Marco Wense tornou-se uma especie de Val Cabral mais brando . È uma pena pois ele tem até conteudo, se não fosse a previsibilidade!!!!

  18. DECEPÇÃO – Uma pena desperdiçar liderança.
    Quanto à sobrevivência política de G. Simões, seus últimos resultados mostram o desandar do andor, até ai nada de novo, porém, a tentativa de tornar o projeto de poder do PT, um projeto de poder da sua Família, incomodou muito os itabunenses, sem nenhum demérito da candidata, esse sim foi o começo do fim.
    SEM CHANCES DE CHEGADA
    O comunista da Bahia Gás sofre da falta de fôlego eleitoral, o que é uma pena. Como já ajudou a eleger Fernando Gomes por duas vezes, quem sabe não esteja, tão somente, querendo barganhar a terceira?
    O atual vereador do PC do B PERDEU a chance de despontar como candidato natural à prefeitura em 2012. Quando silenciou frente os descalabros da Câmara, ao invés de Bradar sua isenção e indignação. Se não o fez é por que não podia, pois, está atolado em meio às nomeações fantasmas e os empréstimos consignados, tendo que apoiar o sujo Porquinho, e o pior, ficou com o rabo preso para depois, quando as acusações repercutirão mais.
    Já o Secretário Azevedista, deveria ser testado além da educação. Essa pasta não dá parâmetros de suas qualidades, tem os programas definidos e é farta em recursos. Fácil gerir na Bonança. Quero ver se é bom mesmo na saúde, assistência social ou na infra-estrutura urbana?
    QUEM SABE O VEREADOR DO PT – não seja realmente uma boa alternativa para o momento?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *