Tempo de leitura: 2 minutos

Trecho de artigo publicado no Bahia Notícias:

Para mim, o que hoje determina a desfiguração do nosso carnaval é a dinâmica imposta à festa pela evolução dos camarotes. No desfile deste ano, apesar de algumas quebras de trios, a relação artista / camarote, foi a maior responsável pelo monumental atraso ocorrido. Ressalto que não sou contra a existência de camarotes, muito pelo contrário. Há 10 anos exploro um espaço aonde monto um. Esse ano funcionou lá o de minha amiga Claudia Leitte. Discordo é da maneira como eles estão interferindo na festa.

Atualmente, cada vez mais artistas se tornam donos ou parceiros de algum camarote. Até aí nada de errado, se esses espaços fizessem parte da festa de rua como uma opção para quem preferisse curtir com todos os confortos que eles oferecem.

Hoje, o fluxo do desfile está sendo ditado não mais pelos foliões das ruas. Cada artista, ao chegar em frente ao seu camarote, passa a fazer um show, quase que exclusivo, para os que lá estão, como se nada mais no circuito importasse. Alguns deles contam hoje com passarelas que transportam as atrações para dentro, onde as apresentações são feitas, sem levar em conta quem está nas ruas.

Fico me perguntando o que passa na cabeça de um folião que pagou por um abadá, é obrigado a ver o trio parar e esperar que o show exclusivo para o camarote aconteça. O grande barato de um trio elétrico é o fato dele ter rodas e acho que o que leva alguém a sair em um bloco é poder comprovar que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Um trio parado vira uma coisa sem a menor graça.

Leia texto completo

0 resposta

  1. Concordo com a afirmação do Ricardo, é chato para o folião, ter que esperar acabr o show exclusivo…

    mas sinto uma leve inveja, em relação ele não ter um badalado camarote, como o de Ivete, Claudia Leitte, Daniela e Gil.

  2. Concordo plenamente com Ricardo Chaves, estive no carnaval da Barra e fiquei indginado como Daniela Mercury faz o que quer, ela estaciona seu trio emfrente a seu camarote e passa cerca de 2 horas tocando e colocando até seu filho e uma amiga de São Paulo para fazer show, porque não contrata artista e colocoa dentro do camarote para fazer para seus convidados? nós foliões não podemos ficar parados esperando pela boa vontade de Daniela, pois o circuito só anda quando ela quer, precisamos de providencias urgente, todos reconhecemos seu talento, mas o direitos dos outros tem que ser prervado.

  3. Até alguns anos atrás, a gritaria era por causa dos blocos que cobravam caro um abdá e privilegiavam quem podia pagar e ficava dentro das cordas.
    Hoje, a “elite” subiú para os camarotes fugindo das porradas, do empurra-empurra, dos assaltos, do cheiro de mijo.
    O novo alvo são os camarotes, parece que quisessem expulsar da festa precisamente quem paga pela festa. Se a festa fica restrita ao “pipoca”…. quem é que vai pagar a conta??

  4. ME PARECE QUE O CANTOR RICARDO CHAVES ESTÁ COM UMA PONTINHA DE DOR DE CUTUVELO, E NÃO PREOCUPAÇÃO COM OS FOLIÕES QUE ESTÃO ATRÁZ DOS TRIOS ELÉTRICOS, O CARA QUE JÁ FOI CONSSIDERADO POR MUITO TEMPO COMO O MELHOR PUXADO DE TRIO E ANIMADOR DE BLOCO, PASSA A SE PREOCUPAR COM O FOLIÃO SÓ AGORA QUANDO SURGE NOVOS TALENTOS DA MUSÍCA BAIANA! ELE É MEIO SUSPEITO DE FAZER CRITICAS AOS SEUS COLEGAS CANTORES, MAS COMO NA BAHIA A CARREIRA DE CANTOR É MUITO DINÃMICA,O TRIO PASSOU E RICARDO PERDEU O POSTO DE BOM PUXADOR E ANIMADOR DE BLOCO CARNAVALESCO, E AGORA PASSOU A SER DO¨SINDICATO DOS FULIÕES PARADOS EM CAMAROTES¨.

  5. Tenho dito carnaval bom dá Bahia era de 20 a 15 anos atrás. Quando era de verdade uma festa popular, onde podiamos escolher estar em um bloco ou na rua, mesmo que pular na pipoca do chiclete fosse difícil, mas era uma grande tentação. Hoje o carnaval é dos que podem pagar. No camarote vc assiste o carnaval, ouve música eletrõnica e alguns shows nos camarotes badalados e caros, os blocos de tantos, fazem o cortejo tão rápido, parar só no meu camarote e os demais, ouvem o artista rapidamente. Carnaval em Salvador um grande paradoxoooooooo.

  6. Bem…Ricardo Chaves vem de uma safra muito boa, mas não embalou neste carnaval “moderno”. Inveja?! Não..acho que não!
    Concordo com Ricardo Chaves. Estive lá e pude presenciar isso! E eu, como pipoqueira, me sentia obrigada mesmo a ficar em determinados lugares fixos para poder curtir mais um pouco o show dos artistas. O Chiclete por exemplo, só lançava frases para o público, em que pudesse falar da marca de carro, barbeador, empresa de telefonia e outras empresas que patrocinam ele. Chegava a virar piada entre meu grupo!
    Agora pulei mesmo, foi atrás do Trio Elétrico com Armandinho e com Saulo do Eva! Ali sim foi carnaval de rua! Pena não poder ter vistos outros que ainda fazem carnaval de rua para pipoqueiros também!

  7. Muito bonitinho, talvez até utópico. Mas as coisas são movidas pelo dinheiro. E se, financeiramente falando, for mais vantajoso manter luxuosos camarotes com shows particulares, a tendência é que isso se torne cada vez mais frequente. E os blocos? E a pipoca? Eles que esperem e continuem pagando. Ou quem sabe, prefiram curtir o carnaval no ano seguinte no camarote, o que daria mais lucro ainda.

  8. Ele está certo, mas quem não pode comprar abadá, improvise uma fantasia linda e organize blocos nos bairros à vontade, não precisa ficar lá “babando ovo” de ninguém, tampouco se queixando da pobreza. Sempre foi assim, ricos e pobres, e todo mundo é feliz, basta querer. Vai quem pode… Em tempo: inveja mata. Ou será que os ricos tem que deixar de fazer a pompa deles por causa da massa que só tem rei na barriga?

  9. li alguns absurdos aqui. lembro-lhes que a rua é publica e se for para beneficiar somente a alguns que se acabe logo com o carnaval e deixe a rua voltar a servir a todos. pomba um calhambau, pode fazer a pompa, mas nao ocupem a rua publica enquanto isso.

  10. Engraçado ouvir isso agora, tempos depois de ver por anos Ricardo Chaves em seu camarote em Ondina, cheio de supostas celebridades! Talvez, no atual tempo de sua pouca exposição no carnaval de Salvador, estando encoberto por artistas que superaram seu talento, vejamos comentários como esse vindo dele. só acho que, enquanto RC tenta chamar atenção midiática às suas opiniões, ele bem que podia pagar a quem deve, como por exemplo, alguns compositores de suas músicas…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *