WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

editorias





itao




CENSURA CONTRA BLOG REPERCUTE

A censura imposta ao Blog do Gusmão repercutiu na blogosfera baiana e nacional. De Cruz das Almas, o Blog do Recôncavo decidiu solidarizar-se ao blogueiro ilheense e republicou as postagens “proibidas”. O PIMENTA noticiou nesta terça-feira, 15, a decisão da justiça de mandar retirar as notas, sob pena de multa diária de R$ 500,00.

Nesta quarta-feira, 16, o blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, ex-correspondente da Rede Globo em Nova York, noticiou o ataque à liberdade de expressão e reproduziu texto do PIMENTA sobre o fato.

Um dos textos proscritos referia-se de maneira jocosa a um exame de próstata ao qual o secretário de Serviços Públicos de Ilhéus, Carlos Freitas, se submeteu. O juiz afirmou que a postagem foi de mau-gosto e invadiu a intimidade do secretário, autor da ação que resultou na censura ao blog.

Outra postagem “cepada” brincava com a falta de intimidade de Freitas com a língua portuguesa, o que mexeu com os brios do secretário e o deixou profundamente irritado.

O comunicólogo Emílio Gusmão, responsável pela página censurada, diz que irá recorrer da decisão.

8 respostas para “CENSURA CONTRA BLOG REPERCUTE”

  • Eduardo Costa says:

    Existem “notícias” e notícias. O que o Gusmão publicou foi uma falta de respeito a qualquer bom leitor e com a vida do secretario e provou que só publicou para provocar. O que ele fez foi pura fofoca. Em que a nota do Gusmão sobre a “dedada” nos enriquece?

  • ABI - Associação de Blogs Independentes says:

    Não entendi a censura do pimenta! Porque não publicou meu comentário??? E ainda defnde a liberdade????

  • Amanda says:

    Se a notícia é pejorativa ou se ela nos enrriquece ou não, não vem ao caso… censura não tem perdão, explicação ou coisa parecida. Acredito que os juízes tem coisas mais importantes a fazer.

  • telos says:

    Eduardo Costa
    Falta de respeito é a sua forma de pensar medíocre, que considera falta de respeito o fato do blog ter divulgado que o secretário fez um exame normal, recomendado pelos médicos.
    A revista Bundas, de Ziraldo, uma vez publicou na capa o médico que deu a Dedada em ACM. Ele foi chamado de “O macho do ano”.
    Sua cabecinha idiota, não sabe o que significa humor.

  • Primeiro quero parabenizar o Pimenta pela solidariedade empenhada e a noção do perigo de se permitir um precedente de censura como este.

    Em segundo lugar quero dialogar com os leitores deste site que, como se vê, leio constantemente.

    Ao caro Eduardo eu gostaria de dizer que o problema é a censura. Quem tem a régua que vai medir o que pode ou não ser publicado? Quem é este “iluminado”. Eis a questão meu amigo.

    Se o sujeito se sentiu ofendido, que processe o suposto ofensor por danos morais, mas apagar postagem só em caso gravíssimos, como no caso de divulgação de propaganda nazista ou pedofilia.

    Quem vai estabelecer o que é notícia e o que é “notícia”, como você diz? Quem tem esta régua?

    Gusmão fez uma brincadeira. O juíz entendeu que era “de gosto duvidoso” e mandou tirar. Este é o precedente perigoso e inadmissível.

    Se, por exemplo, alguém lançar uma postagem dizendo “Juventude do Brasil: vamos fumar crak” e o juíz retirasse do ar, faria isso amparado na lei e com razão: apologia ao uso de drogas é um crime, previsto na legislação brasileira.

    Mas censurar o que ele acredita ser “de gosto duvidoso”? Nunca. A blogosfera vai reagir sempre.

    Ele faria isso se achasse um programa da Globo de “gosto duvidoso”? A revista Caras traz “fofocas”. Alguém manda recolher a revista da banca?

    Pense nisso.

    Um abraço

    Charles Carmo

  • Netan says:

    Gusmão pelo visto gosta de navegar entre as “pregas do alheio” e o carlinhos do alheio “quer as pregas”, assim, nesta briga não existirá vencedor e sim demonstra o grau de imbecilidade que nutri as partes. Um recorre a “justiça” e aumenta a publicidade do fato, o outro, recorre ao “blog” e publicita o feito e, nos somos bombardeados pelo excesso de besteirol.

  • telos says:

    Netan,
    o besteirol faz parte do humor.
    Quem não gosta, basta não ler, ver, ouvir e etc. Troque de canal.
    Neste caso, vc é que está aceitando o bombardeio. Trata-se de uma relação sadomasoquista.
    Vc deveria criticar o secretário, um homem que visivelemente se enriquece às custas do poder.

  • Netan says:

    telos,
    aceito vossas observações em parte e, cito como “besteirol” não o humor importante e contido em várias postagens, epecialmente aqui no pimenta. A minha parcial zanga ocorre em função de uma briga chata e constante que há muito ocorre entre o Gusmão e o Secretário Valentão, daí a expressão “bombardeio”.
    Acho inclusive que entre eles existe um “bem querer” reprimido, logo, um age com pirraça e outro com explosão.

    Abraços!

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia