WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

editorias





itao






MANUEL LEAL X ANTÔNIO CARLOS

Marival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

Leal deu o troco: “não entendo porque um médico sério e competente como Adib Jatene tem a coragem de sacrificar um bezerro para salvar a vida de Antônio Carlos.”

Nas eleições de 86 os principais candidatos ao governo do estado eram Josaphat Marinho e Waldir Pires. O primeiro apoiado pelo governador João Durval e pelo ministro das comunicações Antônio Carlos Magalhães. Manuel, leal a Antonio Carlos, era superintendente da Companhia Viação Sul Baiana, “vaca leiteira” dos candidatos governistas.

O esquema funcionava com transferências de recursos para o ICB (Instituto de Cacau da Bahia), principal acionista. Quando o dinheiro era depositado na conta da empresa no Baneb, um assessor da Sulba sacava e entregava aos candidatos. Às vezes também os políticos vinham buscar o dinheiro da arrecadação na “boca do caixa”.

Numa dessas operações Manuel Leal, temendo problemas, ligou para o deputado Luís Eduardo Magalhães reclamando contra a sangria, e ouviu: “meu pai lhe colocou aí pra você fazer política.” Waldir Pires venceu a histórica eleição. Com a derrota do grupo, Leal foi procurar um dos beneficiados, eleito deputado federal, para saber como ficaria a contabilidade da Sulba. Mas este estava de partida para os Estados Unidos e mandou o superintendente “se virar”.

O rompimento

Manuel procurou Antonio Carlos e quando fez o relato ouviu a frase que marcaria o rompimento: “você deveria ter me avisado. Estou me sentindo traído. E abandonou o fiel escudeiro que passou a responder na justiça pelos desvios de recursos.

Troca de farpas

A partir daí começaram as trocas de farpas. Antônio Carlos retornou ao governo da Bahia nas eleições de 90 e visitou Itabuna. Magoado, Leal, proprietário do jornal A Região, publicou foto de ACM passando pela porta da casa de dona Sarinha, viúva do prefeito José de Almeida Alcântara, que muito ajudou o governador. Na legenda escreveu que ACM sequer cumprimentou a viúva, numa clara prova de ingratidão. O chefão ficou furioso.

Veio novamente a Itabuna inaugurar o colégio Amélia Amado e “destilou” a maior parte do discurso contra Manuel Leal, que há algum tempo havia se submetido a uma cirurgia cardíaca, sendo atendido pelo famoso Adib Jatene a pedido do governador. Sarcástico, pediu desculpa a Itabuna por ter salvado a vida de Manuel Leal. Aproveitou e “aconselhou” os empresários a não anunciar no jornal do ex-aliado.

Mas Antônio Carlos também tinha se submetido a uma cirurgia cardíaca  e recebeu enxerto extraído do coração de um bezerro. Manuel Leal deu o troco numa auto-entrevista ao jornal de sua propriedade: “não entendo porque um médico sério e competente como Adib Jatene tem a coragem de sacrificar um bezerro para salvar a vida de Antônio Carlos.”

Marival Guedes é jornalista e escreve às sextas no Pimenta.

24 respostas para “MANUEL LEAL X ANTÔNIO CARLOS”

  • MEMÓRIA BOA says:

    PELO QUE SE SABE, FOI A SULBA QUEM BANCOU O ESTUDO DO FILHO (METIDO A PLAYBOY), DE MANOEL LEAL NOS EUA, ALÉM DE ACM CONSEGUIR A CONCESSÃO DA MORENA FM DE PRESENTE PARA ELE!

  • joao araujo says:

    O primeiro parágrafo está muito confuso a respeito de dats e pessoas…A eleição de Waldir não foi em 82? João Durval não era deputado federal? Quem era o governador da Bahia não era ACM? ACM só virou ministro no governo de Sarney…explique isso melhor

    NOTA DA REDAÇÃO: Permita-nos corrigi-lo, João. O jornalista Marival Guedes está corretíssimo quanto às datas e personagens. Waldir foi eleito em 1986 e na época Sarney era presidente da República. Vc deve se lembrar que a eleição de Tancredo Neves, o Breve, foi em 1985, pelo Colégio Eleitoral. Tancredo morreu e seu vice, Sarney, o Eterno, assumiu a Presidência. Em 1986, ACM, aquele que pensava ser também o Eterno, era exatamente ministro das Comunicações de Pindorama e, como se sabe, utilizou o cargo de maneira desarvorada e desavergonhada para implantar uma rede de tv na Bahia, transformá-la em retransmissora da Globo e ainda distribuir concessões de rádio para amigos e apaniguados.

  • SEM QUEIXAS says:

    MARCEL LEAL NÃO PODE RECLAMAR DE ACM, AFINAL, O GANHA PÃO QUE ELE TEM HOJE, FOI PRESENTE DO NOSSO EX-MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES!

  • Por saber de todas as maracutaias dentro da Sulba, seria este um dos motivos da morte de M. Leal???

  • Mascarado says:

    MARCEL LEAL É UM DOS POUCOS JORNALISTAS QUE CONHEÇO, QUE POSSUI PENSAMENTO PROPRIO!!!
    SABE SE POSICIONAR E NÃO SE DEIXA LEVAR PELO CORO DOS CONTENTES.
    PRA MIM É UM ORGULHO TER EM ITABUNA O JORNAL A REGIÃO E A MORENA FM.
    PRA QUEM NÃO SABE A RADIO DO “PLAYBOY” CONTRIBUIU DE FORMA GIGANTESCA COM A CULTURA LOCAL, PROMOVENDO PREMIAÇÕES, GRAVANDO CDS E DIVULGANDO OS ARTISTAS REGIONAIS SEJA DO TEATRO, DA MUSICA OU DAS ARTES PLASTICAS!!!
    VCS CONHECEM CARLOS SANTAL???
    VCS CONHECEM EMERSON MOZART??
    E ALDO BASTOS???
    ESTES SÃO APENAS ALGUNS EXEMPLOS DE ARTISTAS LOCAIS QUE GANHARAM BRILHO GRAÇAS AO JUPARÁ!!!
    PENA QUE NOSSA GRATIDÃO AS PESSOAS QUE LUTAM POR NOSSA TERRA SEJA ZERO, QUANDO LEMOS COMENTARIOS COMO ESTES PERCEBEMOS PORQUE SOMOS REPRESENTADOS POR ESSA CAMARA DE VEREADORES E POR ESSE PROJETO DE PREFEITO!!!

  • nada muda says:

    Se não me engano a confecção dos talonários de passagens era feita na grafica e desLeal,sendo assim nenhuma contabilidade podia dar certo não é mesmo?

  • O CIDADÃO says:

    TAMBEM PODERIA SER CHAMADO DE EX-MINISTRO DA CORRUPÇÃO.
    EU COSTUMO DIZER QUE SE A CORRUPÇÃO TIVESSE FORMA FISÍCA, ELA SERIA A IMAGEM E SEMELHANÇA DO FINADO ACM.

  • mascarado says:

    CALMA LÁ CIDADÃO…
    ACM ERA CORRUPTO SIM, MAS DAÍ A SER A CARA DA CORRUPÇÃO???
    E LULA E SUA TRUPE DE MENSALEIROS E ALOPRADOS?????
    E JOSÉ DIRCEU E SUA EMPRESA DE “CONSULTORIA”????
    E JOSÉ GENOINO E SEU IRMÃO COM A CUECA CHEIA DE DOLARES???
    E BERZOINE COM SUA MARACUTAIA NA BANCOOP????
    ACHO QUE SE A CORRUPÇÃO TIVESSE UMA FORMA FISICA ELA SERIA EM FORMA DE ESTRELA!!!! E VERMELHA!!!!!COM NUMERO 13!!!!
    CREDO EM CRUZ

  • SEM QUEIXAS II says:

    TUDO BEM QUE A MORENA FM CONTRIBUIU E CONTRIBUI PARA A CULTURA DA REGIÃO, MAS NÃO SE DEVE NEGAR QUE A RÁDIO FOI UM PRESENTE DE ACM, ALÉM DE 3 CASAS QUE MARCEL GANHOU NA URBIS, HJ JARDIM PRIMAVERA!

  • Re: O CIDADÃO says:

    E O ROMBO DE 6 BILHÕES NO BNDES PARA LULINHA FICAR SÓCIO DA Oi????

  • raio says:

    mascarado tem toda a razão ainda tem mais, e a corja que dizimou uma região para chegar ao poder, usando o orgão federal, e tão soltos, o pior é que não foi denúncia foi confissão.
    a respeito de Manoel Leal usava o jornal para chantagear as pessoas,vendia os motores novos da sulba para a antiga expresso são jorge, e nínguem entendia por que os carros da sulba quebravam, trocava as peças velhas por novas.
    a briga com chaves foi pq acm prometeu a diretoria executiva da tv santa cruz a marcel e quando este retornou de londres foi trocado Lício Fontes.
    brigou com fernando pq fernando não quis pagar uma dívida de geraldo de 200 mil reais que geraldo ficou devendo.

  • to de olho says:

    Acm tinha motivos para calar Manuel Leal.Cade a justica pra descobrir os mandantes? Atacar o filho de leal porque? Inveja mata!Leal era fazendeiro,colhia muito antes da vassoura.Ouviu memoria boa?

  • EILTON says:

    PUXA EU NÃO SABIA DISSO, PARABÉNS MARIVAL, PELO ACERVO. KKKK
    OS POLÍTICOS CITADOS ACIMA, SÃO TODOS CORRUPTOS E TRAIDORES DA PÁTRIA E QUEM OS APÓIA TAMBEM. NO DESENROLAR DAS DESCOBERTAS, MAIS PESSOAS SE CORROMPEM. TEMOS UM JUDICIÁRIO QUE SÓ FUNCIONA CONTRA OS MARGINALIZADOS. TEM GENTE QUE TEVE O SEU NOME VINCULADO NOS ESCANDALOS DO MENSALÃO E ESTÃO OCUPANDO GRANDES CARGOS OU FORAM ELEITOS PARA ALGUM CARGO PÚBLICO. CULPA DA IMPUNIBILIDADE, E NÃO DO POVO. QUER DIZER QUE A BRIGA ENTRE ELES ERA DE NAMORADOS? COMIAM NO MESMO PRATO, DO MESMO PRATO? AOS BAJULADORES POLÍTICOS DE HOJE, CUIDADO COM O QUE O FUTURO PODE LHE TRAZER. ACHO QUE TEM GENTE NO GOVERNO, QUE, COMO EU E MUITOS, NÃO SABIA DESSE CASO E QUE ESTÁ BASTANTE INTRIGADO. CUIDADO COM O NAMORO DE VCS!

  • O CIDADÃO says:

    MASCARADO, NÃO SOU PARTIDARISTA, SOU DE OPINIÃO QUE LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA, SEJA ELE PRETO POBRE, PUTA, MADAME, BRANCO RICO, POLÍTICOS MAU CARATER, SEJA DE QUAL PARTIDO FOR.
    GOSTARIA QUE AS NOSSAS LEIS FUNCIONASSE COMO A AMERICANA, ONDE LÁ TODOS SÃO TRATADOS IGUAIS PERANTE A LEI.
    TAMBÉM SOU DE OPINIÃO QUE UM ERRADO NÃO JUSTIFICA O OUTRO, POIS QUEM ASSIM PROCEDE, SE MOSTRA IGUAL. E SE ISSO PREENCHE O SEU EGO, PARA MIM SE LULA, JOSÉ DIRCEU, GENOINO, BEZOINE, GERALDO SIMÕES, FERNANDO CUMA E ETC, ETC, ETC…. ESTIVESSEM NA CADEIA POR ROUBO DO ERÁRIO PÚBLICO, ESTARIA MAIS FELIZ, POIS SABIA QUE ESTAVA MORANDO EM PAÍS SÉRIO.

  • heraldo says:

    É DISTO TUDO QUE A BAHIA TEM UM EXEMPLO DE NOGEIRA
    “ROUBA, MAIS FAZ.”
    EU AINDA TINHA NA MINHA INOCENCIA UMA CERTA DUVIDA DOS MANDANTES DA MORTE DO JORNALISTA, QUE PELO VISTO NAO ERA SANTINHO ASSIM.?
    ACHO QUE O GOVERNO PT JA ESTA PASSANDO DO TEMPO DE FAZER UMA GRANDE AVALIAÇAO E FISCALIZAÇAO NAS CONCEÇÕES DAS RADIOS E REDE TV BAHIA, ME PARECE QUE O PT TEM MEDO OU NAO ACREDITA NA JUSTIÇA. O ACM DEIXOU CARTILHA DE POLITICAM E SEUS LEITORES POLITICOS SÓ APRENDERAM A PARTE PODRE.
    ELE AMAVA OS JABAZEIROS, O TOMA LA DÁ CÁ

  • Mascarado says:

    ENTENDO VC CIDADÃO…
    nÃO TE ACUSEI DE NADA E CONCORDO QUE ACM FOI UM GRANDE CANCER PRA BAHIA, POREM PERTO DA PATOTA PETISTA ACM ERA NADA!!!
    ME DIGA, ACM TINHA OPOSITORES E LULA CORROMPEU OS MESMOS!!
    ACM TINHA TV E RADIO E LULA FEZ DA EBC UMA EMPRESA VOLTADA PRA SUA AUTO GLORIFICAÇÃO E PAGAVE MILHÕES POR MES PARA MANTER UMA TV QUE NÃO TINHA UM TRAÇO DE AUDIENCIA…
    LULINHA VIROU SOCIO DA OI SENDO QUE ANTES ERA ZELADOR DE ZOOLOGICO!!!
    UM MAL NÃO JUSTIFICA O OUTRO,MAS O MAL QUE O PETISMO FEZ AO BRASIL AINDA NOS VAI CUSTAR CARO, PODE ESCREVER!!!!

  • Marcel Leal says:

    Nunca viu tanta besteira e delírio dito por gente “que tem certeza”, mas não respondo a bundões que se escondem no anonimato.

    Apenas digo o seguinte: sei quem contou a história a Marival, ouvi quando contou e não parecia nem de longe a que Marival escreveu.

    Por alguma disfunção mental, Marival misturou personagens, inverteu fatos e acabou com um texto onde pouca coisa corresponde à verdade.

    Marival já foi mais cuidadoso na checagem dos dados.

  • Marcel Leal says:

    Em tempo: “Nunca vi”.

  • Re: Marcel says:

    ” Marival misturou personagens, inverteu fatos e acabou com um texto onde pouca coisa corresponde à verdade…” QUAC QUAC QUAC QUAC… A verdade dói, né Marcel???

  • leidikeiti says:

    Calma gente, Marival só transformou a história em crônica bem humorada. Se a carapuça existe, não precisam se manifestar, se não existe, não ponham! É mais sensato…

  • Marival Guedes says:

    Marcel

    A pessoa que você ouviu me informando sobre o assunto, na verdade apenas me confirmou o que eu já sabia e acrescentou detalhes. Ela participou da história. Quem me contou sobre os saques na boca do caixa,a ligação para Luís Eduardo e a ingratidão de ACM foi o seu pai. Continuo checando as informações e escrevendo com a mesma responsabilidade.Não entendi o motivo da sua agressividade. Cite a palavra ou a frase que não corresponde à verdade.Quanto a acusação à minha “disfunção mental”, sugiro que leia o Alienista, do escritor maior Machado de Assis

    Marival Guedes.

  • RAPOUSA says:

    UMA COISA MARCEL NÃO PUXOU AO PAI: A GENEROSIDADE!.. LOGO APÓS A MORTE DE MANOEL LEAL, ELE ASSUMIU A DDMINISTRAÇÃO DAS FAZENDAS DA FAMÍLIA, E O TEMPO FOI PASSANDO E NADA DELE PRESTAR CONTAS. (…)

  • Marcel,
    Marival Guedes pode ate ter exagerado no texto.Teceu alguns elogios o seu pai.Manuel Leal , tinha todos os defeitos que Marival cita não tinha nenhuma virtude.Só defeitos!

    att.
    MelckRabelo

  • Atenção says:

    Não há como se comparar um estadista do nível de ACM com um local sem maiores serviços prestados.

    Em Itabuna, o povo se acha !!!! rs rs rs.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia