Tempo de leitura: 2 minutos

João Xavier já foi vice-prefeito e vereador em Itabuna. Bancário aposentado e ex-secretário de Esporte, ele topou o desafio de lançar pré-candidatura a prefeito do município pelo PMDB. “Meu nome foi indicado e eu aceito o desafio”, diz.

Xavier defende que o PMDB tenha candidato a prefeito em 2012, aproveitando a fase do partido no plano nacional. Ele acredita que o partido tem nomes fortes para comandar o centro administrativo Firmino Alves. E cita Fernando Vita, Renato Costa, Ubaldo Dantas e… Fernando Gomes.

Confira bate-papo com Xavier:

A pré-candidatura é pra valer?
Meu nome foi indicado na reunião da Executiva, ontem, e eu aceito o desafio. Sou partidário e digo que sempre usei o bom senso – principalmente na política, para que as decisões não sejam precipitadas.

O partido estava em um chove-não-molha em relação à candidatura.
O PMDB passa por uma nova fase na Bahia e no Brasil. O partido está em evidência, tem o vice-presidente do País, o Michel Temer. Acho que essa nova posição dá uma “sacudidela” [na legenda] em Itabuna.

Cenário de indecisão. Mas qual é a do PMDB, composição ou lançamento de um novo nome para 2012?
O PMDB tem nomes para Itabuna. No decorrer, as coisas podem tomar outros caminhos. O partido é forte e deve apresentar candidato.

Dentro do partido, há quem defenda nomes que já foram prefeitos. O senhor repetiria 1992, quando foi vice de Geraldo?
(risos) Sempre fiz política sem ódio ou mágoas. Nunca fiquei inimigo de ninguém, embora defenda meus princípios.

Além do senhor, quais seriam os outros nomes do PMDB?
Temos Renato Costa, Fernando Vita e Ubaldo Dantas.

O senhor citou três nomes e esqueceu de um outro Fernando…
Fernando Gomes… Temos vários nomes.

Em relação a 2012, o senhor defende o novo, a continuidade ou recomposição com o passado?
(risos) Acho que não devemos menosprezar as qualidades e capacidades políticas[de cada um]. Estamos a mais de um ano das eleições e não vejo nenhum nome que se diga “esse não pode, não vai”.

Quais seriam as propostas do candidato João Xavier?
Isso passa por uma avaliação com a comunidade. Onde devemos investir? Saúde, educação, urbanismo, saneamento. Teremos que primeiro ouvir a população.

0 resposta

  1. Flagrados nesta terça-feira (22) em conversa reservada, os deputados federais Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) e Geraldo Simões (PT-BA), de acordo com colegas de Congresso, já estavam se afinando para uma possível aliança na sucessão municipal da cidade de Itabuna. Vale ressaltar que não é nada fora do comum, já que o PMDB é o principal aliado do PT em âmbito nacional, e em vários estados e municípios do país. Informações do Bahia Notícias.

  2. Gostei de ver,um grande nome,conheço,é honesto tem carater honrra,seus principios são invejavéns,Itabuna merece sim ter um gestor do gabarito de João Xavier,e dona Maruze Dantas será uma mãe para assistência social,fico muito feliz e quem sabe pode ser a hora de uma possivél mudança pra o povo sofrido de itabuna,parabéns ao PMDB,e seja bem vindo meu querido amigo João Xavier,e será uma dobradinha,com Ricardo se elegendo a vereador.

  3. CHEGA DE GENTE QUE NÃO AMA ITABUNA, FICAR DE OLHO NA PREFEITURA DE NOSSA CIDADE! OS XAVIER JÁ MOSTRARAM QUE SÓ OLHAM P/ O PRÓPRIO UMBIGO! SE VENDEM EM TROCA DE CARGOS, ALÉM DE NÃO TEREM VOTOS, CARISMA E FAMA DE DESVIAR VERBAS DO ITABUNA ESPORTE CLUBE!

  4. ideologia , eu quero uma pra viver.
    CACA FERREIRA, HOJE ANUNCIA A COLIGAÇÃO DO PMDB
    COM O PT DE ITABUNA, G.S. EM CONVERSA COM O LUIS VIEIRA LIMA, IRMÃO DE GEDEL EM BRASÍLIA.
    PERGUNTAR NÃO OFENDE:
    E O FERNANDO GOMES, RENATO COSTA E UBALDO DANTAS.

  5. A titulo de informação ao RICARDO BACELAR: na conversa de Lucio com Geraldo, o presidente do PMDB deixou claro que a decisão de lançar candidato a prefeito ou coligar, ficará por conta do PMDB de Itabuna.
    Quanto a pré candidatura de João Xavier, ela vem num momento que Itabuna precisa pessoas sérias e comprometidas com esta cidade. É um ótimo nome e votaria nele caso venha a ser candidato.

  6. Esqueçam isso, a dita reunião da executiva só tinham três pessoas. E a Ala que vai lançar João Xavier é Ricardo, Acássia e Luciano Pinho. Ele não sabe nem se terá esses votos.

  7. Muinto engraçado isso, esse povo nem teve competência de administrar o Itabuna Esporte Clube, imagine uma cidade como Itabua, se ele é tão bom assim porque não mais se candidatou a vereador, essas liderançãs politicas de Itabuna, são um bando de sem noção.

  8. Sombra
    Você precisa conhecer a história do Itabuna.Se não fosse Xavier,Jorge Borba,Dr Gabriel Nunes,Jacob,Botelho,Jairo Muniz,Adervan,Dr Vieira,Silvio Roberto Bob,o saudoso Gerson Souza e tantos outros abnegados,e agora Ricardo e sua diretoria não teriamos mais o nosso querido Itabuna Esporte Clube.
    Em relação a candidatura de Jõao sei que não é fácil,principalmente por se tratar de uma pesseoa totalmente integra,competente e honesta.Na política é muito dífícil para os honestos(veja o exemplo de Renato costa e outros).Mas parabenizo a iniciativa de Jõao e do PMDB, e se realmente ele for candidato terá o meu humilde voto.
    João Batista

  9. os xaviers já são donos do itabuna esporte clube.
    da AABB de itabuna.
    agora só querem a prefeitura.
    quanto egoismo é essa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!há há há

  10. o homen onesto hoje é criticado defamado por alguns cabo eleitoreiro que defendem geraldo f gomes wenceslau sera que estes saõ saõ honesto mesmo,tenho certeza que joaõ naõ é ficha suja.

  11. Com certeza o Joao Xavier estava tomando umas bramas quando deu a entrevista.
    Prefeito de Itabuna … kkkkkkkkkkkkkkkkk
    foi vice por um acaso do destino
    nas vezes em que foi secretario so serviu para receber o salario e empregar apaniguados.

  12. O QUE XAVIER FEZ COMO VEREADOR??? NAAAAAAADA!! O QUE XAVIER FEZ COMO VICE-PREFEITO? LANÇOU SEU FILHO CANDIDATO A VEREADOR! O QUE RICARDO FEZ COMO VEREADOR? NAAAAAAAADA!! O POVO DE ITABUNA JÁ COLOCOU OS DOIS NO ESCANTEIO!

  13. maquiavel,o principe os fins justifica os meios.geraldo pão e circo fgomes e azevedo maõ de ferro wenceslau mau uso da maqiuna publica.surge a esperança joaõ xavier.

  14. Xavier, nem o pai, nem o filho. Isso deve ser piada. conversei com uns dois que estavam na reunião e não houve lançamento nenhum…

  15. ESTAO TODOS COM MEDO DA COLIGAÇÃO PMDB E PT LOCAL.
    ESPERO QUE ATE JUNHO A POLICIA FEDERAL DÉ NOTICIAS DAS SUAS APURAÇÕES DOS FINAIS DE 2007.
    KKKKKK JÁ PENSOU O PT GANHAR E TER QUE DOAR A FERNANDO GOMES A SECRETARIA DE FINANCAS OU ADMINISTRAÇÃO.KKKKKKKKKKKKKKK
    INFELIZMENTE ESTAS COLIGAÇÕES E MAIS OU MENOS ASSIM : -” TOMA LÁ , DÁ CÁ”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *