Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Federal em Ilhéus concluiu as investigações do Caso Bahia (relembre aqui) e decidiu ingressar com uma ação de improbidade administrativa contra o atual secretário da Fazenda, Jorge Bahia, devido a uma licitação viciada para compra de equipamentos de informática em 2009. À época, o secretário era chefe de gabinete da prefeitura ilheense.

Para o MPF, o secretário “violou os deveres de honestida, lealdade, moralidade e legalidade” ao permitir que uma empresa que tem entre os sócios a senhora Helenice Nascimento dos Santos, empregada doméstica do próprio Bahia. Pior, o endereço e o telefone da empresa eram os mesmos da residência de Jorge Bahia.

O pregão presencial 51/900 foi vencido pela Inforsupri Comércio de Materiais de Informática e Representações. A empresa levou R$ 38.937,96 para fornecer computadores, periféricos e cartuchos de tinta para impressora à Secretaria de Ação Social do município. A verba para pagar a compra era oriunda do Governo Federal.

O Ministério Público Federal entendeu que a inclusão de Helenice no quadro societário da Inforsupri tinha o fim de apenas manobrar para deixar oculto o nome do verdadeiro dono da mamata, Jorge Bahia. O MPF requer o ressarcimento do valor pago pela prefeitura à empresa e a condenação do réu, antes chefe de gabinete, hoje secretário da Fazenda.

0 resposta

  1. Se ele fez é porque sabe que vai se safar numa boa. E olhe lá que a pobre empregada ainda vai ficar na pior. Tem gente que comete as piores infrações, crimes e injustiças e ostenta um “nada consta” bem grandão, enquanto outros cuidadosos com seus deveres, por qualquer coisinha fica encrencado (a), pro resto da vida. Coisas de lei que se rende a qualquer “bom tradutor…”

  2. Por que não é sempre assim???
    O coisa boa… To lambendo os dedos…
    Manda investigar aqui também…
    Por que em Itabuna não acontece nada?

  3. Zelão diz: – Ponto negativo para Newton Lima

    Desde que foi denunciado pelo MPF pelo crime de “impobridade,” que Jorge Bahia, em nome da moralidade pública, deveria ter sido afastado do governo pelo prefeito Newton Lima, até para que pudesse, com isenção, exercer o legítimo direito de defesa.

    Seria um ato político do governo o afastamento de Bahia. No entanto, ao invés do afastamento, Newton, para prestigiar o amigo, preferiu entregar a ele “a chave do cofre,” nomeando-o secretário de finanças do município.

    Agora que o Ministério Público Federal transformou a denúncia em ação judicial, o governo Newton pode vir a ser incluído na ação como conivente, por não ter tomado qualquer providência no sentido de apurar administrativamente as denúncias.

    Se político fosse, Newton teria sabido se desvencilhar do “imbróglio” em que se meteu, e evitaria mais esse desgaste que também é político, na sua já “questionada” ficha limpa administrativa, que de certa forma lança sombra de duvidas sobre o seu honrado passado privado.

  4. Seria bom que o ministério federal investigasse na prefeitura de Itabuna um tal de Mestre dos Magos do CPD pois ele tem o costume de roubar computadores de lá escondido e vender as peças na rua.

  5. Não se esqueçam, quem levou Bahia para dentro do Governo Newton Lima, foi seu vice Mário Alexandre.
    Bahia fazia parte do grupo da Deputada Ângela Sousa.
    São coisas que não podemos esquecer.

  6. MEU DEUS SÓ EM ITABUNA QUE O MP NAO FUNCIONA, SAO TANTAS BARBARIDADES NO EXECUTIVO E QUER VÉ COISA NO LEGISLATIVO DE ITABUNA.
    ERA PROMESSA DO ATUAL “PRESIDENTE” QUE IRIA DÁ ANDAMENTO IMEDIATAMENTE A CONSTRUÇÃO DA CAMARA FALOU ATE ONDE SERIA NO SAO CAETANO PRÓXIMO AO ITÃO, DEPOIS QUE GANHOU CALOU-SE .
    DIZEM OS NOTICIÁRIOS LOCAIS QUE A CHUVA QUASE QUE A CAMARA FICARIA ALAGADA POIS O TETO QUE TINHA SIDO PASSADO POR UMA GRANDE REFORMA, QUE DEVE TER CUSTADO UM DINHEIRÃO, CAZUZA JA PERGUNTAVA “QUE PAÍS É ESTE?”. POBRES COITADOS . ELES NAO SABEM O QUE É HONESTIDADE, PRESTAÇAO DE CONTA, NÃO ESTAO EXERCENDO SUAS FUNÇOES DE LEGISLADORES. NAO TEMOS COLETIVOS SUFICIENTES PARA A DEMANDA DO TAMANHO DA CIDADE, FILAS QUILOMÉTRICAS , POSTOS DE SAÚDE , DOADORES DE DOENÇAS , GELADEIRAS DOS POSTOS PARA A MANTER VACINAÇÕES EM TEMPERATURA AMBIENTE QUEBRADAS.
    NÃO SABEMOS A POSIÇÃO DOS DITOS VEREADORES SOBRE O ASSUNTO
    HBELEM E ETC. SOBRE O PRONUCIAMENTO DO BISMO. A OMISSÃO É GRANDE DEMAIS .
    HOJE NO NO JORNAL LOCAL ,QUE SEMPRE FOI DE DIREITA , RELATANDO O PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO GERALDO SIMOES NA CAMARA DE DEPUTADOS EM BRASÍLIA, SOBRE O DINHEIRO DA SAÚDE COM UMA PRESTAÇAO DE CONTA DA SESAB DE 2006 ATE 2010, QUANDO DINHEIRO?
    COMOCANTA GAL COSTA . ONDE ESTA O DINHEIRO, MINISTERIO PUBLICO , VEREADORES BASTA DE OMISSÃO. ESTA DANDO VONTADE DE VOMITAR,
    SE O MINISTERIO PUBLICO LOCAL NAO PODE FAZER NADA QUE VENHA O ESTADUAL OU LOGO O FEDERAL, NAO TEMOS NEM MESMO EXTRAÇÃO DENTÁRIA, RX SIMPLES, EXAME DE ECG,E ETC

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *