Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo presidente do Ibama, Curt Trennepohl, chega ao instituto com o propósito de melhorar a gestão do órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Pelo perfil traçado em matéria da revista Exame, Trennepohl, que é advogado e uma autoridade em legislação ambiental, tem tudo para simplificar e dar mais agilidade aos processos de licenciamento.

A ordem no Ibama agora é priorizar a objetividade reduzir o espaço para interpretações ideológicas que vêm travando obras importantes para o país. Os prejuízos para as empresas são gigantescos e a situação já inibe investimentos, retardando o processo de recuperação da economia nacional. O caso do Complexo Intermodal Porto Sul, em Ilhéus, é típico.

Segundo apurou a Exame, o número de pedidos de licenciamento em tramitação no Ibama aumentou 70% desde 2007. Existem hoje nada menos que 1.675 projetos aguardando a emissão das respectivas licenças, que muitas vezes demoram a sair em virtude da pressão de ambientalistas “xiitas”.

O novo presidente afirma que costuma analisar o impacto ambiental “sem paixão” e conciliar crescimento econômico com preservação da natureza.

0 resposta

  1. “prejuízos para as empresas”……é brincadeira depois de presenciarmos por muitas vezes a fúria da natureza, desastres muitas vezes relacionados ao desmatamento e poluição, ouvirmos falar de preocupações com empresas. De que vai adiantar tantos lucros, tanto dinheiro e uma economia tão forte, se isso vem acompanhado futuramente de prejuízos ao próprio homem? quem vai “desfrutar” desse dinheiro ou dessa economia? Temos que pensar que esse alguns desses investimentos trazem benefícios a poucos, enquanto o resultado de tudo isso virá a muitos.
    Observação: não sou ambientalista e muito menos apaixonado, sou uma pessoa com um pouco de estudo e que entende a real necessidade da preservação ambiental.

  2. Baiano,

    Se a humanidade pensasse como vc, provavelmente os dinossauros ainda estariam vivos e moraríamos em cavernas, tendo que caçar para matar a fome e acender fogueiras para clarear e aquecer as noites, além de afastar as muriçocas. Amigo, o progresso e a própria sobrevivência tornam inevitável algum impacto ambiental, e o importante é que este seja controlado. Aliás, é muita ingenuidade alguns se autointitularem como ambientalistas, como se os demais fossem destrutivistas ou suicidas.

    Com relação às tragédias naturais, nem sempre elas têm a ver com a ação humana. Daqui a pouco você vai dizer que o terremoto e o tsumani no Japão foram causados pelo efeito estufa. Esse raciocínio é de abalar a mais profunda placa tectônica!

  3. Se a humaninade pensasse assim, provavelmente estaríamos cobrando dos governantes ações imediatas para o social e não para privilegiar poucos que detém poder economico em nosso país. E pensar em preservação ambiental ao contrário do qe você pensa não é viver na idade das cavernas.
    Não sei se você leu a reportagem, mas acredito que a função do Ibama é cuidar e preservar nosso meio ambiente e não tornar mais fácil liberação de licenças para “obras importantes no país”. Temos que ter cuidado porque muitas informações que temos são jogadas garganta abaixo para que acreditemos em “boas soluções para fome, desemprego ou outra coisa do tipo”. Temos que ir buscar a verdade.
    Temos por exemplo o Porto Sul. O relatório do Ibama mostrou que aquele local não é ideal para construção por apresentar uma variedade de espécies muito rica, quando foi pedido na oportunidade alternativas locacionais para o projeto e afirmando que entende a importância para região. Vem a empresa e para evitar custos quer aprovar de qualquer maneira o projeto na localidade que ela escolheu. Faço minhas críticas nesse sentido.
    E na realidade esse controle dos impactos ambientais a que você se refere em um país como o nosso não resiste a uma maleta com alguns milhões.
    Com relação a tragédias naturais em momento algum citei que todas resultam da ação humana. Não é colocando paravras onde não existe que defenderá seu ponto de vista.
    Não sei se as placas tectônicas serão abaladas, mas que se o homem continuar destruindo a natureza o nosso futuro será bastante complicado.
    Prova do que estou falando é que grandes países hoje correm atrás de tudo aquilo que eles destruiram na natureza.

  4. É tanto blá blá lá, e ninguém faz nada por essa região. Os mangues invadidos, rios morrendo, desmatamento por todo lado, o povo desempregado, Ilhéus e região com uma cuia na mão pedindo esmolas. Vale lembrar que esta região construiu, enriqueceu nossa capital, a av. paralela, o polo de camaçari, por exemplo foram construidos com nosso dinheiro.
    Espero que este comentário seja publicado e que o novo presidente do Ibama o leia, pois é o clamor da região: LIBERE AS LICENÇAS DO COMPLEXO PORTO SUL!
    Sr. Presidente, nossa região está empobrecida e esquecida há muito,pelos governantes que antecederam o Lula, por isso pedimos, seja justo, nos ajude, estenda sua mão, mude nossa história pelo amor de Deus.
    Obrigado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *