Tempo de leitura: < 1 minuto

Os 24 membros do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) elegem nesta quinta-feira (7), às 17h30min, a nova direção da instância de fiscalização e orientação da área de saúde pública. A eleição do conselho é realizada a cada biênio e sempre no dia 7 de abril, como reza a Lei 1749, de 1997. O pleito ocorre na sala de reuniões do CMSI, no centro de saúde José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp, no centro.

O governo tenta manobrar para jogar o pleito para outra data, pois não teria um nome para fazer frente ao da atual presidenta do Conselho, Maria das Graças Souza, nem indicações suficientes para compor uma chapa.

A tendência é de reeleição da atual presidenta, Maria das Graças, que é indicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi) mas teve atuação em que deu espaço e voz a todos os segmentos do conselho.

A dirigente aumentou o seu cacife dentro do conselho após resistir às pressões do governo para que o órgão de fiscalização da saúde quebrasse procedimentos e aprovasse, “na tora”, o retorno da municipalização da saúde (Gestão Plena). Até o final da tarde de ontem, o governo tentava seduzir setores do PCdoB para tentar encontrar um nome para o enfrentamento com a presidenta e candidata à reeleição.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *