WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










maio 2011
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

editorias





itao






CISO DEMITE 11 FUNCIONÁRIOS. ESTADO NÃO PAGA ALUGUEL HÁ CINCO MESES

Ciso atende 2.790 alunos da rede estadual, mas sofre com calote do governo.

O Colégio Sesquincenteário (Ciso), uma das mais tradicionais instituições de ensino da Bahia, teve que dar aviso prévio a 11 funcionários hoje por causa de um calote do estado. A instituição teria entrado em dificuldades financeiras após a Secretaria Estadual de Educação (SEC) não pagar pelo aluguel de salas de aula, auditório, biblioteca, ginásio de esporte e parque aquático.

O PIMENTA entrou em contato com a direção do Ciso. Marcos Brandão confirmou a dívida, mas disse que preferia negociar com o estado a falar sobre o calote nesse momento. Ele, no entanto, afirmou que o atraso de cinco meses gerou estrangulamento financeiro do colégio e a necessidade de demitir funcionários, principalmente da parte de apoio.

A escola deu aviso prévio a 11 funcionários contratados para manutenção das instalações e atenção aos 2.790 alunos da rede estadual. O repasse mensal do estado era destinado ao pagamento dos funcionários. “Tive que dar aviso prévio”, afirma Marcos Brandão, sem, no entanto, querer se aprofundar no assunto.

Conforme este blog apurou, estado e direção do Ciso mantinham uma parceria de quase 30 anos. O repasse pelo uso da estrutura física era feito nos últimos cinco anos, mas “travou” no início de 2011.

Nos 25 anos iniciais do contrato a escola oferecia a estrutura e o estado, apenas os professores. A dívida alcança R$ 50 mil. O colégio foi fundado há 48 anos por Josué Brandão e sempre foi referência tanto no ensino como na revelação de talentos no esporte. Há vários anos a estrutura é dividida entre Ciso Particular, Ciso Estadual e Municipal.

A Secretaria Estadual de Educação (SEC) informou a renovação do contrato depende da palavra final da equipe de engenharia civil, que vistoriou a estrutura física de toda a escola. Foram duas vistorias feitas neste ano. A primeira não recomendou a renovação de contrato. O parecer da última deverá ser entregue nos próximos dias.

Ao PIMENTA, a SEC não reconheceu que haja calote por parte do estado, pois a pendência ocorre devido a problemas estruturais da escola. A escola será indenizada pelo uso do espaço físico nestes cinco meses.

16 respostas para “CISO DEMITE 11 FUNCIONÁRIOS. ESTADO NÃO PAGA ALUGUEL HÁ CINCO MESES”

  • vivaldo Bezerra de oliviera says:

    Por estas e outras que a educação no pais vai de mal a pior. Se o contratato não foi renovado porque ainda não saiu o laudo definitivo, o Estado deveria continuar pagando os alugueis e se o laudo reprvar a Unidade Escolar, ai sim desfaz o contrato e deixa de pagar.

  • funcionário - ciso says:

    Parabéns e nosso muito obrigado aos jornalistas/blogueiros do PIMENTA NA MUQUECA por “tocar” neste assunto.
    Depois de 40 anos servindo a comunidade regional, eis que de repente o CISO não serve mais para o ESTADO.
    Desde os anos 70 o ESTADO DA BAHIA usufruiu da estrutura do CISO, que nunca sequer ajudou na manutenção de seu espaço físico.
    Um Colégio público que possui 48 salas de aulas, mais de 2.000 alunos, duas piscinas, Ginásio de Esportes com três quadras cobertas, 100 professores não pode parar.
    Vamos fazer chegar ao Sr. Jacques Wagner – Governador da Bahia – este assunto que esperamos seja repensado.

  • sophos says:

    bem o ciso tem quadras e piscinas (e cobra dos alunos pelo uso dos mesmos) e só. o colegio parece um presidio. deve ser o pior colegio de itabuna na questão salas de aula. sol na cara dos alunos, calor, poucos espaços abertos, escadas perigosas. não sei como ainda não ocorreu uma tragedia. infelizmente. estudei no cisotem otimos profissionais que prezam pelaqualidade, mas as salas são pessimas

  • heraldo says:

    SOU PTISTA TODOS SABEM , SÓ NAO ENTENDO DE POLITICAGEM DO MEU GOVERNADOR TEM VERBAS PARA DÁ AO PREFEITO PARA JÁ ESTA FAZENDO COMPANHA NOS BAIRROS DE ITABUNA POREM NAO TEM DINHEIRO PARA PAGAR ALUGUEL DE COLEGIO. QUEM ESTA A FALAR A VERDADE.
    PAULO SOUTO DEU FOI UMA BANANA NO AR PARA O GOVERNO GERALDO SIMOES, HOJE VEMOS WAGNER SERVIR ATRAVEZ DO PP , ASFALTO , SANEAMENTO NOS BAIRROS E ETC.
    OBRA DO GOVERNO FEDERAL ESTA ENCALHADA , O TAL FECHAMENTO DO CANAL , AGUARDANDO FICAR MAIS PROXIMO DO TEMPO ELEITORAL, O PT PARECE SER CONIVENTE COM TUDO.PREFIRO FICAR SEM ENTENDER DA POLITICAGEM LOCAL.É UMA PROSTITUIÇÃO

  • Sérgio Oliveira says:

    Essa é a “atenção”, a “prioridade”, que o (des)governo do estado está dando à educação pública na Bahia, …!!!

    E ainda tem “gente” que defende esse povo, …!!!

    Não há dinheiro para a Saúde, Educação, Infra-estrutura, Segurança Pública, …, mas há dinheiro para realizar corrida automobilística em Salvador, Carnaval, e mais de um bilhão para reconstruir a Fonte Nova, para sediar jogos “importantes” na Copa de 2014, tais como: Coréia de Norte x Tunísia, ou mesmo Costa do Marfim x Iraque, por exemplo, …!!!

    Triste Bahia, …!!!

    “Dá-lhe 13”, …!!!

  • ALEX SANTOS LEITE says:

    concordo com o colega acima e ainda ratifico dizendo que se mesmo não for aprovado a estrutura deve-se pagar os funcionarios e o estado arcar com as reformas e salarios destes profissionais que dedicaram suas vidas nesta intintuição,sem nem questionar o legado QUE O EXCELENTISSIMO JOSUÉ BRANDÃO DEIXOU pois quando ele fez a escola o CISO,ele fez uma escola para pobres aonde os pobres teriam piscina e esporte e ensino de qualidade e foi assim até sua morte e continuando mesmo capenga após esses anos .pois é então o senhor governador que me perdoe que pecado eu so lamento,esse governo não é melhor que o de ACM e sim igual ou pior pois fica mascarando e a bagunça ta ai,quem entende sabe digo de pasagen o funcionario publico do estado está pagando,CISO JAMAIS PODE ACABAR.

  • eu says:

    È por essas e outras que a educação vai de mal a pior, pois só estão interessados em picuinhas políticas sem se preocupar com os funcionários e professores que ficarão excedentes e se serviu durante 40 anos pq agora não serve???Eles teem lugar para abrigar todos os alunos???Bem como funcionário?!Isso é coisa de Mimi Malvadeza…As universidades tão aí para provar os desmandos na educação, falta de respeito um povo q subiu devido às greves e movimentos sindicais, agora querem coibir???!!!é o cúmulo da intransigência e da prepotência…Bando de pelegos!!!!!!!!!!!!Odeio PT e sua corja de aves de rapina!!!!!!!!!!!!!Fica o meu desprezo, repugnância a esses malfeitores da educação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Agora levem, não votaram…

  • Na real says:

    Engraçado cadê os petistas que detonam em seus comentários aqui , quando o assunto é prefeitura , e agora , cadê vcs bando de hipócritas , corja de gente suja , são vcs petistas !!!

    Eu acho é poucoo, “Agora vem que tem ” kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Com esse slogan do governo do Estado ,eu sei o que é que tem
    tem é muita miséria , muiTA FOME , e muita falta de SEGURANÇA ,
    DESSE GOVERNADOR SAFADO

  • Ex-Aluno do CISO! says:

    É algo muito sério esse descaso com a entidade de ensino. Se a estrutura não foi aprovada em vistorias, não é deixando de pagar o aluguel que o Marcos Brandão vai resolver o lance !
    Visitei o colegio rescentemente e vi algo que não existia no meu tempo, até sistema de monitoramento existe lá no CISO, sem falar na estrutura em parte conservada e organizada. Muitos talentos do esporte foram revelados nas piscinas e nas quadras, muitos profissionais hoje reconhecidos passaram por lá. O colégio não pode fechar ! #ACorda !! Governo !! ta hora de deixar de brincar de “POLITICA”

  • Professor Cardoso says:

    Venho aqui deixar minha opiniao,eu fui um dos primeiros alunos deste colegio em 1973,aqui no estado da Bahia nao tem um colegio que der um ensino de qualidade como esse, colegio que tem a mdia 7,0 para que vc seja aprovado. Estive em Ubata no colegio da rede estadual e o muro do colegio ja caiu mais de 5 vezes, e la nao chega nen ao pés do Ciso,portanto tudo que eu sei hoje agradeço a esse colegio sao 10 diplomas conquistado nesse colegio,hj so professor de musica,sem contar que no estado da bahia nao tem nenhum colegio que tenha um paruqe aquatico como o do Ciso,o estado tem que tomar vergonha na cara e resolver o problema ou colaborar com a reforma se caso tenha necessidade ja que pagamos muitos impostos e hoje o estado recebe de mao beijada um colegio pronto onde eu mesmo ajudei a carregar ate bloco para a sua construçao,talvés as pessoas nao saiba mas ali ja estiveram matriculados em um so ano 9.800 alunos nos tres turnos isso mostra que nenhum colegio aqui em itabuna alcansou essa marca. Termino dando total apoio a direção desse colegio, e ainda deixo minha opiniao que os alunos se manifestee vao as ruas protestar esse descaso.

  • um novo prédio says:

    Não defendo o Calote, muito menos a postura da Direc 7 e do Governo Wagner Malvadeza, mas manter o Colégio Sesquincenteário naquelas instalações é uma temeridade. O prédio está péssimamente conservado. Defendo a construção de um novo prédio público para onde esse colégio deverá ser transferido. Ou então que o estado compre o prédio, reforme e acabou impasse.

  • OBSERVADOR says:

    A\Família brandão não tem do que reclamar,alugaram os prédios que não são deles e sim de uma sociedade civil filantrópica criada pelo pai HONRADO JOSUÉ BRANDAO, que tudo fazia pelos estudantes pobres e carentes. Após sua morte, os “herdeiros” dividiram o patrimônio e obtem lucros com colégio particular dentro de uma estrutura que pertence a uma sociedade civil cujos sócios sempre foram os estudantes que pagavam as mensalidades. Eles se auto-elegem, ano após ano sempre entre eles como se donos fossem do patrimônio.Enveredaram pela política, sendo ambos irmãos vereadores hoje sem mandatos.Se o Ministério Público agir conforme a lei, em seus estatutos diz que a socieldade civil, uma vez não atendendo mais as suas finalidades deve repassar todo seu patrimônio a uma outra instituição que possa dar continuidade a obra criada pelo fundador JOSUÉ BRANDÃO,MARIA DE LURDES VELOSO,FLAVIO SIMOES, e tantos outros através da campanha de contas de luz. Boa parte das contruções vieram de doações da CEPLAC,GOVERNO DO ESTADO,GOVERNO FEDERAL E DAS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDANTES E PAIS DE ESTUDANTES. Essa é a verdadeira História do CISO. Os filhos descaracterizaram totalmente a obra filantrópica criada peo pai.Quanta falta faz Josué brandão. Que deus o tenha.

  • heraldo says:

    ESPERO QUE O ESTADO NAO SE CALE E VENHA LOGO EXPLICAR SE É QUE TEM EXPLICAÇÃO? AGORA O PROFESSOR OLIVEIRA VIR COM ESTAS OFENSAS GRATUITAS COMO SE A EDUCAÇÃO ESTAVA MUITO BEM AVALIADA NO GOVERNO CARLISTA. PELO QUE ME LEMBRE FOI UMA DAS PIORES NA AVALIAÇÃO DO IBGE.
    PROFESSOR SERGIO OLIVEIRA E AZEVEDISTAS DE PALNTÃO A PIMENTA DE VOCES NAO PASSAM DE UM SIMPLIS VINAGRETE

  • Oh says:

    Heraldo,vc não é itabunense.Reclamar que Wagner está investindo em nossa cidade como se fosse politicagem,paciência!!.Itabuna merece sim.Obras no Mª Pinheiro,Daniel,Zizo,Fernando Gomes,Rua de Palha,Odilon,Novo Horizonte,Santa Catarina,Amélia Amado e assim vai.Este meu querido é o verdadeiro conjunto que nós Itabunense precisamos.Será que voce é contra o crescimento de Itabuna.
    Até tú Judas!!!!!!!
    Vamos para o grande refrão.
    Agora tem tem tem,pois meu amigo É ASSIM QUE SE FAZ………

  • funcionário - ciso says:

    Profa Miralva

    Já existe uma grande movimentação e burburinho dentro da escola em relação a preocupação da comunidade com o encerramento do Ciso estado por falta dos pagamentos contratuais. Já tem aluno pedindo vaga no outro prédio do municipio que funciona normalmente. não pode deixar isso ocorrer, porque ano que vem é ano politico e a oposição pode aproveitar isso contra nosso grupo que já está fragmentado. Houve uma passeata que foi realizada em 2005 na época do do governo Paulo Souto e foi uma Deus nos acuda. Tem que se evitar isso. Resolve logo essa questão antes que isso tome uma direção sem volta. Mexer numa instituição de credibilidade historica nessa cidade é problema e dos grandes.

  • OBSERVADOR says:

    Olha ai todos defendendo o errado! o certo era o que josué Brandão fazia.A escola era para o filho do pobre e agente pagava uma contribuição pra ajudar nas despesas. Eu já carreguei tijolos nas costas subindo vários andares desse colégios, prar ajudar josué na construção.Até o salário dele como vereador ele empregava no CISO. Depois os filhos se meteram com politica para se beneficiar e aos seus e o colégio perdeu credibilidade. Muda governo tão eles lá como pedintes.O patrimonio do CISO não pertence a família Brandão. Alo alo Ministério Público, vamos agir, onde estão os orgão fiscalizadores dessas entidades filantropicas? Poque o Estado pagar por aluguel se o dinheiro vai pras mãos de terceiros? E O Estado porque não toma uma providencia urgente e resolve logo isso,revendo toda papelada da constituição do CISO, alo alo Procuradoria geral do Estado!!!!

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia