WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


conlar

banner-site-150x300px

jamile_yamaha

sintesi

maio 2011
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

editorias

itao vog torres do sul

PREFEITURA DERRUBA JEQUITIBÁ DE 500 ANOS

Árvore de 500 anos é cortada por prepostos do município (Foto Blog do Thame).

A prefeitura de Camacan, no sul da Bahia, cortou um jequitibá-rei de aproximadamente 500 anos. O município alega que atendia a um pedido dos moradores.

O produtor rural Euvaldo Maia Filho disse que tentou evitar a derrubada.

– A ignorância não permitiu enxergar que não estavam protegendo pessoas, mas sim dificultando o desenvolvimento sustentável – diz o produtor.

Leia tudo no novo Blog do Thame.

58 respostas para “PREFEITURA DERRUBA JEQUITIBÁ DE 500 ANOS”

  • To de olho disse:

    Que vergonha, cade o IBAMA? alguem tem que ser responsabilizado , isto nao pode ficar impune, o Brasil nao merece tanto descasso, parabens ao blog por denunciar este fato lamentavel.

  • Ney disse:

    Lágrimas nos olhos quando vi essa Foto horrível.

    Camacan está remando contra a maré.

    E viva o Apocalipse!!!

  • Faro fino disse:

    Para quem recebeu dinheiro de madeireiros na campanha em Camacan, é só a pontinha do bloco de gelo.

    É lamentável. Remando mesmo. Cada vez mais atrasos.

  • mvjf disse:

    filho da p….

    como pode fazer isso. tem que ser preso. tinha que cortar uma perna dele

  • Faro fino disse:

    Uma verdade.

    A árvore já estava lá. Casas foram construídas depois.

    Prefeitura prefere matar o ser mais frágil.

    Pensa aí nos pobres, miseráveis de Camacan.

  • Raí disse:

    Isso foi uma tragédia causada pela prefeitura. covardes!

  • Junior disse:

    Onde estar o IBAMA? isso é uma vergonha pra Camacam, um verdadeiro crime, mas desses governantes só podemos esperar o pior…

  • EDNA BF disse:

    cade estes canalhas anbientalistas que fican contra o porto sul.contra a ferrovia leste oeste que não aparece agora.pena de morte para estes canalhas

  • Maria Denize disse:

    LAMENTÁVEL….. essa é a constatação: INDIGNAÇÃO…TRISTEZA….
    REMANDO CONTRA A MARÉ DA VIDA no PLANETA…

  • é realmente triste e lamentável o que aconteceu, o!o que fiseram com o jequitibá rei, agora o mais intrigante é que as , mesmas pessoas que estão chocados(a), é que estão querendo derrubar dezenas, centanas, milhares de arvore centenárias e de diversas espécies, em pról do um tal porto , aeroprto, e um monte e ortos mais

  • XUNDA disse:

    OBRIGADO PREFEITO A HUMANIDADE AGRADECE, PARABÉNS INTELIGENTE E ATUAL O SENHOR.

  • Heraldo bacelar disse:

    FILHOS DA PUTA!
    Vao queimar e chorar lagrimas de sangue no inferno.

  • Rodrigo Correia da Paixão disse:

    Requinte de CRUELDADE. Respondam-me: existe secretaria de meio ambiente nesta Comuna?

  • Maik disse:

    Meu pai do céu!!!! Como deixaram fazer isso, estou com a mão na cabeça agora, se eu fosse funcionário da prefeitura e me pedissem pra fazer isso eu preferia perder o emprego, nãoooooooo!!!! Não pode ser!!! Não acredito no que estou vendo e lendo!! Não! Isso não aconteceu!Digam que é mentira vai!!

  • Regina disse:

    Devem ser os preparativos para o fogueirão do tal “Fim do Mundo” anunciado nesta semana e que, com certeza, já começou por essas bandas.
    Chocante, triste, lastimável. Gostaria que o IBAMA se pronunciasse publicamente sobre esse fato.

  • leidikeiti disse:

    Caluniaram o pobre Jequitibá: Que estava muito velho, que estava doente, que representava risco de vida para as pessoas do entorno, que era preciso fazer um escoramento milionário, e por aí vai…

    Pura inveja da beleza e da imponência deste vivente que sequer pode se defender das calúnias dos seres que Deus deixou para proteger os mais frágeis da sanha dos ignorantes. Eles nem pensaram nas centenas de outras plantas, árvores menores que foram destruidas pela queda desse monstro admirável que aguentou tantos janeiros de intempéries, mas não resistiu à insensatez humana.

    No final do século passado um criminoso foi capaz de por fogo no interior de uma gigantesca árvore com mais de mil anos de vida. A covardia foi tamanha que as pessoas só deram fé do ocorrido quando a árvore já estava morta. Em ambos os casos, a causa foi ambição desmedida pelo que não lhes pertence, certamente tiraram certa quantia que dissipa imediatamente. Nada é tão bom, nem tão ruim, que dure CEM anos. A culpa dessas árvores? Serem madeiras de lei, de alto valor monetário.

  • E por causa dessas coisas que sou contra as ONGs ambientalista que tem atuação no sul da Bahia, a Floresta Viva ONG administrada pelo agronomo Ruy Rocha,Ação Ilhéus Socorro Mendonça, que é contra o projeto de desenvolvimento da região cacaueira , contra a construção do Porto Intermodal.Onde estão os ambientalista Ruy Rocha,a neo-ambientalista Maria Socorro Mendonça, para impedir a derrubada desse jequitibá de 500 anos de existência, que não apresenta nenhum perigo de risco a população.Não pode derrubar uma árvore dessas, de madeira nobre em extinção, sem vistória do Ibama,Ambientalista,sem nenhuma autorização dos orgão fiscalizadores do meio ambiente.Não pode derrubar não que esta espécie está em extinção e tem que ser preervada.O prefeito, Secretário e funcionários que estão executando esse corte deveriam estar presos.Kadê o MPF,MPE,PF,Juiz de Direito da Comarca de Camacan,Polícia Ambiental,Ibama,sumiram!São todos eles coniventes omissos com o crime ambiental que estão cometendo em Camacan.Temos na fazenda em GO, árvores centenárias de jequitiba,jacarandá,peroba,todas cadastradas no site do Ibama, que todos os anos vão lá fiscalizar se nenhuma árvore foi cortada,a Univeridade Federal de GO, Embrapa vai no período da coleta de semente colher as sementes para preservar as espécies em extinção.Aqui em Ilhéus tenho uma amiga que mora no morro, tem uma mangueira que ameça cairo sôbre a casa dela, tem mais de 3 meses indo e vindo aos orgão fiscalizadores,IBAMA,Polícia Ambiental,PMI e até hoje não autorizarão a derruba da mangueira e ela cortar vai presa disse a ela o Ibama, enquanto a autorização não for dada ela não pode cortar a mangueira.Mas um jequitibá de 500 anos pode, sem autorização do orgãos competentes de fiscalização.Ambientalistas, onde estão vocês que não vê esse crime, são “CEGOS”, só tem olhos para vigiar e ser contra os projetos de interesses da região cacaueira!
    Seu pimenta, faça-me uma garapa de limão balão misturado com cana-de-macacos é amargo mais desce!

  • Verdadeiro o quanto dói vermos uma planta 5 x centenária, madeira de qualidade, de lei, tombar gemendo, sentido as lâminas afiadadas de um MOTOR SERRA, nas mãos de um ser dito humano, direcionado, condicionado, por um mandante errante em troco do que? a gente só sente, onde esses energúmenos encontrarão sementes, que possa transformar em seres viventes. Causa loucura, às vezes pergunto com todas as letras: Porque pagamos tão caro a funcionários que permitem tantos absurdos, este “por exemplo” é triste, vejo atitude abusiva, incoerente não compativel com a natureza, cuidado quanto ela começar a cobrar, hão de se livrar, de tudo que lhes possam causar. IBAMA, se for capaz, justifique já. Aguardamos posicionamento desta Instituição cuidadora da NATUREZA

  • Maria disse:

    ESTUPIDEZ! CRIMINOSOS! IGNORÂNCIA! INSANIDADE DE MENTE E DE ALMA! ESPÍRITO DE PORCO! VERGONHA! COVARDIA! BURRICE! TRISTE! FEIO! SUJO! BAIXO! POBRE E MISERÁVEL!

    Triste povo baiano, brasileiro! Triste Bahia, Brasil!
    Que Deus tenha compaixão deste ir-responsável por ato tão absurdo e violento à Sua obra!

  • Alexandre disse:

    onde estão os ambientalistas da campanha contra o porto sul que ñ vê uma barbaridade desta? Aliás, o rio Cachoeira está morrendo viu! E ai ambientalistas? kd as matérias da Globo sobre isto?

  • Giba II disse:

    criminosos, animais, isso não pode ficar assim, tem que divulgar o nome, foto, dessas pessoas EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO!!!!!!!!!
    Deveria ser considerado CRIME HEDIONDO uma coisa dessas. O HOMEM É O SER MAIS DESPREZÍVEL QUE EXISTE NESSE PLANETA

  • Edno disse:

    Me deu vontade de chorar!
    Ainda temos que engoli uma besta dessas dizendo ser administrador publico.
    administrador tem que ser etico, transparente e ter responsabilidades social e ambiental.
    Meus pêsames a camacan!!!!!!

  • edno disse:

    Pimenta, pedimos a gentileza de apurar o que foi feito com a madeira.
    Precisamos saber se isso tem interesses financeiros.

  • J. Eduardo disse:

    Uma vergonha, não dá para acreditar…essa prefeitura tem que plantar inúmeras arvores de jequitibá-rei, o prefeito deve responder pelo crime a população deve ficar com vergonha de sua omissão!!!

    Qual será a desculpa agora?

  • J. Eduardo disse:

    Kalif,
    Os ambientalistas que você comentou só podem atuar onde o Guilherme Leal tem patrimônio.
    Camanan não é interessante para eles não gera negocio.
    Triste realidade…gostaria que fosse diferente!

  • Bono Vox disse:

    Onde andam os ambientalistas nesta hora ?? Fazendo o que ?? Devem está querendo embargar as obras do complexo intermodal,favorecendo o capital estrangeiro de organizações não governamentais que estão firmadas em nossa região, até por que são os recursos dessas ong´s que os sustentam e madeira só dá dinheiro a medeireiro !! Uma pouca vergonha deixar um assassinato deste acontecer. Deviam mandar essas imagens para o Fantástico, Discovery Chanel, National Geographic, Green pearce, para alguém que tomasse uma atitude e não deixasse mais fatos lamentáveis como este acontecer.

  • Sombra disse:

    Isso é um homicidio doloso,isso é o mesmo que pedofilia, estupro, bater em mulher etc, que pena que esse rei, não teve suditos para o defender, kd os ambientalistas?

  • Rodrigo Haun disse:

    Que vergonha ser do sul da Bahia!!!!Sou Eng Agrônomo natural de Itabuna, estou vice- pres do cons. mun. do meio ambiente de vitória da conquista pelo segundo mandato…E fico indignado com este fato!!!!!!!Falo muito aqui do sul da bahia,que estar muito a frente do sudoeste com ações e projetos em favor do meio ambiente etc.E sinto- me mal com estes fatos acontecidos ultimamente aí no Sul…Alguém poderia dizer-me qual motivo do corte do jequitibá??????????????????????????????????????Saudações a todos.

  • Kelvin Ganzza disse:

    Realmente e uma vergonha. o sistema quer mesmo, acabar com a natureza :@

  • Ernesto Silva disse:

    UM SÓ, PÉ DE JEQUITIBÁ! QUANTA LÁGRIMA! (EU CHORO, TAMBÉM!); AGORA, IMAGINA AÍ MILHARES E MILHARES E MILHÕES, DESSES JEQUITIBÁS, JACARANDÁS, IPÊS ….. E TANTS OUTRAS ARVORES CENTENÁRIAS QUE FORAM DERRIBDS AQUI NESTE SUL DA BAHIA …(AGORA, ESTÁ SENDO É NA REGIÃO AMAZONAS) PARA SERVIR AOS EUROPEUS E PRA DAR LUGAR ÀS “PSTAGENS” (SEM GADO) DAQUI…. HAJA LÁGRIMA!!!

  • xam disse:

    A falta de consciência

    O que nos leva a cometer esses tipos de crime é a falta de compreensão. Qual seria o mal que uma arvore dessa poderia trazer para estes moradores? creio que deve ser inveja de ter vida eterna, creio que deve ser a inveja de ver um ser abrigar tantas vidas sem se queixar.
    Gente o que vocês dá para vida é o que a vida vai dar par vocês.
    A justiça de tarda mais não falha, tenhas certeza que o mal por se só volta sozinho…

  • Cidadã disse:

    Árvore: 500 anos em média!
    Homem: 70 anos em média!
    Quem chegou depois??!!!

  • Wendel disse:

    CADÊ A REDE GLOBO?! QUE TANTO DEFENTE A MATA ATLANTICA DO SUL DA BAHIA??????? KD OS SENHOR RUI???? BANDO DE HIPOCRITAS QUE SÓ DEFENDEM O VERDADEIRO INTERESSE ECONOMICO MAQUIANO EM SUAS BOAS INTENÇÕES.

  • Leitor do Blog disse:

    Todos os comentários acima já dizem muito…sem mais!

  • Fernando Florencio disse:

    Comentário enaltecendo este prefeito miserável só podia partir do “Xunda” , que nas horas vagas queima na ré o objeto da rima.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  • Reneudes disse:

    Seus netinhos agradecem…

  • Diana disse:

    Nem pra árvore cair na cabeça de quem reclamou.
    Deus me perdoe!

  • Isabel disse:

    É realmente inacreditável que arranjem desculpas para fazer uma coisa dessas. Doi ver uma coisa assim… e pensar que tem tantos iguais a esses… seres humanos BURROS.
    É… o ser humano é o câncer do Planeta Terra sem dúvidas.

  • Diogo Ramos disse:

    Como o homem pode ser tão cruel em destruir uma vida que já existia antes dos portugueses chegarem ao Brasil. Isso é lastimável, a cidade ganharia bem mais recursos e reconhecimento se colocasse essa árvore como símbolo, mas usam tapa-olhos de burro e não enxergam o futuro.

  • Daniel de Gayamoon disse:

    Tenho vergonha disso… como filho dessa terra lamento que esse episodio sombrio tenha ocorrido.Tomara que a ira divina caia sobre os mentirosos ipocritas, que deram a ordem para a execussão do Jequitibá.
    Isso tudo é fruto desses podres poderes.

  • Thiago Teixeira disse:

    A mãe Terra chora pela ignorância do homem.

  • Thereza disse:

    Cadê os ambientalistas de plantão de Camacan… Cadê este povo do Instituto Uiraçu… Cadê o Conselho do Meio Ambiente e principalmente, cadê o IBAMA? Onde vcs estavam ANTES do extermínio? Pq só ANTES é que se podia fazer alguma coisa e NADA foi feito… Não seria mais fácil (lógico e correto) arrumar um outro lugar para estas pessoas do que cortar o velho Jequitibá?

  • HILOLIVE disse:

    hummm!!!!!!é de se sentir envergonhado…tanta algazarras tantas besteiras só por causa de um pé de arvores….me diga ai amigos..porque isso em redor da prefeituras e prefeita etc??
    quem empurra? vcs? a comentar tantas asneiras??[politicos?]
    vcs deveria ter feitos muitissimos comentarios sobre as prisóes que fora feitas e vcs deveria era acordar pra nova midia e defender a cidade de subornos politicos e currupçaos e requerer lazer para as crianças e adolescente etc.. sem que precisamos defender a natureza + quem vai nos defender dela? e se esta referida artista jequitiba caisse em cima de alguem ou em cima de sei..lá, rs rs
    vcs acusaria a prefeitura. e as vitimas queria ficar ricas com indenizaçóes etc..ACORDEM PESSOAL E LUTE POR ALGUMA COISA QUE ESTEJA PREGIDICANDO O BEM ESTAR SOCIAL. ABRAÇO
    FICAM COM DEUS.

  • Carla Conselvan disse:

    Estou inconformada. Eu tenho em frente a minha casa um jequitiba-rei de aproximadamente 40 anos.Copa de 20 metros de largura, por 30 de altura.. NINGUEM POE A MÃO NAQUELA ARVORE.. Eu corto o pé de quem tentar cortar meu Jequitiba.
    Recolho as folhas agora em agosto, e em setembro e outubro recolho as sementes e levo ao viveiro de mudas da minha cidade para eles espalharem esse Gigante das nossas Matas..
    Quem nunca sentiu o perfume de um Jequitiba-rei na florada…
    é o aroma mais perfeito, mais sublime.. o meu Jequitiba fica inteiro Branco em setembro.. à duas quadras da minha casa se sente o perfume dele.. Se alguem tentar cortar o meu Jequitiba, eu vou subir nele, e só saio de lá algemada ou derrubada junto com ele. Beijos para quem ama o verde e preserva a natureza.

  • Daniel disse:

    É um crime mais que vergonhoso, deveria ser pena de prisão por muitoooss anos. Mas a realidade é que aí mesmo no Brasil, árvores centenárias são cortadas Todos os Dias ás Centenas e ninguém faz nada. Só quando existirem meia dúzia delas é que vão proteger essas, para um dia dizerem que já existiram florestas com árvores assim, em vez das actuais estacas.

  • Eriki disse:

    Pena que em pleno ano das florestas uma prefeitura tome uma atitude como esta,ao ver um absurdo desse cortar uma árvore que está ai a 500 anos sem machucar ninguém sendo morta pela prefeitura fico muito triste porque atitudes como esta fazem evitar passar pelo local e gastar meu dinheiro na cidade colaborando com o turismo,porque no turismo o primeiro fator que leva a passar(conhecer)uma cidade é seu respeito ao meio ambiente e pelo jeito isso não é o forte de Camacan. A pessoas tem que saber que para ver um Jequitibá como este só daqui 500 anos,então melhor preservar os que já estam aqui.

  • Roseherve disse:

    É… deu pra notar que o Sr. Euvaldo tentou evitar a derrubada da arvore, mesmo… fim da picada…
    http://tmp.tudonabahia.com.br/noticias/36_regional/3575_empresa-de-camacan-e-autorizada-a-trabalhar-com-madeira-morta-da-mata-atlantica

  • JohnVitor disse:

    Esta na hora de parar de chorar resmungar e amaldiçoar ,parar de gritar por socorro por ibama e ou por qualquer outra mentira especial pro povão ,temos de perceber que o humano cresce e sempre esta olhando para o horizonte ,mas nesta longa corrida esquecemos onde pisamos ,pisamos nas coisas que sedem nossa própia existência e assim estamos esmagando a nós mesmos..
    Agora mesmo ,imagine quem esta no comando ,ai você pensa o(a) presidente(a) mas quem realmente esta no comando é quem tem as armas “os militares” ,pense nisto..
    Chegou a hora de ir as ruas protestar ,e se for preciso fazer guerra ,precisamos de um novo verdadeiro líder e de novas leis ,falar sobre politicos roubando todo seu dinhero em quanto você esta com a bunda sentada em sua confortável cadeira assim como eu estou não muda nada..
    Mas nessa hora chega o seguinte pensamento “pra que guerra vamos ficar em paz.” Mas infelizmente a guerra foi a unica coisa que revolucionou a humanidade como qualquer outra nunca fez .”A igreja vai nós salvar.” ,”pagamos nossos dízimos para os queridos pastores agora deus ajuda agente!!” Se Deus existe porque ele daria atenção a uma espécie destruidora como nós??

  • Lucas disse:

    Que vergonha de dizer que sou de camacan. Nunca mais escrevo em maiúsculo o nome dessa cidade. Quem votar em um prefeito desse merece ser um miserável e passar fome.

  • Maria disse:

    Juntou político e dinheiro, dá nisso!
    Uma vergonha. Chega a ser imoral!
    Quanta coisa essa maravilha viu passar para ser derrubada tão covardemente. Muito triste.

  • Maria disse:

    E ainda tem idiotas que acham que lutar pelas árvores é perda de tempo!
    Me poupe e vai estudar MUITO!!!!!

  • werison disse:

    Porra de Governo fodido como eles podem fazer uma coisa dessas com um ser de 500 anos, triste uma coisa dessas cara o nosso proprio povo destruindo seu proprio sustento e riqueza o que eu mais temo é que o Brasil se torne um imenso deserto por causa dessa ganancia desemfreada de gannahr deinheiro com soja e carne bovina. Deviam fuzilar uesse pessoal.

  • william disse:

    essa e acara do brasil , sem fiscalização e impunidade deveriam ser presos e plantarem mil mudas de jequitiba e cuidassem delas durante quarenta anos ai seriam de exemplo para outros safados .

  • william disse:

    Carla Conselvan: Estou inconformada. Eu tenho em frente a minha casa um jequitiba-rei de aproximadamente 40 anos.Copa de 20 metros de largura, por 30 de altura.. NINGUEM POE A MÃO NAQUELA ARVORE.. Eu corto o pé de quem tentar cortar meu Jequitiba.Recolho as folhas agora em agosto, e em setembro e outubro recolho as sementes e levo ao viveiro de mudas da minha cidade para eles espalharem esse Gigante das nossas Matas..Quem nunca sentiu o perfume de um Jequitiba-rei na florada…é o aroma mais perfeito, mais sublime.. o meu Jequitiba fica inteiro Branco em setembro.. à duas quadras da minha casa se sente o perfume dele.. Se alguem tentar cortar o meu Jequitiba, eu vou subir nele, e só saio de lá algemada ou derrubada junto com ele. Beijos para quem ama o verde e preserva a natureza.

    gostaria de seu contato para adquirir essas sementes para mudas william.abelha@gmail.com

  • Edson disse:

    A Bahia não é sustentável
    A maior prova são todo período de ligação suja de ACM com os governos militares e no primeiro desgoverno de FFHHCÊCÊ.

    Vão derrubar tudo em volta também, né?
    VAi passar alguma trilha para o “dono” do lugar guiar a motoca ou o cavalinho dele.

  • matilde cardoso gomes disse:

    Aqui em Guaiba, rs botaram fogo em jm cipreste que faz parte da historia da guerra dos farrapos. Eu tambem fiquei indignada com tamanho vandalismo. Colocaram barro no buraco causado pelo fogo e trataram com carinho. Nao demorou muito e ele se recuperou, esta lindo novamente que nem parece o mesmo!

  • frank disse:

    fiquei indignado porque nunca tive o prazer de ver um jequitiba-rei antes que acabem com todos espero ter o prazer de conhecer um .essas pessoas que fizeram isso espero que sejam punidas

  • Manolo disse:

    Meros ignorantes, como éramos a maioria à 50 anos atrás.
    Poderiam estar recebendo visitantes do mundo inteiro pra ver, colher sementes, material genético etc… Visitantes geram lucro… A Bahia não sabe disso?

Deixe seu comentário

alba



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia