WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

editorias





itao bebeto

DEFICIENTES VISUAIS FAZEM NOVO PROTESTO POR GRATUIDADE EM ÔNIBUS

Deficientes fazem protesto por gratuidade (Foto Arquivo Pimenta).

Quatro dias depois de protestarem por mais de três horas na porta de um ônibus da Rota Transportes, em Itabuna (relembre aqui), um grupo de deficientes visuais voltou a fazer nova manifestação pela gratuidade em linhas com características semiurbanas no sul da Bahia. O grupo está desde as 13h em um ônibus da linha Itabuna-Buerarema, no centro comercial de Itabuna, ao lado da estação rodoviária.

Os deficientes tiveram uma reunião nesta terça (14) com advogados e dirigents da Rota Transportes. A empresa ratificou que não irá conceder gratuidade aos deficientes e reforçou que , apesar da cobrança de tarifa única (R$ 2,70) e usar catraca, a linha não é considerada semiurbana pela agência que regula serviços como o transporte público na Bahia.

A funcionária pública Ana Lúcia Fernandes da Hora é uma das lideranças do movimento dos deficientes e avisa: – vamos continuar fazendo nosso protesto. Somos pessoas assalariadas que não têm condições de pagar passagem para tratamento de saúde e outras atividades. Aqui há um monopólio da Rota Transportes, do deputado Ronaldo Carletto (PP).

Ana Lúcia disse ter recorrido à agência que regula serviços como o transporte público na Bahia, a Agerba. O representante da agência em Itabuna, embora reconheça as características semiurbanas da linha (catraca e tarifa única), não poderia haver concessão da gratuidade. “Essa é uma luta contra poderosos”, repete Ana Lúcia, numa referência ao poderio dos donos de empresas de transporte. A gratuidade é garantida em lei que ainda depende de regulamentação, segundo Ana.

Tarso Soares, da Rota Transportes, disse ao PIMENTA na sexta que a gratuidade aos deficientes visuais seria ilegal e a empresa poderia sofrer sanções da Agerba, por não estar amparada em lei. Os deficientes cobram compromisso social da empresa, pelo menos nas linhas semiurbanas.

1 resposta para “DEFICIENTES VISUAIS FAZEM NOVO PROTESTO POR GRATUIDADE EM ÔNIBUS”

  • Direito das Pessoas com Deficiência says:

    Ana Lúcia Fernandes da Hora, favor entrar em contato com o Ministério Público do Estado da Bahia, na Av Aziz Maron, 345, Goes calmon. Itabuna/BA. Tel: 3613-4577.
    P.S: Deixe seu contato.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia