WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




alba



bahiagas





junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

editorias





itao






DILMA E LULA, LIGADOS PELO PROJETO

Paixão Barbosa

Agora que Dilma resolveu a pendenga, e não do jeito que Lula teria gostado, ao afastar Palocci e colocar no seu lugar uma senadora que tem o perfil técnico, o quadro se reverteu…

É impressionante como a oposição brasileira vive a ansiosa expectativa do rompimento entre a presidente Dilma Rousseff e o seu antecessor, o Luiz Inácio Lula da Silva. Logo depois da posse, em janeiro ainda, todos os gestos da nova ocupante do Palácio do Planalto foram seguidos pelos órgãos de imprensa com olhos de lupa, tanto pela curiosidade natural em relação ao governo recém-nascido como, principalmente, em busca de sinais que revelassem a “cara” da nova administração. Se Dilma seria simplesmente uma tutelada ou se assumiria por inteiro, afastando-se do estilo Lula de governar.

A formação do novo Ministério não foi suficiente para dar qualquer definição, uma vez que se realmente o ex-presidente teve uma influência considerável nas indicações, Dilma também teve suas opções pessoais. Além do mais, com uma base aliada tão grande e diversificada, a nova equipe terminou se constituindo, como é de praxe em casos assim, numa verdadeira “salada” partidária, com ingredientes que já chegavam prontos para a assinatura oficial.

Nas semanas seguintes, porém, começaram a ser apontadas as diferenças entre os estilos de Dilma Rousseff e do antecessor. Enquanto este, por sua formação sindical, sempre gostou mais dos microfones e das reuniões amplas, disposto como é a ser o centro das atenções, mestre de cerimônias e animador de platéias, a presidente adotou uma postura mais reservada, muito de acordo com o seu perfil técnico e objetivo, priorizando as atividades mais fechadas e deixando de lado os palanques.

Foi o suficiente para que alguns apressados começassem a insinuar insatisfações de Lula e a antecipar o crescente afastamento entre “o criador e a criatura”. Foi visível o esforço para se elogiar o comportamento de Dilma, talvez como forma de estimular o “afastamento” anunciado. A presidente, porém, optou por não alimentar os rumores e prosseguiu com seus contatos frequentes com o antecessor, consultando-o sempre que necessário, especialmente em relação às pendências políticas geradas pelo “balaio de gatos” que é a base aliada governista.

Aí surgiu o primeiro grande escândalo da atual administração, envolvendo justamente o mais poderoso ministro da Esplanada, o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, flagrado com os rendimentos milionários da sua empresa de consultoria. Chamado a Brasília não se sabe por quem, o ex-presidente Lula atraiu para si todos os holofotes, reuniu-se com lideranças políticas e tentou articular uma saída para garantir a permanência do seu homem de confiança – coisa que ele não havia conseguido no primeiro escândalo em que Palocci se envolveu, o famoso caso da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo.

E, então, sobraram notícias dizendo que Dilma havia perdido as rédeas do seu governo, que a intervenção de Lula era uma demonstração de como a presidente não sabia resolver crises políticas e que ela não passava de uma ocupante privilegiada do Palácio do Planalto, portanto, uma “tutelada”. Agora que Dilma resolveu a pendenga, e não do jeito que Lula teria gostado, ao afastar Palocci e colocar no seu lugar uma senadora que tem o perfil técnico, o quadro se reverteu e já há quem diga que a presidente reassumiu o governo e, em meio às pejorativas classificações – como “República de saias” e Clube da Luluzinha” –, já se diz que finalmente o governo tem nova “cara”.

Enfim, caso continuemos nessa toada, com uma oposição bipolar, que muda de opinião sobre o governo a cada decisão tomada pelo Palácio do Planalto ou a cada passo que o ex-presidente Lula der em Brasília. O que será muito bom para o humor do governo, pois a oposição deixa de exercer o seu papel para se limitar ao de um espectador acompanhando um filme de suspense e torcendo para adivinhar o final.

Porque, acreditem, está muito longe o dia em que Dilma vai romper com Lula ou Lula vai romper com Dilma. No primeiro caso porque a presidente sabe da importância do antecessor para a boa condução do seu governo, pelo papel que exerce de controlador do PT, o principal partido da base aliada, e de sua capacidade de negociador com as demais legendas, especialmente com o PMDB, onde estão as principais raposas da política nacional.

E, no segundo caso, porque Lula tem perfeita consciência de que será preciso, de vez em quando, engolir alguns sapos, como aconteceu agora com a saída de Antonio Palocci, embora nunca vá deixar de acompanhar de perto e até de interferir, como é do seu temperamento. Mas, tanto ele como o PT sabem que a pior opção para os seus sonhos será abandonar Dilma à própria sorte, afastando-se por causa de alguma birra política.

Portanto, os arautos do rompimento terão muito que esperar. Afinal, o projeto petista não foi planejado para ser encerrado por Dilma e a manutenção do poder é essencial para prolongar a permanência do partido no Palácio do Planalto, o que torna qualquer sapo até saboroso.

Paixão Barbosa é jornalista e ex-coordenador da Agência A Tarde.

Clique aqui e Leia também entrevista exclusiva ao blog.

7 respostas para “DILMA E LULA, LIGADOS PELO PROJETO”

  • mascarado says:

    NÃO TENHO DUVIDAS QUE ELES ESTÃO LIGADOS AO MESMO PROJETO: FORMAR A REPUBLICA DOS CUMPANHEIROS!!!
    DESTE PROJETO TAMBEM FAZEM PARTE RENAM CALHEIROS, FERNANDO COLLOR, JOSÉ SARNEY, JUCÁ, PALOCCI, DIRCEU, DELUBIO, GENOINO E TUDO QUE É MENSALEIRO, ALOPRADO E SANGUESSUGA!!!
    O PRJETO QUE UNE ESSES BRAVOS JA FICOU BEM EVIDENTE NO PRIMEIRO MANDATO DO BABALORIXA: APARELHAMENTO DO ESTADO, CENSURA DA IMPRENSA, TOMADA DA PAUTA PELALUTA ENTRE “POBRES E RICOS” E DEFESA SISTEMATICA AOS COMPANHEIROS ENVOLVIDOS E FALCATRUAS!!! ENGRAÇADO MESMO É QUE OS DEFENSORES DOS “OPRIMIDOS” SE TORNARAM CONSULTORES MILHONARIOS!!!1
    ESSA É A BURGUESIA DO CAPITAL ALHEIO!!!!

  • mascarado says:

    NO QUE DIZ RESPEITO AO GOVERNO DILMA… É LAMENTAVEL VER UMA PRESIDENTE TOTALMENTE ATORDOADA E SENDO TUTELADA PELO ANTECESSOR!!!
    QUANDO TEM UM LAPSO DE AUTORIDADE FAZ UMA TRAPALHADA ATRÁS DA OUTRA, DESDE A CAMPANHA, POR EXEMPLO: A MINISTRA DA CASA CIVIL É TOTALMENTE ANTIPATIZADA NO SENADO DE ONDE SAIU COM APELIDOS CARINHOSOS COMO BARBIE E “TRATOR”!!!
    PARA RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NOMEOU IDELI SAVATI MUNDIALMENTE CONHECIDA POR ATROPELAR OPOSICIONISTAS E GOVERNISTAS DISSIDENTES E SUA OUTRA ESPECIALIDADE É ENTERRAR APURAÇÕES!!!
    ELA REALMENTE TEVE ACERTOS, MAS O PRINCIPAL DELES FOI RECONHECER A IMPORTANCIA DE FHC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Tô de olho says:

    POLÍTICA
    Herança maldita: a impunidade dos bandidos de estimação
    Do blog de Augusto Nunes

    Se conseguisse envergonhar-se com alguma coisa, o ex-presidente Lula estaria pedindo perdão aos brasileiros em geral, por ter imposto a Dilma Rousseff a nomeação de Antonio Palocci, e aos paulistas em particular, por ter imposto ao PT a candidatura de Aloízio Mercadante ao governo estadual.

    Se não achasse que ética é coisa de otário, trataria de concentrar-se nas palestras encomendadas por empreiteiros amigos para livrar-se de explicar o inexplicável, como o milagre da multiplicação do patrimônio de Palocci e a comprovação do envolvimento de Mercadante nas bandalheiras dos aloprados.

    Se não fosse portador da síndrome de Deus, saberia que ninguém tem poderes para revogar os fatos e decretar a inexistência do escândalo do mensalão.

    Como Lula é o que é, aproveitou a reunião do PT paulista, neste 17 de junho, para tratar de todos esses temas no mesmo palavrório. Com o desembaraço dos condenados à impunidade perpétua e o cinismo de quem não tem compromisso com a verdade, o sumo-sacerdote da seita serviu a salada mista no Sermão aos Companheiros Pecadores, clímax da missa negra em Sumaré.

    Sem união, ensinou o mestre a seus discípulos, nenhum bando sobrevive sem perdas. Palocci, nessa linha de raciocínio, perdeu o empregão na Casa Civil não pelo que fez, mas pelo que o rebanho governista deixou de fazer. Foi despejado não por excesso de culpa, mas por falta de braços solidários.

    Para demonstrar a tese, evocou o escândalo do mensalão, sem mencionar a expressão proibida. “Eu sei, o Zé Dirceu sabe, o João Paulo sabe, o Ricardo Berzoini sabe, que um dos nossos problemas em 2005 era a desconfiança entre nós, dentro da nossa bancada”, disse o mestre a seus discípulos.

    “A crise de 2005 começou com uma acusação no Correio, de R$ 3 mil, o cara envolvido era do PTB, quem presidia o Correio era o PMDB e eles transformaram a CPI dos Correios, para apurar isso, numa CPI contra o PT, contra o Zé Dirceu e contra outros companheiros. Por quê? Porque a gente tava desunido”.

    A sinopse esperta exige o preenchimento dos muitos buracos com informações essenciais. Foi Lula quem entregou o controle dos Correios ao condomínio formado pelo PMDB e pelo PTB. O funcionário filmado embolsando propinas era apadrinhado pelo deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, que merecera do amigo Lula “um cheque em branco”.

    O desconfiado da história foi Jefferson, que resolveu afundar atirando ao descobrir que o Planalto não o livraria do naufrágio. Ao contar o que sabia, desmatou a trilha que levaria ao pântano do mensalão. Ali chapinhava José Dirceu, chefe do que o procurador-geral da República qualificou de “organização criminosa sofisticada” formada por dezenas de meliantes.

  • O Aríete says:

    Pô, o carnaval já passou a tanto tempo e “mascarado”…

  • AUTONOMO says:

    ALGUNS IDIOTAS Q NAO CONCODAM COM O PROGRESSO DESSE BRASIL,VAO ENBORA TEM IRAQUE,AFEGANISTAO , A CHINA O IRA E A EUROPA QUEBRADA COM O DESEMBREGO NAS ALTURAS;POIS,O PARTIDO DOS TRABALHADRES NOVAMENTE 2014,2018,2022;OPOSIÇAO NAO TEMOS DEM,SO AQUI EM ITANUNA MESMO PSDB CRUZ-CREDO PPS DE SOCIALISTA NAO TEM NADA COM ROBERTO FREIRE COM SEU DISCURSO ARCAICO LENDO A CARTILHA DA ELITE DEROTADA.POIS TEMOS CLASE C EM ALTA.LEIA A VEJA E CONFIRAM A REPORTAGEM DE CAPA DESSA SEMANA.PSDB DEM PPS NUNCA MAIS.VIRAM A TAXA DE DESEMPREGO DO NOSSO PAIS O JORNAL NACIONAL DIVUGOU HOJE A NOITE;COITADO DESSES GATOS PINGADOS..RSRSRSRS

  • heraldo says:

    DILMA PRESIDENTE DO BRASIL

  • Gilberto says:

    O PROJETO DA DILMA/LULA É O MESMO DO CABRAL/SARNEY/ZÉ DIRCEU.

    ENQUANTO ISSO:

    “A CONSTRUTORA DELTA SEGUE FATURANDO ALTO E DISTRIBUINDO FAVORES AOS POLÍTICOS LIGADOS AO Lula/Dilma, COMO O PASSEIO COM JATINHO PELO Sergio Cabral E SUA TURMA A Porto Seguro.”

    Durante o governo do ex-presidente Lula, a Delta passou de empresa de porte médio a sexta maior empreiteira do país. É, hoje, a que mais recebe dinheiro da União. Em 2008, a Delta já ocupava a quarta colocação no ranking das maiores fornecedoras oficiais. Em 2009, houve um salto ainda mais impressionante: a empresa dobrou seu faturamento junto ao governo federal. Em 2011, apesar das expectativas de redução da atividade econômica e do corte brutal para o orçamento 2011, o faturamento da Delta deve bater os 3 bilhões de reais – puxado por obras estaduais e do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento.”
    Todo esse milagre se deu justamente após a contratação da empresa de consultoria do ex-ministro José Dirceu.
    A Delta começou a receber convites de estatais para realizar obras sem ter a capacidade técnica para isso. A Petrobras é um exemplo. No Rio de Janeiro, a Delta integra um consórcio que está construindo o complexo petroquímico de Itaboraí, uma obra gigantesca. A empresa não tem histórico na área de óleo e gás, o que é uma exigência Ainda assim, conseguiu integrar o consórcio com a Influência política do Zé Dirceu é claro.
    ——————————————————————————————————————-
    TODA ESSA SAFADEZA COM O DINHEIRO PÚBLICO SÓ VEIO A PÚBLICO AGORA POR CAUSA DO TRÁGICO ACIDENTE EM PORTO SEGURO, ASSIM MESMO SÓ EM POUCOS JORNAIS, NEM MESMO A TÃO CRITICADA “REDE GROBO” PUBLICOU OU NOTICIOU NADA DISSO, QUAL O PREÇO DESSE SILÊNCIO? ORA ESSA, O DE SEMPRE, AS GENEROSAS VERBAS DE PUBLICIDADES DAS ESTATAIS E OS COFRES DO BNDS.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia