WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

editorias





itao

psit


PREFEITURÁVEIS, COLIGAÇÕES E PARTIDOS

Marco Wense

Qualquer análise, mesmo dentro de uma razoável lógica, é prematura.

Alguns leitores acharam, e com certa razão, que a última Coluna Wense ficou incompleta porque não fez nenhuma relação entre os pré-candidatos e o apoio dos partidos.

De início é bom dizer que ainda é cedo para comentar sobre as prováveis coligações em torno dos pretendentes ao cobiçado Centro Administrativo de Itabuna. Qualquer análise, mesmo dentro de uma razoável lógica, é prematura.

É evidente que teremos os “cabeças de chapa”. Ou seja, as legendas que vão encabeçar a majoritária: Juçara Feitosa pelo PT, o DEM com o prefeito Azevedo (reeleição) e o PCdoB com Davidson, Sena ou Wenceslau.

Vane do Renascer e Leninha Duarte, ainda partidariamente indefinidos, podem também assumir a condição de protagonistas do emaranhado jogo sucessório, respectivamente pelo PRB e PDT. Sem falar no PMDB de Fernando Gomes.

O deputado federal Geraldo Simões, obviamente o principal articulador da pré-candidatura de Juçara Feitosa, corre atrás do PP de Roberto Minas Aço. O PSB é considerado como certo. Como favas contadas.

O prefeito José Nilton Azevedo, que pretende quebrar o tabu da reeleição, já que nenhum chefe do Executivo conseguiu se reeleger, acredita em uma coligação DEM, PSDB, PR, PTB e PV.

Os meninos do PCdoB, de olho no horário eleitoral, trabalham para atrair o PMDB do médico Renato Costa, que pode ser o candidato a vice-prefeito na chapa comunista.

A única coisa certa é que o PT vai disputar a prefeitura de Itabuna na eleição de 2012, seja com a ex-primeira-dama Juçara Feitosa ou Geraldo Simões.

RONALD KALID

O jornalista José Adervan, presidente do diretório municipal do PSDB, defende candidatura própria na sucessão de 2012, contrariando o deputado tucano Augusto Castro, hoje aliado do prefeito Azevedo.

Adervan, também proprietário do jornal Agora, é um entusiasmado defensor da candidatura do arquiteto Ronald Kalid, ex-secretário de Viação e Obras do então governo Ubaldo Dantas.

O problema todo é que Kalid, sem dúvida um bom nome, não demonstra nenhum apetite pelo poder. Fica politicamente desnutrido. Política se faz querendo. Ronald Kalid não quer.

Marco Wense é articulista político e colunista da Contudo.

3 respostas para “PREFEITURÁVEIS, COLIGAÇÕES E PARTIDOS”

  • Souza says:

    Finalmente, felizmente, a sensatez começa a rondar, ainda que timidamente, o sr. Marco Wence!
    O fato de sempre ter sido alijado dos processos políticos exclusivistas, abarcados pela “alta” cúpula do PT baiano, de modo algum enfraquece a possível candidatura de VANE do RENASCER à prefeitura de Itabuna. Ao contrário, o alijamento que lhe é imposto no mínimo o deixa isento das escolhas, coligações errôneas e longe das negociatas produzidas pelos “poderosos chefões”.
    Enquanto ser esquecido por opositores políticos, jornalistas ou blogueiros aparentemente tendenciosos, tudo bem. Mas se tratando de VANE, único representante do PT na câmara, vida ilibada, lisura nas ações políticas e sociais, e mesmo assim ser ignorado pelo partido, é um absurdo.
    Digo a toda oposição: Cuidado, muito cuidado!
    Uma candidatura de VANE fora do PT pode desestabilizar, inviabilizar até a vitória da oposição em 2012.
    Creio quer o “garoto propaganda da Gillette”, com ou sem barba, já passou da hora de intervir nesse jogo, senão corremos o risco de uma oposição rachada e uma vitória que parece fácil se tornar complicada!

  • Walmar Cordeiro says:

    ~TÔ COM VANE E NÃO ABRO,SOU PETISTA PRATICANTE E TEMOS QUE DAR VALOR A PESSOAS SERIAS E DIREITA COMO O COMPANHEIRO VANE,AGORA O QUE NÃO POSSO ACEITAR E A PUXA SACO DA MIRALVA PISANDO EM TODO MUNDO E QUER SAIR DE BOA.EU ME PERGUNTO SERÁ QUE DONA JUSSARA NÃO VAI SER A MESMA COISA,JÁ QUEW MIRALVA E PUXA SACO.

  • petista says:

    pq ñ augusto castro candidato a prefeito de itabuna é o melhor nome pra nossa cidade HOMEM de bem honesto humilde está fazendo o bom trabalho como primeiro mandato entre todos ele sou mais o augusto castro o irmão adriano castro GENTE boa rapaz de bem trabalhador enfim AUGUSTO CASTRO futuro PREFEITO DE nossa cidade boa sorte o POVO DE itabuna e região precisa de GENTE como vc boa sorte DEPUTADO!

Deixe seu comentário

camara itabuna






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia