WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

editorias





itao




ITABUNA: DEFICIENTES VISUAIS INTENSIFICAM PROTESTOS PELA GRATUIDADE NO TRANSPORTE

Mais de 20 ônibus ficaram retidos no protesto dos deficientes (Foto Pimenta).

Os deficientes visuais intensificaram os protestos contra a Rota Transportes em Itabuna e voltaram a fazer nova manifestação nesta quarta-feira (29). Entre as 10h e 13h50min de hoje, eles interditaram a avenida Inácio Tosta Filho e impediram a circulação de mais de 20 ônibus da empresa que servem aos municípios de Ilhéus, Itajuípe, Buerarema, Barro Preto e Itapé, linhas que possuem catraca e nas quais a tarifa é única.

A Rota se nega a conceder gratuidade aos mais de 30 deficientes visuais que usam as linhas intermunicipais, apesar de recomendação do Ministério Público Estadual em favor dos portadores de deficiência.

Houve engarrafamento e reclamação por parte de quem tentava viajar, mas não sabia o porquê do protesto dos deficientes. O engarrafamento na avenida Inácio Tosta Filho atingiu praticamente a extensão de toda a avenida e levou o caos ao trânsito nas ruas transversais.

A empresa não enviou representantes para negociar com os deficientes. Nesta tarde, os deficientes e a promotora pública Cleide Ramos ingressam com uma ação contra a Rota Transportes para que ela reconheça o direito à gratuidade, amparado pela Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD). Hoje, os manifestantes também fizeram protestos e decidiram reter ônibus das linhas urbanas de Itabuna.

Deficientes só liberaram os ônibus por volta das 14h (Foto Pimenta).

Clique e acompanhe mais da polêmica entre deficientes e a Rota

7 respostas para “ITABUNA: DEFICIENTES VISUAIS INTENSIFICAM PROTESTOS PELA GRATUIDADE NO TRANSPORTE”

  • EILTON says:

    A HISTÓRIA QUE TOMA CORPO E VIDA NA LUTA DOS DEFICIENTES VISUAIS, PARECE UMA BRIGA DE OUTRO MUNDO. PESSOAS PASSANDO, CUIDANDO DOS SEUS AFAZERES, PASSA O VENDEDOR DE MILHO, DE PIPOCA, OS MOTORISTAS RECLAMAM DO CONGESTIONAMENTO, OS ESTUDANTES DA FTC, FECHAM AS JANELAS DA FACULDADE PARA NÃO VEREM O QUE ACONTECE ALEM DO MURO QUE OS PROTEGE. “TUDO NUMA BOA”! A LUTA É DE TODOS NÓS, POIS O DESRESPEITO DESSA EMPRESA PARA COM O CIDADÃO BAIANO JÁ É REPUGNANTE, ASSIM COMO O SÃO OS SEUS PROPRIETÁRIOS. É A DECADÊNCIA DA RACIONALIDADE, DO SENTIDO MINIMO DE JUSTIÇA, RESPEITO E FRATERNIDADE. OS LINDINHOS DA UESC, ESTÃO A ESSA HORA ESTUDANDO CONCEITOS DA NOSSA HISTÓRIA, ENQUANTO NOVOS HERÓIS TRAVAM UMA LUTA SOLITÁRIA, INJUSTA E COMPLETAMENTE IMORAL, CONTRA A BURGUESIA DOMINANTE. QUANTOS E QUANTOS HERÓIS REVOLUCIONÁRIOS SÃO CARREGADOS, ATRAVÉZ DE FOTO EM CAMISAS, SITES E ETC, COMO SÍMBOLOS DE LUTAS E BATALHA VENCIDAS, OU NÃO? E QUANTOS HOJE NÃO SE SENTIRIAM HONRADOS SE TIVESSEM CONHECIDO DE PERTO QUALQUER UM DESSES REVOLUCIONÁRIOS? MAS SÃO HIPÓCRITAS E MASSA DE MANOBRA, SÃO AS MARIONETES INTELECTUAIS, PENSAM, MAS NÃO AGEM POR CONTA PRÓPRIA. OS HERÓIS ESTÃO ALI, LUTANDO A SÓS, NA CHUVA, NO FRIO, E NÃO É POR CAUSA PRÓPRIA, O DESRESPEITO DESSA EMPRESA ESTENDE-SE A TODOS OS CIDADÃOS QUE NECESSITAM DO TRANSPORTE PÚBLICO INTERMUNICIPAL E TAMBEM DO INTERURBANO. ESTUDANTES, PAREM DE SE COMPORTAR COMO MARIONETES, COMO MASSA DE MANOBRA PARA PARTIDOS POLÍTICOS, OU PARA LÍDERES CORROMPIDOS. AJAM, LUTEM, ACOOOOOORDEM.

  • Risomar Lima says:

    será que a ROTA não ta enxergado isso????

    deixeopovotrabalharisomar2012@gmail.com

  • Cleide Ramos says:

    Parabéns a Eilton e Risomar pela percepçao da grandeza dessa luta, muito bem descrita por Eilton. É Davi contra Golias. No final dessa tarde ingressamos com uma medida cautelar contra a Rota e o Estado da Bahia. A ação foi assinada por 02 promotoras de Justiça, Cleide Ramos e Renata Lazzarini, pela advogada Flavia Falcão Gordilho, representando a AGP, e o Presidente da OAB, Sub-seção Itabuna. Um grupo de cerca de 10 pessoas com deficiência visual acompanharam a promotora e a advogada no protocolo do fórum. O juiz recebeu 03 representantes do grupo, comprometendo-se a analisar o processo com parcimônia e prioridade, até sexta-feira.
    Se bem sucedida, será a primeira ação nesse sentido no Estado da Bahia. Se for negada a liminar, os autores recorrerão ao Tribunal, pois o tamanho da injustiça exige todas as medidas corretivas possíveis.
    Aproveito para convidar os leitores para participar do I Seminário Municipal sobre a Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, a se realizar na FTC, no próximo dia 07 de julho, o dia inteiro. Serão tratados temas como o desafio de implementação e monitoramento da CDPD, educação inclusiva, saúde e reabilitação, acessibilidade e transporte. Contamos com a participação da comunidade, pois as pessoas com deficiência são parte da sociedade, sendo necessária a mobilização e conscientização da sociedade para pôr fim ao ostracismo, indivisibilidade e desrespeito aos direitos humanos das pessoas com deficiência.
    Atenciosamente,
    Cleide Ramos

  • To de olho says:

    A empresa Rota esta certa, ela e uma concessionária de serviço publico, portanto opera seu serviço submetido ao contrato assinado com o órgão regulador.
    Quem não entende sai aqui defendendo os deficientes, mas para isto a justiça teria que se pronunciar, a empresa não pode dar aquilo não previsto no contrato.
    Caso ela tenha que prestar este serviço gratuitamente o custo sera repassado aos demais usuários que no final vai pagar mais caro.
    Fui claro ou terei que desenhar?

  • Regina Florêncio says:

    Poxa Eilton, você foi no cerne, na essência. Parabéns pela lucidez.

  • devid braz says:

    eilton esta de parabéns precisamos dar um basta em tudo que esta acontaecendo no nosso pais e sim devemos começar de baixo em quanto os intelectuais de hoje só sabem fumar maconha e sexo. quero também aki de público mostra minha indignação de um concurso público realizado pelo governo do estado em parceria com + de 80 municipios da bahia o qual já foi homologado e as prefeituras se recusão a contratar os concursados agente de combate a edemias (agente da dengue) tem prefeitos que continua com contratados que o caso do prefeito de ibicaraí lenildo santana é uma vergonha pessoas que fizeram prova passaram e estão desempregadas por que um prefeito não quer contratar

  • em braille says:

    Tô de olho vc deveria desenhar a vergonha que o representante da Rota “seu deputado” que recebe o salário pago por nós está fazendo com esse monopólio inescrupuloso e não querer fazer uma continha medíocre achando que o povo é besta, vale lembrar que pagamos tantas coisas indevidas principalmente o salário da corrupção que é a bagatela dos politicos para as suas vaidades, prpopinas , viagens, etc, seria até preferivell pagar para os deficientes que estão aí pagando seus impostos, trabalhando com dignidade, estudando, enquantos outros só na curtição. Por menor que seja o nosso conhecimento sabemos que na tarifa que pagamos já consta os encargos sociais. A Rota agora quer apelar para uma sensibilidade sinica. Essa história de que “a burguesia fede mais tem dinheiro pra comprar perfume” não vai funcionar com o direito das pessoas com deficiência. Faço aqui o meu apelo ao povo dessa região: cuidado a Rota Transportes quer nos colocar contra essa causa, não acreditemos nessa falácia sem cabimentos.
    A luta não acabará aqui, etejam de pé pois não há injustiça que não seja ceifada.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia