Tempo de leitura: 3 minutos

Victor Kruschewsky | redacaoripstar@gmail.com
Hoje é uma dia especial para o surf baiano e brasileiro. Jojó de Olivença comemora mais um ano de vida e o portal ripstar e surfbahia não poderiam de deixar sua homenagem para o primeiro Bicampeão Brasileiro Profissional da história. São 44 anos de muito surf!
Jojó está em Ilhéus, em sua casa, na Estância Hidromineral de Olivença, onde tudo começou. Desde sua infância pobre com seus familiares até os dias atuais, Jojó é o mesmo, sorriso fácil, espírito leve, olhar e jeito que cativa a todos ao seu redor. Apesar de ter nascido em Ipiaú, Jojó veio muito novo para a princesinha do sul.

Jojó mira as ondas de Olivença (foto Victor Kruschewsky)

Tive a oportunidade de conhecê-lo e fazer uma vídeo-entrevista onde procuramos saber tudo de sua vida. Na entrevista, Jojó fala da infância pobre, mas muito feliz, com muitas brincadeiras. Até que um dia ele viu um pedaço de madeirite e foi tentar surfar, já que muitos surfistas da época não emprestavam suas pranchas.
Logo veio uma evolução espantosa e as propostas de patrocínio. Jojó mostrou ao mundo a força do “negão surfista” e superou todos os preconceitos até virem dois títulos nacionais na categoria profissional, 89 e 91, o primeiro atleta da história Brasileira a conseguir tal feito.
Para completar, Jojó entrou para a elite do circuito mundial, o WCT, e venceu nomes como Kelly Slater, 10 vezes campeão mundial quando ele estava no auge. E Jojó não se cansou, ele queria mais.
Depois de sua carreira vitoriosa como desportista, ele não queria ficar longe do surf e criou o Projeto Ondas, um orgão não governamental que dá suporte a crianças carentes, meninos de rua, oferecendo alimentação, aulas de surf, meio ambiente, apoio psicológico, entre outros. O projeto, que está instalado no Guarujá, em São Paulo, é um sucesso. O mestre dos surfistas baiano ainda foi a Nigéria conhecer a realidade das crianças de lá e se espantou.
Muitas delas sofriam traumas, já que existe uma crença que algumas crianças já nascem com espírito de bruxos e sofriam sérias repressões por conta disso. Jojó de Olivença conseguiu mudar essa realidade acolhendo essas crianças e dando o máximo de infra-estrutura para trazer de volta sua auto-estima.
Enfim, se fôssemos procurar histórias sobre Jojó, teríamos que fazer um livro, pois sua história tem um riqueza enorme. Como amante do mar e fã de Jojó desde que comecei a pegar onda, vejo que falta reconhecimento por parte do governo da Bahia e da prefeitura de Ilhéus como o nosso maior campeão.
E esse reconhecimento tem que de ser em vida, para que possamos aplaudir nosso Bicampeão, uma pessoa idônea, que jamais trocou seus valores pelo que mais acredita, a honra, honestidade e valores do bem.
Jojó é muito mais que um campeão, é um mito, um dos principais responsáveis por Ilhéus e pela Bahia ser o que é no meio do surf. Portanto, vamos aplaudí-lo, vamos colocá-lo em nossas orações, vamos pedir por ele quando tivermos pegando um Backdoor (seu pico de origem) clássico. Vamos viver Jojó e valorizá-lo, sem vaidades, por que ele sofreu muito para conseguir suas metas, e hoje é um exemplo de que é preciso acreditar para se colher os frutos.
Jojó de Olivença, nós amamos você!
aloha, viva Ilhéus, viva a Bahia!
Veja o vídeo com a entrevista, dividida em três partes:
http://www.youtube.com/watch?v=v9qBictbE6A – parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=N9xn_tKl6Sk – parte 2
http://www.vimeo.com/26143183 – parte 3
http://www.vimeo.com/12527770 – Jojó na Nigéria

0 resposta

  1. Projeto instalado em Guarujá em Sao Paulo que é um sucesso? pq nao no sul da Bahia? especificamente em Olivença? façam uma garapa, quem é Jojo de Olivença? ha sim é um ” paulista de Guarujá.

  2. Esse cara é abençoado,tipo aquele que não precisa de muito dinheiro graças a Deus e sabe dividir muito bem aquilo que conquistou.Uma lição de vida para vários personagens “vermes” que atuam em nossa cidade,usurpando dinheiro público,dilacerando o patrimônio municipal,verbas da saúde,educação,criação de armadilhas (“pardais”),etc.Se soubessem o que significa a amplitude espiritual proporcionada pelo surf,jamais agiriam da forma como agem.Parabéns Jojó você é um ser humano que veio para somar e evoluir o significado de ser humano,não és perfeito mas és um exemplo de superação.

  3. Parabéns Jojó, você é dos poucos que dão bons exemplos na região. Quem sabe um dia você não seja uma prefeito que olhe para quem mais precisa?

  4. Gente querida,como sou grato por suas homenagens,e isso nao muda o que sou.
    quero dizer que jamais esqueço minhas origens nem de onde vim
    gostaria sim,e é um sonho trazer para nossa regiao,uma filial do projeto ondas…uma iniciativa maravilhosa que esta dando certo no Guarujá.Com apoio da prefeitura e iniciativa privada,tem ajudado muitas familias…porque nao em Olivença???
    abraço a todos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *