Tempo de leitura: < 1 minuto

A Política Nacional de Resíduos Sólidos visa acabar com imagens como essa, do Lixão do Itariri, em Ilhéus (foto Mary Melgalço)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estará em discussão num debate programado para esta quinta-feira, 21, na sede do Sistema Fieb em Salvador.  O evento, que conta com apoio da empresa Bahia Mineração, reúne representantes do poder público, empresas e cooperativas de catadores de lixo.
O foco das discussões está na determinação de que, até 2014, todos os municípios deverão dar destino adequado aos seus rejeitos e eliminar totalmente a utilização dos chamados lixões. O PNRS também prevê que os municípios implantem, de forma compartilhada, programas de coleta seletiva e sistemas de compostagem, para transformar resíduos sólidos orgânicos em adubo.
Igualmente de acordo com a nova política de resíduos sólidos, as empresas serão obrigadas a realizar a “logística reversa”, assumindo a responsabilidade pelo destino final das embalagens de seus produtos.

0 resposta

  1. Sr.Editor espero que os municipios de Ilheus e Itabuna tenham mandado representantes para o seminario em referencia. Chegou a hora de unirmos (Ilheus/Itabuna) e pensarmos em soluções publicas, intermunicipais, visando o bem comum das duas cidades. Cito por exemplo: aterro sanitario compartilhado, cooperativa intermunicipal de coleta seletiva de lixo, abatedorou/frigorico compartilhado, transporte urbanos intermunicipais das duas cidades, ate quem sabe um empresa de economia mista de seneamento, tendo como os maiores acionistas as nossas duas cidades. Vixe vou parar por aqui, pois irao surgir ideias e mais ideias… Espero esta vivo para ver este dia chegar!

  2. Vcs precisam vir aqui em ibicaraí pra ver o lixo sendo jogado dentro do rio, isso mesmo dentro do rio, é uma vergonha, espero q o prefeito daqui tb vá a esse seminário.

  3. Precisamos reforçar e multiplicar ideias. A região não pode mais ignorar um complexo de usinas para todos os tipos de resíduos. Vamos metrpolizar essa região, até para retirar riqueza do lixo…

  4. Precisamos dar bons exemplos e sair na frente.Isso é muito sério. Temos que criar um plano de gerenciamento de resíduos ( Camaçari já planeja isso). Precisamos pensar além de aterros sanitários ( uso já obsoleto) e criar aterros de recuperação energética.
    Isso em Ibicaraí é um CRIME de consequências não mensuraveis.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *