Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Geraldo aposta na interferência do governador Wagner, unindo os partidos em torno da candidatura de Juçara.

A reeleição do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, eleito pelo DEM, ex-Partido da Frente Liberal (PFL), continua complicada, mas não tão difícil como parecia ser.
Pessoas bem próximas do chefe do Executivo, como também adversários políticos, alguns até prefeituráveis, já admitem que o governo demista, quando comparado ao que era antes, teve uma razoável melhora.
Os azevistas, principalmente os mais eufóricos, acham que a posição de primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto é só uma questão de tempo.
O outro lado, o da oposição, tendo na linha de frente o Partido dos Trabalhadores (PT), acredita que tudo não passa de um oba-oba da assessoria de comunicação do alcaide.
Enveredando para o lado eminentemente político, o racha na oposição, especificamente entre o PT e o PCdoB, é outro ponto que alimenta a confiança do azevismo na reeleição.
O deputado Geraldo Simões aposta na interferência do governador Jaques Wagner. Para o ex-prefeito, Wagner vai unir todos os partidos da base aliada em torno da candidatura da ex-primeira dama Juçara Feitosa.
Situacionistas e oposicionistas fazem o que é inerente ao processo político. Ou seja, espalham otimismo. Uma coisa é certa: o prefeito Azevedo não é mais, como diziam alguns petistas, “cachorro morto”.
O “já ganhou”, menosprezando e subestimando o adversário, é o pior caminho para chegar ao poder.
AZEVEDO, SANTANA E CASTRO
Mais cedo ou mais tarde, o prefeito de Itabuna vai ter que encarar, olho no olho, os deputados estaduais Augusto Castro (PSDB) e o coronel Santana (PTN).
Perguntar para os senhores parlamentares, que têm cargos importantes no governo, se eles vão ou não apoiar sua reeleição, sob pena de ter uma desagradável surpresa na sucessão municipal.
Augusto Castro, além das críticas que faz ao governo demista, diz que “a cidade anseia por renovação política”. O coronel Santana, por sua vez, pede respeito aos correligionários mais próximos do chefe do Executivo.
Se o prefeito estivesse em uma posição confortável nas pesquisas eleitorais, não necessariamente na frente de Juçara Feitosa, os deputados estariam se engalfinhando para indicar o candidato a vice na chapa majoritária.
Castro e Santana, que vêm fazendo um bom trabalho na Assembleia Legislativa, só querem usufruir das coisas boas que acontecem no governo.
Marco Wense é articulista da revista Contudo.

0 resposta

  1. O Deputado Geraldo Simões teve 42 mil votos em 2006 em Itabuna em 2010 caiu para 23 mil. Se continuar sem cumprir os compromissos assumidos vai cair pra 15 mil em 2014 e se Juçara perder a eleição pois Geraldo está inelegível aí ele pode esquecer de política e voltar para a Ceplac pois acabou o político.

  2. CERTAMENTE O EX.GERALDISTA,EX FERNANDISTA E ATUALMENTE AZEVISTA MARCO WENSE, NÃO COMUNGA COM A VERDADE QUANDO COLOCA DE UMA FORMA EM GERAL DE QUE AS OPOSIÇÕES AO PREFEITO AZEVEDO O TRATAVAM COMO¨CACHORRO MORTO¨, CERTAMENTE TODOS SABEM QUE O PREFEITO NÃO ESTÁ EM UM BOM MOMENTO POR CONTA DE SUAS FRACAS ATUAÇÕES EM AREAS DE PRIMEIRA NESCESSIDADE DA PULAÇÃO, COMO POR EXEMPLO A SAÚDE, A INFRAESTRUTURA,O TRANSPORTE PÚBLICO E AS MAIS DE MIL PROMESSAS FEITAS EM CAMPANHAS QUE ATÉ HOJE NÃO SAIU DO PAPÉL, SENDO ASSIM ELE É UM ALVO FACIL A SER BATIDO, MAS É CLARO QUE ELE NÃO VAI SE ENTREGAR, JA QUE ELE APOSTA NA FRACA MEMÓRIA DA POPULAÇÃO E NO USO DA MAQUINA PÚBLICA PARA FAZER SUA CAMPANHA E APARELHAR A PREFEITURA COM PESSOAS QUE TEM QUE FALAR QUE ELE É O BOM. MAS MEU CARO COLUNISTA NÃO SE ESQUEÇA DE QUE O MOMENTO É OUTRO E A POPULAÇÃO NÃO ACEITA MAIS ESSE COMPORTAMENTO DE POLITICOS QUE SÓ QUEREM SE APROVEITAR E DEPOIS DAR AS COSTAS A POPULAÇÃO COMO FOI O CASO DESSE SEU PREFEITO. APOSTANDO NISSO E TENDO A CERTEZA DE QUE A NOSSA CIDADE AINDA NÃO ESQUECEU ESSES ULTIMOS 7 ANOS DESSA DUPLA FERNANDO E AZEVEDO, É QUE EU LHE DIGO QUE ITABUNA VAI MUDAR, NÃO TENHA DUVIDAS.

  3. Se eu fosse Wagner pressionava Geraldo se ele não quer ser candidato vai apoiar o SENA… Temos que nos unir senao Itabuna continua no atrazo!!
    2012 NEM JUÇARA NEM AZEVEDO.

  4. Sou concursado do hospital de base e não aprovo mais este desgoverno de Azevedo.Votei nele é bem verdade, ajudei-o em sua campanha, mas a decepção foi maior.O meu salário é de 562 reais, um concurso realizado em 2007 quando o salário era 380 e o valor a ser pago aos concursados era de 500 reais.As condições de trabalho são péssimas e a população sabe disso quando busca atendimento diário.Os asfaltos da cidade parece peneira e sei que ele está a realizar estás obras na periferia e no centro porque o dinheiro é Federal ou realiza as obras ou é processado por improbidade administrativa.A maioria dos meus colegas que eram a favor do Capitão Azevedo hoje tem outra “oposição”.Não tenho nada a comemorar no dia da Cidade, não com essas atrações milhonárias que vão fazer eu esquecer que todos os dias preciso fazer meu dinheiro render por que tenho filhos para alimentar, contas a pagar e meus filhos não recebem bolsa esmola.Só peço dignidade e respeito.Essa politicalha suja é que faz o Brasil perder status de cidadania, nos fazem meros espectadores do nosso destino, porque quem manda são os puxa-sacos, os articuladores.Meus pesares.

  5. A OPOSIÇÃO JÁ ESTÁ SE CAGANDO DE MEDO ?????
    CALMA PESSOAL, SÓ PORQUE MEU PREFEITO ESTÁ DANDO ASFALTO E SANEAMENTO BÁSICO AS PERIFERIAS…
    DEIXEM PENSAR QUE ESTAMOS MORTOS. GOSTARIA QUE DUBATISTA FOSSE FAZER UMA PESQUISA NO BAIRROS SÃO ROQUE, JORGE AMADO, SÃO JUDAS, SÃO PEDRO FALAR MAU DO MEU PREFEITO
    DUBATISTA SÓ CRITICA PORQUE NÃO SABE O QUE É UMA PORTA DE CASA COM MAIS DE 30 ANOS SEM ASFALTO E COM ESGOTO A CÉU ABERTO.

  6. Azevedo hj não é mais “cachorro morto”, mas tmb NÃO é o mais respeitado, nem honesto como antes, muito menos tem credibilidade e respeito, porém são pouco que ainda seguem ele. Tenho certeza e confirmo como muitos vão dizer a mesma coisa que eu, que ele nunca mais na vida ou até mesmo na Política vai ter os mesmos votos que teve na campanha passada, porque foram muitos que ele conquistou e tmb foram muitos que ele humilhou, maltratou, deixou passar fome, esnobou, demitiu, sombou, fez muitos chorarem, então a pior desgraça na vida do ser humano hj é não ter HUMILDADE e isso Azevedo nunca teve, por esse e outros motivos milhares de Itabunense que tem humildade e simpliscidade não vai querer mais ele no poder.
    Então a vc, Pinheiro, Rolemberg, Joelma e ltda, abram o olhos mesmo, pois esse homem que nós colocamos ai, tenha certeza como o dia de hj, nunca mais vai ser prefeito em cidade alguma, muito menos na cidade de Itabuna, fico triste em saber que um homem que tinha um carater imcomparável, uma honestidade sem igual, uma postura que invejavam a muitos, acabar no primeiro dia que sentou na cadeira de prefeito é por esses e outros motivos que ele não vai ser reeleito.

  7. Contra a vassoura-de-bruxa toda candidatura é bem vinda.
    Wagner já exonerou a bruxa da SEAGRI quanda a PF confirmou o crime. Agora só falta o povo o exonerar do cenário político regional!

  8. Chega a ser triste ler um comentário do sr. Marco Wense, absolutamente tendencioso, e só citando essas cartas marcadas da política itabunense.
    Por outro lado confesso que estou um pouco apreensivo quanto aos perigos que rodeiam os eleitores. Serão bombardeados com belos discursos, promessas mentirosas de empregos, além daquela casadinha: “metade agora, metade depois”.
    Fazemos parte, sem dúvida, de uma sociedade hipócrita. Quando aparece alguém de reputação ilibada, honesto, de mãos limpas, com relevantes serviços prestados à sociedade, simplesmente o tratam com desdém. Também, não tem dinheiro pra fazer alguns sorrirem!
    Vou fazer a minha parte. Não voto em cartas marcadas responsáveis por décadas de atraso nessa cidade que poderia ser muito melhor hoje.

  9. Esse pessoal do PT só ganhou eleição quando houve acordo entre vários partidos (contra o FG, na época), o que não é o caso agora, …!!!
    Com o lançamento da candidatura própria do PC do B, o PT local ficou ainda mais fraco, ..!!!
    Além disso, o (des)governador, assim como o GS, nada fizeram, mais uma vez, pelo sul da Bahia, principalmente por Itabuna, …!!!
    Por isso, se meterem a cara novamente, empurando o mulher do GS, mais uma vez, levarão outra surra, …!!!
    Eu estou vendo o povo mais crítico e desacreditado nas estórias do (des)governador, assim como do Deputado, desta vez, pois não há realizações, nenhuma promessa cumprida, …!!!
    Você pode iludir alguém por algum tempo, mas enganar a todos o tempo inteiro, aí é impossível, …, mesmo os mais bestas já estão acesos para as mentiras dos homens das Mil e Uma Promessas, que nunca se realizam, …!!!
    Como Itabuna ainda está longe de aingir os 200.000 eleitores, não terá, sequer, 2º turno, para tentar uma reação, …!!!
    Vai ser sopa de tamanco, …, pau puro, …!!!

  10. Pode se repetir em Itabuna o cenário daquela primeira eleição de Geraldo, em que, quem corria por fora acabou levando. Última esperança para essa cidade marcada pela incompetência administrativa.

  11. PAU PURO
    AGORA TEM QUE SER PT.
    O PROFESSOR ESTA SEGO OU ESTSA SE FAZENDO.
    OU O PREFEITO DELE ELEITO POR ELE .
    ESTA FAZENDO MILAGRES , QUE GERALDO NAO PODE FAZER POIS O PRESIDENTES DA EPOCA E OS GOVERNADORES CARLISTAS PERSEGUIAM
    ITABUNA . ERA PÃO E ÁGUA COM SAL QUE VIA DO GOVERNO ESTADUAL
    NEM SECRETARIOS DE ESTADO NEM MINISTROS CONSEGUIAM NADA.
    NAO SABIA EU QUE ALEM DE “CACHORRO MORTO ” O GRANDE PREFEITO DE ITABUNA E FAZEDOR DE MILAGRES.
    AS OBRAS QUE ESTAO SENDO FEITAS EM ITABUNAS SAO OBRAS DO GOVERNO DO ESTADO E DO FEDERAL. FAZAM CAMPANHA COM AS OBRAS COM VERBAS MUNICIPAIS E MESMO ASSSIM E ILEGAL. O PREFEITO ESTA AI PARA TRABALHAR ELE É NOSSO EMPREGADO ,POIS O GRANDE SALARIO DELE E SEUS COMISSIONADOS SAI DO BOLSO DOS ELEITORE QUE VOTARAM NELE E NOS QUE NAO VOTARAM É O MEU CALO..

  12. O Sr. Heraldo, além de analfa, (escreveu “sego”, ao invés de cego, além de demonstrar total desconhecimento das regras de acentuação gráfica) está doido. Tem que ser internado, imediatamente, …!!!
    Só falta rasgar dinheiro e correr atrás de avião para anotar a placa, …!!!
    Coitado, …!!!
    Do jeito que vai, será transformado num dos ditos “burros empolgados”, …!!!
    Cara, como atualmente não temos mais o MOBRAL, vai ao TOPA, que é um programa do teu governo, do PT, …!!!
    Eu sei que você não gosta de mim, mas eu incentivo a qualquer um, qualquer pessoa mesmo, a sair das trevas do analfabetismo, …!!!
    Acredite, …!!!
    Além de tudo, eu faço questão de estar presente na solenidade de entrega do teu certificado. Eu irei aplaudir de pé a tua atitude, …!!!

  13. boa tarde a cada itabunense,ler comentários postados por DU BATISTA,TRISTEZA E ETC.realmente é UMA TRISTEZA,É MUITO TRISTE,É TRISTEZA ATÉ DEMAIS,É MUITO MAIS DOQUÊ TRISTEZA DEMAIS,(É DOR DE COTOVELO)melhor ver merda doquê ser cego,o que eu vou postar aqui agora não é pro povo de itabuna,e sim pro PREFEITO DE ITABUNA,prefeito quero aqui deixar um forte abraço pro senhor,e te dizer que ITABUNA está no caminho CERTO verdadeiramente tristeza é perdermos o senhor na prefeitura por mais quatro anos,o que falo,é por mim e mais aproximadamente 200,000 ITABUNENSES EM PERFEITO ESTADO DE CONCIÊNCIA,NÃO DEPENDO DE POLITICOS PRA MIM TRABALHAR,POR ISSO DECLARO QUE SE ALGUEM FALA MAL DE UM PREFEITO QUE ESTÁ LEVANDO ITABUNA PRA FRENTE,É PURO DESPEITO,É PURA INVEJA,É UM PASSA FOME QUE PRECISA DE PUXAR SACO DE PREFEITO PRA GANHAR MIGALHAS.NA PROXIMA ELEIÇÃO,AZEVEDO 100,000 DESPARADAMENTE PRA ITABUNA CONTINUAR CRECENDO.

  14. boa augusto castro, tem que falar a verdade, voce foi eleito para agradar ao povo e nao ao prefeito. Fui seu eleitor em aurelino leal e ate agora nao me arrependir.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *