Tempo de leitura: < 1 minuto

A desvalorização do dólar teve efeito negativo sobre o preço do cacau. Segundo o empresário e produtor rural Helenilson Chaves, o valor da tonelada de cacau teve queda de 30% devido à desvalorização da moeda americana frente ao real.
O raciocínio de Chaves: os agricultores produzem mais e ganham menos sem mudança na política cambial. A opinião do presidente do Grupo Chaves foi externada ao jornalista e blogueiro Daniel Thame (confira).

0 resposta

  1. e ai voces nao vão querer que o Governo baixe um decreto estabelecendo garantia de preço minimo, ate no mercado internacional? Vamos aumentar nosso consumo interno, vamos colocar o chocalate em nossa merenda escolar. Incentivar Órgaos publicos, empresas privadas a servir chocolate/leite,em vez do cafezinho. A Ceplac por exemplo so serve apenas cafezinho, em seus expedientes e olha que a mesma tem ate uma fabrica piloto que nao produz nada.

  2. Dólar barato é péssimo para os ricos que sempre querem ganhar mais de alguma forma. Em compensação para a vida do assaláriado não tem coisa melhor, já que muitos produtos ficam com preço mais em conta, principalmente os importados. É por isso que hoje temos um grande número de pessoas mudando de classes sóciais e deixando a misséria cada vez mais longe do Brasil. Viva a politica cambial que hoje vigora no brasil e eu quero ver o dólar valendo um real, o que seria o paraiso para a maioria dos brasileiros.

  3. Sr Hans,
    de acordo que devemos estimular o consumo interno do nosso chocolate.
    Com relacao a fabrica piloto da Ceplac informo que ela sempre esteve a disposicao do produtor, basta levar suas amendoas que o pessoal agenda o preparo de seu chocolate, na formula que desejar, é so entrar em contato, eles sao muito atenciosos e prestativos.
    Neste ponto a ceplac acertou!
    Com relacao ao artigo, o problema é um gargalo nas exportacoes do pais e afeta muito a regiao por ainda depender da producao de cacau que este ano havera uma queda prevista em torno de 20 a 30%.

  4. Tudo bem que o dólar despencou é bom que o real seja de igual valor com a moeda americana, o que nós baianos temos que lutar é para que o nosso cacau seja valorizado, vamos esquecer do valor das moedas estrangeiras e valorizar nosso cacau, criando novamente um instituto como o ICB E uma nova CEPLAC, que realmente tenham interesse em trabalhar para manutenção da lavoura cacaueira e formando uma cooperativa para comprar dos cacauicultores todo cacau segurando assim toda a safra com poder de barganha com os estrangeiros que consomem e valorizam o nosso cacau como realmente deveria ser valorizado pelas empresas e repartições públicas do Brasil que só servem café e na merenda escolar só sevem refresco para os alunos. como dizia um velho amigo e fazendeiro de Itajuípe-Ba de nome José Carlos Guimarães’ATÍ’ a solução para aumentarmos o consumo e preço do cacau é incorporar o chocolate na merenda escolar das nossas crianças. Mas o governo e os politiqueiros não estão nem aí pra Bahia e para o cacau que tanto já enricou a capital SALVADOR-BA, com o suor dos grapiúnas que até hoje é derramado para manter e preservar a floresta mata atlântica que tem muitas ONG’S E Fundações por aí mas só servem para enrolar os fazendeiros assim como a CEPLAC e a Biofábrica, enganam os fazendeiros até hoje, nem visitam as fazendas e o pior as mudas de cacau são vendidas por um preço absurdo 5.000 mudas é vendida por 6.800reais entidade que na verdade são mantidas com o dinheiro público e dos fazendeiros e nada fazem em prol dos cacauicultores.

  5. Ok , so faltou dizer que o cacau saiu de 900 dolares para 3000 dolareas a tonelada, isto compensa a queda do dolar, para o mercado interno o preco mantem-se constante. Sorte que cacau nao se produz na China senao quebrava a agricultura aqui.
    Pior e para Itapaetinga que esta vendo a Alpargatas fechar aos poucos transferindo sua fabrica para a India.
    Agricultores deveriam importar defensivos, adubo que devido ao dolarbarato fica atrativo. Nao pode so ficar reclamando , quando o preco estava alto ninguem fala nada quando cai quer soccializar o prejuizo?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *