Tempo de leitura: 2 minutos

Wagner fala em gestão estadual no Hblem (Foto Manu Dias).

O governador Jaques Wagner voltou a defender a estadualização do Hospital de Base em discurso feito, nesta tarde, no auditório da FTC-Itabuna.
Diante da falta de condições financeiras da prefeitura em gerir o maior hospital público do sul da Bahia, sugeriu Wagner, a saída seria a estadualização. “Estou disposto a assumir o hospital”. Dirigindo-se ao prefeito Capitão Azevedo, completou: “Agora só depende do senhor”.
O prefeito discursou antes de Wagner e aproveitou para cobrar solução para a crise do Hblem. O governador passou a bola:
– Isso [aceitar a estadualização] é uma coisa que depende do senhor e não de mim.
Já na coletiva à imprensa, Wagner disse que não estava impondo nada, mas via na estadualização a saída para a crise do hospital.
A proposta de gerenciamento do Hblem pelo estado é rejeitada pelo prefeito Capitão Azevedo, para quem a crise da unidade de saúde não é de gestão, mas falta de recursos.
O hospital tem aproximadamente 600 funcionários e recebe, mensalmente, R$ 1,95 milhão do SUS e do Governo do Estado. A prefeitura deixou de fazer o repasse mensal de R$ 300 mil desde 2010. Outra saída em discussão é a gestão compartilhada do Hblem, entre estado e município. O sucateamento da estrutura do hospital e a falta de recursos provoca cerca de 20 mortes evitáveis, por mês, na unidade de saúde.
O governador inaugurou há pouco o Sest/Senast, uma obra da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Foi o último compromisso da agenda pública do petista em Itabuna, onde também assinou convênios na área de educação, inaugurou a base da Bahiagás e anunciou a liberação de edital para reconstrução da BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí.

0 resposta

  1. É trocar o ruim pelo que não presta. Os hospitais do Estado estão na UTI.
    Uma simples chantagem política.
    O povo que exploda!

  2. MAS UMA X VENHO AQUI DEIXAR CLARO:
    O ESTADO NÃO QUER ESTADUALIZAR E SIM TERCERIZAR!
    AÍ FICA NESSE JOGO RIDICULO,
    QUE JA PASSOU DE TEMPO!

  3. Está na cara que a atitude do governo itabunense é de desumanidade para com a população.
    Se o negócio fosse ruim, eles já teriam entregue “a mala sem alça” ao Estado. Tem coisa que não dá para entender é nunca!

  4. Independentemente de qual seja a medida adotada, o que não pode acontecer é exatamente o povo continuar sofrendo por falta de atendimento ou mesmo pela falta de qualidade no atendimento de sáude. Não é possível que o Hospital de Base, que serve de referência para mais de 120 municípios continue do jeito que está: Totalmente sucateado, largado, desprezado. Sonhamos com a melhoria daquela instituição no intuito de ter atendimento digno aos usuários do SUS!!!

  5. Lembrando…que dos 600 funcionario , apenas 250 são CONCURSADOS ….. muita gente mamando , sem necessidade e nós concursados sendo massacrados…..por isso o HBLEM não anda….

  6. GOVERNADOR, AZEVEDO ESTAR PREOCUPADO EM MANTER OS SEUS CABOS ELEITORAIS GANHANDO ALTOS SALÁRIOS NO HOSPITAL, COMO É O CASO DE PEZÃO, E NÃO EM MELHORAR O ATENDIMENTO PARA POPULAÇÃO.
    INFELIZMENTE O MINISTÉRIO PÚBLICO DE ITABUNA INEXISTE DE FATO, POIS SE NÃO HOUVESSE A CONIVÊNCIA DO MESMO PARA COM O EXECUTIVO, COM CERTEZA JÁ TERIA SECRETÁRIO DE SAÚDE PRESO E QUIÇÁ O PREFEITO. BOM SERIA SE AQUI TIVESSEMOS UMA PROMOTORA COMO A DE FRUTEIRAS(MG), QUE MANDOU PARA CADEIA NOVE VEREADORES DE FRUTAL(MG). AH! QUE INVEJA.

  7. Esta semana eu vi uma reportagem, mostrando o caos que se encontra o Hospital Geral de Salvador. Os pacientes no
    chão no corredor daquela unidade Hospitalar, sem atendimento
    medico e falta de leitos nas enfermarias e na UTI.
    Agora vem esse enganador. desGovernador da Bahia querendo se apossar do nosso Hospital . Porque essa coisa não melhora as unidades, de Alagoinhas, Camaçari,Senhor do Bomfim,Juazeiro,
    Conquista que vem pacientes para serem atendidos aqui.
    como tambem. Buerarema, Ibicarai, Floresta Azul, Itororo,
    Itapetinga, Ibicui,Itapé,Barro Preto,Camacan, São Jose, São João de Panelinha, Itagimirin, Eunapolis,Itajuipe, Coaraci,
    Itapitanga, Ubaitaba, Travessão,Camamun,Ibirapitanga,
    Itamarati, Gandu, Ubatã,Ipiau,Ilheus , Una ,Itacaré, Serra Grande, Uruçuca,da casa de cha prego. Agora o Blog Pimenta
    Mostra esse idiota mentindo, e não faz uma reportagem mostrando
    que Jegue Werme nunca troxe um bloco para itabuna.

  8. Ola governador Jaques Wagner, minha parente teve um acidente de transito em Ilhéus e foi encaminhado para o Hospital Regional, de responsabilidade do Estado, Entao passou dias e mais dias e ninguem atendia. Foi necessario dizer que iria trazer pro Hospital de Base e informar de imdiato a imprensa. So assim que houve o atendimento. E outros que foram transferido pro HBELEM.

  9. Votei em Wagner, mas já estou arrependido, quase com saudade de ACM, justiça se faça era perseguidor mas era autentico, não escondia isso.
    A sensacáo que tenho é que Itabuna não faz parte da Bahia e o governador não governa para sua população e sim para seus parceiros políticos.
    Uma cidade da importância de Itabuna não merece o tratamento que tem do governador, afinal somos o terceiro maior colégio eleitoral do interior da Bahia, aqui ele venceu sua reeleição e isto ele nos deve.
    Recuperação de um pedaço de uma rodovia acabada e esburacada é obrigação e não presente, logo nada temos a agradecer governador.

  10. O governador nos deu o SEST/SENAT, tem gente que nem sabe o que é, o que proporcionará.
    O prefeito deu festa, da grande.
    Então ambos deram presente.

  11. Terceirização, Estadualização, que importa!!! vamos pensar na população itabunense e de toda a região sul e extremo sul do Estado. Do jeito que está, não dar para continuar… tanta discussão e nenhuma decisão. Governador Jaques Wagner, Jorge Solla, Deputados, Senadores e até a Presidenta Dilma, olhem por nós, pobres usuários da Saúde Pública. Um hospital como o HBLEM não pode ficar entregue a cobras e lagartos e os sabidinhos de plantão, já tivemos uma saúde decente em Itabuna, com Dr. Paulo Bicalho na Secretaria de Saúde, não dar para esquecer todo o atendimento que se tinha aqui, todo mundo tinha assistência nos Postos, no Centro odontológico, até psicólogo a gente tinha direito, óculos etc. era outra coisa, só que o que é bom dura pouco e até o Dr. Paulo foi embora da cidade, ninguém quer ficar mais aqui e só temos que aguentar e esperar para ver o que vai acontecer. Vamos rezar e rogar por dias melhores.Amén!!!

  12. DIA DOZE DE AGOSTO HAVERÁ UMA REUNIÃO COM OS DEPUTADOS DA COMISSÃO DE SAÚDE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA AQUI EM ITABUNA, COMO FUNCIONÁRIO DO HBLEM ESPERO QUE OS HOMENS SE ENTENDAM E TENHA UMA SOLUÇÃO,PORQUE NÃO AGUENTO MAIS SER MASSACRADO POR MAGELA..

  13. Governador Jaques Wagner, não esqueça que o senhor teve uma votação fantástica na nossa cidade. A campanha que fizemos em prol da sua candidatura foi muito bonita e sincera, o eleitor foi vestido de vermelho para votar em V.Exa. então chegou a hora de retribuir dando a nossa saúde de volta. ESTADUALIZA logo o Hospital de Base, convence o Capitão Azevedo de que é o melhor para o povo que sofre as consequências desse cabeça dura que é o Prefeito, será que ele não pensa nas eleições de 2012, como é que o eleitor vai votar mais nele, ninguém confia nessa turma de espertalhões que são mais burros do que se possa imaginar, se fossem inteligentes dariam o melhor para ITABUNA, que hoje completou 101 anos e não tem o que comemorar, a não ser pelos homens e mulheres que aqui mostram forças e empreendedorismo a frente do nosso comércio e ajudam a segurar um pouco a crise pela qual passamos. Pensa mais no nosso povo, Governador, e seremos eternamente agradecidos e quando o senhor aqui retornar, o receberemos de braços abertos e olhares confiantes.

  14. Terceirização, Estadualização, que importa!!! vamos pensar na população itabunense e de toda a região sul e extremo sul do Estado. Do jeito que está, não dar para continuar… tanta discussão e nenhuma decisão. Governador Jaques Wagner, Jorge Solla, Deputados, Senadores e até a Presidenta Dilma, olhem por nós, pobres usuários da Saúde Pública. Vamos rezar e rogar por dias melhores.Amén!!!

  15. Esse (des)governador, assim como os aliados dele por aqui, merecem uma lição por parte do nosso povo, que pode ser tomarem uma surra histórica nas próximas eleições, …!!!
    Eu, se fosse o Prefeito, passaria o Hospital de Base para o Estado, só para desmascarar, desmoralizar, esse cara de pau do J.W. de uma vez por todas, …!!!
    Só assim alguns idiotas que ainda acreditam nele possam, finalmente, enxergar a realidade de uma vez por todas, …!!!
    Só faltou o Roberto Minas Aço entregar um frasco de óleo de peroba para o J.W., pois ele também é um tremendo cara de pau, …!!!
    Pena que parte do nosso povo seja tão babaca, …, que ainda acreditem nas promessas desse enganador, assim como num Deputado Imóvel, inoperante, que se elege, mas nada faz pela região sul da Bahia, …!!!
    É por isso que eu chamarei esse povo, eternamente, de “Povo Gabriela”, …!!!
    Agora, eu pergunto: Diante do desprezo do (des)governo do estado para com o Sul da Bahia, particularmente Itabuna: Nós pagamos impostos para que mesmo, …?!?!?! Para embelezar Salvador, …?!?!?!
    Acordem, capicongos, …!!!

  16. O cidadão falou e disse fez o mar virar rio.. tirou onda.. e todos sabem do grande cabidão oque é aquele açolgue ali… vamos deixar de besteira de ser cegos de brincadeira.. pois os deficientes visuais lutam e vence.. mais o cego ñ, é aquele que mama nas tetas neste brasil e Itabuna não está de fora, por isso O Chaves na inalguração deceu o cajado no prefeituzinho, pois o chaves não tem RABO PRESO!!!!! com o releto e desqualificados políticos que tem em itabuna.

  17. Pessoal vamos abrir o olho com esse governador…
    Quando ele fala em “ESTADUALIZAR” o hospital de Base na verdade ele vai é “TERCERIZAR”. São coisas diferentes!
    O hospital de Ilhéus que é regional “estadualizado” funciona tão bem assim ? Como alguns dizem por aqui ??
    Atender mais de 120 municípios é fácil ?? Acho que não é tão simples assim…

  18. Sou a favor de um movimento separatista como estão querendo fazer com o Oeste da Bahia. Devido ao abandono do governo Wagner por lá, a proposta é criar o estado do São Francisco.
    A idéia é separar Itabuna do estado da Bahia…Teremos o estado Cachoeira englobando as cidades de Itabuna e Ilhéus.
    Seria a solução, pois já estamos abandonados pelo governo Wagner há muito tempo.

  19. SE OS HBELEM FOSSE ESTA MERDA QUE AZEVEDO E SEUS SECRETARIOS ANUNCIAM.
    POR QUE ELE AZEVEDO, NAO JÁ PASSOU ESTE OSSO SEM “CARNE PARA O GOVERNADOR SE FERRA PERANTE A SOCIEDADE .
    ESTE OSSO TEM CARNE E É CARNE DE PRIMEIRA.

  20. Quer dizer que esse governador propagannda deixa o povo morrer e fica nessa briguinha discarada com Azevedo. Vai votar nesses trastes do PT!

  21. Porque o estado nao repassa para o HBLEM o mesmo que repassa para a Santa Casa que so atende SUS no Hospital Sao Lucas, portanto com menos leitos para o SUS que o H. de Base. Se fosse o estado bom administrador de Hospitais o Regional de Ilheus estava as mil maravilhas, so sabe o que o Regional quem dele precisa de urgencia, falta medicos especializados,e outros servicos de urgencia.A falta de vergonha desse governo do PT estah passando dos limites o povo da regiao precisa acordar para a realidade.Precisa descobrir qual a caixa preta da saude entre Jorge Solla e Santa Casa de Itabuna, um dia a casa cai.

  22. O que leva um prefeito medíocre a fica com um hospital, se o município desde o ano passado não repassa um centavo?
    Acredito que a preocupação dele seja apenas e tão somente manter nos cargos do hospital os “cabus” eleitorais….
    É um prefeito medíocre, envergonha a Bahia.
    Se por ventura esse cretino se reeleger irei embora desta cidade.

  23. O HBELEM NA GESSTAO FERNANDO GOMES RECEBIA DO ESTADO +OU – 1 MILHAO DEO ESTADO. GERALDO GANHOU ELEIÇAO O PREFEITO QUE ESTAVA SAINDO BAIXOU DECRETO QUE 200 FOSSEM PARA A MATERNIDADE ESTER GOES. MESMO ASIM GERALDO NAO DEIXOU FECHAR O HOSPITAL , AMBULATORIO FUNCIONAVA, , FUNCIONAVA FARMACIA, LABORATORIO, ROUPARIA, CTI, PRONTO SOCORRO, ATE O MINGAU CONTINUAVA SENDO SERVIDO NA PORTA DO PS, FUNCIONAVA AS TOPIS PARA LEVAR OS PACIENTES PARA A POLI CLINICA , COLETIVO ERA GRATUITO ATE O CENTRO COMERCIAL ERA BOM PARA ALGUNS FUNCIONARIOS .
    AZEVEDO FACA UMA CONTRA P PROPOSTA AO ESTADO . QUE O ESTADO FACA UMA AUDITORIA NA SUCATEAÇÃO INTERNA DO HBELEM E DEPOIS UMA AUDITORIA NA FOLHA DE PAGAMENTO DOS COMISIONADOS E DOS FUNCIONARIOS NECESSARIOS AO HOSPITAL.

  24. Lendo um dos comentários aqui publicados, vi um em que fala da visita da Comissão de Saúde formada por Deputados Estaduais, no próximo dia 12/8, que venham em paz e que os seus pensamentos estejam direcionados para toda essa gente sofrida e que infelizmente depende dos senhores governantes e donos do poder. O HBLEM faz parte da rede de hospitais públicos da Bahia, atendimento 100% SUS e a população está na UTI precisando com a máxima URGÊNCIA do retorno de um bom atendimento hospitalar, porque se formos esperar pelo Município e a boa vontade dos profissionais que trabalham no PSF, estamos “lenhados”. Sou natural de Itabuna, mas já fazem 10 anos que moro em Cariacica/ES, mas amo a minha terra e desejo, de coração, tudo de bom, para os meus conterrâneos. Muita paz e um grande abraço para todos. Linda Rosa
    QUE VENÇA O MELHOR!!!

  25. NUNCA VI TANTA INCOMPETENCIA PARA administar UM HOSPITAL COM ESTAMOS VENDO AGORA. AZEVEDO NOEMEI UMA BICHA VELHA CHAMADA DE (TONHO CARROÇA)NESTE 30 DIAS QUE ESSA SENHOR(A) VELHA ESTAVA ASSINADO CHEQUE O DINHEIRO TODO DESCEU PELO RALO. ESTADUALIZAR N/SEI SE SERIA A SOLUÇÃO, CONQUISTA, ILHEUS E OUTROS VÃO DE MAL A PIOR. NO HBLEM BASTA CORTAR ALGUMAS MORDONIAS, GENTE QUE N/TRABALHA… DIGAMOS MOEADOS PELO PREFEITO ASSESSORES DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO 3.300,00. asseores de acompanhamento de processos, advogado que n/faz nada e ganha alto salário..SE O PREFEITO FOR HOMEM SÁBIO BASTA FREAR ESSES TREM DA ALEGRIA. QUE SOBRA ALGUM DINHEIRO QUE DÁ SALVAR ALGUMAS VIDAS. demita os assessores(aspones e corta metade do slario do advogado que sobra + de r$20.000,00.

  26. é claro que o HGE-Salvador e outros tantos hospitais estão superlotados, pois não existem mais atendimentos nos postos de saúde, de quase todas as cidades brasileiras.
    sou a favor da estadualização do hospital.

  27. A voz do povo é a voz de Deus. Já passou da hora do Governo do estado assumir a Gestão do HBLEM. Atualmente a situação da Saúde Pública é gravíssima emtodo o país, vemos os grande hospitais do Rio, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e em Salvador (as emergências dos maiores hospitais estão superlotadas e faltando leitos, principalmente de UTI. O HBLEM voltando a funcionar como era antes, vai atender as nossas demandas e sanar um pouco o sofrimento do nosso povo. Espero que também seja dirigido por profissionais capazes, técnicos competentes, humanizados etc.

  28. eu adorava o governador mas com esta!!!!!!!! em quanto o hos. e base for da prefeitura ele não tem interesse para fazer nada, é concorrência para santa casa, todo mundo sabe q/ ali tem um dono e um deles é o governador, por isso prioriza só solta didi para lá e o base q/ se dane e o povo q/ morra.

  29. No aniversário da cidade de ITABUNA, olha o que aconteceu…
    Essa mentira é boa a Hemodinâmica (Investimento do Governo Estadual)começou a ser projetada desde o Governo de Geraldo Simões e já está montada desde o Governo de Fernando Gomes á mais ou menos uns 07 “sete” anos o Arco Cirurgico (Doação do Governo Estadual)já está parado há uns 06 “seis” anos e que por falta de uso quebrou e agora foi que talvez mandaram consertar isso ninguem sabe é só maquiação como não tem o que inaugurar pode-se reinaugurar como já diz um velho sábio “nada se cria tudo se copia”

  30. caro povo de itabuna, o governo do estado esta fazendo chatagem ele tem por obrigação mandar mais recurso para itabuna, pois o governador deve governar para o povo nao para um partido e é isso que esta acotecendo e acomunidade nao faz nada , e briga politica, o hospital e publico municipal construido com verba publica, deve continuar , o governo deve devolver a plena para itabuna, e a respeito dos concursados tudo ficou pior no hospital depois deste concurso, com muitas pessoas incompetentes, o povo de itabuna nao deve se esquecer que quando foi construido o hospital tinha funcionarios contratados e competentes comprometidos e o hospital andava, hoje muitos concursados preguisosos que nao querem trabalhar e se escoram nos contratados, existe realmente pessoas com cargo de confiança que ganham bem muito bem mais isso acontece em qualquer governo que administrar o hospital.
    por isso a luta deve ser de recuperar a plena, em itabuna,
    e para diminuir os gastos no hospital e exonerar quem tenha mais de 2 empregos na saude como algumas pessoas que trabalham no samu ,no hospital de base, e na santa casa, algum desses vao se prejudicar deve ao ministerio publico, fiscalizr este tipo de funcionarios com mais de 02 empregos, iria solucionar muitas coisas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *