Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Essa reação, externada de maneira incisiva, de que o PCdoB não é mais subserviente ao petismo, não quer mais o papel de coadjuvante, agrada também ao PSB e o PP.

As reações de Wenceslau Júnior, presidente do PCdoB de Itabuna, reafirmando candidatura própria na sucessão de 2012, têm provocado uma incontrolável euforia nos democratas (DEM).
Qualquer comentário de que o PCdoB não terá candidato, novamente apoiando o PT, é logo bombardeado pelos três prefeituráveis da legenda: Davidson Magalhães, Sena e Wenceslau.
Um racha na oposição, principalmente entre comunistas e petistas, é “a azeitona que faltava na empada do prefeito Azevedo”, costuma dizer um azevista de carteirinha.
Tem até correligionários com a opinião de que a reeleição de Azevedo depende mais da cisão oposicionista do que da realização de obras na periferia.
Essa reação, externada de maneira incisiva, de que o PCdoB não é mais subserviente ao petismo, não quer mais o papel de coadjuvante, agrada também ao PSB e o PP.
Com o PCdoB longe do PT, a indicação do candidato a vice na chapa encabeçada por Geraldo Simões seria disputada por socialistas e pepistas.  O empresário Roberto Barbosa, que preside o PP local, é um fortíssimo vice-prefeiturável.
O PT de Geraldo Simões não quer nem ouvir falar do médico Edson Dantas e do vereador Ricardo Bacelar como opções do PSB para uma composição na chapa majoritária.
Não é à toa que Ruy Machado, presidente da Câmara de Vereadores, trabalha para levar o colega Gerson Nascimento para o Partido Socialista Brasileiro.
Ruy Machado sabe que a coligação do PSB com o PT é favas contadas. A senadora Lídice da Mata, mandatária-mor do PSB, já decidiu que o partido deve apoiar o ex-prefeito Geraldo Simões.
De olho no segundo mandato, Ruy Machado, mesmo em outro partido, faria de tudo para emplacar o colega Gerson como vice de Geraldo. A contrapartida do edil seria o apoio a sua reeleição.
Para fazer frente ao ambicioso plano do presidente do Legislativo, alguns membros do diretório vão convidar o major Serpa para se filiar ao PSB, se tornando assim um vice-prefeiturável.
Pelo andar da carruagem, parece que o caminho da reconciliação entre petistas e comunistas é cada vez mais difícil. A tábua de salvação do PCdoB é o PMDB.
O PCdoB não pode lançar candidatura própria sem o imprescindível apoio do PMDB, sem o tempo que a legenda dispõe no horário eleitoral destinado aos partidos políticos.
Davidson Magalhães, por exemplo, não pode fazer uma campanha com alguns segundos na telinha. Uma campanha, digamos, enesiana, na base do “meu nome é Davidson”.
Marco Wense é articulista político.

0 resposta

  1. Na manhã desta sexta-feira (29), a Prefeitura de Itabuna apresentou a frota novinha em folha da Guarda Municipal. Graças a um convênio com o Ministério da Justiça, a guarda recebeu dois Fiat Uno, uma caminhonete Chevrolet S10, quatro motos, fardamento e equipamentos para o trabalho.
    No evento em que os veículos foram apresentados, na Vila Olímpica, um comentário chamou atenção: o Governo Federal tem para com Itabuna um tratamento técnico e republicano, enquanto o Estadual discrimina a cidade por questões políticas. Prova disso é que programas e convênios firmados entre município e União têm funcionado perfeitamente e ajudado a cidade, enquanto tudo o que envolve o Estado trava por pura má-vontade.Curioso é que se trata do mesmo partido, mas com duas abordagens completamente distintas. Ao Estado, falta compreender que é o povo quem sofre com a retaliação política. Houvesse essa compreensão, talvez problemas como o do Hospital de Base já estivessem resolvidos há muito tempo.

  2. Toda rejeição a Geraldo Simões nesta região deve ser vista como uma manifestação de cidadania.
    Não se trata de PT, PCdoB, DEM ou outras agremiações políticas.
    A vassoura-de-bruxa destruiu a economia regional e trouxe a miséria, a prostituição infantil e a criminalidade para a nossa região.
    Como esquecer isto?

  3. Wense, é bom avisar para o Rui Porquinho que esqueça o Gerson Nascimento, a turma do Azevedo está com muitos documentos em mãos para apresentar numa possível candidatura do edil lembrando do episodio da esposa do mesmo quando dirigia a Central de Regulação de Itabuna e desviava muito dinheiro para a clinica do doutor de olhos, portanto, é bom ter cuidado porque o nivel vai ser muito baixo, que vos diga Pinheiro, Joelma, Rolemberg e o secretário Athayde.

  4. Não vai ser bem assim não Marco Wense tem muita água pra rolar por debaixo da ponte 2012, anote ai Juçara e Serpa é uma chapa
    Wenceslau e PMDB é outra e Azevedo e Leninha é vitória certa!!!

  5. Os candidatos a Prefeito que que surgem aqui em Itabuna não são lá essas coisas, …, mas os piores são os potenciais candidatos do PT local, pois além de muito ruins, já mostraram que nada fizeram em outras oportunidades, …!!!
    Deve-se levar em conta que, após eles serem eleitos – que Deus nos livre – o atual (des)governo só terá mais dois anos, pois o cachacinha – o Homem das Mil e Uma Promessas – não poderá mais se reeleger, graças a Deus, …!!!
    Vai que ganha o Governo, um do outro lado, …?!?!?!

  6. Isso não é coluna, visto que exigiria parcialidade na informação. Porém vemos uma tendência partidaria explícita nos comentários de Wence.

  7. POBRE WENSE E SUAS FAMIGERADAS PREVISÕEES, POR QUE NÃO SEU PED NA VICE?! QUANTO ÀS PRETENSÕES DE RUY PORQUINHO, ESQUEÇAM: O DOTORZINHO GÉRSON TEM TELHADO DE VIDRO, QUEM NÃO LEMBRA DA LAVAGEM $$$ PRÓ MARCOS GOMES? QUEM NÃO LEMBRA DAS ” CONSULTAS” VIA MUNICÍPIO NO GOVERNO FERNANDO GOMES??? E RECENTEMENTE AS FALCATRUAS NA CÂMARA? SE O MINISTÉRIO PÚBLICO QUISER APERTAR E DESCOBRIR O VERDADEIRO ESQUEMA NA CÂMARA DE ITABUNA, BASTA PROCURAR O EX- CEHEFE DE RH KLEBER PARA DIZER QUEM É DR. GÉRSON…OS VALORES DEPOSITADOS NA CONTA DO PSEUDO EVANGÉLICO GÉRSON NASCIMENTO…ABRE O OLHO DR. GÉRSON ESSA VOCÊ TÁ FORA , AINDA DARÁ TEMPO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA FEDERAL SABER QUEM É VOCÊ DE VERDADE…NO PSB A ÚNICA PE$$OA INTERESSADA NA ENTRADA DE GÉRSON É O TRAÍRA JOÃO CARLOS QUE POR SINAL É INIMIGOS DE RUY PORQUINHO…DÁ PRA ENTENDER? JOÃO CARLOS, QUEM SE MISTURO COM OS PORCOS FARELOS VÃO COMER…VC, GERALDO, GÉRSON , PORQUINHO & CIA… DALÍ AZEVEDO!

  8. Lendo o artigo do grande articulista político, Wense, fica clara a nítida impressão (que eu tenho), que relamente somos a passiva platéia de um “espetáculo” aonde os atores agem, com seus joguinhos e “puxaçoes de tapete” pouco importando as vaias e/ou aplausos da ‘pista’, pois os “camarotes” encontram-se vazios: os seus ocupantes encontram-se disputando o ‘melhor local do picadeiro’.

  9. Wenceslau teve uma votação de doze mil votos,Itabuna sabe que foi um acordo com o DEM,já que vários secretários da prefeitura o apoiaram,se ele for candidato é para recompensar o que Azevedo fez com ele,Wenceslau não tem moral nenhuma para falar mal do prefeito,se o vereador faz alguma critica ao executivo é combinado,é para enganar idiotas.

  10. Parabéns Wense, com certeza sua matéria pega na veia. Nos faz refletir melhor como se movimenta as “pedras do tabuleiro” da política local. Numa eleição com tantos candidatos levaria vantagem quem tem mais voto, e certamente, não é o PC do B. Nas fileiras da frente estão o PT(com Geraldo Simões) e o DEM (com Azevedo). No entanto, tenho uma observação a mais a colocar:Uma candidatura de Ubaldo Dantas apoiado por Fernando Gomes talvez traria vantagens ao PT, pois diluiria muito o voto do Governo. O PMDB apoiando o DEM seria “xeque-mate”. Já se o PMDB (sem Cuma) apoiar o PC do B, quem saria perdendo é PT.

  11. NAO EXISTE VICE MELHOR QUE DR GERSON PARA A CHAPA DE GERALDO, RESTA SABER SE ELE VAI DEIXAR UMA ELEICAO CERTA DE VEREADOR, PARA SE ARRISCAR EM UMA VICE…..DR GERSON DEVERIA SAIR A PREFEITO, QUANTO A TETO DE VIDRO, A HORA QUE O DO AZEVEDO CAIR, SAI DE BAIXO, SO NAO CAI AGORA POR QUE NAO E HORA CERTA….VAI CAIR PERTO DA LEICAO, POIS QUE ENTENDE DE CORRUPCAO E AZEVEDO,MAURICIO ATAIDE E CIA LTDA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *