Tempo de leitura: < 1 minuto

Pessoas que fazem tratamento do diabetes em Itabuna sofrem com a falta de seringas para aplicação de insulina. A prefeitura destina, no máximo, 30 unidades para pacientes que precisariam de 90 por mês, conforme preconizam especialistas em saúde.
A orientação do município é reutilizar a seringa por três vezes ao dia, o que acaba provocando diversas erupções na pele do paciente. A seringa, não custa lembrar, é descartável, senhores.
Não pode!

0 resposta

  1. Pode sim Seu Pimenta!
    Incluindo aí recomendação do Ministério da Saúde em seu Caderno de Atenção Básica nº 16, pág. 52, do qual retiro o trecho a seguir:
    “Na prática, entretanto, a bibliografia internacional sobre o assunto considera como segura a reutilização limitada do conjunto seringa/agulha, desde que respeitadas as orientações sobre armazenamento em geladeira ou em lugar adequado, com a devida proteção da agulha por sua capa protetora plástica. A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua REUTILIZAÇÃO POR ATÉ 08 APLICAÇÕES, sempre pela mesma pessoa.”
    Disponível em: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad16.pdf
    Da Redação: A orientação dos fabricantes é a não-reutilização. E quem é diabético sabe o porquê: a agulha, sutilmente, transforma-se em “anzol” e, como dito na nota, sai rasgando a pele. Um procedimento desse três vezes ao dia causa estragos ao final do mês. Basta conversar com quem precisa de três aplicações diárias.
    Talvez o Ministério da Saúde pense mais no quesito economia.

  2. QUANDO O PT ERA GOVERNO MUNICIPAL MESMO SEM O APOIO DO GOVERNADOR , OS POSTOS TINHAM MATERIAL E A “ASDITA”(ASSOCIAÇÃO DOS DIABETICOS DE ITABUNA),TINHA UM APOIO MUITO GRANDE DO GOVERNO MUNICIPAL, O CREAD E A DISTRIBUIÇÃO DE “BOLSA DE COLOSTOMIA DE USO PERMANENTE ERAEM GRANDE ESCALA, ATE MESMO, ATE MESMO PERNAS MECANICAS FORAM DISTRIBUIDAS PELO GOVERNO MUNICIPAL.
    O GOVERNO PT MUNICIPAQL DA EPOCA TEVE ERROS SIM POREM TEVE ACERTOS, .
    ESTA FALTA NAO É DE HOJE, NOS POSTOS NEM NA ASDITA.

  3. A Isabel está corretíssima, porém, a redação tem razão em pensar nos usuários. Eu acredito que se as Delegacias do Trabalho fiscalizarem as unidades de saúde de toda a região quanto ao cumprimento da NR 32 verificarão que não só os diabéticos estão tendo dificuldades….

  4. este prefeito é pior do que o governador e a sesab, pois ele para continua mantendo os empregos comissionados no hbelem , ele nao faz o dever de casa que é manter a saúde preventiva com bom atendimento nos postos municipais, pior falta o necessário . já que itabuna tem verba para ele fazer asfalto sonrisal nos bairrros e tazer atraçoes musicais no aniversario de itabuna , ja que os cofres publicos do municipio tem verba para ele trabaalhar sem a ajuda do governador w\gner e da presidente dilma, por que ele nao investe na saúde preventiva

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *