Tempo de leitura: < 1 minuto

"Jafa" fundou Conselho de Entidades da Ceplac

João Antonio Firmato de Almeida, “Jafa”, biólogo e extensionista da Ceplac no escritório local de Camamu, será enterrado nesta quinta (4), às 16h, no cemitério de Camamu. O biólogo foi vítima de leptospirose e faleceu no Hospital Espanhol, em Salvador.
Jafa foi um dos fundadores do Conselho de Entidades da Ceplac e ainda participou da direção das associações Profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado da Bahia (Asta) e dos Profissionais Técnicos Agrícolas do Cacau (Stac) e do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Bahia (Sintag-BA).
O biólogo e extensionista sempre foi reconhecido por sua atuação volta para a organização dos trabalhadores, conservação e preservação do meio ambiete, com reconhecimento internacional na defesa de teses na Europa e África como dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

0 resposta

  1. O amigo JAFA.
    Conheci este amigo e militante na cidade de Canavieiras, 1980,eu no BB, ele na CEPLAC, já era lactovegetariano e defendia a bandeira do meio ambiente, fizemos uma revolução na luta pela agua naquela cidade.A pedido do prefeito da epoca, foi perseguido pela direção da CEPLAC e transferido juntamente com outros colegas. Eu insistia pela sua filiação ao PCdoB, mas EMMA SILIPRANDI teve mais influência e o levou para o PT.Liderou varios movimentos e reconhecimento até internacional. Nunca abandonou suas filosfias de vida. Hoje fico triste com essa noticia.As lições de “Papa folha”, os mais intimos assim o chamavam, ficarão eternas . Só o milagre da vida nos conforta.

  2. A familia ceplaqueana está de luto pois, JAFA era muito mais do que biologo, era o o amigo, irmão e amante da natureza, inconformado com tudo que contrariasse o verde.

  3. QUE DEUS NA SUA INFINITA MISSERICORDIA , ABENÇOE TODA FAMÍLIA, SUAS DUAS FILHAS , SUA ESPOSA, SUA IRMA MARTA, SEU IRMAO EVILASIO EM CANAVIEIRAS.
    A CADA UM DESEJO QUE REFLITAM NAS PALAVRAS DE PE MACELO ”
    “SAUDADE SIM TRISTEZA NÃO”
    “TUDO É DO PAI” PE FLAVIO DE MELLO

  4. QUE DEUS NA SUA INFINITA MISSERICORDIA , ABENÇOE TODA FAMÍLIA, SUAS DUAS FILHAS , SUA ESPOSA, SUA IRMA MARTA, SEU IRMAO EVILASIO EM CANAVIEIRAS.
    A CADA UM DESEJO QUE REFLITAM NAS PALAVRAS DE PE MACELO ”
    “SAUDADE SIM TRISTEZA NÃO”
    “TUDO É DO PAI” PE FLAVIO DE MELLO
    DO PRIMO HERALDO

  5. Uma notícia muito triste.
    Jafa sempre será uma referência de companheirismo, cavalheirismo e defensor da natureza.
    Um grande abraço a todos os familiares

  6. Com certeza uma perda irreparavel, a familia, os amigos e a mata atlantica hj estao de luto, mais um defensor da natureza, se despede deste mundo de crueis c/ o meio ambiente, que seu exemplo seja seguido p/ todos akeles que apreciam as Obras do Criador, que o Divino Mestre Jesus o acolha em seus braços amorosos.

  7. A FASE Bahia expressa suas mais sinceras condolências à família do valoroso e dedicado militante das causas ambientais e sociais que muito nos ensinou durante mais de 20 anos de relações profissionais.
    A FASE Bahia é testemunha da seriedade e profissionalismo com que “Jafa” atuava; de suas enormes contribuições para o fortalecimento da agroecologia e da agricultura familiar e camponesa em toda a região Sul e Extremo Sul da Bahia.
    Seu desaparecimento prematuro é uma perda irreparável para as lutas em prol da justiça sócio-ambiental.
    Paulo Demeter
    FASE Bahia

  8. Perde a CEPLAC e a Região Cacaueira, homem digno defensor da Mata Atlantica. Encontrei poucas vezes em movimentos de defesa da humanidade e logo assimilei um aprendizado que esse cidadão sempre nos passava tecendo seus comentários. Deus abençoe toda sua familia.
    Helvécio Serra Rufino

  9. Estou chocado, muito triste. Pessoas como não deveriam morrer nunca. Tive o prazer de conviver com ele durante um perído muito proveitoso na STAC. A lembrança do seu caráter, do seu trabalho, da sua honestidade ficará marcada para sempre.
    Condolencias á família.

  10. Ao grande ser humano que foi JAFA.
    Nossos pais e avós foram amigos durante toda a vida. nas barrancas do Rio Pardo – Estreito em Canavieiras. Nós fomos amigos, parceiros de futebol (ele foi um bom goleiro de futebol de salão)e, sobretudo, fomos companheiros de lutas e de sonhos. Os oprimidos, os despossuidos, os excluidos do mundo todo perderam um grande lutador e defensor de suas causas. Sua família, seus filhos, seus irmãos(principalmente Vika, Mano e Martinha)perdem um ente querido da mais alta estima e eu perdi um grande amigo e grande acompanheiro de lutas.
    não estou alegre nem triste,
    sentirei gratas saudades…
    até a vitória final, amigo.
    alberto evangelista

  11. “Tombou um grande Jequitibá!”!
    “Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tiago 4.14)
    Ele já faz falta. Pessoas há consideradas indispensáveis, sem as quais a vida pareceria impossível. Todavia, como já se tem afirmado com muita propriedade “os cemitérios estão cheios de insubstituíveis”. A história teria seu curso normal interrompido se as pessoas não estivessem em condições de ocupar o lugar de outras na sucessão das gerações. Certamente, bem ou mal, todos podem ser substituídos nas múltiplas atividades e facetas do complexo humano.
    Porém, se isso é verdade, não menos verdade é o fato de haver aqueles que fazem falta quando, por razões as mais diversas, deixam os postos de luta ou são afastados pelo último inimigo a ser destruído: a morte (I Coríntios 15.26). Esta que a todos iguala e a ninguém privilegia. Basta nascer e a morte é inevitável, podendo o caminho até ela “ser longo ou breve, ninguém o sabe”, como proclamou nosso conterrâneo Ruy Barbosa em “Oração aos Moços”.
    Sim, ele já faz falta! Como ser humano, como profissional… Ele faz falta pelo seu sorriso franco, entusiasmo e paixão pelas causas abraçadas. Faz falta pela sua cultura, seriedade no encarar assuntos relevantes, comunicabilidade, lhaneza no trato das pessoas, desde o mais singelo agricultor ao PhD mais renomado…fará falta seu senso de humor levando alegria aos mais variados ambientes.
    Ele faz falta pela sua capacidade de ouvir e de dialogar e sem temor manifestar suas opiniões pensando em voz alta.
    Ele faz falta na vida pública e privada pelas suas qualidades de pessoa simples e honesta, que nos diversos cargos de liderança não se deixou embriagar pelo poder e nem ousou dele para usufruir de vantagens ilícitas e prejudicar ou deixar de ser o mesmo de antes nos relacionamentos.
    Por isso e por muito mais ele já faz falta.
    Diante dos mistérios da vida, que a nós são vedados penetrar, ele encontrou o seu fim de forma prematura.
    Assim, hoje, caiu um grande Jequitibá, que nos deixa, a inquietante pergunta: Faremos falta um dia?
    A ele, nossas pranteadas saudades e homenagens à sua memória.
    A região perdeu o JAFA. Todavia, suas obras permanecerão.
    Os ideais deste batalhador não morreram. Continuam vivos em suas realizações.
    Há memórias que jamais podem ser esquecidas. Elas nos levam a cenas que nos inspiram a construir a felicidade. Elas exercem tal fascínio em nosso corpo que nos convidam, convincentemente, a ver a vida com olhos diferentes. Elas imobilizam nosso medo e nos mostram que podemos pairar sobre crises e as cruzes. Sim! Há memórias que são eternizadas no nosso cotidiano. As do JAFA estão nessa dimensão. Ele nos deixou, mas é impossível exagerar sua presença viva nos olhos de quem o viu e conviveu com ele. Afinal, ao deixar-nos, deixou-nos também a certeza que, de alguma forma tornamo-nos eternos no coração daqueles que aprenderam conosco a ter paixão pela vida. Ele deixou de modo indelével, as marcas do prazer de lutar pela Sustentabilidade da nossa região e da alegria de lutar pela preservação das nossas matas e a difusão da Agroecologia. Ele como bom profissional semeou infindos e maravilhosos frutos de saber, fazendo-nos pensar e convidando-nos a ser valorosos guardiões do nosso bioma.
    Quem conviveu com ele pôde testemunhar, melhor do que eu seu brilhantismo.
    Obrigado, meu Deus, por esta vida tão preciosa. Naturalmente que sua retirada de nosso convívio (bem prematura ao nosso pensar), serve aos insondáveis propósitos do Senhor Deus.
    Compungido pela saudade, me expresso:
    Antônio Walter de Oliveira Rocha Jr.

  12. SALVE, SALVE!!
    A um dos grandes mestres e companheiros de luta em respeito à natureza, meio ambiente e tudo o que há de vida no planeta! Um mestre da NATUREZA que soube transmitir grandes ensinamentos agroecológicos.
    Àqueles que tiveram o privilégio de interagir com este grande homem, espero que tenham compreendido a importância de ser um pouco do que ele foi: um exímio RESPEITADOR da natureza.
    Salve Salve, companheiro Jafa!
    Esteja em paz que nossa árdua luta em busca do respeito ao meio ambiente e consciência na utilização dos recursos oferecidos pela mesma, por aqui continuará da maneira que você nos ensinou.

  13. Fui amiga de infância do João(Jafa). Ele parou de comer carne por causa de um livro que emprestei á ele, isso deu a maior confusão dona Lurdes mãe dele era comadre da minha mãe, depois que ele leu o livro “A CARNE E A SAÚDE” ficou muito estranho taciturno, pensativo, etc…A mãe dele procurou a minha para tirar satisfações, andou sabendo que eu tinha emprestado um livro proibido e subversivo pra ele, isso deu uma merda, só mamãe me proibiu que eu ficasse perto dele o pior de tudo, eu era apaixonada por ele desde de criança nunca namoramos, mais ele foi a minha maior possibilidade de sentir amor por alguém com esse fato ali nascia o Grande homem defensor de tudo que fosse vida, que sentisse dor, que fosse belo. Que orgulho eu tenho de ter amado esse ser diferente e complexo chamado: JOÃO ANTONIO FIRMATO DE ALMEIDA. Lá em cima com certeza já deve estar defendendo algumas minorias, fique em paz nos veremos ainda…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *