Tempo de leitura: < 1 minuto

Confirmada a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsulba), a batalha agora será pela definição do município que abrigará a sede (reitoria) da instituição. Dos 22 deputados que participaram da audiência no Ministério da Educação (MEC), 21 se posicionaram favoráveis à instalação da sede em Itabuna.
Ao menos nesse quesito, a cidade levará vantagem em relação a Porto Seguro, apontada pelos estudos do MEC como a cidade ideal para abrigar a sede da Ufsulba.

0 resposta

  1. Itabuna é a melhor escolha.Cidade pólo de Educação no sul da Bahia.Vamos pegar o exemplo de Campina Grande -PB ,com Faculdades Particulares , UEPB – Estadual e UFPB-Federal, é um centro de educação que atrai estudantes de todo Brasil.

  2. Chegou a hora dos prefeitos da região se unirem independentemente da “cor da camisa” e defender sua população, seus eleitores. A UFSULBA tem o potencial de recolocar essa região definitivamente no mapa, tornado-a um centro de produção de conhecimento,, tecnologioa, mão-de-obra especializada. A Bahia tem um déficit nessa área, que a presidente Dilma parece disposta em resolver.
    Nada contra nossa querida e linda Porto Seguro, cidade que já tem sua vocação definida, um dos maiores pólos turisticos do Brasil, mas, colocar a reitoria no extremo sul da Bahia é de uma MALDADE sem tamanho para com a maioria da população da região, que se concentra na micro região cacaueira, são quase 40 municipios que somados dão qualquer coisa em torno de 1 milhão de habitantes, contra dez ou quinze municipios no extremo sul.
    Minha preocupação é com a falta de inteligência de certos politicos do sul da Bahia, que tem o olho voltado para o “umbigo” e, por conta de brigas paroquiais, bairrismos, se não se mobilizarem imediatamente, podem perder um equipamento fundamental. CHEGOU A HORA PREFEITOS DE ITABUNA,ILHÉUS, CANAVIAEIRAS, UNA, CAMACÃ, SANTA LUZIA, MASCOTE BUERAREMA, SÃO JOSE DA VITÓRIA, PAU BRASIL, ITAJUIPE COARACI, URUÇUCA, ITACARÉ,UBAITABA, UBATÃ, IBIRAPITANGA, GONGOGI, BARRA DO CHOÇA, IPIAU, FLORESTA AZUL, IBICARAI, ITAPÉ, BARRO PRETO, ALMADINA, SANTA CRUZ DA VITÓRIA, ITAJU DO COLONIA, IBIRATAIA,IBICUÍ,ITORORÓ,esquecí alguma? se unirem em torno da redenção dessa região. unidos vocês vencerão e o bônus deve ser de todos nós, de nossos filhos, de nossos netos.

  3. Ontem eu comentei que os politicos deveriam se unir para tornar essa realidade em nossa regiao. Parece que nos ouviram, entao de parabens a todos eles, ficamos felizes ja que conforme foi noticiado por esse blog ainda no ano de 2010 conforme link da noticia http://www.pimentanamuqueca.com.br/2010/03/18/projeto-de-felix-mendonca-cria-universidade-federal-em-itabuna/ . Esperamos que isso verdadeiramente venha contemplar todos os nossos estudantes, exatamente quando será comemorado o seu dia, 11 de agosto dia do estudante

  4. Thyter do deputado Emiliano José: às 15:00 hs
    @Emiliano_Jose
    Emiliano José …c campi em Barra, Bom Jesus da Lapa e Luis Eduardo Magalhães. Tbm teremos a Universidade do Sul da Bahia, c sede em Itabuna.
    Site emilianojose.com.br:
    15:17 | 10 de Agosto de 2011
    Dilma anuncia mais duas Universidades
    Federais para Bahia
    A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou na manhã desta quarta-feira (10), à bancada federal da Bahia, a criação de duas novas universidades federais no Estado: a Universidade Federal do Oeste, com sede em Barreiras e campi em Bom Jesus da Lapa, Barra e Luís Eduardo Magalhães, e a Universidade Federal do Sul, com sede em Itabuna e campi nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Além disso, o MEC vai implantar um campus avançado da UFBA em Camaçari e criar mais nove institutos federais.
    O anúncio foi feito pelo Secretário da Educação Superior, do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, em reunião da qual participou toda a bancada federal da Bahia. O deputado federal Emiliano José, vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, comemorou o anúncio feita pelo governo federal, e aproveitou a oportunidade para afirmar que “há carência, na Bahia, de ampliação do ensino superior público.”
    O deputado Emiliano José solicitou do MEC a criação da Universidade Federal de Vitória da Conquista, a implantação de um campus avançado da Universidade do Oeste no município de Santa Maria da Vitória e a implantação também de campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) nas cidades de Santo Amaro da Purificação, Maragogipe, Valença e Nazaré das Farinhas. O MEC já anunciou um campus da UFRB para Feira de Santana.
    Integrante da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), Emiliano José parabenizou a presidenta Dilma pela iniciativa. “Quero saudar a iniciativa da presidenta Dilma Rousseff cujo governo dá, com essa acertada decisão política, uma enorme contribuição ao desenvolvimento da Bahia e do Nordeste brasileiro na medida em que interioriza o ensino superior público, resgatando uma dívida histórica de sucessivos governos”.

  5. Creio que o pessoal aqui de Itabuna deverá se apressar em conseguir logo uma área para a instalação do campus da nova Universidade aqui na cidade, …!!!
    Antes que ocorra o mesmo que o Atacadão e a Makro, ou a Escola Técnica Federal, …!!!
    A pior coisa numa hora dessas é a indefinição. Não devemos dormir de touca mais uma vez, sob pena de vermos as coisas, mais uma vez, irem embora, e não termos mais solução a dar, …!!!
    É bom ir pensando em alguma área nas imediações a Av. Ibicaraí, ou mesmo às margens da BR 101, e por aí vai, …!!!
    Aqui nós temos um problema sério: A cidade é grande, mas o município é pequeno, …!!!
    ACORDA, …!!!

  6. só espero que a população de itabuna não se esqueça da grande articulação que o veriador wenceslau, o ex. sena e a deputada alice portugal fizeram pra que essa universidade viese

  7. Ceplac? Não acho q seja o local ideal….
    Ilhéus já provou q não tem competencia pra ser sede de mais nada. Basta ver o abandono q se encontra a cidade.
    Lá já tem o Instituto de Ensino Baiano, q ainda não deu início às aulas, tem a Uesc, e tem outras empresas q tb investem na cidade.
    Está na hora de Itabuna ter vez.

  8. Uma área interessante seria na BR 101 (Itabuna-Itajuípe), pois já facilitaria o translado de moradores de outros municipios como coaraci, itajuípe, uruçuca, ubaitaba, buerarema e ibicarai.

  9. AGORA TODO MUNDO QUER SER O PAI DA CRIANÇA ??
    O VERDADEIRO PAI É O DEPUTADO JANIO NATAL, O AUTOR DO PROJETO !
    GERALDO SIMÕES ?? ESSE SEMPRE FOI CONTRA O DESENVOLVIMENTO DE ITABUNA.

  10. É impressionante como Itabuna olha sempre para o seu próprio umbigo. Eu vou torcer para que o extremo sul seja sede. Itabuna e Ilhéus já tem uma universidade sede assim como particulares.
    Espero que um campo seja aí, mas que, ao longo do tempo, as coisas fiquem definidas e, todas as regiões da Bahia sejam contempladas. E olha que eu não sou do Extremo Sul, estou muito próxima de Itabuna, mas quero o desenvolvimento da Bahia como um todo e não que se repita o modelo de Salvador e Região Metropolitana por aqui, é preciso a logística de um desenvolvimento como um todo.

  11. Engraçado, o que todos esquecem é que vindo uma faculdade deste porte para cá, é que o trânsito que já é caótico vai parar.Os buracos que assolam a cidade vão virar crateras, Os assaltantes vão ficar super felizes pois mais gente para ser roubadas.Os alugueis vão ficar cada vez mais caros e por aí vai. Sinceramente, não acho que itabuna mereça não.

  12. Não há o que discutir.
    Todas as cidades têem sua importância.
    Porto Seguro já está consolidada como maior pólo turistico da Bahia, é sua vocação natural.
    Teixeira como pólo de celulose, pecuária e comércio, atividades sem crise e em pleno crescimento.
    Itabuna além de já ter vocação de prestadora de serviços foi a pioneira nesta luta pela Universidade e precisa se consolidar em alguma atividade econômica pós crise do Cacau, nada mais justo que ela seja a sede.
    E sem essa de ser na CEPLAC, pois aí seria e Ilhéus e nada teria sentido, seria o mesmo que nadarmos, nadarmos e morrermos na praia.
    Basta o governador Wagner doar as construções inacabadas do Centro de Convenções e Teatro para a nova universidade se instalar.

  13. Deviamos estar preocupados agora em disponibilizarmos no menor espaço de tempo possível, o terreno, analisarmos que cursos deveriam ser instalados na futura universidade, que deve ser instituida academicamente, pensando no perfíl socio-econômico da região.
    A questão da reitoria em Itabuna, é uma questão de logistica, querendo ou não, no contexto regional Itabuna geograficamente tem localização privilegiada, assim como Conquita no sudoeste, e Feira lá na entrada do sertão. Foi pensando dessa forma que o governo federal há muitos anos atrás escolheu Recife como sede da Sudene, as representações diplomáticas tambem a escolhem (Recife) na maioria das vezes, como sede de consulados, a Globo como sede regional, apesar da chiadeira dos baianos, mesmo sendo a Bahia a maior economia da região, Salvador a capital mais populosa. Instituições desse porte, com abrangência regional (a Ufsulba está vindo para servir toda região) precisam estar em locais acessiveis a maioria do seu público alvo.
    Portanto a escolha de Itabuna como sede da reitoria, não é uma deferência por ela ser melhor ou pior de que qualquer outra cidade da região, é pura questão estratégica.

  14. Essa questão parece muito com a criação do estado de Santa Cruz, quando se discutia quem seria a capital do futuro estado nos idos de 1986. Agora onde será instalada o campi da Universidade se em Itabuna, Ilhéus ou qualquer outro município da região é discussão pequena. É preciso ter área para se pensar em expansão da mesma e Itabuna me parece que não tem, entre as duas cidades já existe a UESC, CEPLAC e o IFBA, o trânsito ficará insuportável. É de bom alvitre que os senhores prefeitos de nossa região aliados aos poucos deputados se reúnam com a sociedade para apresentar um projeto decente esquecendo dos partidos, das diferenças pessoais e pensem na região.

  15. Quando o filho é bonito, todo mundo quer ser o pai. Eu sei que a MAMÃE é Dilma Roussef (PT) e o governador Wagner (PT) o padrinho.
    Os outros, são todos importantes pela luta, podem ser Titios. Uns vão dizer que o pai é Felix (autor do projeto), e outros vão confrontar: Pai não é quem faz, mas quem cria! Enfim, filhos feios ninguém adota.

  16. Quem acompanha a luta de Wenceslau e Alice sabe da verdade, esse povinho medíocre quer aproveitar a carona para puxar o saco desses “polítiqueiros”. Geraldo Simões? Faz me rir né cambada, Wenceslau sim, este está na luta sim desde o começo. Mas o povo já conhece seu trabalho, isso é o que importa!

  17. Tem uma grande espaço na rodovia que vai para Ferradas no antigo deposito do Messias proximos aos municipios de Itape.lomanto junior Coaraci , Ibicarai e entre outros sem fala que iria beneficia muito as pessoas que moram naquela regiao,de onde nasceu a nossa cidade de Itabuna .Aproveitando e reeconstruindo a casa daquele que foi de grande importancia para a literatura na Bahia e no Brasil – Jorge Amando.

  18. A conquista da UFESBA pelas cidades do sul da Bahia representa um ganho espetacular para região. Mas foi o primeiro passo de tantos outros importantes e necessários para a consolidação da universidade.
    Agora é necessário a escolha de um local adequado para instalação do campus, sendo necessário deixar de lado a especulação imobiliária e demais pressões de grupos de interesse privado.
    Acredito que caso tenha o interesse dos dirigentes da CEPLAC, a sede da mesma seja uma ótima alternativa, pois:
    1) a instituição com os seus dirigentes possuem now how na administração pública e poderia administrar de forma pró-tempore a UFESBA nessa fase inicial;
    2) as atividades de pesquisa desenvolvida pela CEPLAC poderiam ser incorporadas a UFESBA, com acréscimo de cursos de graduação;
    3) é importante que a instituição consiga em curto/médio prazo propor cursos de pós-graduação para que de fato seja uma universidade, para isso contar com pesquisadores da CEPLAC e até mesmo em propostas associadas com a UESC seriam importantíssimas;
    4) as dificuldades das universidades novas tem sido a infra-estrutura, apesar da ampla liberação de verbas para tal, as mesmas são insuficientes para as demandas das IFES novas. Assim sendo, contar com a estrutura física da CEPLAC seria fundamental para que incorporada a novos recursos a UFESBA já fosse um centro de referência;
    5) a instituição conta com instalações até mesmo de práticas esportivas, que poderia sinalizar um curso de bacharelado em Educação Física, curso esse inexistente no contexto das instituições públicas no estado da Bahia (a uesc conta somente com a licenciatura);
    Após definir o local de instalação do campus, seria importantíssimo a definição de cursos que represente as necessidades da população (região com aprox. 2 milhões) e também a vocação dos municípios circunvizinhos.
    Alguns cursos importantes: turismo, hoteraria, engenharia agrícola e demais engenharias (não concorrentes com a uesc); odontologia, fisioterapia, bacharelado em Ed. Física, licenciaturas (apesar de concorrentes com a UESC..as mesmas representam um déficit de profissionais na região e também os seus professores necessários para as disciplinas básicas dos demais cursos).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *